Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis
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Navegando Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Dugnani, Patrício"
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- TCCComunicação publicidade e pós modernidade: uma análise da transformação da promoção de lançamento dos filmes de TarantinoLima, Gisele Santos de (2022-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A promoção cinematográfica engloba o uso de estratégias do marketing promocional tradicional e digital, aplicadas ao contexto das produções audiovisuais. Este estudo se propõe a analisar, especificamente, a trajetória e evolução da promoção de lançamento de seis obras de Quentin Tarantino: Cães de Aluguel (1992), Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994), Kill Bill Vol. 1 e Vol. 2 (2003 e 2004), Bastardos Inglórios (2009) e Era uma vez em Hollywood (2019). Para fundamentar os estudos, além de contextualizar oque é promoção no marketing e quais são as principais estratégias promocionais cinematográficas tradicionais e digitais, observa-se também o histórico estético do diretor, discutindo seu repertório e referências, a fim de compreender a relação intertextual presente, não apenas em seus filmes, mas também em suas campanhas promocionais de lançamento. Para cumprir a proposta deste estudo de caso analítico e demais tópicos necessários para seu desenvolvimento, foi produzida uma pesquisa quantitativa sobre adesão dos novos meios de consumo de cinema e sobre a percepção do público perante formas disruptivas de promoção. Ademais, foram referenciados, principalmente, estudos sobre a intertextualidade de Roland Barthes, paródia de Linda Hutcheon, o conceito de Retrotopia (a utopia do passado) de Zygmunt Bauman, o cinema de Quentin Tarantino por Mauro Baptista, fundamentos do marketing tradicional e digital de Philip Kotler e estudos diversos voltados ao marketing cinematográfico.