Matemática - TCC - FCI Higienópolis
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Navegando Matemática - TCC - FCI Higienópolis por Assunto "aprendizagem significativa"
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- TCCA contribuição dos jogos no ensino da matemática para alunos com necessidades especiais auditivas no ensino fundamental IIRamirez, Karen Niccoli (2024-12-03)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O emprego de jogos no ensino de matemática constitui um meio lúdico e criativo de apresentar e aprimorar conceitos e saberes dos educandos durante seu processo de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a contribuição dos jogos no ensino de matemática para alunos com necessidades especiais auditivas no Ensino Fundamental II, identificando práticas que promovam aprendizagens significativas. Para tanto, foi desenvolvida revisão da literatura a partir de teses, dissertações, artigos publicados em periódicos e livros referentes ao tema, assim como relato de experiências presentes nas referências. Observou-se que jogos podem ser adaptados para uso em salas de aula inclusiva, assim como a importância da inserção de jogos de matemática como prática pedagógica junto a alunos com necessidades especiais auditivas a fim de trazer-lhes uma aprendizagem significativa. - TCCOs conhecimentos prévios e o ensino de fraçõesAssis, Júlia Rodrigues de (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho investigou as perspectivas docentes sobre a importância dos conhecimentos prévios na aprendizagem de frações para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas com professores, o estudo destacou que os docentes reconhecem e aplicam estratégias eficazes para integrar os conhecimentos prévios dos estudantes no ensino de frações. Os resultados revelaram uma compreensão abrangente dos conhecimentos prévios, que englobam não apenas habilidades matemáticas, mas também experiências de vida. As estratégias dos professores para avaliar e integrar esses conhecimentos foram diversas, refletindo uma sensibilidade às necessidades individuais dos estudantes. Percebeu-se a necessidade de não limitar os conhecimentos prévios apenas às operações básicas, considerando as experiências cotidianas dos estudantes com números fracionários. O estudo enfatiza a importância não apenas de reconhecer, mas também de valorizar e integrar significativamente os conhecimentos prévios no processo de ensino. Em última análise, discute-se que a abordagem metodológica dos conhecimentos prévios pode contribuir para um ensino de matemática mais significativo, relacionando a disciplina com o contexto sociocultural dos estudantes. As conclusões visam uma educação matemática mais eficaz e relevante para todos os estudantes.