Quimica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Autor "Assis, Eros Amurim de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAprendizagem significativa da tabela periódica por meio de um jogo interativo: super tabelaAssis, Eros Amurim de; Couto, Fabíola Lelis do; Ferreira, Priscila Sabbag (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este Artigo busca relacionar e aplicar conceitos pedagógicos da aprendizagem significativa e da gamificação dentro de um contexto de ensino de químico a partir da aplicação de um jogo lúdico e didático da tabela periódica. Tendo em vista a aparente dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao entendimento real de conceitos químicos considerados abstratos, especialmente àqueles relacionados à tabela periódica, teve-se como norte desse trabalho a identificação de algum método alternativo, sustentado por teorias de ensino, para que a aprendizagem do aluno ocorra de uma forma mais aprazível e mais significativa para o mesmo. Para tal, um jogo de tabuleiro com a temática de “tabela periódica” foi desenvolvido e aplicado em quatro salas de diferentes níveis e contextos, como uma espécie de “reforço” para as aulas expositivas, com dois questionários de suporte também feitos para avaliar de forma tangível o quanto essa atividade auxiliou na retenção dos conceitos trabalhados por parte dos alunos.