Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
URI Permanente para esta coleção
Antigo curso de Disturbios do Desenvolvimento
Navegar
Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Assunto "autismo infantil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO impacto do ESDM-Early Start Denver Model para crianças no espectro do autismoCosta, Cintia Cibelli Borges Navarro da (2025-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição do desenvolvimento que resulta no comprometimento da capacidade de comunicação e interação social das crianças. Os sinais mais relevantes no atraso do desenvolvimento observados inicialmente pelos pais e/ou cuidadores surgem nos primeiros anos de vida. A intervenção precoce de alta intensidade para crianças com TEA potencializa resultados na aprendizagem. O diferencial do ESDM – Early Start Denver Model é o uso de estratégias de ensino naturalistas, onde as brincadeiras acontecem através de atividades lúdicas e sensórias que resultam na conquista, engajamento e motivação da criança. OBJETIVO: Analisar o efeito da estimulação precoce em crianças com TEA através do ESDM investigar os efeitos do programa ESDM em crianças com TEA; b) avaliar a eficácia da intervenção precoce em ambientes naturais da criança, como a casa e a escola. Além disso, busca-se compreender como essas intervenções influenciam as crianças e suas famílias. MÉTODO: Estudo realizado com 24 crianças autistas em idades entre 18 a 48 meses, as crianças participantes foram submetidas a 15 horas semanais de atendimento em seu ambiente de rotina diária por 12 semanas. As habilidades das crianças foram avaliadas antes e após a intervenção para corroborar o aprendizado alcançado. RESULTADOS: Nos quatro níveis de habilidades avaliadas, houve melhorias consistentes em competências como comunicação receptiva e expressiva, motricidade fina e grossa, competências sociais, imitação, cognição, independência pessoal e comportamentos de atenção conjunta. DISCUSSÃO: A intervenção precoce, associada ao engajamento familiar, potencializa os resultados ao promover estratégias contínuas no ambiente natural da criança, favorecendo a generalização do aprendizado. CONCLUSÃO: A estimulação precoce por meio do ESDM apresentou resultados significativos no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), avanços consistentes no perfil de comunicação funcional, realizadas no contexto das rotinas diárias, práticas que promovem melhorias na comunicação receptiva e expressiva, bem como na interação social e nos padrões comportamentais. - DissertaçãoPerfil funcional da comunicação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em contexto de idioma português e inglêsBezerra, Lucas Dias (2024-08-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta características peculiares de alteração no desenvolvimento infantil. Aspectos comportamentais, sensoriais e de comunicação são os mais necessários para fechamento diagnóstico. A variabilidade sintomática apresentada de sujeito para sujeito faz com que sejam observadas as particularidades de cada indivíduo com TEA. A comunicação é uma das habilidades no desenvolvimento infantil mais esperada; a ausência, atraso e/ou dificuldades em estabelecer linguagem expressiva é um marcador social importante na primeira infância, um dos principais da família na busca por orientações terapêuticas. A forma e o meio de comunicação, a ocupação do espaço comunicativo e a qualidade comunicativa são elementos fundamentais a serem analisados quando comparamos o desenvolvimento infantil esperado para a idade cronológica. OBJETIVO: o objetivo deste estudo é traçar o perfil funcional de comunicação de crianças em contextos de idiomas português e inglês. MÉTODO: foram selecionadas 16 crianças, de 42 a 72 meses de vida, sem parentes e ou convívio com pessoas multilíngues. Foram coletadas as amostras e destas feitas as análises. RESULTADOS: a percepção dos pais frente às dificuldades de comunicação dos seus filhos foram relatadas de forma unânime. Quanto maiores as dificuldades de comunicação, pior o desempenho sociocognitivo. Quanto melhor o desempenho nos testes cognitivos, melhor o desempenho funcional da comunicação dos participantes. DISCUSSÃO: foi demonstrada maior produção comunicativa no idioma português; no entanto, foram verificadas produção e funcionalidade comunicativa no idioma inglês sem diferenças estatísticas significativas quando comparados os dois idiomas. Na produção das classes gramaticais, houve maior produção do idioma português, com maior produção lexical. CONCLUSÃO: as crianças em observação e avaliação neste estudo apresentaram correlação e desempenho satisfatório nos testes propostos. Houve desempenho comunicativo com resultados sem diferenças estatísticas significativas no Perfil Funcional da Comunicação em ambos os idiomas. Serão necessários mais estudos frente à ausência de mais dados literários que possam subsidiar esses resultados.