Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Lopes, Ana Lucia de Souza"
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- TCCOs alunos nativos digitais e a gamificação como estratégia de ensinoAmaral, Liliana Chaves de Oliveira do (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa auxiliar o fazer docente buscando compreender o perfil dos alunos conhecidos como nativos digitais, que tem contato com tais tecnologias desde a primeira infância. Assim como a relevância dos jogos no cotidiano, conduzindo a reflexão sobre propostas mais adequadas para trabalhar com estes alunos. Esta pesquisa tem como referência o pensamento de teóricos como Cosenza e Guerra (2011), Prensky (2012), Cole e Engestrom (1993), Bannell, et al (2017), Serres (2013), Huizinga (2019) entre outros. Sugere-se então, dentre as metodologias ativas, a gamificação como excelente estratégia de ensino. Com o objetivo de verificar a viabilidade da proposta, foi feita uma pesquisa de campo descritiva, e exploratória análise de duas estratégias gamificadas. Uma utilizando ferramentas digitais e outra analógica. As estratégias foram aplicadas em duas turmas do 5° ano do ensino fundamental e contaram com a participação de cerca de 44 alunos e duas professoras, em uma escola da rede privada de ensino em Uberlândia, MG. Os dados da pesquisa, o desenvolvimento das estratégias, o levantamento e a discussão dos resultados, identificaram que conforme os referenciais teóricos as experiências realizadas efetivamente contemplaram ao que elas se propunham. Despertando interesse, promovendo o engajamento e protagonismo no desenvolvimento e aprendizado de competências e habilidades por parte dos alunos. Ambicionando auxiliar os profissionais de educação neste trabalho, partindo da própria dificuldade da pesquisadora, este trabalho também apresenta um glossário da cultura digital - TCCA cultura digital e a aprendizagem: limites e possibilidades para o ensino no século XXISilva, Débora Lucas Oliveira da (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram disseminadas de forma, que se fazem extremamente necessárias por grande parcela da sociedade. As crianças já nascem tendo acesso aos dispositivos eletrônicos, de forma que não é possível que a escola deixe a tecnologia fora do seu processo de ensino aprendizagem. O presente estudo buscou compreender através de uma revisão bibliográfica e documental as possibilidades e limites sobre o uso dessas tecnologias no Ensino Fundamental. Identificou-se que a tecnologia, já é um eixo de relevante na aprendizagem das crianças e adolescentes, e por isso deve ser utilizada também na escola, se considerados os seguintes pontos: 1 - Considerar o uso das tecnologias atreladas ao uso de metodologias de aprendizagem ativa, como a comunidade de aprendizagem, a sala de aula invertida, a investigação, o uso de problemas, os projetos, as histórias e os jogos; 2 - O papel fundamental de mentor e tutor do professor bem preparado que permita ao aluno um lugar de personagem principal no processo de aprendizagem; 3 - Conscientização e cuidado frente aos riscos que o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos, principalmente os que possuem telas azuis, causam à saúde física, psíquica e emocional dos alunos e consequentemente na aprendizagem; 4 – O papel essencial da escola, na capacitação de profissionais, na mudança de cultura escolar, no bom planejamento do uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, e na divisão do tempo de uso de tecnologias entre escola, família e demais atividades, visando principalmente a integridade dos alunos do Ensino Fundamental. - TCCDesafios e transformações do processo avaliativo na educação infantil em tempos de pandemia da covid-19 na cidade de São PauloOré, Maria Clara Laso (2021-05-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa compreender como os professores da Educação Infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, adaptaram-se para garantir um modelo de ensino remoto que incluiu um plano de avaliação no contexto da pandemia da COVID-19. A fundamentação teórica sobre a avaliação da aprendizagem no cenário escolar é embasada pelos autores Spinardi e Both (2018); os quais descrevem a avaliação como parte intrínseca do ensino e também da aprendizagem; e pelos autores Dos Santos e Guimarães (2017) que apresentam a avaliação como instrumento que colabora para a construção do conhecimento. Para discutir sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, apoiamo-nos em Santos e Varela (2007), Alves (2013), Perrenoud (1999), Rampazzo (2011), entre outros autores. Ao discutir sobre a avaliação na Educação Infantil (EI), área que consiste na educação das crianças com idades entre 0 a 5 anos, baseamo nos em documentos oficiais legais, como a RCNEI1, a LDB2 e as DCNEI3, que instruem que a avaliação deve ser realizada com um caráter formativo que busque o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Para discutir as relações entre o evento da pandemia pelo coronavírus-19, que, no ano de 2020, obrigou a creches, pré-escolas e escolas a suspenderem atividades presenciais ao redor do mundo e, como as instituições vêm reinventando seu modo de ensinar e avaliar, traçamos um panorama a partir dos documentos oficiais como o Diário Oficial da União, os Conselhos Nacional, Municipal e Estadual de Educação, e o Ministério da Educação. Além disso, apoiamo-nos em pesquisas recentes apresentadas por autores como Trindade et al (2020) e Dos Santos (2020), que pesquisaram e discutiram sobre as possibilidades e limitações do processo avaliativo diante da quarentena. Neste trabalho, optou-se por um estudo qualitativo e descritivo, o qual tem por objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores da educação infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, no ano de 2020 e 2021, durante a quarentena ocasionada pela pandemia de covid-19, e suas experiências educacionais relacionadas à avaliação da educação. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores que atuam na EI e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista realizada por meio de uma plataforma digital. Os resultados evidenciaram que, entre todas as dificuldades apresentadas pelos docentes, o trabalho com os pais foi o mais desafiador, pois esses não compreendiam a importância do processo, dificultando a avaliação do ensino e a aprendizagem. Ademais, apesar dos entraves que surgiram, esse cenário permitiu criar novas possibilidades de avaliação que ainda não haviam sido amplamente utilizadas para esta faixa etária, incluindo a tecnologia como aliada - TCCO ensino híbrido como metodologia na educação infantil (4 a 5 anos)Oliveira, Camila de Jesus; Martins, Priscila Monte Alegre (2021-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Com um olhar atento para as tendências contemporâneas que afetam a vida humana e reconhecendo o valor e a importância da formação durante a Educação Infantil, esta pesquisa bibliográfica almeja produzir conhecimentos para aplicação do ensino híbrido, incorporando-o na elaboração de planos de aulas, para crianças com 4 e 5 anos, contribuindo na prática pedagógica para promover o protagonismo infantil e impulsionar o desenvolvimento da criança, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram analisados desde documentos oficiais legislativos a livros, artigos, pesquisas publicadas tanto em meios físicos, como virtuais e websites com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em ensino híbrido e metodologias ativas. Para o levantamento de dados e análises foram consultados autores como Almeida (2018), Arcega (2018), Bacich (2016), Christensen; Horn; Staker (2013), Camargo; Daros (2013), Machado; Lupepso; Jungbluth (2017), Morales Pinheiro (2010), Moran (2015). Como fruto das análises foram traçadas estratégias, reunidas em um e-book, que visam dar subsídios na aplicação do ensino híbrido na Educação Infantil de maneira que respeite o tempo, as particularidades e o desenvolvimento nesta fase, adaptando quando necessário o uso dessas metodologias e destacando a importância da relação entre família e escola neste processo. - TCCFormação do pedagogo na modalidade EAD: percepção sobre competências e habilidades na prática pedagógica Pós-COVID-19Souza, Fabiana Moreira; Nogueira, Rafaela Silva (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho foi desenvolvido para compreender formação do Pedagogo na modalidade EaD e o impacto da pandemia COVID-19 nesse processo. Para tanto, foi realizado um estudo teórico que envolveu um panorama acerca do curso de pedagógica no Brasil. Apoiamo-nos nos autores BANNELL (2017), CRUZ (2008 e 2011), CHAGAS (1984) e SAVIANI (2008 e 2020). Também foi abordada a temática da EaD no Brasil e o curso de pedagogia nesta modalidade, referenciados pelos autores CASTRO, LITTO (2009 e 2011) e FORMIGA (2009 e 2011). E ainda, um levantamento sobre a formação docente inicial, buscando identificar que saberes, competências e habilidades são necessários para o pedagogo do século XXI. Neste percurso discutimos com os seguintes autores: CRUZ, BRZEZINSKI e GARCIA. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário via internet, cujos sujeitos da pesquisa deveriam atender aos critérios estabelecidos, a saber: ser estudante ou formado no curso de pedagogia na modalidade EaD, com experiência em sala de aula. O objetivo foi compreender, por meio da percepção dos sujeitos se a modalidade EaD ofereceu condições para uma melhor performance docente no ensino remoto. Por fim, o resultado da pesquisa nos permitiu compreender que a modalidade EaD oferece condições para uma melhor apropriação das tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo, mas revelou necessidades de revisão na estrutura do Curso seja na modalidade a distância ou presencial