Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Autor "Graça , Mariana Collet da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCPráticas pedagógicas lúdicas para um aprender significativo no ensino da MatemáticaGraça , Mariana Collet da (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho buscou analisar a influência do documento curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no desenvolvimento de práticas pedagógicas de caráter lúdico na aprendizagem da numeração entre crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Para isso, além de reconhecer a bibliografia relevante para o delineamento teórico do problema, buscou-se na BNCC as ideias sobre o ensino de numeração, a fim de cotejá-las com a bibliografia levantada. De acordo com Huizinga (2008) a história do jogo misturas e com a história da própria humanidade, por se caracterizar como uma atividade basilar do comportamento humano. Por outro lado, pode-se encontrar no documento curricular nacional (BNCC) orientações que apontam a adoção de estratégias pedagógicas de natureza lúdica, para que os docentes facilitem aprendizagens de alunos dos anos iniciais na unidade temática Numeração. Conclui-se que a partir de uma metodologia lúdica, a criança pode vir a desenvolver estratégias para que consiga desenvolver seu raciocínio, aprendendo de forma significativa, tornando-se então importante uma adoção desta metodologia em sala de aula.