Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Autor "Franco, Stephanie Onofre"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaFisioterapia lúdica no desenvolvimento motor de crianças com TEA: revisão de literaturaFranco, Stephanie Onofre (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Nos primeiros relatos sobre o autismo, foram descritas muitas anormalidades de movimentos, como por exemplo, no controle postural, na marcha, nos movimentos de membros superiores, inferiores e na coordenação motora fina. Com isso, a fisioterapia pediátrica é de extrema importância. Em estudos que abordam essa temática há relatados de que os planos fisioterapêuticos favorecem o desenvolvimento motor das crianças, podendo ser associada ao lúdico para contribuir ainda mais com os atendimentos O trabalho objetivou realizar um levantamento na literatura para compreender melhor sobre a importância da fisioterapia lúdica e quais são os seus efeitos no desenvolvimento motor de crianças com TEA. O estudo trata-se de uma de revisão de literatura integrativa, buscando nas bases de dados de estudos, que realizaram a fisioterapia lúdica em crianças com TEA. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre 2018 e 2024, em inglês e em português. Foram encontrados 54 artigos, dentre eles, foram selecionados 7 estudos que atingiram os requisitos esperados para esse trabalho. Ao analisar os resultados encontrados, é possível afirmar que houve uma melhora significativa nas habilidades motoras, ou seja, no controle motor das crianças com TEA, evidenciando a importância da fisioterapia e principalmente da fisioterapia lúdica para essas crianças, sendo assim o fator principal evidenciado foi a contribuição de circuitos lúdicos em programas fisioterapêuticos que auxiliaram também na interação social desse público alvo.