Filosofia - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Filosofia - TCC – CEFT Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA questão do ressentimento na filosofia de NietzscheOliveira, Tarcísio Martins de (2021)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
No presente artigo, pretende-se realizar uma investigação do papel do ressentimento na criação de valores e suas implicações para a saúde do homem. Para Nietzsche, o ressentimento não é apenas um sentimento, mas sim, um fenômeno sociopsicológico, no qual seres humanos incapazes de lidar com a própria fraqueza, alimentam dentro de si sentimentos negativos em decorrência de sua finitude frente à própria existência. Como um filósofo/psicólogo Nietzsche analisa a influência e as consequências do ressentimento sobre a moral moderna, sobre o indivíduo e à sociedade. Este trabalho segue o mesmo percurso percorrido pelo nosso autor: fez-se preliminarmente uma análise da dupla origem dos valores morais; em seguida pretendeu-se fazer um levantamento do perfil psicológico do “tipo senhor” e do “tipo escravo” e suas características e, por fim, uma abordagem nietzschiana sobre os impactos do ressentimento para a sociedade e seu projeto filosófico de superação do ressentimento – a grande saúde. Tendo como base os apontamentos trazidos pelo filósofo alemão, o presente artigo busca compreender os significados e os desdobramentos do ressentimento sobre a saúde do homem e sobre todo o processo civilizatório. - TCCA residência pedagógica\Mackenzie apresentada à luz das categorias de Marli André: um relato de experiênciaCabrera, Jennifer Andressa da Silva (2022)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como seu objetivo revisitar a trajetória do projeto interdisciplinar entre filosofia e pedagogia da Residência Pedagógica promovida pela CAPES, no curso de filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na qual, foi desempenhada à luz das categorias de Marli André. A autora preocupada com as questões do cotidiano escolar em especial do 1° ano, se propõe a analisar os estudos etnográficos realizados, e para tanto, nos apresenta como essências três dimensões sendo elas: institucional/organizacional, institucional/pedagógica e filosófica/histórica/epistemológica. Este trabalho utiliza-se em especial de duas categorias institucional/organizacional, institucional/pedagógica apresentadas pela autora para reviver vivências, experiências e aprendizados ocorridos ao longo dos processos interdisciplinares e transdisciplinares realizados no período de 2019 ao longo de sua jornada e sua participação na Residência Pedagógica. - TCCA residência Pedagógica\Mackenzie apresentada à luz das categorias de Marli André: um relato de experiênciaCabrera , Jennifer Andressa da Silva (2022-07-29)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como seu objetivo revisitar a trajetória do projeto interdisciplinar entre filosofia e pedagogia da Residência Pedagógica promovida pela CAPES, no curso de filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na qual, foi desempenhada à luz das categorias de Marli André. A autora preocupada com as questões do cotidiano escolar em especial do 1° ano, se propõe a analisar os estudos etnográficos realizados, e para tanto, nos apresenta como essências três dimensões sendo elas: institucional/organizacional, institucional/pedagógica e filosófica/histórica/epistemológica. Este trabalho utiliza-se em especial de duas categorias institucional/organizacional, institucional/pedagógica apresentadas pela autora para reviver vivências, experiências e aprendizados ocorridos ao longo dos processos interdisciplinares e transdisciplinares realizados no período de 2019 ao longo de sua jornada e sua participação na Residência Pedagógica. - TCCTecnoética alimentar e ensino: uma abordagem curricularUbarana , Fernando da Nóbrega (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Diante da crescente e permanente urgência econômica em se formar mão de obra tecnicamente qualificada para o mercado de trabalho, questiona-se e discute-se cada vez mais os temas relacionados ao currículo e à pertinência das ciências humanas diante da exigência de uma formação mais especializada. Ao mesmo tempo em que se observa uma tendência de diminuição da presença do ensino de Filosofia, notadamente na formação técnica e profissional, evidencia-se uma velocidade crescente no desenvolvimento e implementação de inovações tecnológicas e o surgimento de novos desafios éticos relacionados a aspectos de saúde pública e socioambientais associados às mesmas. Esta pesquisa tem como objetivo averiguar a extensão do reconhecimento da importância da Ética e da Bioética, frente a estes desafios, na forma de uma Tecnoética Alimentar e sua consequente inserção no currículo escolar das escolas técnicas da área de alimentos, objeto específico deste estudo, de maneira consistente e proporcional às diferentes e complexas implicações tecnoéticas inerentes aos sistemas alimentares. Sob o fio condutor de diferentes teorias Bioéticas, destacando-se o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas, de referências direcionadas ao ensino de Bioética e de um levantamento abrangente sobre os principais dilemas éticos inerentes à produção e ao consumo de alimentos, este estudo pretende confrontar estas informações com um exemplo de matriz curricular de escola técnica na área de alimentos, procurando avaliar a inserção destas questões éticas no currículo, abrindo espaço para estudos futuros mais aprofundados sobre o tema. Os resultados demonstram que há oportunidades de uma integração mais explícita e abrangente do ensino da tecnoética no processo formativo dos futuros técnicos de alimentos, que serão continuamente confrontados em sua vida profissional com novos e crescentes desafios tecnoéticos que exigirão uma atuação cada vez mais consciente e responsável em prol da preservação da vida e do bem-estar das gerações atuais e futuras em nosso planeta. - TCCA Serpente e o Sol: análise comparativa entre o Absurdismo de Camus e a resposta de Nietzsche ao NiilismoSapsezian, Daniel Giannaccini (2022-12-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho propõe analisar a filosofia absurdista de Albert Camus e comparar uma das respostas ao fenômeno do absurdo, descrita por Camus, com a resposta de Friedrich Nietzsche ao niilismo. Primeiro, realiza-se uma explicação do contexto filosófico de Camus & Nietzsche, que possui como tema central o abandono das validações dos motivos de vida e justificação dos valores por intermédio de um conjunto de valores superiores, principalmente Deus. Em seguida, será demonstrado, tanto pelo uso de ambos autores quanto de Jean-Paul Sartre, como a morte de um Deus fundamentador resulta em uma angústia da justificação, uma vez que impõe ao ser uma liberdade da autojustificação, que gera uma sensação de responsabilidade, que por si é responsável por uma crise existencial. Diante de tal crise, efetua-se a análise das obras de Camus acerca do absurdismo, uma filosofia que discute a fundamentação existencial diante da impossibilidade do conhecimento real acerca do mundo, por meio da análise de suas teorias e dos seus romances com teor absurdo. Finalmente, as ideias de Nietzsche sobre o problema do niilismo, por meio das suas obras teóricas e uma obra de ficção, irão ser comparadas com o confronto com o absurdo e suas respostas a tal dilema, o super-homem e o eterno retorno, serão apontadas como uma fuga da condição absurda, relacionando o niilismo, analisado por Nietzsche, como uma face do absurdo.