Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis por Assunto "Base Nacional Comum Curricular (BNCC)"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCC100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultadosOliveira, Mariana Cajado de (2022)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as áreas do conhecimento. Para que essa ação ocorra de maneira satisfatória, faz-se necessário que os estudantes possam articular o conhecimento da sala de aula com o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, de modo a aplicar estes conhecimentos em situações práticas e relevantes da vida cotidiana. Além disso, no século XXI, o docente lida, em sala de aula, com alunos que necessitam ser protagonistas de seus processos de construção de aprendizagem e identidade de forma autônoma e considerando suas criações pessoais, aspectos a serem aplicados no que tange à área de Linguagens e Tecnologias. Foi a partir da necessidade proporcionar um dinamismo nas aulas de Literatura do Ensino Médio, que permitam o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, e da forte relação entre Língua Portuguesa e Arte que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso com o objetivo de aproximar os alunos do que ficou conhecido como A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco no Modernismo e em toda a arte brasileira. Será apresentada uma sequência de oito aulas teóricas e práticas que foi desenvolvida com alunos da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Aliança, da cidade de Mairinque, São Paulo, e que foram concluídas com a elaboração de um novo evento de Arte Moderna criado, organizado por eles e apresentado a toda a comunidade escolar. Foram utilizados como base teórica os pressupostos de Brasil (1996 e 2017), Cosson (2014), Rouxel e Rezende (2013), Lajolo (2008) e Zilberman (2008). - TCCDom Casmurro em sala de aula: do livro às telas, olhares para a formação de leitoresJovanelli, Juliana Zani (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho propõe uma sequência didático-metodológica direcionada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que traz uma releitura do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro (1899), a partir da minissérie televisiva Capitu (2008), da Rede Globo. Amparado pela fortuna crítica sobre o autor e pelas considerações de pesquisadores como Antonio Candido e Marisa Lajolo, cujos estudos são bastante representativos no campo da literatura, este trabalho oferece uma contribuição no sentido de formar jovens leitores de Machado de Assis e sensibilizá-los sobre questões relativas à fruição estética e interpretação da realidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também é importante documento norteador para o ensino de literatura, assim como os estudos de José Manuel Morán sobre o uso pedagógico dos recursos audiovisuais. - TCCAs primeiras palavras sobre literatura no ensino médio: uma proposta calcada na formação de leitoresReis, Heloisa Pereira de Paula dos (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que oferta as aprendizagens mínimas que devem ser garantidas a todos os educandos brasileiros, a literatura é imprescindível para a formação integral dos estudantes. No trecho da BNCC, voltado para o Ensino Médio, lê-se que o indicado é que seja oferecida aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar diversas obras literárias, visto que muitos deles chegam à última etapa da Educação Básica sem ter adquirido o hábito da leitura literária e sem ter desenvolvido o apreço pela literatura, entendendo-os como algo dispensável à vida. Muitas vezes, os discentes são movidos apenas pela exigência da memorização de várias informações literárias, como as caraterísticas de determinadas escolas literárias e datas históricas. Foi a partir dessa realidade que surgiu a temática a ser desenvolvida neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que objetivou criar uma sequência didático-metodológica, a ser oferecida a alunos da 1ª. série do Ensino Médio, calcada na introdução da literatura na vida escolar de jovens estudantes. A elaboração das aulas, criadas durante esta pesquisa, levou em consideração que a apresentação da literatura deve ser iniciada com textos contemporâneos, que estão mais próximos da realidade dos alunos, objetivando, assim, estimular o hábito pela leitura literária e atingir a formação de leitores críticos e conscientes quanto às questões políticas, éticas, sociais e ideológicas, tornando-os capazes de escolher no futuro suas próprias leituras ao adentrar ao mundo literário, levados pelas mãos do professor/leitor consciente de sua importância na formação do aluno/leitor. Foram usados como referencial teórico os pensamentos de Brasil (2018), Abreu (2010), Lajolo (1996, 2001 e 2008) e Zilberman (2001). - TCCA temática do racismo nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamentalSilva, Nívea Alves da; Moreno, Santiago (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ano de 2020 foi marcado por inúmeros acontecimentos que levaram a população brasileira e a população mundial a refletir sobre o tema racismo. Embora esta temática já exista em documentos metodológicos nacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1998, nem sempre são realizados nas escolas trabalhos que efetivamente levem os alunos a refletir sobre a gravidade do racismo ainda tão presente no mundo. Uma parcela da população (principalmente a branca) não dá a devida atenção a essa temática e a outra parcela (a parda e a preta, constantemente, não recebem, na mídia brasileira, a devida oportunidade para tratar dessa questão do ponto de vista de quem sofre diariamente com posturas, ações e falas preconceituosas. Foi a partir dessa discussão que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Pretendeu-se investigar o contexto em que ocorrem as aulas de interpretação de texto no 9º. ano do Ensino Fundamental do componente curricular Língua Portuguesa e ofertar aos professores uma sequência didática sobre o tema transversal racismo, calcada nos pressupostos teóricos de nossa Base Nacional Comum Curricular. Ao longo do caminho didático-metodológico criado por este TCC, almejou-se levar os discentes do 9º. ano a refletir sobre o tema, analisar a utilização de algumas palavras que carregam a herança histórica da escravidão que deixou marcas duras no passado de nosso país e desenvolver nos alunos, principalmente, a habilidade de reconhecer estereótipos e preconceitos étnicos marcados em textos orais e escritos. Por fim, é importante destacar, também, que, além da BNCC, base teórica desta pesquisa, foram utilizados os pressupostos teóricos de Antunes (2016), Barros (1988), Brasil (1998 e 2017) e Ribeiro (2019).