Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis por Assunto "classroom"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA negação do Brasil: o déficit de leitura das literaturas afro-brasileiras em sala de aulaMarinho, Mariana Paiva (2022)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Essa monografia investiga o vazio de leituras de literatura afro-brasileira nas salas de aula do país, reflexo direto do racismo estrutural ao qual o Brasil está submetido cotidianamente, e que segue sem disfarce nas manchetes dos jornais. Geração após geração, pessoas leitoras continuam a citar autores e autoras brancas na lista de seus favoritos, desconhecendo completamente as vozes e as obras de gente de pele preta como Ruth Guimarães, autora de Água Funda, escritora de rara competência e que só recentemente vem sendo redescoberta. A ideia é trazer à tona o debate do porquê essas leituras não chegam até as salas de aula do país, pensando nas listas de livros dos vestibulares, nas especificidades do mercado editorial e nas lutas do movimento negro que, nos últimos anos, foram responsáveis até mesmo por garantir que um autor de raro quilate como Machado de Assis tivesse direito à sua negritude depois de ser retratado de forma embranquecida por séculos a fio. Dar conhecimento da literatura afro-brasileira ao povo do Brasil é, também, abrir espaço para que uma voz ancestral seja enfim ouvida, apesar do racismo diário