Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
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Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis por Autor "Andrade, Davi Lazer Grave Teixeira de"
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- DissertaçãoPercepção e análise dos professores sobre estratégias e recursos de IA na educação superiorAndrade, Davi Lazer Grave Teixeira de (2024-11-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa investigou a percepção dos professores sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) como suporte pedagógico no ensino superior. Isto visou a realização de uma análise em relação ao uso de IA (Inteligência Artificial) como verificação da ferramenta de aprendizado para seus discentes com foco no Ensino Superior. Isto teve como objetivo a verificação e a percepção dos docentes neste nível de ensino, sobre se e como a IA pode ser uma ferramenta eficaz de apoio ao aprendizado dos alunos nas mais variadas áreas do conhecimento. Buscou-se compreender como as possibilidades de uso e de personalização das aprendizagens do adulto podem ser apropriadas por docentes e incorporadas pelos estudantes em seu processo formativo. Foram utilizados referenciais teóricos para a discussão das temáticas a saber: a Cibercultura; as Tecnologias na Educação; a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel; e Inteligência Artificial (IA) na Educação Superior. Durante a pesquisa, foi aplicado um survey para identificar as percepções dos professores do ensino superior sobre o potencial da IA no processo de ensino e aprendizagem, sendo sistematizada em formato eletrônico de acordo com o campo de atuação do docente (educação, arte, história da cultura ou história cultural, pedagogia, história, filosofia e pesquisador de IA). Portanto, visou garantir a validade dos resultados, o questionário foi cuidadosamente elaborado para que os docentes respondessem de forma clara e objetiva. Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados, identificando padrões nas respostas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, incluiu professores doutores da Universidade Presbiteriana Mackenzie em diversas áreas e envolveu a interação com a IA, permitindo uma análise mais aprofundada das perspectivas dos professores. Este instrumento permitiu a análise a partir de categorias criadas à luz dos resultados. Desta forma, foram identificados limites e possibilidades do uso de IA (Inteligência Artificial). Os resultados da pesquisa destacam que os docentes devem orientar os alunos sobre o uso ético do ChatGPT, evitando o encontro de similaridades sem citações, promovendo o pensamento crítico. O ChatGPT deve ser usado como ferramenta para compreensão de conceitos complexos, e não para respostas diretas. As tarefas e avaliações devem estimular a aplicação criativa do conhecimento, enquanto os professores oferecem feedback construtivo e personalizado. A instituição deve integrar o ChatGPT de forma controlada e incentivar discussões sobre seus benefícios e limitações, com os educadores, criando materiais que promovam a investigação e o aprendizado profundo em todo o processo educacional.