Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis por Autor "Americano, Renata Queiroz de Moraes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAo redor da mesa dos bisbilhos com docentes das escolas das águas no Pantanal Sul-Mato-GrossenseAmericano, Renata Queiroz de Moraes (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As Escolas das Águas do município de Corumbá e seus processos de formação continuada formam o corpo desta tese de doutorado, que provoca, com Mesas de Bisbilhos, modos outros de promover encontros formativos. Entendidas como objetos propositores, essas mesas foram criadas para provocar reflexões por meio de experimentações e experiências sobre como ensinamos e como aprendemos. Suas materialidades sofreram mudanças ao longo dos processos vividos, visualizando a perspectiva das metodologias artográfica e cartográfica que as compunham, gerando desafios e conexões com afetos, memórias e alimentos estéticos polissensoriais, tanto para os professores e gestores envolvidos como para a própria pesquisadora. Elas proporcionaram um espaço de ações poéticas para a criação, a experiência e a investigação, onde o diálogo e a partilha condensaram conceitos e modos de ser professor e professora no Pantanal. Os resultados evidenciaram a importância dos contextos de aprendizagem na formação dos docentes para conseguir uma escuta sensível e mais profunda sobre sua prática pessoal. Posicionaram a dimensão pessoal dos professores e professoras como fundamental para a formação da identidade profissional de cada um. Entende-se que a pesquisa baseada em arte possa ser um caminho de mão dupla para a investigação sobre formação dos professores, tanto no sentido de contribuir para o desenvolvimento profissional docente como para apoiar a reflexão da pesquisadora, que se faz na ação, junto com os participantes. - DissertaçãoMovimentos de desconstrução: a formação de professores e professoras / coordenadores e coordenadoras da educação básicaAmericano, Renata Queiroz de Moraes (2019-08-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Can deconstruction show any evidence of the beliefs and transformations that teachers/coordinators have built throughout their story? How are they present in their educational actions? The following research goes through different paths in order to understand if teachers and coordinators have lived deconstruction moments that might have affected their beliefs about education and if they have caused any impact on their practises. For the research's development, the choice of using A/r/tography as methodology was essential to interlace with art, to understand its contribution in the process of teachers' formation with the purpose of provoking transformative experiences. Testimonials collected by e-mail were used as well as face-to-face interviews and the studies of theorists as Antônio Nóvoa, Ana Angélica Albano, Madalena Freire, Fernando Hernández, Denise Vaillant, Vea Vecchi, Peter Moss, Isabel Alarcão, Jerome Bruner e Mirian Celeste Martins. Deconstruction movements were revealed in: the relation of learning and teaching in lived experiences; Continuing Education and life on learning communities; change of management or function; creation processes in teaching. It was also confirmed the potency of art understood as a way of thinking the world, not just as a specific language, but offered as a space/studio for the expressive work that provokes deconstructions and resignifications of the pedagogical actions.