Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
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- TeseAmbiente de trabalho de aprendizagem contínua em organizações de desenvolvimento de software: um estudo em empresas que implantaram o modelo Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPSBR)Fonseca, Letícia Rodrigues da (2013-02-19)
Administração
O mercado brasileiro de software e serviços tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES, 2011), o Brasil ocupa a décima primeira posição no cenário mundial, movimentando 19,04 bilhões de dólares, o equivalente a 1,0% do produto interno bruto (PIB) brasileiro; desse total, 6,74 bilhões referem-se à produção de software, o que representa 2,2% do mercado mundial. Contudo, a concorrência acirrada manifesta-se na mesma proporção das oportunidades. Os softwares nacionais competem entre si e com aqueles provenientes de outros países, pelo fato de ainda não existirem muitas barreiras ou restrições legais contra a comercialização de produtos internacionais (TONINI et al, 2008). Esse setor é ainda caracterizado pela evolução em ritmo acelerado, o que ocasiona mudanças frequentes relacionadas aos produtos, serviços, processos e à própria tecnologia (MAURER et al, 2002; NIASI, 2009). Portanto, acredita-se que seja fundamental para as Organizações de Desenvolvimento de Software (ODSs) instituir um ambiente de trabalho que apóie o aprendizado contínuo, para lidar com os desafios da nova economia e manterem-se competitivas no mercado. Diante desse contexto o presente estudo propõe-se a compreender como ocorre a aprendizagem contínua no ambiente de trabalho de ODSs que implantaram o MPSBR e identificar quais de seus aspectos favorecem a aprendizagem individual e coletiva. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo multicaso em quatro ODSs, sendo três classificadas no Nível C e uma no nível F. Utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Entrevistaram-se os indivíduos envolvidos no processo de desenvolvimento dos softwares e os representantes do grupo responsável pela implantação do MPSBR. As análises foram realizadas por meio do software para análises qualitativas Weft_QDA que permitiu, a partir da transcrição das entrevistas, o estabelecimento de categorias analíticas para os construtos e a verificação de relações entre as suas categorias. Ao final, foi possível compreender como o MPSBR pode contribuir para o estabelecimento de um processo de software de qualidade e a um custo acessível, compreender como o MPSBR pode incentivar a aprendizagem contínua por meio de suas premissas e entender como os desenvolvedores dessas empresas aprendem no nível individual e coletivo. - DissertaçãoAprendizado a partir do erro: uma análise no nível individual no local de trabalhoSbrissa , Elaine Cristina da Costa Carreira (2020-06-09)
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Learning from an error is crucial for the development of individuals and organizations. Errors cannot be eliminated in their entirety, even if there are strategies to avoid or prevent them (FRESE; KEITH, 2015). Numerous factors may contribute to cover-up an error or learning from a misunderstanding; and an open and positive organizational posture towards these errors would directly impact the orientation for learning, innovation, and change (RYBOWIAK et al. 1999). Despite it, this learning is not an automatic process and various aspects might influence it (GROHNERT; MEUWISSEN; GIJSELAERS, 2019). The essay aims to propose and test a learning model based on errors and their antecedents to relate the inclusive leadership, psychological security, support context, and self-efficacy in the individual's perspective within the organizational environment. The quantitative approach was adopted by using a sample of 242 individuals working in organizations and having leaders or supervisors. The data analysis was performed by modeling structural equations. The results indicated positive relationships between inclusive leadership and self-efficacy with learning from error. The relationship in advance of the support context with psychological security was confirmed as well. The relationship between psychological security and learning from error was not confirmed, although. Therefore, the moderating effect of self-efficacy was not confirmed. As practical implications, this dissertation contributes to a clearer organizational vision, directing the development of actions and a better understanding of the conditions and circumstances that facilitate or hinder learning from error. According to the results, invest in the development of individuals' capacities and skills provides additional results than invest in the organizational environment. It must be considered that the leadership style with openness, accessibility, and availability is also a remarkable aspect. Talent acquisition processes may have strategies that consider the reality presented here. The study contributed to the development of specific theoretical and empirical knowledge about the factors that influence learning from error. It is not released of limitations, indeed. The use of a diversified sample is a limitation due to not being possible to guarantee that all biases were eliminated, even though including a variable control that minimizes possible biases caused by foreign variables (confounders). The data collected considered the team members and not the leaders' view. It is a factor that can contribute to understanding. In addition to the issues mentioned above, future research may explore a background related directly to individuals and not just the context, and inquiries may be carried out in a single large company with mixed methods to explore the influence of contextual variables - DissertaçãoAprendizado a partir do erro: uma análise no nível individual no local de trabalhoSbrissa, Elaine Cristina da Costa Carreira (2020-06-19)
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Learning from an error is crucial for the development of individuals and organizations. Errors cannot be eliminated in their entirety, even if there are strategies to avoid or prevent them (FRESE; KEITH, 2015). Numerous factors may contribute to cover-up an error or learning from a misunderstanding; and an open and positive organizational posture towards these errors would directly impact the orientation for learning, innovation, and change (RYBOWIAK et al., 1999). Despite it, this learning is not an automatic process and various aspects might influence it (GROHNERT; MEUWISSEN; GIJSELAERS, 2019). The essay aims to propose and test a learning model based on errors and their antecedents to relate the inclusive leadership, psychological security, support context, and self-efficacy in the individual's perspective within the organizational environment. The quantitative approach was adopted by using a sample of 242 individuals working in organizations and having leaders or supervisors. The data analysis was performed by modeling structural equations. The results indicated positive relationships between inclusive leadership and self-efficacy with learning from error. The relationship in advance of the support context with psychological security was confirmed as well. The relationship between psychological security and learning from error was not confirmed, although. Therefore, the moderating effect of self-efficacy was not confirmed. As practical implications, this dissertation contributes to a clearer organizational vision, directing the development of actions and a better understanding of the conditions and circumstances that facilitate or hinder learning from error. According to the results, invest in the development of individuals' capacities and skills provides additional results than invest in the organizational environment. It must be considered that the leadership style with openness, accessibility, and availability is also a remarkable aspect. Talent acquisition processes may have strategies that consider the reality presented here. The study contributed to the development of specific theoretical and empirical knowledge about the factors that influence learning from error. It is not released of limitations, indeed. The use of a diversified sample is a limitation due to not being possible to guarantee that all biases were eliminated, even though including a variable control that minimizes possible biases caused by foreign variables (confounders). The data collected considered the team members and not the leaders' view. It is a factor that can contribute to understanding. In addition to the issues mentioned above, future research may explore a background related directly to individuals and not just the context, and inquiries may be carried out in a single large company with mixed methods to explore the influence of contextual variables. - DissertaçãoAprendizado supersticioso ou competente? uma relação entre reflexão e o aprendizado experiencialPerez, Felipe Soares Alquezar (2024-08-08)
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A aprendizagem no local de trabalho é um tema bastante abordado academicamente. As pesquisas sobre o tema focam na importância do aprendizado e buscam caminhos para estimular ou entender as suas limitações. Esta dissertação visa apresentar um outro lado sobre a aprendizagem, considerando que em algumas situações esse aprendizado pode estar mais relacionado a uma confiança em relação às suas ações e seus efeitos que uma reflexão mais profunda se de fato os resultados obtidos foram atingidos pelo efeito de suas ações. Inferências mal definidas sobre a relação entre ações e resultados podem gerar o que a literatura chama de aprendizado supersticioso, o que em algum momento pode impactar negativamente os resultados de uma empresa, a depender das mudanças de contexto que eventualmente ela pode vivenciar. Dessa forma, esta dissertação busca identificar elementos da aprendizagem supersticiosa a partir de modalidades de aprendizado definidas pelo nível de reflexão empregado. A partir dos resultados obtidos nesta dissertação, gestores podem criar estratégias organizacionais para evitar essa propensão à aprendizagem supersticiosa, enquanto que academicamente novos estudos sobre o tema poderão tomar como referência este trabalho, para aprofundar sobre a reflexão e seu impacto na aprendizagem individual em ambientes de trabalho, bem como sobre a ocorrência da aprendizagem supersticiosa em ambientes organizacionais, suas causas, seus efeitos e formas de evitá-la. - DissertaçãoAprendizagem a partir dos erros no local de trabalho: a experiência de profissionais de TI utilizando ScrumSousa, Washington Sabino de (2020-08-12)
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The errors at work whenever possible, should be avoided, however, there are situations in organizations where errors are inevitable, for example in environments of creation and experimentation, environments in which most information technology professionals work. The impossibility of avoiding it in 100% of the cases creates the need to deal with the error in order to minimize the damage it can cause to the company. In this context, dealing with error in a positive perception, through their behavior, colleagues generate a favorable climate for learning, influenced from there the individuals who feel safe start to communicate and position themselves in the face of the error of a colleague or leader without fear of losing his job or suffering reprisals. These positive stimuli contribute to error becoming a subsidy for learning, so that the more positive the climate and the more situations of learning from errors occur, the greater the innovative work behavior, the more ideas will be created, communicated, and placed in practice. For the assessment of this scenario, the constructs of the climate of error for learning, psychological security, learning from error and innovative work behavior were conceptually defined. The study included 123 information technology (IT) professionals who work in companies from different segments, most of whom are from IT and Banking Services. Subsequently, the data were analyzed using three steps: descriptive statistics, measurement model and structural model using the SmartPLS software. The results confirmed the hypotheses of influence: a) the climate of learning from errors in psychological security, b) psychological security in learning from errors and, c) learning from errors in innovative work behavior. - DissertaçãoAprendizagem como estoques e fluxos de conhecimento em organizações que integram redes de informação e conhecimento científico em saúdeValentim, Silvia Maria Fernandes Almeida de (2010-08-27)
Administração
A aprendizagem organizacional constitui um importante domínio na gestão das organizações a considerar a complexidade, dinamismo e competitividade crescente que caracteriza o cenário global contemporâneo. A criação, acesso, transferência e uso efetivo dos conhecimentos gerados em ambiente interno e externamente, por meio da relação das organizações com o seu entorno são importantes neste contexto. Para tanto se requer condições que facilitam e estimulam a utilização e exploração dos novos e já existentes conhecimentos nas diferentes fontes de aprendizagem e geração de conhecimentos na organização. O objetivo deste estudo foi verificar a influência dos estoques e fluxos de aprendizagem nos níveis do indivíduo, grupo, organização e interorganização (ou de redes) no desempenho das instituições brasileiras objeto deste estudo, que são predominantemente de caráter público, sem fins lucrativos, vinculadas aos sistemas nacionais de pesquisa, educação e atenção à saúde e que integram redes de conhecimento científico. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado, buscando levantar a percepção dos profissionais nas instituições pesquisadas, sendo obtidos 110 questionários válidos. Por meio de método quantitativo, para a análise dos dados foi utilizada a análise fatorial confirmatória e a modelagem em equações estruturais com estimação PLS-PM (Partial Least Squares-Path Modeling). Destacam-se as seguintes contribuições da presente pesquisa: desenvolvimento e validação de uma escala para a mensuração do estoque de aprendizagem no nível de redes (interorganizacional), tradução e validação de escala para a mensuração dos estoques e fluxos de aprendizagem e modelagem dos estoques como uma variável latente de segunda ordem para eliminar problemas de multicolinearidade no modelo estrutural. As cinco hipóteses foram confirmadas sendo que o desalinhamento entre os estoques e os fluxos de aprendizagem prejudicam o desempenho das instituições e os estoques de aprendizagem impactam positivamente o desempenho, explicando 78% da variância do desempenho percebido. Estes resultados confirmam os resultados da pesquisa de referência na aplicação do modelo de Aprendizagem 4I e a matriz SLAM e a abordagem integrada de estoques e fluxos de conhecimento que ocorrem no interior das organizações e na relação com o seu entorno, e representa também uma contribuição à pesquisa, estudo e prática da aprendizagem organizacional no Brasil. Ainda apontam os resultados, que os fluxos de aprendizagem deveriam ocorrer de forma alinhada aos estoques de conhecimento existentes, buscando a renovação constante e organizada. - DissertaçãoAprendizagem da função gerencial em bancosHito, Silvia Cristina (2011-08-26)
Administração
This research had the overall goal understanding how the learning process of managerial function occurs in banks. To achieve the overall aim, two specific goals were defined. First specific goal: compare managers function by identification and descrition of tasks/responsabilities of relationship/accounts managers from a public and a private bank. Second specific goal: identify, describe and compare the learning process of relationship/accounts managers from a public and a private bank. This study contributes to an understudied field in an area of great economic importance in Brazil, which are banks. Were found only four related research, but with different audiences, and none of them brought comparison of learning process in institutions from different origins. Theories and concepts that have underpinned this research were: learning at work and the theory of formal and informal learning. The choice of learning at work theory occurred because of it taking into consideration factors beyond the intrinsic learning of employees and environmental conditions, a critical point in the search organizations, particularly in banks, the site of this study. The research was a descriptive and exploratory, it adopted a qualitative perspective and developed according to the assumptions of the basic or generic qualitative study , so that the objective was reached. The basic strategy for data collection was done through interviews, and the informal observations of the workplace and consultation on the banks websites were used to support analysis. The creation of codes in principle deductive and subsequently analytical contributed to the organization, analysis and creation of hierarchical categories and subcategories. In both of banks it was verified that manager s tasks and responsibilities had few similarity with manager s function defined by Fayol (1994). The survey revealed that participants learned human and technical skills through various forms of informal learning. In both banks the technical tasks learning occurred through consultation support tools and colleagues/expert, in addition to the error, but there was difference in the hierarchy of them. In relation to the learning of human skills, the observation and managers guidance, and reflection were specially quoted. It was perceived that the stressful environment of agencies make it difficult to learn or improve it. The stress in Public Bank is more related to lack of time due to various tasks and pressure to achieve goals, and the type of management, and in the Private Bank is more connected to the pressure to achieve goals. Were also identified in the two banks some influential factors in learning, how: to like, to need and believe in the task. And there were some indications of different forms of learning as age result. Requiring more detailed research on this issue. - DissertaçãoAprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensinoDeo, Elisangela (2013-08-29)
Administração
O estudo proposto teve como objetivo geral compreender como os coordenadores administrativos de uma instituição de ensino aprendem e mantêm suas competências profissionais, que estratégias utilizam e quais fatores funcionam como facilitadores ou barreiras para essa aprendizagem. A pesquisa pertence à categoria de estudos de métodos mistos, tendo duas etapas na coleta de dados, a primeira quantitativa com utilização de questionário, teve a finalidade de identificar as estratégias de aprendizagem que são utilizadas pelos coordenadores e classificá-los de acordo com o uso de cada estratégia; após a classificação, foram selecionados para a etapa qualitativa os coordenadores com maiores e menores médias nas estratégias cognitivas e comportamentais. As estratégias foram mensuradas por um instrumento criado por Pantoja (2004) e adaptado por Conte (2011). Os indivíduos pesquisados são 60 coordenadores administrativos de uma instituição de ensino, os dados da parte quantitativa foram analisados pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a parte qualitativa foi analisada por meio da análise textual interpretativa baseada em Flores (1994). O estudo possibilitou o entendimento das estratégias mais usadas pelos coordenadores e também da razão que leva ao uso de cada estratégia. - DissertaçãoAprendizagem de coordenadores de curso em instituições de ensino superior privadasFontana, Cristiane Gomes de Carvalho (2012-03-01)
Administração
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de aprendizagem de coordenadores de cursos de graduação em Administração inseridos em Instituições de Ensino Superior Privadas. Procurou-se identificar e interpretar as principais dimensões da ação desse profissional e comparar seu processo de aprendizagem em diferentes ambientes universidades e faculdades. O estudo apoiou-se, sobretudo, nas discussões sobre a aprendizagem formal e informal e a aprendizagem que ocorre no trabalho. Na revisão da literatura foram apresentados o cenário das instituições de ensino superior no Brasil procurando contextualizá-las e as discussões sobre as dimensões da ação do coordenador de curso. Foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico com oito coordenadores de cursos de graduação em Administração. A estratégia fundamental utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, no entanto, a observação informal dos locais de trabalho e a consulta aos sites das instituições envolvidas também complementaram as análises. Os resultados mostram que os coordenadores aprendem a dimensão do trabalho coletivo, dimensão política, dimensão técnica e dimensão crítico-reflexiva, principalmente, por meio de práticas informais, destacando-se as interações que ocorrem nas instituições, as experiências obtidas no decorrer da carreira profissional e no exercício de seu trabalho. Constatou-se ainda que os diferentes ambientes (Universidade x Faculdade) influenciam o que (conteúdo) e como (processo) aprendem. O pouco patrocínio a programas de capacitação e a sobrecarga de trabalho foram alguns dos fatores identificados e considerados obstáculos no processo de aprendizagem desses coordenadores. - TeseAprendizagem de produtores rurais vinculados às cooperativas agropecuárias do Estado de Mato GrossoCarvalho, Adriana dos Santos Caparróz (2016-06-22)
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Esta tese teve por objetivo analisar os processos de aprendizagem de produtores rurais vinculados a cooperativas do ramo agropecuário no Estado de Mato Grosso tendo como base as teorias da aprendizagem informal, no ambiente de trabalho e aprendizagem social. Por meio de uma pesquisa qualitativa básica de perspectiva interpretativista, procurou-se caracterizar o contexto onde ocorrem os processos de aprendizagem dos produtores, identificando os elementos significativos de aprendizagem para eles e as possíveis diferenças frente às características individuais, da cooperativa e do contexto. Participaram da pesquisa colaboradores e produtores de duas cooperativas agropecuárias da região Médio-norte de Mato Grosso. Ambas as cooperativas agregam um número reduzido de cooperados conforme a capacidade de prestação de serviços de cada uma delas. Observou-se que os cooperados vinculados às cooperativas estudadas, apesar de terem escala para trabalhar individualmente, buscam na cooperativa um espaço de troca de conhecimentos e aprimoramento dos aspectos gerenciais do próprio negócio. Os dados construídos durante a pesquisa foram categorizados indicando a existência de 3 estágios diferentes no processo de aprendizagem desses produtores. A aprendizagem no início da carreira teve como foco principal os aspectos operacionais da profissão e os processos de adaptação às peculiaridades regionais, sendo a família uma das principais fontes de aprendizagem. Em plena carreira profissional, o foco de interesse dos processos de aprendizagem dos produtores se voltam para as relações com o ambiente externo ao próprio negócio, como conhecimento de mercado e políticas públicas e com os aspectos gerenciais inerentes às relações internas. A aprendizagem dos produtores após o ingresso na cooperativa teve um caráter de aperfeiçoamento das questões técnicas e gerenciais. A troca de experiências propiciou que alguns produtores alavancassem o processo de profissionalização do próprio negócio tomando como parâmetro as experiências dos demais. Além disso, a própria experiência de construir um novo modelo de cooperativa e participar de suas decisões se apresenta como um tipo de conhecimento significativo para os produtores. Não foram observadas diferenças significativas nos processos de aprendizagem entre os produtores das duas cooperativas estudadas. - DissertaçãoA aprendizagem grupal na implementação de um Sistema ERP : estudo de caso em uma empresa de serviços públicos no Estado de São PauloDias, Robson Monteiro (2018-08-07)
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Esta pesquisa tem o objetivo geral de descrever como os comportamentos de Aprendizagem Grupal ocorreram durante a implementação do sistema ERP. Em consequência foram definidos três objetivos específicos: 1. Identificar os comportamentos de aprendizagem grupal das Equipes que participaram da implementação de um sistema ERP; 2. Descrever como ocorreram os comportamentos de Aprendizagem Grupal no contexto de implementação do sistema ERP; 3. Identificar as influências do contexto na aprendizagem grupal das equipes que participaram da implementação de um ERP. O tipo de pesquisa foi qualitativa e a natureza foi a exploratória e descritiva com a estratégia de estudo de caso. Participaram da pesquisa doze empregados, sendo oito membros das equipes e quatro líderes que integraram as equipes de implementação do ERP em uma empresa de serviços públicos do Estado de São Paulo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e documentos internos da Empresa estudada. Os resultados obtidos indicam que as equipes relataram todos os comportamentos da aprendizagem grupal identificados na literatura e os líderes não relataram os comportamentos: co-construção de sentido, comunicação de erros, reflexão sobre resultados. Os líderes não relataram também o comportamento de Exploração de diferentes perspectivas na subcategoria: perspectiva da consultoria e o comportamento de Compartilhamento nas subcategorias: áreas externas, consultoria, entre equipes, entre líderes e on the job. Foram identificadas os seguintes comportamentos de aprendizagem grupal sem eco na literatura: Necessidade de planejamento, Interação, Comunicação, Visão sistêmica, Diversidade, Envolvimento, Proatividade para aprendizagem e Maturidade. Foram identificados os seguintes aspectos do contexto que influenciaram os comportamentos de aprendizagem grupal: Infraestrutura do projeto, Apoio da liderança, Segurança psicológica e Reflexão sobre os processos. O estudo traz contribuições para a comunidade acadêmica e para o mundo empresarial. - DissertaçãoA aprendizagem interorganizacional em um processo de expansão por meio de alianças estratégicasMello, Sueli Reis de (2015-03-05)
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As constantes mudanças e a crescente complexidade dos mercados têm promovido uma corrida por melhores produtos e serviços em diversos segmentos, levando as organizações a buscar estratégias que permitam sua expansão, sua eficiência e longevidade. Dentre outras possibilidades, alianças estratégicas aparecem como uma forma de obter novos conhecimentos, tornando-se arenas para a troca de conhecimentos e de processos de aprendizagem conjunta. O presente estudo teve como objeto uma empresa brasileira, pertencente ao setor de insumos agrícolas, especificamente de sementes, que tem encontrado no estabelecimento de parcerias estratégicas uma forma de expansão e obtenção de maior competitividade dentro do mercado nacional. Seus arranjos interorganizacionais têm se dado por meio de alianças com empresas do mesmo segmento ou segmentos complementares. Foi feita uma pesquisa empírica, buscando compreender como se dá o processo de aprendizagem entre organizações que estabelecem alianças estratégicas distintas como forma de expansão. Como base teórica, foi adotado o trabalho de Crossan, Lane e White (1999) e seu framework 4I, expandindo seu modelo e considerando a aprendizagem interorganizacional como um quinto nível em um continuum da aprendizagem. Com o objetivo de utilizar uma estratégia metodológica adequada a um trabalho essencialmente qualitativo, realizou-se um estudo qualitativo básico ou genérico, à luz dos trabalhos de Merrian (2002). Deste modo, procurou compreender o fenômeno da AIO para além de uma visão do processo, considerando, também, a percepção de mundo das pessoas envolvidas nesse contexto. Ao analisar a aprendizagem interogranizacional como um processo que permeia todos os níveis, os resultados apontam para a presença de poucos processos de institucionalização. Uma vez que a organização cresceu em sua capacidade de atuação, expandindo suas fronteiras, mas manteve as dimensões de suas unidades ainda reduzidas, manteve também as características de pequenas organizações. Os dados obtidos referem-se a resultados de outros estudos, que indicam que organizações menores não têm processos de institucionalização e uma distância encurtada em relação aos níveis individuais-interorganizacionais. Para trabalhos futuros, sugere-se a necessidade de uma compreensão maior de como valores e visão organizacional podem contribuir para o processo de Aprendizagem Interorganizacional. - DissertaçãoAprendizagem organizacional em empreendimentos contemplados por um programa de incubaçãoCarletti, Raquel Menezes (2018-02-05)
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The purpose of this research was to comprehend and analyze the organizational learning (OL) processes enacted throughout the development of new ventures assigned to a business incubation program. The analysis was contextualized from the concepts and discussions about OL and it was based on the 4I model proposed by Crossan et al. (1999), which understands OL as a multilevel and situated phenomenon, within a process orientation and that integrates cognitive, psychological and social aspects. Concerning a qualitative exploratory-descriptive approach, a case study was accomplished in a national prominent business incubator located in Greater Florianópolis (SC), considering the development of five of its incubated and graduated enterprises (incorporated cases). Data were collected from interviews with entrepreneurs, documents and unsystematic observations. The thematic narrative analysis (RIESSMAN, 2008) was applied as the methodological choice to evaluate the results. The use of the 4I model helped to recognize learning as a dynamic process, operating at multiple levels throughout the development of new enterprises inserted in the incubation program. From observations, it was suggested that learning at organizational level in incubated enterprises develops in cycles of intensification and stabilization according to specific events (such as the formal foundation of the company, the elaboration of the business plan, the joint with an capital venture and the expansion of the staff), side by side with the intensification of learning at individual and at group levels. Throughout the entrepreneurial stories, elements and experiences mobilized for the learning of entrepreneurs and work groups ⎯ such as interaction and collaboration, experiencing, the observation of models and the feedback from clients⎯ have been identified and highlighted, reinforcing the idea that learning enacts in social relations and is closely linked to the empirical experience of the entrepreneurs. Findings brought to light the interdependence between the entrepreneur’s individual learning and their enterprise’s OL, the relevance of group learning processes in the context of entrepreneurship and the role of the networking for the OL of incubated ventures. The present study has contributed to bring together two fields of scholarly inquiry ⎯ entrepreneurship and OL ⎯ and to address some gaps pointed in the Brazilian literature of the latter, such as the analysis of the phenomenon from a multilevel approach and its empirical observation in contexts of small organizations. As guidelines for future research, it is suggested to deeply investigate the interorganizational learning in the context of business incubation by incorporating other actors from the entrepreneurship networking and to inquiry on the role of reflection on new venture OL process by conducting longitudinal studies. - TeseAprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento : inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisaNeder, Renato (2016-05-06)
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Esta tese tem como objetivo central caracterizar os conteúdos específicos dos campos de conhecimento da Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem suas inter-relações e fronteiras, além de buscar a identificação de frentes de pesquisa que têm potencial para se destacar nos campos estudados. Para atingir esses objetivos, foi desenvolvido um percurso metodológico exploratório e longitudinal que teve como base as análises de redes semânticas. Foram utilizados 10.480 artigos da base de dados Web of Science. Os resultados apontam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira vertente de contribuição é teórica, uma vez que a apreciação dos dados assinala frentes de pesquisa que potencialmente podem se destacar nas áreas de Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem. Além disso a teoria desenvolvida auxilia na explicação das inter-relações entre estas áreas. A segunda vertente é metodológica, uma vez que a forma como foram usadas as análises de redes semânticas permitiu a compreensão das relações entre redes de documentos científicos, a metodologia utilizada teve como principais atributos a escalabilidade, a amplitude e o potencial de fazer inferências temporais. - DissertaçãoO coaching executivo sob o olhar da aprendizagem transformadoraSouza, Márcia Feijó de (2018-08-06)
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A demanda por coaching executivo no Brasil e no mundo está em ascensão. A grande maioria dos profissionais de negócios vê o valor do coaching executivo como muito alto e esta credibilidade aumenta anualmente (SHERPA COACHING, 2016). Pesquisas em bases de dados, no período de 2013 a 2018, apontam poucos estudos sobre como o coachee aprende no processo de coaching executivo. Este estudo qualitativo, pautado no paradigma interpretativista, tem como objetivo, à luz dos pressupostos da aprendizagem transformadora, identificar e analisar como os coachees aprendem no processo de coaching executivo. Para alcançar este objetivo, pretende-se identificar se ocorre aprendizagem transformadora no coaching executivo e quais são os possíveis resultados alcançados através desse processo. Considerando tais objetivos, este estudo baseia-se na definição de coaching executivo como um processo focado na aprendizagem individual; como uma relação colaborativa e igualitária entre um profissional (coach) e um executivo (coachee); e como um processo cujo objetivo é identificar os desafios que o coachee enfrenta e transformá-los em oportunidades de crescimento pessoal e profissional (JONES et al., 2016; CAMERON; EBRAHIMI, 2014; PAGE; DEHAAN, 2014; DEHAAN et al., 2016; GROVER; FURNHAM, 2016; REIS, 2013). A construção dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze participantes, dos quais dez eram coachees e cinco coachs. As informações coletadas foram analisadas à luz da Análise Temática, proposta por Braun e Clarke (2006). As análises evidenciaram que o modelo teórico da aprendizagem transformadora é uma lente útil para entender as experiências de aprendizagem dos coachees. Contribuindo, inclusive, para novas descobertas que possam melhorar o design e as diretrizes práticas do coaching executivo. Descobertas potencialmente capazes de trazer benefícios para a aprendizagem e os resultados dos coachees. - DissertaçãoColaboração, interação e poder: um estudo da aprendizagem no local de trabalho à luz da análise do discursoDalpino, Marcelo Romeu (2017-08-14)
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The current post-modern condition adds new value to the individual’s capacities to act collectively in society. The organizations have demanded each time more from workers a fast learning in the workplace. This context motivates the individuals to search for distinct forms to problem solving and the executions of new tasks, hence taking them to learn by the interactions and collaboration within the workplace. This qualitative survey, supported by an interpretative epistemology, aimed at comprehending the learning process by the subjects’ interactions in the workplace as well as their power relations throughout the collaborative learning in the light of the Discourse Analysis. More specifically, the aim was: (a) to capture the subjects’ discursive practices in the workplace in order to understand how their learning takes place in their interactions; (b) to observe the subjects’ interactions and interpret the learning generated from their discourse; and (c) to comprehend their power relations which occur throughout their collaborative and informal learning. The theoretical background relates the literature on the Social Learning by Elkjær (2001, 2003, 2004, 2008), Workplace Learning by Marsick e Watkins (1999), Lave e Wenger (2005), Collaborative Learning and Interaction by Dillenbourg (1995, 1995, 1999) and Illeris (2004, 2013, 2015) with the power relations theory by Foucault (1982, 2008) and Bourdieu (1983, 2001) in order to comprehend the learning process by the interaction, collaboration and the power relations. The data construction was held by the non-participant observations of the interactions of five subjects in their workplace for a five-month-period. The data collected were analyzed in the light of the French Discourse Analysis proposed by Maingueneau (1991, 1997, 2002, 2007, 2008a, 2008b, 2010, 2014). The analysis revealed that the collaboration throughout the workplace learning started from a practical need from the individuals and it also revealed the search for symbolic power thorough the subjects’ discourse practices in order to determine what could and should be learned in that given workplace. - TeseDesaprendizagem de gestores: como ocorre esse processo em situações de fusões e aquisições, e qual a sua relação com a aprendizagemRodrigues, Henrique Geraldo (2016-08-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Abordagens recentes, no campo de estudos da administração e organizações, têm considerado a desaprendizagem individual o meio pelo qual a pessoa pode romper com os efeitos de obstrução provocados por aprendizados já adquiridos, com a finalidade de facilitar o processo de aquisição de novos. Nessa perspectiva, entende-se que a desaprendizagem pelo indivíduo constitui-se em um elemento, especialmente importante, para lidar com a resistência pessoal em relação aos processos de mudança organizacional e de inovação, e para o encaminhamento de solução de problemas na organização. Contudo, apesar da importância atribuída ao tema, argumenta-se haver pouca compreensão empírica sobre a forma pela qual o mecanismo da desaprendizagem opera e quanto aos seus efeitos sobre o conhecimento individual, o que tem contribuído para que o desenvolvimento teórico do tema mostre-se, conceitualmente, confuso. Por isso, esta pesquisa foi orientada pela seguinte questão de pesquisa: como ocorre a desaprendizagem de gestores e que implicações esse processo tem na aprendizagem destes indivíduos? Para tal, o objetivo geral foi o de descrever e analisar as interpretações formuladas por gestores sobre situações de desaprendizagem individual, vivenciadas a partir de um evento de fusão ou aquisição empresarial (F&A), bem como os efeitos desta experiência sobre o aprendizado desses indivíduos. Com base nos pressupostos filosóficos do interpretativismo, adotou-se como estratégia de investigação a pesquisa narrativa, delineada em consonância com as proposições de Riessman (2008) e Schütze (2014). Os dados foram coletados por meio de entrevistas episódicas (FLICK, 2002), junto a 20 gestores que vivenciaram o evento de F&A e as narrativas analisadas por meio do método da análise temática de narrativas (RIESSMAN, 2008). Os resultados conduzem ao entendimento de que, no caso desses gestores, a desaprendizagem individual representou a adoção deliberada de um comportamento voltado a interromper a prática de aprendizados prévios, com o propósito de adaptar-se a uma situação de mudança, a qual pode demandar ou não a aquisição de novos aprendizados. As principais implicações decorrentes deste achado envolvem as seguintes considerações sobre a ocorrência do fenômeno: o mecanismo da desaprendizagem individual envolve a interrupção de um modo de pensar ou agir, em contraponto às abordagens que o delimitam por meio de ideias como descarte, abandono ou esquecimento; a desaprendizagem e a aquisição de novos aprendizados podem ser tomadas como processos distintos, diferentemente das abordagens que sugerem tratar-se de um mesmo processo ou que concebem a desaprendizagem como um tipo de aprendizagem; o principal propósito da desaprendizagem envolveu a adaptação ao contexto organizacional em mudança, ao contrário das abordagens que indicam que sua finalidade seja, apenas, facilitar a aquisição de novos aprendizados ou favorecer a substituição de aprendizados; ao facilitar o rompimento com as barreiras constituídas na forma de atitudes psicológicas de apego aos antigos conhecimentos, a desaprendizagem favorece as aprendizagens que têm por finalidade promover a mudança de compreensões individuais prévias. As contribuições teóricas desta pesquisa advêm da evidenciação do processo de desaprendizagem individual e seus elementos, a partir da interpretação dos próprios sujeitos: em que se constituiu a experiência de desaprender, o conteúdo da desaprendizagem, os fatores individuais e organizacionais que afetaram a desaprendizagem, e os efeitos desta sobre os aprendizados prévios e o conhecimento individual. Quanto às contribuições práticas, entende-se que a desaprendizagem representa um meio pelo qual gestores possam lidar com a falta de efetividade de processos de aprendizagem e de mudança, mediante a adoção de ações voltadas à desaprendizagem em processo de treinamento e desenvolvimento pessoal, e de mudança organizacional. - TeseO desenvolvimento das competências empreendedoras no ambiente de incubadoras na América Latina: a percepção de gestores e empreendedoresFragoso, Nelson Destro (2015-02-23)
Administração
Estudar empreendedorismo, incubadora de empresas e competências empreendedoras individualmente ou com a associação de dois destes construtos tem ocorrido com certa frequência nos últimos anos, porém, estudos que procuram associar estes três construtos não foram encontrados nas buscas efetuadas em bases de dados nacionais e internacionais. Estudos que procuram entender o processo de formação do empreendedor e até mesmo para verificar se as técnicas de desenvolvimento destes indivíduos são realmente as adequadas, são de uma importância significativa, pois evita o investimento financeiro em ações infrutíferas. Para uma analise neste sentido nesta pesquisa foram entrevistados gestores de incubadoras pela técnica de pesquisa qualitativa, empreendedores que foram incubados, pela técnica quantitativa e pesquisadores em empreendedorismo pelo método do grupo de foco. O que permitiu a comparação de quais as competências empreendedoras que se pretende desenvolver nas incubadoras e quais as competências percebidas pelos empreendedores que foram desenvolvidas. Esta pesquisa ocorreu nos quatro países mais improtantes da América Latina: Brasil, Argentina, Chile e Colômbia e com estes resultados foi possível entender as realidades vividas neste continente e as praticas mais adequadas e com melhores possibilidades de desenvolver um empreendedor adequadamente. Também foi possível perceber que as competências empreendedoras indicadas pelas pesquisas de Man e Lau (2005) estão em harmonia com o que pensam os pesquisadores na área de empreendedorismo, os gestores das incubadoras e o que percebem os empreendedores quanto ao seu desenvolvimento. Apenas uma das competências, vida pessoal , não é levada em consideração por nenhum dos três grupos pesquisados. Nesta pesquisa foi possível estabelecer uma nova definição para incubadora, demonstrando que este espaço não é apenas de suporte para projetos e negócios passando a ser um espaço de desenvolvimento pessoal de empreendedores. - DissertaçãoEstratégias de aprendizagem em função da finalidade para o aprendizado: um estudo com trabalhadores de linha de produção do ramo automotivoUshiro, Eduardo Jardim (2015-02-26)
Administração
O aumento da competitividade tem forçado as organizações a se adaptarem e reinventarem constantemente. Esse contexto implica diretamente em motivos encontrados pelos indivíduos para aprender, como resolver um problema, por exemplo, levando os mesmos a utilizarem diferentes estratégias no processo de aprendizagem. As estratégias podem ter um caráter informal, como pedir ajuda aos colegas, pesquisar material escrito, ou formal, como participar de cursos oferecidos pela empresa. Este estudo procurou mensurar e compreender quais estratégias de aprendizagem são mais utilizadas de acordo com quatro finalidades identificadas no local de trabalho: resolver um problema, executar uma nova tarefa, obter autonomia e aumentar as chances de crescimento na empresa. A amostra foi composta por 463 profissionais que atuam na linha de produção de uma empresa do ramo automotivo. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias para se garantir a validade e confiabilidade das medidas, posteriormente, os escores fatoriais foram utilizados nas comparações do uso de cada estratégia de aprendizagem para cada finalidade. Os resultados demonstraram que as estratégias de aprendizagem utilizadas não diferem conforme as quatro finalidades apresentadas. Dentre as estratégias pesquisadas, a mais utilizada é a ajuda interpessoal, ou seja, buscar informações e conhecimentos com outras pessoas. As estratégias menos utilizadas são a consulta a material escrito e a participação em cursos - DissertaçãoEstratégias de aprendizagem informal e a aprendizagem dos profissionais de enfermagem - um estudo correlacional em hospitaisConte, Daniela de Lima (2011-12-15)
Administração
As organizações se esforçam em planejar processos de aprendizagem formais e cada vez mais reconhecem a importância da aprendizagem informal, apesar da dificuldade de explicitar de forma quantitativa sua contribuição ao desempenho organizacional. A partir de Pantoja (2004), vários pesquisadores têm estudado estratégias de aprendizagem informal (EAI) e seus antecedentes. A principal contribuição deste trabalho é utilizar as EAI como preditoras da aprendizagem individual dos profissionais de enfermagem, ou seja, um contexto profissional ainda não pesquisado, e a possibilidade de avaliar a validade preditiva das EAI, que são: reprodução, reflexão intrínseca, reflexão extrínseca, busca de ajuda em material escrito, busca de ajuda interpessoal e aplicação prática. As estratégias foram mensuradas por um instrumento com trinta e três afirmativas. As EAI foram utilizadas como preditoras da aprendizagem individual, mensuradas por 18 itens, sendo consideradas variáveis latentes de segunda ordem, com as seguintes dimensões: frequência, importância da aprendizagem individual e estoque de aprendizagem individual. Os dados foram coletados em quatro hospitais e analisados de forma dicotômica (público x privados), e participaram dessa pesquisa 486 respondentes (enfermeiros e técnicos de enfermagem). A análise dos dados foi realizada pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, permitindo a avaliação do modelo de mensuração (validade convergente, discriminante e confiabilidade) e do modelo estrutural (significância dos coeficientes estruturais e tamanho do efeito R2). No ambiente público, as variáveis latentes apresentaram variância média extraída entre 0,47 e 0,76 (validade convergente), a raiz quadrada da variância média extraída foi superior às correlações entre as variáveis latentes (validade discriminante) e a confiabilidade composta superior a 0,71. No ambiente privado, as variáveis latentes apresentaram variância média extraída entre 0,56 e 0,76 (validade convergente), a raiz quadrada da variância média extraída foi superior às correlações entre as variáveis latentes (validade convergente) e a confiabilidade composta superior a 0,83. Quanto ao modelo estrutural, no hospital público, foi observado que, na percepção desses profissionais, há alguma possibilidade de aprendizagem individual (média = 7,41 e desvio padrão = 2,17, numa escala de 1 a 10). Mas apenas a estratégia ajuda interpessoal apresentou influência significativa com a aprendizagem individual. Nos hospitais privados, foi observado que também existe essa percepção da aprendizagem individual (média = 8,83 e desvio padrão = 1,08, numa escala de 1 a 10). E todas as estratégias apresentaram relação significante com a aprendizagem individual, exceto a reprodução, que apresentou relação negativa com a aprendizagem individual (coeficiente estrutural = - 0,358, p < 0,01). Esses resultados podem ser explicados do ponto de vista prático pela situação atual das organizações: o hospital público teve recentemente sua administração trocada, um novo modelo de gestão está sendo implantado, principalmente no corpo de enfermagem, que vem afetando os seus processos de trabalho e, consequentemente, seus processos de aprendizagem. Os hospitais privados apresentam um modelo de gestão do corpo de enfermagem bem consolidado. Estão presentes nesse ambiente selos de acreditação em qualidade e os processos de aprendizagem dos profissionais de enfermagem também são fortemente estimulados pela organização.