Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Autor "Barbosa, Larissa Ferreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCProdução de conteúdo digital na escola: holocausto e mídias sociais nas aulas de língua portuguesaBarbosa, Larissa Ferreira (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Base Nacional Comum Curricular evidencia que trabalhos que fazem uso de estratégias de ensino variadas têm maior chance de atingir com êxito os seus objetivos. É pensando em uma diversidade de estratégias, cuidadosamente planejadas e justificadas, que surgiu este Trabalho de Conclusão de Curso que apresenta uma sequência didática, voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, sobre o objeto de conhecimento Holocausto. A necessidade de criar diferentes interações entre os discentes e os objetos de conhecimento levou em consideração, também, um possível diálogo com outros componentes curriculares, como História. Além disso, ressalta-se que a proposta pedagógica aqui descrita, elaborada para ser utilizada nas aulas de leitura, compreensão, interpretação e produção textual em Língua Portuguesa do 9º. ano, calcou seus esforços em aproximar cultura digital e aprendizado, fazendo uso de diversas mídias, como jogos digitais, filmes, livros e podcasts. Objetivando desenvolver o pensamento crítico, dinâmico, significativo e contextualizado do alunado, almejou-se aproximar a dinâmica desenvolvida durante as aulas propostas à consciência dos problemas reais do mundo do passado e de hoje, gerando debates reflexivos entre os alunos e professores. Foram usados como referenciais teóricos os pensamentos de Brasil (2017), Bittencourt e Karvat (2013), Freire (2011), Martins (2014), Miniuci (2017), Pereira e Gitz (2014) e Reiss (2018).