Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis
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Navegando Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Prado, Carolina Vigna"
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- TCCDireção de arte em revistas de moda: uma análise comparativa entre ELLE, Harper’s Bazaar e VogueMelo, Izabella Toledo de (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Desde seu surgimento, revistas de moda apoiaram-se em materiais imagéticos para chamar a atenção do público, comunicar sua identidade e complementar o conteúdo textual. As capas desempenham um papel crucial como pontes entre a leitora e o conteúdo editorial e, por isso, exigem um trabalho cuidadoso de direção de arte. O objetivo geral deste trabalho consiste em verificar as principais tendências e estilos empregados pelas principais revistas de moda no Brasil. Faz-se necessário também examinar os elementos que compõem as capas de revistas, compreender conceitos de semiologia e comparar a linguagem visual de três grandes revistas de moda no Brasil: ELLE, Harper’s Bazaar e Vogue, compreendendo seus processos de construção de identidade, verificando seus públicos-alvo e explorando conceitos sobre moda, consumo e identidade. A fim de atingir os objetivos pré-definidos, foi necessário formar uma base de estudo com pesquisas bibliográficas relacionadas a direção de arte, estudo de fotografia, moda e imprensa feminina. Além disso, foi necessária a análise de uma série de edições dos títulos em questão, além de entrevistas com profissionais da área, que ofereceram a perspectiva de pessoas que participam ativamente do processo criativo de uma revista e são responsáveis por tomadas de decisão que impactam o cenário editorial de moda como um todo. - TCCJulgando o livro pela capa: uma análise imagética e do enobrecimento gráfico da editora DarkSide e sua influência nos hábitos de consumo no mercado editorialFraga, Luiza Maria da Silva (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este projeto acadêmico teve como objetivo investigar, por meio de uma análise semiótica dos elementos visuais e estudo sobre os recursos de enobrecimento gráfico presentes nas capas de livros da editora DarkSide, a influência desses componentes nos hábitos de consumo no mercado editorial. Foram explorados os principais elementos imagéticos utilizados nas capas, como cores, imagens e tipografias, bem como as características gráficas, de acabamentos e refiles, e como eles podem impactar o comportamento do consumidor. Concretizou-se em uma tentativa de racionalizar a contribuição dos signos e interpretações na atratividade que pode ser ferramenta para obter relevância no segmento e conversões. A partir de uma visão geral do cenário atual do mercado, o estudo também analisou as preferências dos consumidores em relação às capas de livros de acordo com o gênero e como as editoras podem utilizar essas informações para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.