Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis
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Navegando Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Cardoso, João Batista de Freitas"
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- TCCA publicidade sob a ótica da comunicação intercultural: uma comparação entre o filme publicitário japonês e o brasileiro da NissinMendes, Elaine da Silva (2022-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
As diferentes culturas buscam dialogar entre si e esse fenômeno é chamado de Interculturalidade. Tal conceito está relacionado à termos como: identidades culturais, diversidade cultural, relações internacionais, trocas culturais, globalização entre outros aspectos que aproximam intimamente os conceitos de “comunicação” e “interculturalidade”. Por causa da globalização, as marcas multinacionais modernas têm vários focos culturais e essa interculturalidade é expressa por meio da comunicação nacional da marca em uma região. Uma marca multinacional busca histórico nos detalhes culturais da região que se quer atingir, usando-os como norteamento para criações publicitárias com objetivo de ter impacto no público-alvo. O objetivo geral da pesquisa, portanto, foi caracterizar as diferentes estratégias de criação usadas nos comerciais das campanhas publicitárias da NISSIN no Japão e no Brasil com base nas teorias da Interculturalidade. Para isso, a pesquisa foi classificada como Descritiva Qualitativa, sendo o principal procedimento metodológico a análise documental, analisando os comerciais: “Batalha Nissin Lámen x Cup Noodles: não vá partir o coração do Cupman”, produzido e veiculado no Brasil e “Nissin Donbei x Quando reencarnei, foi como um slime abrindo”, produzidoe veiculado no Japão. Ambos foram lançados em novembro de 2020. Como método de análise, utilizou-se a semiótica peirciana nos filmes comerciais apresentados nesta pesquisa que serviram para analisar a mensagem comunicacional no ambiente Intercultural da marca Nissin por meio do produto Cup Noodles. Como a Interculturalidade é expressa por meio da comunicação nacional de uma marca estrangeira, no filme comercial brasileiro há a paródia de uma música sertaneja que serve de contexto para o enredo e no japonêshá a metáfora do anime. A relevância dessa pesquisa pode ser expressa por mostrar a diversidade no âmbito intercultural e o posicionamento de multinacionais na adequação de produções midiáticas no contexto cultural.