Letras - Teses - CCL Higienópolis
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Navegando Letras - Teses - CCL Higienópolis por Orientador "Bridi, Marlise Vaz"
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- TeseA análise discursiva no documentário Ônibus 174Periago, Francisco Redondo (2016-02-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente tese tem como o seu objetivo investigar e analisar o processo discursivo estruturado na composição narrativa do documentário “Ônibus 174” produzido pelo cineasta José Padilha. Apesar da ideia de autenticidade estar enraizada em sua identidade, o documentário é um produto autoral ligado à forma de pensar do seu diretor. Nesse sentido, o gênero documentário não poderia mostrar uma realidade e, sim, a sua representação. Essa representação da realidade é composta por valores e conceitos ligados ao ponto de vista do diretor que orienta o espectador para determinadas perspectivas. No caso do documentário pesquisado, a orientação está voltada para a violência, a pobreza e a exclusão social que possivelmente levaram Sandro Rosa do Nascimento ao mundo da criminalidade. Dessa forma, trata-se de uma configuração de argumentos convincentes que predispõe o espectador a ter uma noção do que o levou ao episódio do sequestro. Assim, para a construção dessa narrativa, o diretor se utilizou de entrelinhas, elaboradas por meio de enunciados e enunciações, para compor uma construção discursiva composta por discursos audiovisual que age como elementos para a reflexão do espectador. Para a compreensão do discurso no documentário foi utilizada a base teórica da Análise de Discurso como ferramenta de pesquisa para investigar a construção narrativa e estabelecer um cenário sobre o conteúdo discursivo instituído no documentário Ônibus 174. - TeseCaetano Veloso: um camaleão na cena cultural brasileira contemporâneaProtta, Felipe Pupo Pereira (2016-02-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This thesis is presented as an investigation of the aspects that lead to Caetano Veloso classification as a cultural activist, from the analysis of his career in the most different sectors of art. In a reverence to what is beautiful and strong in the past without any disregard for the future, but on the contrary, seeking from it to create something new as interesting as this Bahian artist follows a trail of consistency between criticism and praise, old and new, domestic and abroad, the shock and appreciation, doing well to meet the guiding principles of art as a whole. Caetano Veloso is a multifaceted artist who compose the Brazilian artistic firmament. Despite being linked to the context of popular song, his performance beyond the limits of this area, reaching many others. Whether through his songs, his interpretations, his comments, his performance and persona as various as his own performance, more than anything, Caetano Veloso can be considered a "cultural activist", as he moves properly between the most diverse times, spaces and styles in terms of song, behavior and world view. Brazilian culture has been enriched by foreign aspects that have been added to this by an artist who insists dare, even with a career that border the five long decades, without therefore need to prove anything, and yet, insisting to reinvent himself. - TeseA canção de protesto e o rock protesto: diálogos da democracia brasileiraSorroce, Danilo Sérgio (2015-02-19)
Letras
During this study we focused our research on dialogues between the Protest Song of 1960s and 1970s, especially those occurred in certain works created by Gilberto Gil, Caetano Veloso and Chico Buarque de Holanda and a few songs produced by politicized and protest rock launched by bands from Brasilia such as Capital Inicial, Plebe Rude and Legião Urbana in the 1980s, contextualizing this cultural production within an important period in the recent history of Brazil. Through the theory developed by Bakhtin, we were confronted with dialogues between speakers and speeches, which allowed us to produce analysis of the characteristics and content of the dialogues between the "Old" Protest and the "New" Protest. The investigation allowed us to point out some similarities between the songs analyzed, and also enabled us to interpret them as articulating elements of the period in which they arose, which is evident in the performance of songs from both periods as a political tool of contestation. - TeseDaniel Munduruku: o índio-autor na Aldeia GlobalNavarro, Marco Aurélio (2014-02-13)
Letras
A Literatura Indígena brasileira pode ser entendida como um esforço de autoafirmação diante de séculos de colonização que deixaram no imaginário da sociedade ocidental estereótipos que desqualificaram a cultura nativa. Como instrumento de resistência, a Literatura Indígena tem conseguido dar visibilidade às minorias étnicas no âmbito nacional, graças ao trabalho incansável de autores indígenas que lutam para que suas lendas e mitos não sejam apenas folclore ou algo pertencente a um passado distante da História brasileira. Dentre eles, destaca-se Daniel Munduruku como uma liderança representativa nesse movimento político e literário que se desenvolveu a partir do final do século XX. Seu esforço é o de mostrar aos leitores a riqueza e a sabedoria da cultura indígena no Brasil, para que possam compreender melhor a sua importância para a formação do país. Daniel Munduruku culturalmente híbrido - transita entre a aldeia e a cidade, entre o sagrado e o profano, reconhece-se no local, mas sem negar a urgência de conviver com a Aldeia Global, marcadamente tecnológica e capitalista. Dessa forma, o presente trabalho pretende apresentá-lo como um autor de identidade pós-moderna, cuja obra mescla variados gêneros discursivos, o que a torna literariamente híbrida. Para tal, reunimos narrativas que tratam de temas recorrentes em sua obra, como a memória ancestral (os mitos e as lendas), a memória pessoal, a religiosidade indígena e algumas obras que mostram a sua postura crítica diante dos tempos pós-modernos. - TeseEça de Queirós e Euclides da Cunha: interdiscursividade jornalístico-literáriaCosta, Andreia Rosmaninho (2008-12-18)
Letras
This investigation presents as its aim proving that there was an aesthetic improvement process in the journalistic productions from which O Egipto, by Eça de Queirós, and Os Sertões, by Euclides da Cunha, have derived. Taking such works as high level journalistic-literary productions in expression, we mean to study the paths taken by the authors searching for an artistic improvement of primary texts, viewing the production of works accepted by the literary canon. Keeping this in mind, taking as a basis the interdiscursive theory and the systematization of certain peculiarities of Literary Journalism, by Norman Sims. Thus, the study examines the literary content in these works, meaning to evaluate the aesthetic and thematic levels in them, with the intention to confirm the thesis that in such examples of journalistic practice happens an important association between thought and expression, as well as it is possible to verify the constitution of broad development both in artistic potentiality and ideological virtualities in the text. Recognizing that the subjects which originated the works passed through transformation and transposition processes in what concerns not only the formal but also the content aspects this study applies to the examination of the referred evolutions which culminate in the production of works recognized as reference productions of historical, scientific, artistic and literary characters. The applied methodology is based on a comparative analysis of the initial versions from O Egipto and Os Sertões, published by daily media press, and a selection of their equivalent passages in their literary versions. We mean to demonstrate that, besides the idea that both versions have a review posture in conceptual terms, there is always an important preoccupation viewing the retaking of a journey towards the literary elevation of the text, once it is possible to recognize, in the last editions, the existence of an aesthetic development of the queirosian and euclidean thoughts. The theme of the present research is, so, the ethic and aesthetic realignment which gave origin to artistic productions in which form and content are priorized in a balanced way. - TeseO ensaio no romance de Saramago: a experiência humana sob o crivo da palavraChristal, Wendel Cássio (2017-08-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
In contemporary literature, the frontiers between literary genres, as well as the frontiers between literature and other genres of other areas, are becoming more and more tenuous, appearing as a kind of hybridity impelled by the dynamics of discourses, constantly changing. Appearing in the most diverse fields of knowledge, the essay has always been present in the field of sciences, especially in Philosophy, mainly from Montaigne, as well as in literature, with Francis Bacon, in which it usually receives the title of "literary essay". However, research on the role of literary criticism in Portuguese and the implications of the essay as a genre for theory of literature and literary production, able to comprehend the intrinsic aspects of the essay, is lacking, as well as an understanding on the essay as a genre or discoursive domain able to unite different subgenres from the frontiers between literature and philosophy, or even science itself. This thesis, by means of a hermeneutic methodology, aims to investigate the essay as an inherent element of the work of the Portuguese writer José Saramago, with emphasis on the following works: Claraboia (2011) and The intermittences of death (2014). This choice contrasts two distinct phases of the literary production of the writer: the beginning and the end of his career, in order to verify to what extent essayistic procedures are plotted in the literary prose of the author in these two distinct phases, before and after The Statue and the stone (2013). In such works, as well as in all the running of his literary production, aspects and procedures stand out in relation to the aesthetic elements of the essay. In order to discuss and analyze such questions in the work of Saramago, we will prioritize, as theoretical reference, fundamental authors of the field of philosophy that deal with the essay: Montaigne, George Lukács, Max Bense, Theodor Adorno, João Barrento, as well as other contemporary authors in the field of literature and philosophy. Thus, in combining essay and novel, in an experimental, singular and always ironic way, Saramago obtains a powerful support to reinvent reality, in the sense of representing, under the sieve of the word, the human condition, giving the novel an artistic dimension of essentially critical aspect, an essayistic aspect. - TeseA expressividade do discurso flamenco: um diálogo entre as Carmens de Mérimée, Saura e GodardGasparini, Tania Cristina Ferreira (2009-08-07)
Letras
Esta pesquisa desenvolve um diálogo entre a obra Carmen, de Prosper Mérimée e as adaptações de Carlos Saura e Jean-Luc Godard. Tem o intuito de analisar a personagem principal por meio da dança flamenca e das cores vermelha e preta. Apresenta ainda a evolução diacrônica do Flamenco e comenta a importância da gestualidade típica desta dança. O trabalho resultou na produção de um espetáculo em três atos, intitulado Um diálogo entre Carmens, cuja representação mostra, na prática, o tema estudado. Escolhemos Mikhail Bakhtin para estudar o dialogismo, Antonio Candido para estudar a personagem, Eugenio Barba para a gestualidade e Agnes Heller para o estudo das cores, entre outros. - TeseIdentidade brasileira e condição do negro em "Viva o Povo Brasileiro" de João Ubaldo RibeiroGrecchi, Rosana Bignami (2010-03-01)
Letras
The present work is based on the conception that the Brazilian identity has been constructed in accordance with the "Myth of the Three Races" White, Indian and Black, and in which pillar the condition of each component element is structured. It is affirmed that racial prejudice doesn't exist in Brazil and that Brazilian is a homogeneous and crossbred fusing of people, originated from the mixture of the three mentioned races. It is also believed that Brazil, in having racial prejudice, its manifestations are less severe than in other regions of the World. The study seeks to deepen the racial question in the hybrid composition of the Brazilian cultural identity. It describes terms like race and ethnicity, identity and hybridism, literary discourse and degradation (lowering). It reports on the condition of the Black in the composition of the Brazilian identity, verifying the circumstances in which the national identity has been formed. It analyzes the racial, social and cultural theories and the discourse on the inferiority of the Black race. It analyzes Viva o Povo Brasileiro by João Ubaldo Ribeiro. It questions the use of the term race and seeks to identify in the literary discourse the evidential elements regarding racism in the language, bringing them to the light of the contemporary context, in the guise of conclusion. - TeseJornalismo literário e cinema: uma análise de O que é isso, companheiro?Santos, Rafael Fonseca (2016-12-14)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
In the 1970s, a period when Brazil was under a military dictatorship that would last until 1985, many of the freedoms of expression and of information flow were threatened. The AI-5, Institutional Act No. 5, 1968, puts into question the good journalistic practice, which in turn, is forced to reinvent itself to get fulfill its duties. Thus it were not few journalists who ventured in the literature for new voices and new ways of resistance, including politics. This thesis investigates the relations, implications and possible meaning effects resulting from the rapprochement between journalism and literature by examining Fernando Gabeira's work O que é isso, companheiro?, and his subsequent transposition to the cinema, in 1997, directed by Bruno Barreto. The scope of analysis also pervades the elements of literary journalism, especially those of the New Journalism: description, narrative scene to scene, use of dialogues and points of view of the third person. In view of these elements, this thesis also investigates how the written text was moved for the audiovisual product. - TeseMemória e identidade na poética de Manoel de BarrosYamamoto, Cícera Rosa Segredo (2016-03-31)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Manoel de Barros é poeta e, como se autodefine, “poeta da palavra”, cujos poemas guardam íntima relação com o Pantanal (sul-)mato-grossense, pondo à mostra a estreita relação entre a obra e o contexto. Procuramos responder, ao longo da tese, a três questões: se a “inspiração poética” de Manoel de Barros transcende sua experiência pessoal nos seus livros, ou se o lugar e o tempo de onde se pronuncia são tão presentes nas obras que acabam por inscrever nelas traços de autobiografia; se os traços que constituem o fazer poético do escritor podem (ou não) identificar em suas obras um poeta “do local”, ou uma poética universalizante; como o escritor mato-grossense, cronologicamente inscrito na “geração de 45”, articula tradição e inovação em sua construção poética. Ratificando ou desconstruindo “verdades” publicadas sobre a poética do autor e buscando novos construtos e efeitos estéticos nessa produção literária, temos como objetivos específicos: identificar regularidades e dispersões na forma e conteúdo dos poemas; discutir a relação entre local e universal, entre tradição e modernidade, entre memória e invenção e entre os eus/outros que convivem nas obras; buscar traços identificadores da poética do escritor. Para tanto, elegemos como corpus da pesquisa duas obras de Manoel de Barros: Poemas concebidos sem pecado (1937), primeiro livro do escritor, e Memórias inventadas: terceira infância (2008), procurando fazer uma ponte entre o primeiro e um dos últimos livros do poeta. O cumprimento dos objetivos propostos requer, no entanto, além de “enfrentar” a obra, munir-se de uma fundamentação teórica. Assim, valemonos de Candido (2000) para tratar da questão da dialética do local e do universal na descolonização literária, bem como da relação autor-obra-público. Para esclarecer conceitos ou princípios “técnicos” essenciais à análise, como tradição, influência e intertextualidade, recorremos a Nitrini (2000), a quem agregamos Bakhtin (2011), sobretudo para tratarmos de estilo, estética e exotopia, e Paz (1972; 1991). Para a compreensão do conceito de identidade, o apoio veio de Hall (2011) e de outros autores convocados para as reflexões sobre identidade e memória, como Gusdorf (1951, 1990, 1991), Bergson (2006), Halbwachs (2003), Ricoeur (2007) e Candau (2014). A esses autores de referência, alguns outros emergem oportunamente, porque indispensáveis à leitura da poesia de Manoel de Barros. Verificamos que Barros excluía de sua poesia qualquer propósito de descrever paisagens ou historiar costumes, pondo à mostra o diálogo, a aproximação e o distanciamento entre os eus, os tempos e os espaços. Barros atribuía seu lirismo a “um ermo dentro do olho” e, para expressálo, adotou um formato aparentemente autobiográfico, apenas como recurso de invenção, pois cantou “o que não fora”, mas do que tinha saudade “por não ter sido”, revelando-nos a exotopia de que fala Bakhtin (2011). De nossa leitura, ficou a memória não como representação, mas como "olho divinatório", em tom e versos inconfundíveis de Manoel de Barros. - TeseA personagem na dramaturgia de Plínio MarcosRodrigues, Sergio Manoel (2015-08-14)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho estuda a dramaturgia por meio da investigação e da análise, abordando inicialmente as encenações na antiga Grécia e as influências destas no teatro renascentista. Neste último, aparece o denominado drama moderno, que resultou das novas concepções dramatúrgicas surgidas a partir do século XVI, desenvolvendo-se no decorrer de outras épocas e servindo como referência às artes cênicas da modernidade. Com base nessas primeiras reflexões, centra-se a seguir no contexto nacional contemporâneo, ao tratar da obra teatral de Plínio Marcos, dramaturgo que inovou o teatro brasileiro ao expor nos palcos o cotidiano e a linguagem de sujeitos marginalizados socialmente, tornando-se, portanto, um dos escritores mais censurados de seu tempo. Desse modo, esta pesquisa passa ao estudo crítico de três peças do referido autor: Dois perdidos numa noite suja (1966), Navalha na carne (1967) e O abajur lilás (1969), com a proposta de lançar luz sobre aspectos específicos das ações e das relações estabelecidas entre os seres ficcionais em cada um dos mencionados textos teatrais. A autoconsciência na relação eu-outro dessas personagens é o enfoque basilar que se pretende realizar das mesmas, uma vez que tal procedimento é revelador do caráter e dos pontos de vista do ser ficcional no seu contato com os demais indivíduos. Além disso, notamse a marginalidade e a realidade inóspita dos seres plinianos como elementos cruciais nas peças teatrais em questão, em que se evidenciam temas universais, tais como violência, preconceito e prostituição, considerados pelos mais conservadores como tabus, mas que devem ser vistos como mazelas que afligem toda sociedade. Entretanto, na dramaturgia marginal de Plínio Marcos, o que resta apenas para suas personagens é a preservação da aparência física, moral ou social e dos interesses pessoais, como superação dos próprios problemas e do caos em que vivem, o que revela uma condição humana fadada ao egoísmo, à criminalidade ou à solidão.