Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Assunto "árvore de riscos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoIntegrando a gestão de riscos aos objetivos corporativos: da estratégia às respostas de mitigação uma contribuição ao COSO ERM-IF baseado na observação empresarialMagalhães, Márcio Antônio Bartolomeu de (2021-09-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O gerenciamento de risco corporativo tem grande destaque no processo de robustecimento da governança das corporações. Grande parte desse destaque pode ser atribuída ao COSO, responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento daquele que é tido como o mais avançado framework de gestão de riscos e que tem sido a principal referência para a implementação dessa prática nas empresas: o COSO ERM-IF. Entretanto, esse framework apresenta algumas fragilidades que tanto dificultam a implantação da prática de gestão de riscos quanto geram informações distorcidas para a tomada de decisão quando colocado em operação. Com base em ampla pesquisa apresentada em seu referencial teórico e na experiência do autor na implantação de métodos de gestão de riscos, esse estudo apresenta críticas e sugestões de melhoria para o COSO ERM-IF. Apresenta também o método desenvolvido em uma empresa do setor de siderurgia onde essas fragilidades foram corrigidas. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso único, onde são descritos os objetivos e premissas da organização para com o método de gestão de riscos e as etapas desenvolvidas para se implementar o método que as atendesse, tendo o COSO ERM-IF sido tomado como referência. Os resultados obtidos indicam que os ajustes implementados na abordagem proposta pelo COSO ERM-IF foram importantes para i) cumprir os objetivos pretendidos pela organização para com seu modelo de gestão de riscos, ii) aportar melhorias de ordem conceitual e metodológica e iii) integrar essa prática aos demais sistemas de controle gerencial da companhia. Embora o estudo de caso único não possa, e nem pretenda, generalizar as conclusões dessa pesquisa, esse trabalho traz como contribuição a implementação de ajustes no COSO ERM-IF que já foram sugeridos por outros acadêmicos em pesquisas e papers. Para estudos futuros sugere-se a aplicação das alterações promovidas nesse método em outras empresas tanto para criticá-las quanto para aprimorá-las.