Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Autor "Gronymo, Camila de Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEstratégias pedagógicas para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro do autismo: o olhar do professorGronymo, Camila de Jesus; Prado , Regina Guazzelli do (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social, verbal, não verbal e o comportamento e impacta a vida social e acadêmica do indivíduo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as estratégias de alfabetização utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental I com esse alunado no ambiente escolar. O procedimento metodológico adotado foi pesquisa de campo exploratória, com aplicação de questionário semiestruturado em professores de escolas públicas e privadas do município de São Paulo. No total, 30 professores responderam ao questionário e, de acordo com a amostra investigada, há possibilidade de alfabetizar alunos com autismo de acordo com as suas potencialidades, adaptando o ambiente para que essa aprendizagem ocorra e um método facilitador é a tecnologia. Conclui-se que todas as estratégias são fundamentais para que o aluno com autismo possa se desenvolver cognitivamente e socialmente dentro do espaço escolar, sendo priorizado e respeitado pelos demais dentro da sala de aula. Finaliza-se esse estudo destacando a necessidade de pesquisas de campo com alunos com autismo em processos de alfabetização.