Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Assunto "CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAvaliação do efeito anti-inflamatório e condroregenerador do plasma rico em plaquetas intra-articular em comparativo ao colágeno não-desnaturado, sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina em um modelo experimental de osteoartrite em ratosCaron, Vinicius Ferreira (2019-01-14)
Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR)
A doença articular degenerativa ou simplesmente osteoartrite é a forma de artrite mais comum no mundo e afeta preferencialmente a população idosa, e com o envelhecimento da população mundial, esta doença tem se tornado causa de incapacidade física e afastamento do trabalho, onerando os sistemas de saúde e de previdência (BRUYERE, 2007). Objetivo: Estudar o efeito condroregenerador e anti-inflamatório do plasma rico em plaquetas (PRP) em comparação com o colágeno não-desnaturado (UC-II), sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina em ratos induzidos a osteoartrite com Zymosan®. Materiais e Métodos: Foram utilizados 42 ratos machos Wistar, divididos em 5 grupos, que receberam injeção na articulação femoro-tibio-patelar direita do agente indutor de osteoartrite Zymosan. Um grupo recebeu a aplicação semanal de PRP, três grupos receberam respectivamente os fármacos: colágeno não-desnaturado, sulfato de condroitina, sulfato glucosamina, totalizando 30 dias de tratamento. Um grupo não recebeu tratamento para servir de controle. As radiografias foram realizadas no oitavo e trigésimo dia, para comprovação da osteoartrite e avaliação do tratamento respectivamente. Semanalmente, os animais foram submetidos ao teste físico Knee Bend, para avaliação da incapacidade física do membro afetado. No trigésimo dia de tratamento, os animais foram mortos e realizada avaliação histopatológica. Resultados: O grupo PRP obteve melhora com relevância estatística na imagem radiográfica após os trinta dias de tratamento. E não houve alterações significativas entre os grupos no comparativo do Knee Bend test e as lesões radiográficas. O grupo PRP apresentou maior qualidade na regeneração articular, e o grupo glucosamina apresentou o melhor efeito anti-inflamatório e condroprotetor. Os dados deste estudo acrescentam que a associação de tratamentos é mais eficaz do que o uso de drogas isoladas no controle da osteoartrite. Conclusão: houve um melhor efeito condrorregenerador do PRP em relação ao UC-II, CDS e GS. Em relação ao efeito anti-inflamatório a GS apresentou melhor resultado. - DissertaçãoAvaliação histológica das cápsulas formadas por implantes de silicone texturizados sem e com cobertura por tela de poliéster (PARIETEX) : estudo em ratasBerger, Ralf (2020-07-30)
Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR)
Introdução: Nas cirurgias de reconstrução mamária, em que muitas vezes há falta de tecidos causada pela mastectomia, ainda são necessários novos materiais capazes de cobrir implantes mamários e que causem pouca reação inflamatória ou contratura capsular. O material atualmente mais utilizado para este fim é a matriz dérmica acelular que possui um custo, muitas vezes, proibitivo. Uma alternativa pode ser a utilização de telas cirúrgicas de poliéster, que há tempo são utilizadas em diversas cirurgias. Objetivos: Avaliar histologicamente as cápsulas formadas ao redor dos implantes de silicone texturizados sem e com cobertura por tela de poliéster multifilamentar com camada de colágeno porcino. Material e método: Foram utilizadas 60 ratas Wistar distribuídas em dois grupos (sem e com tela) com 30 ratas em cada. Cada grupo foi, posteriormente, subdividido em dois subgrupos, para avaliação com 30 e 90 dias de pós-operatório. Analisaram-se as cápsulas por meio das colorações de hematoxilina e eosina (HE) e picrosírius. Resultados: A quantidade de fibroblastos, neutrófilos e macrófagos foi semelhante entre todos os subgrupos. Houve uma reação linfocitária mais exacerbada nos 30 dias (p=0,003) no grupo com tela e, quando comparados entre si, os grupos sem e com tela nos 90 dias não apresentaram diferença. A reação giganto-celular, tecido de granulação e neoangiogênese foi semelhante entre todos os subgrupos. A metaplasia sinovial foi mais discreta nos 90 dias em ambos os grupos (sem tela p=0,002 e com tela p<0,001) e não houve diferença entre os grupos sem e com tela. A espessura da cápsula foi significativamente maior na presença de tela, em ambos os subgrupos (30 dias p<0,001 e 90 dias p<0,001). Houve quantidade semelhante de colágenos tipos I e III em ambos os grupos. Conclusões: A quantidade de fibroblastos, neutrófilos e macrófagos não se alterou com a presença de tela. Houve uma reação linfocitária maior no subgrupo de 30 dias com tela. A reação giganto-celular, tecido de granulação e neoangiogênese foi semelhante entre os subgrupos. A metaplasia sinovial foi mais discreta aos 90 dias em ambos os grupos e a espessura da cápsula foi maior com a presença de tela, em ambos os subgrupos. A quantidade de colágenos tipos I e III foi semelhante entre os grupos. - DissertaçãoA relação entre o helicobacter pylori e as pequenas epitelizações colunares do esôfago distal com ou sem metaplasia intestinalDegiovani, Matheus (2019-01-11)
Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR)
Introdução: A presença de metaplasia intestinal no esôfago distal (esôfago de Barrett) é importante doença precursora do adenocarcinoma. O conhecimento sobre os fatores de risco e o processo pelo qual o Barrett se desenvolve é de suma importância e o H.pylori pode contribuir para esse desenvolvimento. Objetivo: Analisar o impacto do H.pylori na mucosa gástrica sobre as metaplasias intestinais no esôfago distal em áreas de epitelização colunar menores que 10 mm de extensão, estratificado para gênero e idade. Método: Estudo retrospectivo com inclusão de 373 pacientes consecutivos, com diagnóstico de epitélio colunar no esôfago distal. Em todos foram pesquisados o H.pylori por dois métodos (urease e histológico) e aplicados os fatores de exclusão e inclusão. Dividiu-se em dois grupos: o primeiro agregando os pacientes sem diagnóstico histológico de esôfago de Barrett (235 - 63%) e o segundo comportando os com diagnóstico histológico de esôfago de Barrett (138 - 37%). Resultados: Não houve diferença significativa entre os portadores ou não do H.pylori em relação à probabilidade de ter metaplasia intestinal (p=0,587). Quando relacionado ao grupo geral, houve associação inversa entre a bactéria e a epitelização colunar em esôfago distal. Idade (p=0,031), gênero (p=0,013) e H.pylori (p=0,613) quando relacionados juntos à metaplasia intestinal não mostraram relação significativa. Isoladamente, quando relacionados idade e gênero, independente do H.pylori, surgiram resultados confirmando que pacientes de idade mais avançada e mulheres apresentam maior incidência de metaplasia intestinal (esôfago de Barrett). Conclusão: Existe uma relação inversa entre o H.Pylori e as ECED, independente da presença ou não de metaplasia intestinal. Já em relação à idade e gênero, independente do H.pylori, nota-se que em mulheres e quanto maior for a idade dos indivíduos, há aumento no número de casos com metaplasia intestinal no esôfago distal.