Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Autor "Cavalheiro, Vinícius"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCPanorama das estratégias pedagógicas para o ensino de biotecnologia nas escolas: uma análise das publicações da revista “Genética na Escola”Cavalheiro, Vinícius (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este estudo analisou os artigos relacionados ao ensino de biotecnologia publicados na Genética na Escola (2006-2024). buscando identificar e categorizar suas metodologias de ensino. A pesquisa envolveu três etapas: seleção de artigos, identificação de estratégias pedagógicas e análise de recursos didáticos que contextualizam avanços biotecnológicos no ambiente escolar. Dos 423 artigos analisados, 98 abordavam biotecnologia, sendo 62 textos teóricos e 36 com estratégias pedagógicas. Entre estes, 58% utilizavam metodologias ativas. Quanto aos recursos didáticos, 62 artigos não os apresentaram, enquanto 36 incluíram materiais manipulados; visuais e físicos; entre outros. Os resultados indicam que, apesar de crescente, o uso de metodologias ativas ainda é minoritário em relação ao ensino tradicional. O estudo reforça a necessidade de políticas de formação docente e infraestrutura para ampliar abordagens inovadoras, destacando a biotecnologia como uma ferramenta essencial para reflexão crítica, contextualização do ensino e formação cidadã no cenário atual de avanços científicos e tecnológicos.