Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis por Orientador "Seabra, Alessandra Gotuzo"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseDesenvolvimento e aplicabilidade de um programa computadorizado para treinamento de pais no desenvolvimento de funções executivas em crianças de 7 a 10 anos de idade.Carvalho, Ariane Cristina Ramello de (2020-12-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Funções executivas (FE) são um conjunto de processos cognitivos de ordem superior que dão suporte a diversas habilidades cruciais para o desenvolvimento de comportamentos adaptativos face a demandas ambientais, para o alcance de objetivos específicos. A qualidade dos comportamentos parentais tem se mostrado um importante modulador de FE, de forma que a sensibilidade e as estratégias de suporte dos pais mostram-se fortemente associados a FE em crianças e adolescentes. Objetivo: desenvolver e testar a aplicabilidade de um programa computadorizado para treinamento de pais na promoção de funções executivas em crianças. Método: o estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, foram desenvolvidas as atividades do programa de treinamento para os pais promoverem FE em crianças de 7 a 10 anos. A intervenção foi disponibilizada de forma computadorizada, isto é, por meio de um website que pode ser acessado em computador, notebook ou tablet. As atividades da intervenção tiveram o propósito de promover melhores habilidades de memória de trabalho, planejamento, controle inibitório, capacidade de engajamento do comportamento em direção a metas e flexibilidade cognitiva. A segunda etapa foi verificar a aplicabilidade da intervenção de forma computadorizada. Participaram desta pesquisa 14 pais e seus respectivos filhos. A intervenção teve duração de 8 semanas e sua aplicação foi feita por meio dos pais, os quais receberam treinamento adequado para isso. Foi feita uma análise qualitativa com base no relato dos pais e das crianças mediante entrevista semi-estruturada para verificar a aplicabilidade do programa. Resultados: o programa foi facilmente realizado pelos participantes e os mesmos se mantiveram engajados do início ao fim. Os participantes consideraram o programa intuitivo, de fácil manuseio e possível de ser incorporado na rotina dos pais e das crianças. De acordo com os relatos dos pais, as atividades são compatíveis com o desenvolvimento das funções executivas. Deve-se considerar que a segunda etapa desse estudo foi conduzida durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, logo os resultados obtidos devem ser analisados sob essa perspectiva. Conclusão: a intervenção disponibilizada de forma online favoreceu o engajamento dos pais e das crianças. Ensinar aos pais sobre como desenvolver funções executivas em seus filhos mostrou-se uma estratégia importante para a promoção de tais funções - TeseEvidências de validade e estudos preliminares de normatização do teste infantil informatizado para avaliação das funções executivas - TAFEElage, Glauce Karine Conti de Freitas (2021-02-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Executive functions include high-level cognitive skills such as working memory, inhibitory control and cognitive flexibility. These are skills that enable the management and regulation of thoughts, emotions and behaviors, thus being relevant skills for social, cognitive and emotional development. Considering the importance of these functions, it is relevant to have instruments for their assessment, which must be done using instruments with psychometric quality. This study aimed to investigate the psychometric properties and provide preliminary normative data from a computerized instrument that assesses the three basic skills of executive functions of children aged 4 to 10 years, called the Executive Function Assessment Test (TAFE). The newly created instrument has all its computerized functioning, which allows for a greater standardization of instructions, hinders application and / or registration errors, in addition to having a playful presentation, which may be more suitable for children. Although the instrument presents psychometric studies previously performed, there is a need for further analysis, in order to provide an instrument with more reliable psychometric data. 232 children aged 4 to 10 years participated in this study, divided into two groups: (1) 213 children from private schools in the cities of Goiânia and São Paulo, without complaints of school difficulties; (2) 21 children from private schools in Goiânia, with a recent diagnosis of Attention Deficit / Hyperactivity Disorder. As instruments for both groups, TAFE was used, and for children in group 2, in addition to TAFE, the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-IV). The factor analyzes confirmed that the structure of the collected data fit the structure proposed in the literature on executive functions; analyzes of variance of age and school level and between groups (control and clinical) indicated validity of the instrument and, also, significant correlations were found in relation to other measures of executive functions and minor and nonsignificant correlations with tasks that did not higher demand for executive functions. Tables with normative data were derived by age (4 to 10 years) and by level of education (pre-school to the 5th year of elementary school). Thus, the study revealed relevant psychometric findings that indicated the adequacy of TAFE, which allows the use of an unprecedented computerized instrument, with psychometric data, preliminary standardization tables, by health and education professionals, being therefore a relevant study for the performance of professionals. The study presented, as limiting factors, the number of participants, the absence of a sample from other clinical groups and a sample from public schools, which were restricted due to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. - TeseFunções executivas em crianças : relação com características cognitivas, parentais e ambientais e predição de desempenho acadêmicoMartins, Gabriela Lamarca Luxo (2017-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The key competencies to plan, initiate, perform and monitor intentional behaviors related to a goal or environmental demands are called executive functions. These are related to various personal characteristics, including academic performance and other cognitive abilities of the individual, as well as the characteristics of the parents and the family environment. Thus, parents can contribute to the children achieving a level of executive function beyond what they could achieve alone, due to both their own abilities and the characteristics of the family environment. Some previous studies also suggest that children with better performance in executive functions tend to perform better in other areas, including more optimistic perspectives about the future and a greater possibility of attributing mental states to their interlocutor and to themselves. Aiming to better understand the relationship between executive functions and these characteristics, this research was divided into two studies: a) Study 1: aimed to map characteristics of children and parents, identifying possible relationships between them (including: executive functions, academic performance, family environment, optimism, educational practices and mind theory) and b) Study 2: verified which of these variables would predict the academic characteristics of the children assessed at a later time. In Study 1, participants were 205 children from the 1st and 2nd years of Elementary Education I, with a mean age of 6.54 years, enrolled in a public school in the city of São Paulo. Some of their parents (biological mother or father) also participated, totaling 108 people. In the first stage, the children were evaluated in tests of executive functions, reading, arithmetic, intelligence, optimism and mind theory; and the parents in executive functions, optimism, family environment and parenting style. In Study 2, conducted a year and a half after Study 1, 138 children were still enrolled in the same school and participated in the reevaluation of reading and mathematics, their Portuguese Language and Mathematics grades were also analyzed. In Study 1, descriptive statistical analyses of the performances in all instruments and Pearson’s partial correlation analyzes were performed between the measures evaluated, controlling for age. There were few significant correlations between the executive functions of the children and the executive functions of their parents, varying from very low to moderate magnitude, suggesting that the level of executive functions of the parents was slightly related to that of the child. Regarding the correlations between the executive functions of the children and their abilities, significant correlations were found between cognitive flexibility and working memory with at least one measure of all abilities, except for optimism. Inhibitory control presented correlations with matrix reasoning, reading and arithmetic skills. However, stronger correlations were expected with the construct of mind theory, which were not observed. Considering the few correlations, it can be suggested that other variables may have greater relevance on the level of executive functions of the children, for example, it is possible that the behavior of parents may be more relevant than their own cognitive abilities; or that the influence of the school environment has a greater impact on the abilities of the children when compared to the family, which would explain the lack of significant correlations with parental characteristics and the family environment. In Study 2 the predictive power of the measures in the first evaluation on the Portuguese Language and Mathematics performances in the second evaluation were verified. Regression analyses indicated some significant predictions, however, the values were low, suggesting that other skills, not evaluated in this study, may also be relevant predictors. The cognitive flexibility of the parents was the main predictor for the mathematical performance of the children, as well as the resources of the family environment. The working memory of the children was the most relevant ability to predict the Portuguese Language and Mathematics grades. Thus, the present study revealed, in general, that parental variables, family environment and other abilities of the children (such as optimism and mind theory) presented little relation to their executive functions. Although unexpected, these results were discussed as being due to other influences, such as the language skills of the children and the school environment, which were not evaluated in this research. It is necessary to conduct new studies to test these hypotheses, which, if corroborated, may highlight the importance of evaluations and interventions in the school aimed at promoting child development. - TeseIntervenção baseada na ciência cognitiva da leitura em crianças com sinais de transtorno específico da aprendizagemMatos, Lilian Meibach Brandoles de (2023-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A fundamentação das políticas públicas nas evidências mais atuais das ciências cognitivas, em especial da ciência cognitiva da leitura, foi apontada como fundamental para a melhora nos índices de alfabetização de países que as adotaram. A ciência cognitiva da leitura fornece evidências sobre como o ser humano aprende a ler, a escrever, e também orienta como é possível melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. É fundamental reconhecer que ler e escrever são habilidades essenciais no processo de escolarização. Estudos apontam três habilidades que são necessárias para a leitura competente: o reconhecimento de palavras, a compreensão linguística e a fluência. O Transtorno Específico da Aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com origem biológica, que é a base das anormalidades no nível cognitivo, as quais são associadas com as manifestações comportamentais, e quando estão ligadas à leitura e à escrita frequentemente relacionam-se a dificuldades no princípio alfabético. A literatura aponta a importância da identificação precoce de alunos que apresentam dificuldades na leitura e na escrita, bem como do desenvolvimento de intervenções preventivas, com os objetivos de sanar as dificuldades, sendo que, quanto antes executada uma intervenção, melhor o resultado. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar os impactos de um programa de intervenção pautado na ciência cognitiva da leitura aplicado em crianças com sinais de transtorno específico da aprendizagem (TEAp) de 2 o e 4o ano do Ensino Fundamental. Compuseram a amostra 14 professores de 2º ano, 10 professores de 4º ano, 21 alunos com sinais de TEAp que formaram o grupo com queixa e 260 alunos que formaram o grupo dos alunos sem queixa (grupo controle). Tal seleção foi feita a partir de um checklist para queixas de TEAp baseado no DSM-5, respondido pelos professores. Para exclusão de outros transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo deficiência intelectual, foi feita avaliação médica e aplicada a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) em todos os participantes. Após a seleção da amostra, todos os alunos foram avaliados no Ditado do Teste de Desempenho Escolar II (TDE II). Em seguida, os professores realizaram a apostila de intervenção, com 45 atividades, com os alunos com sinais de TEAp. Ao final da intervenção, todos os alunos foram novamente avaliados no Ditado do TED-II e, adicionalmente, a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO) e o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) foram aplicados somente no grupo com queixa de TEAp, para verificar a associação entre leitura, consciência fonológica e escrita. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos e momentos. Para o grupo com queixa, foram encontradas diferenças significativas em momento, que sugerem avanços no desempenho acadêmico. Um dado importante a ser pontuado foi o grupo sem queixa de 4º ano apresentou queda no desempenho no Ditado do TDE-II, diminuindo o número de palavras corretas e aumentando o número de palavras erradas e o total de erros ao longo do tempo. Esses dados validam a relevância do ensino explícito do princípio alfabético para todos os alunos, principalmente para os alunos com sinais de TEAp, trazendo efeitos significativos da aplicação da intervenção e impactando a escolarização desses estudantes. O estudo aponta, também, para a relevância em formar e capacitar os professores para práticas baseadas em ciência cognitiva da leitura na alfabetização. - TeseIntervenções para o desenvolvimento de funções executivas em crianças de 4 a 6 anos de idade no contexto escolar e familiarPereira, Ana Paula Prust (2016-02-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Executive functions (EF) refers to the skills needed to plan, initiate, implement and monitor intentional conduct, related to goals or environmental demands, allowing the individual driving behaviors to goals. They include inhibition, working memory, cognitive flexibility, selective attention, planning and organization. Develop strongly during childhood and changes in these functions are related to children's disorders. Early interventions for the development of FE can prevent deficits, providing benefits of short and long term, school and social environments. This study examined the effectiveness of the intervention on FE in Brazilian student Childhood Education and Elementary, comparing the effect only when the teacher receives the instruction and when teachers and parents to receive. Attended by 196 children from three schools of Early Childhood Education and Elementary Barueri. Were used: a) for evaluation, Simon Task, Trail Making Test, Attention Test for cancellation, Semantic Stroop Test, Columbia Mental Maturity Scale, Inventory of Executive Function and Children's Adjustment and Strengths and Difficulties Questionnaire; b) for intervention Early Intervention Program for Executive Functioning. Three groups were formed: Experimental Group I (GEI), whose teachers received training for intervention in FE; Experimental Group II (GEII), whose teachers and parents received training; and control group (CG), who continued with their usual activities without training. They were conducted: mixed Covariance analysis to investigate the effects of the intervention, with the groups as factors (GEI, GEII and GC). ANCOVA revealed significant effects on the interaction between groups in FE measures. The Trail Making Test for Preschoolers and Attention Test for Cancellation, the experimental group showed better performance compared to the control group. Interactions were found between groups in different measures of the SDQ, as reported by teachers, the experimental group had lower rates of difficulties in the post-test in Global Stress, emotional distress, difficulty behavior, Gentle Behavior and Emotional Disorder, however, this has occurred at the pre-test, so can not be interpreted as a gain of the intervention. On the other hand, the CG showed greater reductions of difficulties between pre- and post-test, although in the post-test, do not differentiate themselves from GEs. The results indicate a trend towards better performances in the experimental groups compared the average GC in different FE measures. The effects suggest gains for some measures but not for most of them with interventions promoted in educational and family background. - TeseParâmetros psicométricos de instrumentos de avaliação dos componentes de leitura em alunos do 4º ao 9º ano do Ensino FundamentalBrito, Gabriel Rodriguez (2021-10-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Dentre as diversas habilidades cognitivas que interagem para que ocorra a leitura competente, destacam-se as habilidades de reconhecimento de palavras, compreensão oral e fluência. O uso de instrumentos de avaliação validados e normatizados contribui com a prática clínica e pedagógica por meio do monitoramento da evolução dos estudantes e da identificação precoce de dificuldades, auxiliando os encaminhamentos e orientações. No Brasil, torna-se ainda mais evidente a necessidade de dispor de instrumentos com boas características psicométricas ao observar os baixíssimos índices de leitura em diferentes testes nacionais e internacionais que avaliam a qualidade da educação, os quais indicam que a maioria dos alunos brasileiros do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) não consegue localizar informações explícitas em um texto. Deste modo, essa tese de doutorado buscou ampliar as evidências de validade e apresentar parâmetros normativos de três instrumentos que compõem a Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura – BACOL. Cada instrumento avalia um componente de leitura específico em alunos do 4º ao 9º ano do EF. A tese está organizada em três estudos. O Estudo 1, de revisão sistemática, investigou a contribuição das habilidades de fluência e de reconhecimento de palavras para a compreensão de texto. Os resultados sugerem que, diferentemente do reconhecimento de palavras, a habilidade de fluência de leitura tende a manter relação significativa com a compreensão de leitura no decorrer do segundo ciclo do EF. Já o Estudo 2 investigou o grau de complexidade linguística dos textos narrativo (TCCL_N) e expositivo (TCCL_E) do Teste de Compreensão de Leitura - TCCL, por meio da ferramenta computadorizada CohMetrix-Port. Os resultados da análise sugerem que o TCCL_E é mais complexo que o TCCL_N, além de indicar outras nuances textuais que auxiliam na compreensão dos mecanismos cognitivos subjacentes ao desempenho em TCCL. Por fim, o Estudo 3 buscou evidências de validade por meio da análise do efeito de série, além de disponibilizar dados normativos. Participaram do estudo 1.117 estudantes de 6 escolas particulares das 5 regiões do país. Os resultados da análise de variância indicaram que houve efeito de série sobre os desempenhos nos três instrumentos utilizados, tendo sido encontradas diferenças estatisticamente significativas em todas as comparações com dois anos de diferença. Portanto, a tese oferece novas evidências de validade e normas para os instrumentos, o que pode contribuir para a avaliação de leitura nesses anos escolares. - TesePrograma de Intervenção para Promoção de Autorregulação (PIPA): desenvolvimento e efetividade em crianças pré-escolaresLeón, Camila Barbosa Riccardi (2019-02-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Self-regulation (SR) comprises the individual's ability to control / direct cognitive processes, emotions, and goal-directed behavior. There is evidence that this ability is critical to learning, bringing short- to long-term benefits in the school, family and social settings. The international literature has emphasized the development and research of programs promoting these skills in preschoolers, but national studies are still scarce. This research aimed to develop the Intervention Program to Promote SR (PIPA, acronym in Portuguese) and to investigate short and long-term effects on SR skills (executive functions - EF and emotional regulation - ER) comparing preschool children of the experimental group (EG) in relation to controls (CG). We emphasize that this is part of a broader multicenter project, which has included other investigations, such as PIPA’s effects on teachers’ level of stress and students’ theory of mind. The development of the PIPA went through 4 stages: 1. Survey of the literature, activities, selection and adaptation of them; 2. Creation of new, systematic description and allocation of activities in modules; 3. Validity of content by experts; 4. Recasting and closing final version. The final version consists of 63 activities, of which 33 were exclusively developed by PIPA (main focus in ER) and 30 were taken from the Intervention Program in Self-Regulation and Executive Functions (PIAFEx, acronym in Portuguese - main focus in EF). PIPA must be daily applied by teachers. A total of 189 children (56% boys), mean age 4.9 years (SD = 0.16) and 10 teachers from two municipal schools of early childhood education in São Paulo participated in the study. This study had 4 steps: pre-test (evaluation in EF and ER measures) and initial teacher training, intervention (EG composed by 5 teachers trained and supervised in the application of PIPA in the classroom for 6 months and CG remained with the regular school practices), post-test (re-evaluation), and follow-up after one year. The Columbia Mental Maturity Scale was used to evaluate intelligence, and the Semantic Stroop Test and the Regulation Task were used to evaluate inhibitory control (EF). For evaluation of behavioral problems, EF and ER levels, parents and teachers filled out the specific scales, as well as informed sociodemographic data. Ancovas were conducted with the group (EG x CG) as an inter-subject factor, time (pre-test x post-test, post-test x follow-up) as intra-subject factor, measures in each instrument as dependent variables and intelligence as covariant. In the case of scales, analyzes were only carried out when the informants were the same in different times (pre-and post-test; post-test and follow-up). Thus, one of the CG classes of school 1 was excluded from the scales’ Ancovas and t-tests were conducted for independent samples between subjects (EG x CG) at the follow-up. It was hypothesized that the children of the EG would perform better than the CG in the tests and in the scales answered by parents and teachers, who measured SR skills. Contrary to other evidence with PIPA itself and other SR promotion programs, we didn’t observe short and long-term significant effects for most of the SR skills measures used in preschool children in this thesis. Future studies could replicate PIPA considering the limitations and hypotheses discussed here. - TesePrograma de intervenções em componentes específicos de habilidade de leitura (fluência e compreensão) do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental: desenvolvimento e aplicaçãoMaia, Suzete Araújo Águas (2020-12-04)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Leitura é uma habilidade complexa que envolve capacidade de reconhecimento de palavras, habilidade de fluência e compreensão de um código de linguagem. Evidências sugerem que o domínio dessas habilidades corrobora para posterior sucesso acadêmico ao longo da educação básica. Considerando a escassez de programas interventivos nacionais em componentes de leitura, o objetivo desse estudo foi apresentar o programa de intervenções em componentes específicos de leitura (fluência e compreensão) para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e investigar seus efeitos sobre desempenho em testes de leitura. Foi subdividido em três estudos: 1) desenvolvimento de atividades para promoção de fluência e compreensão de leitura; 2) estudo piloto abrangendo 670 participantes e seus respectivos professores para verificação e adequação das atividades do programa de intervenção: 3) implantação do programa para 384 alunos, em idade escolar de 9 a 14 anos. Foram elaborados os seguintes instrumentos: caderno de intervenção em fluência (PILC: Fluência); caderno de intervenção em compreensão - nível 1 para alunos do 4º ao 6º ano (PILC: Compreensão-N1); caderno de intervenção em compreensão - nível 2 para alunos do 7º ao 9º ano (PILC: Compreensão-N2). As atividades foram aplicadas pelo professor, 2 a 3 vezes por semana, com duração de 20 a 30 minutos por sessão. Para a avaliação do Programa de Intervenção em Leitura Competente (PILC), utilizou-se um design de quatro grupos: a) grupo controle, sem intervenção; b) grupo experimental com atividades de intervenção em fluência; c) grupo experimental com atividades de intervenção em compreensão; d) grupo experimental misto com atividades de intervenção em fluência e compreensão. Diferenças estatisticamente significativas entre o momento pré e pós intervenção apontam aprimoramento de habilidades de leitura e aumento de desempenho entre os escolares dos grupos experimentais, com preponderância nos grupos de intervenção específica em fluência e em compreensão do que no grupo controle ou misto. Houve ganhos específicos para cada intervenção conduzida, evidenciando que são necessárias intervenções específicas para habilidades-alvo, o que corrobora modelos de componentes de leitura. A contribuição social desse estudo foi a elaboração de três instrumentos de intervenção disponíveis para uso em ambiente escolar.