Administração para Engenheiros - Monografia - EE Higienópolis
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- MonografiaAplicação do sistema BI como ferramenta de apoio na tomada de decisão no setor de pós-venda automobilísticoGama, Bruno de Souza Carvalho Nogueira da (2011)Este trabalho coloca a ferramenta BI (do inglês Business Intelligence, ou Inteligência de Negócio) como uma alternativa de suporte para a tomada de decisão dentro da indústria automobilística no Brasil, mais especificamente na área de pós-venda. É abordado primeiro o cenário no qual esta indústria hoje se encontra: como foi sua evolução histórica, quais são os entraves enfrentados atualmente, e quais aspectos tipos de informação um gestor deste setor deve ter em mãos para tomar uma decisão assertiva em relação a algum posicionamento do mercado. Em seguida discute-se quais os aspectos e elementos que compõe um processo de tomada de decisão, além de riscos e cuidados que devem ser considerados antes de se fazer um escolha de uma alternativa. Por fim, é feita uma análise sobre o que é o Business Intelligence, e como essa ferramenta passa a ser crucial dentro das empresas, tornando-se um fator de sobrevivência para o negócio.
- MonografiaMercado de luxo : fatores determinantes da escolha de automóveis de luxoSiqueira, Lívia Rosso (2012)Este trabalho objetivou demonstrar que a decisão de compras está ligada às necessidades assim como fatores motivacionais entre outros. O ponto relevante deste estudo foi demonstrar os fatores determinantes que tem influência direta no processo decisório na compra de automóveis no mercado de luxo e identificar seus principais atributos. A questão relativa ao poder aquisitivo também é bastante relevante quando da escolha do automóvel, pois conforme mostrado no decorrer do trabalho, os valores dos diversos modelos de automóveis comercializados no Brasil diferem bastante. O estudo de mercado realizado neste trabalho se apóia totalmente em dados do mercado de luxo, tendo como objetivo específico demonstrar o mercado de automóveis dentro deste segmento. Desta forma os dados todos referenciados foram colocados na integra com os créditos dados aos autores das pesquisas utilizadas neste estudo mercadológico afim de proporcionar maior viabilidade de resultados.
- MonografiaMarketing pessoal : como diferencial competitivo no mercado de trabalhoMassari, Dione Vieira Lima (2012)Com a realidade de um mercado globalizado, muitos empregadores e empregados de diversos setores da economia brasileira passaram a reformular suas estratégias com base nas ferramentas de marketing. Tentativa essa, de posicionar melhor os produtos e serviços das pessoas nas empresas, definindo novas estratégias para atingir as metas estipuladas, principalmente às metas pessoais e financeiras. O presente trabalho aborda, por meio de técnicas da pesquisa bibliográfica, o Marketing Pessoal como uma estratégia competitiva no mercado de trabalho dando ênfase na área de engenharia e arquitetura. Justifica-se o interesse pela temática em pauta, no intuito de esclarecer as bases fundamentais do Marketing Pessoal, procurando exaltar o valor do recurso humano dentro de uma conjuntura atual como estratégia de competitividade no mercado de trabalho, sob o seguinte problema de pesquisa. O objetivo foi investigar se o Marketing Pessoal pode ser uma importante ferramenta diferencial no tocante à acirrada competitividade atual do mercado. E, a conclusão foi a de que o Marketing Pessoal fortalece o crescimento pessoal e atualiza sempre o lado profissional de quem procura sucesso no mercado de trabalho.
- MonografiaA importância do clima organizacional no ambiente de trabalhoCosta, Ana Carolina Santos (2012)O intuito desse trabalho foi apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema “Clima Organizacional” destacando a relevância da motivação neste assunto. O que motivou esse interesse e justifica o estudo foi o desejo de entender como se descobre a satisfação ou insatisfação existente no ambiente organizacional com base na opinião dos seus colaboradores. O objetivo foi, então, investigar a relevância do clima organizacional como um indicador confiável, assim como, descrever e analisar os principais fatores que interferem na sua dinâmica e que favorecem sua eficácia nas empresas buscando um ambiente de trabalho saudável e principalmente produtivo. A conclusão foi a de que incentivos externos pesam na satisfação dos colaboradores, porém nem sempre são suficientes para reter talentos. As organizações devem estar atentas à valorização do ser humano, levando em consideração não apenas a questão remuneração, mas também a qualidade das relações estabelecidas entre seus colaboradores e como o profissional se sente frente ao papel que exerce no negócio. E para isso faz-se necessário uma pesquisa de clima organizacional, para que líderes e liderados ajam em harmonia e motivados, contribuindo para que todos, na organização, alcancem seus objetivos e metas estabelecidas. Essa pesquisa foi baseada em método teórico bibliográfico voltado à área de conhecimento de gestão de pessoas, teorias motivacionais e modelos de lideranças. Dentre os teóricos pesquisados, os considerados referenciais nessa pesquisa foram: Ricardo Luz, Cecília W Bergamini, Carlos A. F. Bispo e Idalberto Chiavenato.
- MonografiaA importância do marketing de serviços como diferencial na fidelização do mercadoPeres, Rodrigo (2012)Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas nos últimos anos estão focando cada vez mais na satisfação do cliente, porém com a preocupação não só de fornecer um produto de qualidade, mas sim de um serviço agregando muito mais valor ao produto. Com isso as empresas com esse foco passam a ter maior vantagem competitiva e também proporcionam uma maior fidelização de seus clientes. O objetivo deste trabalho foi de coletar informações especificas relacionadas a marketing de serviços, desde suas definições e classificações, passando por sua importância no planejamento, se preocupando com a qualidade e principalmente com a satisfação do cliente. Ao realizar estas análises foi possível identificar as principais formas para obter a fidelização do cliente.
- MonografiaComunicação interna como ferramenta motivacionalBuso, Paula Cristina Domingues (2012)Nos últimos anos a comunicação interna vem se tornando imprescindível nas organizações. A empresa pode usa-la estrategicamente para melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade do funcionário. Não basta apenas motivá-los; é necessário informá-los adequadamente. Por meio da comunicação interna, é possível estabelecer meios comunicacionais que possibilitam o relacionamento eficaz desde a direção da organização até os funcionários operacionais. Para a comunicação interna, encontram-se inúmeras ferramentas disponíveis para que a mesma seja desenvolvida com êxito. Entre elas estão: Jornal impresso, jornal mural, newsletter, intranet, revista interna, TVs e rádio corporativo. Os líderes, no entanto, precisam reconhecer a comunicação como algo estratégico na gestão coorporativa, onde agrega valores à produtos e serviços. É através dela que conseguimos formar uma verdadeira equipe harmoniosa e motivada a promover, interação e o relacionamento entre as pessoas e os departamentos. O presente estudo abordara o tem fazendo uma breve revisão de literatura conceituando comunicação, dando um foco em comunicação interna, motivação e liderança.
- MonografiaMarketing de serviços nas organizações e sua importância na construção civilMoretti, Marcos Roberto (2012)Nesse trabalho, apresenta-se Marketing de Serviços, com o objetivo principal de analisar como os conceitos são aplicados nas organizações em especial na construção civil e quais vantagens e benefícios se obtêm com sua correta e adequada aplicação. Apresentar a evolução dos serviços, sua importância no mercado e como o Marketing traz melhorias neste segmento são outros importantes objetivos deste trabalho, realizado por meio de pesquisa descritiva e embasado em literaturas apropriadas. O tema foi direcionado na intenção de, por meio da pesquisa bibliografia, levantar subsídios para um estudo focado nas estratégias do Marketing de Serviços que representa o meio até chegar ao cliente que representa o fim, agregando conceitos dos 4P’s e do Marketing de Relacionamento. Justifica-se a escolha do assunto pela alta complexidade, importância e crescimento da prestação de serviços no mercado global, devido principalmente à terceirização, que é uma das principais tendências no mundo dos negócios, principalmente na construção civil e com grande potencial de crescimento. A satisfação de clientes está ligada a excelência no atendimento e na prestação de serviços e associar os 4P’s ao Marketing de Serviços e de Relacionamento auxilia nesta excelência e consequente satisfação.
- MonografiaSustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumoSantana, Daniel Esteves (2012)Fomentado pela crescente divulgação de assuntos relacionados ao meio ambiente e a conscientização dos consumidores e organizações quanto à importância de utilização dos recursos provenientes do planeta de forma sustentável, o presente trabalho objetivou avaliar a influência deste conceito sobre as decisões das partes (organizações e consumidores) através de pesquisa teórica nas obras de autores como Kotler, Savitz, Olsen, entre outros e pesquisas realizadas por institutos e organizações de destaque na área do desenvolvimento sustentável. Analisando aspectos teóricos que envolvem o comportamento do consumidor, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, os resultados de pesquisas comportamentais e estudo de caso de empresas voltadas à sustentabilidade como a DuPont pudemos compreender que mesmo estando engajado em manter a preservação do ambiente, o consumidor ainda não se vê como parte significativa do processo ou não entende plenamente os aspectos envolvidos no consumo consciente. Enquanto isso, um número crescente de empresas vislumbra o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social corporativa como meio de criar um ambiente inovador e capaz de impulsionar sua perpetuação.
- MonografiaExcelência na qualidade do atendimento por meio do marketing de relacionamentoDelamuta, Fernanda (2012)Esse trabalho aborda a excelência na qualidade do atendimento por meio de uma ferramenta tecnológica denominada Marketing de Relacionamento. Justifica-a escolha do assunto pelo interesse em investigar e demonstrar a eficiência do Marketing de Relacionamento, bem como deixar explícito como usufruir essa estratégia no intuito de fidelizar clientes por meio da excelência na qualidade do atendimento / relacionamento. O objetivo foi comprovar, por meio das pesquisas, bibliográfica e de campo, a eficiência da ferramenta em pauta para fidelização e retenção de clientes. A conclusão foi a de que os desafios e as oportunidades para a sobrevivência e crescimento das empresas estão justamente na implantação de estratégias tecnológicas. Exemplificou-se essa afirmação citando-se o Marketing de Relacionamento, que proporciona maior proximidade com o cliente, a compreensão de suas necessidades, a flexibilidade para ofertar mais valor de forma individualizada e a custos mais baixos, evidenciado a excelência no atendimento.
- MonografiaO poder das marcas : a teoria por trás das marcasKamei, Sabrina (2012)As marcas sempre estiveram presentes na vida dos seres humanos. No princípio eram utilizadas, principalmente, para marcar a posse de animais, mas com o passar dos anos as marcas foram ganhando espaço. Atualmente as marcas são parte importante das empresas, pois em um mundo globalizado com concorrência acirrada e grandes avanços tecnológicos, as marcas se tornaram um dos principais, senão, a principal ferramenta para diferenciação em um mar de concorrência. É através das marcas que as empresas, instituições, produtos e serviços irão se conectar com os consumidores, ou seja, aquele nome ou imagem representará uma série de associações que irá influenciar a decisão de compra do consumidor. Por se tratar de um elemento tão importante para sobrevivência e perpetuação da empresa, especialistas e gerentes buscam constantemente desenvolver e encontrar melhores soluções para gerenciar a construção e manutenção de marcas fortes. O presente estudo tem como objetivo demonstrar os principais conceitos que envolvem a administração de marcas como a definição de branding, brand equity e métodos utilizados para a gestão das marcas e como estes podem ser utilizados para manter ou construir marcas fortes. Será utilizado o método de pesquisas bibliográficas baseada em livros, revistas, publicações científicas e sites relacionados com o tema. Alguns dos autores consultados foram Kotler, Aaker, Keller e Machado, Nunes e Haigh, entre outros. Após a apresentação dos aspectos teóricos que servem de base para a execução de uma administração de marcas eficiente e a comparação com o estudo de caso que permitiu a validação de maneira prática das teorias apresentadas, é possível indicarmos a gestão de marcas como estratégia fundamental para aumento do valor da empresa, e, consequentemente, o aumento da probabilidade da empresa conquistar a sua fatia de mercado e fidelidade dos consumidores.
- MonografiaGestão de pessoas : a verdadeira importância do líder para uma organização no mercado atual, dinâmico e competitivo, proporcionando uma relação ganha-ganha entre empresa e colaboradorNascimento Neto, Antonio Joaquim do (2012)Hoje, no universo empresarial, as organizações precisam que seus colaboradores estejam paralelamente envolvidos com os objetivos da organização, haja vista que a evolução da sociedade, naturalmente sugere evolução da relação trabalhador/organização pelo comprometimento, um importante quesito para o desenvolvimento tanto da empresa, na medida em que existe um esforço determinado para aperfeiçoar cada vez mais a performance, quanto do funcionário, no que diz respeito ao alcance de seu projeto pessoal. Esse comprometimento parte do líder, aquele que dilui o poder na equipe e a motiva. Nessa direção, esse trabalho focou a importância do líder nas organizações. A justificativa para a escolha do assunto repousa no fato de a liderança organizacional ser um assunto que vem sendo cada vez mais abordado, nos dias atuais diante de competitividade acirrada no universo empresarial. O objetivo foi retratar a importância da liderança nas organizações e qual o papel do líder diante de uma equipe. A conclusão foi a de que o papel do líder está centrado em transmitir a capacidade de liderança por toda sua equipe, tornando as pessoas responsáveis por seu próprio desempenho, ou seja, criando um ambiente em que cada pessoa possa descobrir o que precisa ser feito e fazê-lo bem.
- MonografiaPolíticas de retenção de profissionais em empresas de tecnologia da informação e comunicações (TIC)Espudaro, Fernando Calfa (2012)Atualmente as empresas Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estão adotando políticas de retenção para seus funcionários. Esta medida, além de motivar o profissional a permanecer na empresa, visa uma melhor competividade de seus produtos e serviços frente ao mercado ao qual estão inseridas. Esta monografia explica ainda que se a empresa não adotar tais políticas, pode ser sucumbida pelos seus concorrentes e até fornecedores. As empresas de TICpodem sofrer com os custos de uma alta rotatividade em seu quadro de funcionários. A retenção profissional tem o objetivo de manter as pessoas dentro das corporações, através de políticas de retenção, pois desta maneira consegue-se manter o capital intelectual, prover segurança das informações sigilosas, incentivo à inovação e maior competitividade no mercado.
- MonografiaSales and Operations Planning (S&OP): ferramenta para melhoria de processosCarvalho, Polyana Ferreira de (2013)O Sales and Operations Planning (S&OP) ou Planejamento de Vendas e Operações é um processo de gestão integrada cujo objetivo é garantir (continuamente) o alinhamento dos diversos setores da empresa em direção ao mesmo foco. O processo de S&OP consiste em 5 (cinco) etapas sucessivas: Levantamento de Dados, Planejamento da Demanda, Planejamento da Produção, Pré Reunião de S&OP e Reunião Executiva de S&OP (formalização). O processo de S&OP possibilita uma gestão holística do negócio, integrando e alinhando as estratégias e ações. Por isso, destaca-se como benefício o constante redirecionamento do Planejamento Estratégico. Esse redirecionamento é conduzido pelas revisões periódicas que, por sua vez, são tratadas durante as etapas cíclicas do S&OP. Durante essas revisões periódicas é que surgem as oportunidades de melhoria contínua, aspecto fundamental do processo de S&OP.
- MonografiaGerenciamento de resíduos sólidos vegetais : conscientização ambientalSullato, Andréia Priscila (2013)Esta pesquisa foi realizada na perspectiva de fomentar discussões sobre o gerenciamento de resíduos. A crescente preocupação com o meio ambiente, o tratamento e a destinação final dos resíduos vegetais, vem mobilizando os diversos níveis sociais sejam em escala regional ou global, principalmente das organizações governamentais e não governamentais ligadas à área de saneamento ambiental, sobretudo quando nos referimos à sustentabilidade. Os resíduos vegetais, oriundos da manutenção das áreas verdes das cidades, normalmente, são despejados em aterros sanitários sem qualquer planejamento estratégico adequado, devido ao pequeno interesse em reaproveitá-los. Considerando que os procedimentos de licenciamento para a instalação de usinas de compostagem sejam desconhecidos, no âmbito da administração pública, em grande número de municípios, ou tidos como extremamente burocráticos e onerosos, impedindo a sua implantação e consequentemente a diminuição do uso de aterros sanitários. Diante disso, neste trabalho, procura-se sistematizar os procedimentos para autorização junto aos órgãos competentes, para licenciamento de usina de compostagem, contribuindo assim para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, favorecendo o correto gerenciamento dos resíduos vegetais, maneiras efetivas de se promover a sustentabilidade no planeta.
- MonografiaEstudo sobre o ambiente corporativo, os benefícios da resiliênciaBranco, Edson Jose Machado (2013-09-04)No mundo corporativo de hoje, Gestores com determinadas responsabilidades estão cada vez mais adoentados devido as constantes cobranças e pressões das Organizações para se manterem “ vivas ” no Mundo Globalizado, deixando para o segundo plano um dos principais valores interno , a Gestão de Pessoas, que irá produzir indivíduos sem capacidade e habilidades de suportar determinados climas organizacionais e que irá influenciar negativamente seus subordinados e superiores, não obtendo de suas equipes os resultados esperados pela a Organização. Para se sobressair nesse ambiente , e através da Gestão do Conhecimento, o Gestor deverá buscar mudanças para reagir diante das adversidades, ter a capacidade de absolver positivamente as pressões ,superar obstáculos, ser flexível, confiante, criativo e ter adaptabilidade. Para conseguir essas mudanças os conceitos de Resiliência é amplamente utilizada para que as pessoas se sintam psicologicamente seguras nas tomadas de decisões, administrando suas emoções para um bem estar dentro e fora da Organização.
- MonografiaColaboradores de alta performance para engenharia : retenção de talentosMaciel, Marcio Soares (2013-09-09)Se até alguns anos atrás as empresas conseguiam gerar lucros e se perpetuar graças às características de seus produtos e serviços, hoje esta postura mudou. A competitividade depende de outros fatores, como exemplo, a retenção de funcionários de alta performance. As pessoas que compõem equipes de empresas passaram a ser um diferencial importantíssimo, sendo fundamental a identificação e retenção de colaboradores que agreguem valores e que gerem resultados alem do esperado. A retenção de colaboradores de alta performance pode ser também uma grande aliada na redução de custos. Afinal, reter colaboradores com este perfil significa manter aqueles que trazem os melhores resultados e também possibilita a diminuição dos gastos relacionados à rotatividade de profissionais na empresa. A responsabilidade na retenção de colaboradores de alta performance esta diretamente ligada ao gestor ou líder alem das políticas corporativas das empresas. Na monografia define-se que os métodos mais significativos para obter êxito nesta atividade refere-se a criação de estratégias e ferramentas para identificar os colaboradores de alta performance e diferenciá-los dos normais. Descobrir fatores que influenciam a retenção, desenvolver habilidades para o gestor motivar, liderar e adaptar técnicas estratégicas para este perfil de funcionário. Um beneficio ao conseguir a retenção do funcionário eficiente é que ele pode influenciar a equipe, inclusive forçando os que estão abaixo ou na média geral a buscarem melhores desempenhos. E como conseqüência obtenção dos melhores resultados. Podemos concluir que a identificação e retenção de colaboradores de alta performance é condição indispensável para que as empresas sejam capazes de alcançar objetivos, lucros e sobreviver em um ambiente altamente competitivo e em constante transformação.