Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
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- DissertaçãoBarreiras e facilitadores para relações de confiança em contexto organizacional: estudo em uma multinacional de serviços para o comércio na cidade de São PauloFreitas, Daiane Santana (2020-06-10)
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O objetivo do presente trabalho é identificar e discutir barreiras e facilitadores para que relações interpessoais, em contexto de trabalho, sejam pautadas por confiança recíproca, em uma empresa multinacional de tecnologia e serviços para o comércio, na cidade de São Paulo. Empregou-se método misto, no qual a abordagem qualitativa é integrada a um projeto quantitativo maior. Os dados foram coletados por meio de survey com inclusão de perguntas abertas, para enriquecer a análise. Participaram funcionários de diferentes áreas da empresa, chegando-se a 78 participantes (com respostas válidas) para o inventário e 75, para as duas questões abertas. Os dados numéricos resultantes da aplicação do instrumento foram analisados a partir de análise descritiva, como exploração inicial dos dados. Complementarmente, adotaram-se os testes Z e de Friedman para comparação de médias de amostras independentes e amostras associadas ou pareadas, respectivamente. Foi aferido o nível de confiança interpessoal, em três esferas: entre subordinados e superiores, entre pares (colegas de trabalho) e do indivíduo em relação à equipe de trabalho, tanto na dimensão pessoal como na dimensão profissional. Como resultado, o nível de confiança no gestor revelou-se o maior, sendo menor em relação ao colega de trabalho. Nas três esferas, o nível de confiança na dimensão pessoal foi menor do que na dimensão profissional. Para os dados textuais, utilizou-se a análise de conteúdo (pré-análise; exploração do material; e tratamento dos resultados, inferência e interpretação). Quanto aos fatores que contribuem para a construção de confiança, foram identificadas duas categorias: 1. “Gestão descentralizada”, que abrange as subcategorias: delegar responsabilidades mais complexas e desafiadoras; humanização da gestão; compartilhamento de informação sigilosa, liberdade / autonomia e reconhecimento; e 2. “Equipe colaborativa”, que contempla: cooperação; consertar ou assumir o erro ao invés de expô-lo; amizade verdadeira, treinamentos, empatia e comprometimento. Quanto ao que mais contribui para rompimento de uma relação de confiança, duas categorias: 1. “Gestão obsoleta”, que abrange as subcategorias: favoritismo; hierarquização da gestão; avaliação profissional enviesada e falta de oportunidade; e 2. “Relações danosas”, abarcando um conjunto de “faltas”: de honestidade, de cumplicidade e de comunicação; e quebra de confidencialidade. Buscou-se contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema, identificando aspectos passíveis de atuação de gestores, para que relações de confiança interpessoal em contexto de trabalho possam ser estabelecidas e preservadas. - DissertaçãoCorrida cinco estrelas: voz dos motoristas de aplicativos sobre seu trabalho na cidade de São PauloBarbosa, Daniel Casseb (2021-02-03)
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At times when society is in a transition of models the way we work, the question is: and where will people go? In this academic research, we sought to describe, after hearing UBER drivers in the city of São Paulo, what were their motivations, how they work, to understand what their work context is and what conditions they are subjected to behind the wheel. It also points to the search for clarity regarding the consolidation of the informal labor market, driven by the current financial crisis. The opportunities for informal work, the precariousness arising and finally the gig economy. In addition, a critical look at the new phenomenon called uberization. All these elements make up the research for this work. - DissertaçãoCusto humano do trabalho e depressão percebida por professores de graduação “contingencialmente” a distância no estado de São PauloSiqueira, Gabriela Cristina Gomes (2022-02-11)
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Ao final de 2019 uma doença surgida na China passou a se espalhar pelo mundo chegando ao Brasil em fevereiro de 2020. No mês seguinte a COVID-19 passou a ser tratada como pandemia pela OMS. Para que a transmissão da doença pudesse ser contida, diversas medidas foram adotadas no mundo, comércios foram fechados, voos internacionais foram cancelados, o home office virou uma realidade em grande parte das empresas e o ensino presencial teve que ser adaptado para o formato remoto. Escolas, creches e universidades foram fechadas, e aquelas que tinham uma estrutura mínima passaram a atuar de forma online. Neste contexto, emerge a educação superior remota, de modo mais abrangente no Brasil. Todo o planejamento para as atividades acadêmicas teve que ser repensado e reestruturado, professores tiveram que readequar seus materiais de aula (o que também contemplou transformação de aulas práticas em teóricas, quando da impossibilidade de outro “arranjo”), além de aprender muito rapidamente as ferramentas tecnológicas necessárias para que o processo de ensino-aprendizagem não parasse. Todo esse processo de transformação no ensino ocorreu em cerca de três a cinco semanas e devido ao impacto destas mudanças, tornou-se pertinente avaliar o custo humano do trabalho de professores de graduação (originalmente presencial) em instituições nãopúblicas de educação superior no estado de São Paulo, no contexto pandêmico, e a incidência de depressão percebida. Foi disponibilizado questionário eletrônico com três escalas psicometricamente validadas: escala de avaliação de contexto de trabalho (EACT); escala de custo humano do trabalho (ECHT) e Questionário da Associação Europeia de Depressão IDEA (adaptado para a língua portuguesa), além de questões de perfil demográfica e cinco abertas. Oitenta e seis docentes responderam e os principais resultados foram: na organização do trabalho e nas relações socioprofissionais a situação é considerada crítica, já as condições de trabalho foram consideradas satisfatórias. No aspecto físico do custo humano do trabalho, o quadro geral é satisfatório, enquanto o custo cognitivo apresentou uma situação grave e o afetivo/ emocional se encontra crítico. - DissertaçãoCusto humano do trabalho, bem-estar e mal-estar dos assistentes técnicos rurais no triângulo mineiroMarques, Darlan Leite da Silva (2023-05-26)
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A agricultura brasileira é uma referência de inovação tecnológica. A produção de grãos, carnes, fibras, frutas, biocombustível, dentre outros produtos apresentam sucessivamente um crescimento expressivo desde a década de 1970. O agronegócio, para além das questões da produção de alimentos e atender a demanda mundial, é a principal fonte de saldo positivo da balança comercial. Ao investigar o trabalho, nas diversas cadeias produtivas que compõem o agronegócio brasileiro, destaca-se a importância da abordagem teórico-metodológica com que esse objeto foi analisado, trata-se da Ergonomia da Atividade. Os conceitos adotados neste estudo foram: Contexto de Produção de Bens e Serviços (CPBS), Custo Humano do Trabalho (CHT), o Bem-estar, o Mal-estar e as Estratégias de Mediação. A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o custo humano do trabalho de assistentes técnicos rurais, do Triângulo Mineiro, bem como a percepção dos gestores em relação a este custo humano do trabalho. A amostra deste estudo foi constituída por: o que definimos como Assistentes Técnicos Rurais; um grupo de trabalhadores formados por profissionais do agronegócio responsáveis pela assistência técnica; e a realização de vendas aos produtores rurais em suas diversas cadeias produtivas. Entre estes profissionais pode-se considerar: Agrônomos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Técnicos Agrícolas, entre outros. Foram escolhidas dez organizações que representam as empresas que ficam à montante das propriedades rurais, como: empresas de adubos, agrotóxicos, sementes e máquinas agrícolas. Destas, foram abordados dez Assistentes Técnicos e nove gestores, por meio de entrevistas semiestruturadas, realização de acompanhamento para livre observação, conversas informais e análise de documentos. Com base nos resultados concluiu-se que os impactos do CHT sobre os Assistentes Técnicos Rurais - ASTER são inquietantes. As decorrências dos resultados são representadas pelas exigências cognitivas identificadas, que se traduzem em necessidades constantes de atualização profissional, bem como atenção diária às metas de vendas determinadas pela empresa. Pode-se incorporar a estes fatos o CHT afetivo, ocorrido pelas cobranças quase que diária realizadas pelos gestores destas organizações. Diante deste contexto, foram encontradas como Estratégias de Mediação: não acompanhar as metas para conseguir realizar o seu trabalho e deixar de fazer alguns serviços burocráticos inerentes às atividades dos ASTER’s. - DissertaçãoExercício de liderança servidora e práticas contra-hegemônicas de qualidade de vida no trabalho em empresas farmacêuticas Great Place to Work no Brasil: realidade, discurso ou nem isso?Morgensztern, Cynthia Chazin (2022-01-27)
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O mercado de trabalho apresenta inquietantes temas que afetam a vida de todos os profissionais, por exemplo, perda da qualidade de vida, acidentes de trabalho e/ou percurso, doenças de trabalho e outras causas de maior ou menor proporção, que normalmente geram preocupação entre os dirigentes das organizações sobre como tratar a questão da Qualidade de Vida no Trabalho. Este estudo, tem como objetivo geral, identificar práticas adotadas por organizações farmacêuticas de grande porte, que atuam no Brasil, agraciadas pelo Instituto Great Place to Work entre as melhores para se trabalhar no triênio 2018, 2019 e 2020, com relação à QVT, em perspectiva contra-hegemônica, e verificar se estão em alinhamento com os critérios da Liderança Servidora. Os objetivos específicos são: 1) avaliar a opinião dos funcionários de organizações de grande porte no segmento farmacêutico, que atuam no Brasil, sobre QVT, aferida por meio de indicadores da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT); 2) identificar a adoção, ou não, do estilo de liderança servidora pelos funcionários dessas organizações; e 3) cotejar os resultados levantados para verificar se há ou não convergência entre o nível de QVT aferido e a presença (ou não) dos fatores constituintes da liderança servidora. A pesquisa recomenda o uso dos métodos quantitativo e análise qualitativa de dados textuais, em uma abordagem mista (“quanti-quali”), dentro da perspectiva exploratória-descritiva. Para a realização da pesquisa foram utilizados dois instrumentos psicometricamente validados: o Inventário de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT) e a Escala de Liderança Servidora (SLS). Foram obtidas 34 respostas do IA_QVT e 39 do SLS. Os questionários foram disparados por meio das mídias sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram e Whatsapp), com o uso de um filtro para atingir o público-alvo elegível para a pesquisa. De acordo com os resultados, de um modo geral, dentro das 5 dimensões da QVT (Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socioprofissionais, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho e Vida Social), os participantes sentem um bem-estar moderado, em relação à forma pela qual a empresa realiza a promoção da saúde, não evidenciando a predominância de representações decisivas de bem-estar, a ponto de realmente serem entendidas como dominantes no ambiente de trabalho. Em referência aos resultados da SLS, sobre a liderança servidora, que traz 8 dimensões (Empoderamento, Respaldo, Responsabilização, Perdão, Coragem, Autenticidade, Humildade e Servidão), o resultado manifesta uma percepção “parcial/mediana” do exercício do estilo “servidor”, deixando dúvidas se o líder pode ou não apresentar comportamentos para servir em alguns momentos durante a relação com os seus subordinados. O principal limite desta pesquisa, decorrente da dificuldade para acessar institucionalmente os respondentes (participação formal de uma ou mais indústrias), foi o pequeno tamanho da amostra e a forma de sua obtenção. - DissertaçãoO lar se uniu ao trabalho: a experiência das trabalhadoras em domicílio no contexto pandêmicoLucio, Mariana de Oliveira (2023-05-08)
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A pandemia da COVID-19, vivenciada no Brasil desde fevereiro de 2020, trouxe impactos a diversas áreas da sociedade. No campo de trabalho presencial, viu-se a repentina mudança para o regime remoto, provocando impactos na vida pessoal e profissional de trabalhadores. Com foco nas trabalhadoras, mesmo antes do período pandêmico, mulheres já enfrentavam as consequências da divisão sexual do trabalho doméstico e de cuidados, tendo a pandemia agravado tal situação. Considerando isso, a proposta deste estudo abrangeu as trabalhadoras em domicílio e a precarização da sua atividade laboral no período de pandemia, associada a divisão sexual do trabalho. O objetivo foi apresentar se diante do contexto pandêmico, dadas as mudanças de local de trabalho vividas por algumas categorias profissionais, as trabalhadoras que atuaram em domicílio tiveram seu trabalho precarizado. De abordagem qualitativa e natureza exploratória, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas com trabalhadoras que são mães e atuaram em regime remoto durante o período de março de 2020 a junho de 2021, como método de análise, utilizou-se a análise temática. Os resultados obtidos expuseram que as trabalhadoras em domicílio sofreram significativas implicações para a vida pessoal e profissional, bem como para sua carreira e saúde física/mental durante a atuação em regime remoto no período pandêmico. - DissertaçãoQualidade de vida no esporte como trabalho de atletas paralímpicos brasileirosCortes, Nancy Edith Pinilla (2021-08-05)
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Changes in the world of work impact the workers’ performance in their work contexts, quality of life, health levels, family, and social life. It is in this context of continuous transformation that are the Paralympic athletes, here considered as workers. Thus, from the sport-work binomial, sport is a professional exercise. The present study aims to comprehend what is quality of life in the sport-work of Brazilian Paralympic athletes of the track and field modality, who are in preparation for the next edition of the Paralympic Games, and what are the main factors that result in experiences of wellbeing and malaise in that work context. This is an exploratory-descriptive research, with a qualitative approach. For data collection, we conducted online in-depth interviews and with a semi-structured script, developed with open-ended questions on the athletes’ life history, characterization of sport-work and related to the factors that constitute the Activity-Centered Ergonomics applied to Quality of Life at Work. We interviewed 11 parathletes, already classified or close to obtaining the index for the Paralympic Games’ participation. We opted for the content thematic analysis with the support of the software Novo NVivo. We identified 4 categories: 1) An overcoming journey: the place of disability and sport in the Paralympic athlete’s life; 2) Sport as work: an unveiled relationship; 3) Quality of life constituent factors in sport as work from the perspective of parathletes; and 4) COVID-19 pandemic impact and Tokyo Paralympic Games postponement. The categories allowed to retrieve evidence from the parathlete perspective about their conception on the sport as work. The achievements and fulfillment achieved through sport brought a new meaning to their condition of disability, allowing a professional identification, pointing out that the work activity carry out a social purpose. - Dissertação(Re)inserção do egresso do sistema prisional no mercado de trabalho sob a lente da confiança : no caminho da (re)integração socialCorsi Junior, Edu (2020-12-03)
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Atualmente no Brasil, cinco de cada dez ex-detentos que conquistaram sua liberdade após o cumprimento da pena acabam retornando ao sistema prisional. A obtenção de um trabalho lícito e formal é um aspecto importante para a reinserção do egresso do sistema prisional no mercado de trabalho e sua consequente reintegração social. No entanto, o preconceito da sociedade, de maneira geral, é a maior barreira para a conquista de um emprego por parte do egresso. Na relação entre contratante e egresso, a confiança é um elemento central para a conquista e manutenção do emprego. Nesse sentido, o objetivo geral é investigar como o contratante e o egresso do sistema prisional inserido no mercado de trabalho vivenciam a relação de confiança, e a questão contexto da pesquisa é explorar como se desenvolve a relação de confiança interpessoal nas interações entre o contratante e o egresso do sistema prisional no ambiente de trabalho. A discussão teórica foi amparada por modelo de confiança que confere as dimensões integridade, habilidade e empatia como pertencentes ao depositário da confiança. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Foram definidas duas técnicas de coleta de dados. A primeira técnica foi a observação participante em uma empresa de pequeno porte prestadora de serviços na cidade de São Paulo e a segunda técnica foi a captação de dados de 27 empresas contratantes de egressos do sistema prisional através de um questionário semiestruturado com duas questões abertas e três questões fechadas. Para a análise e interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise temática com o auxílio de templates. Como resultado, foi possível constatar a importância da capacitação profissional para o egresso e a relevância do meio social ao qual ele pertence, além de perceber a presença de todas as dimensões do modelo proposto nos contratados egressos do sistema prisional. A dimensão empatia apareceu como destaque positivo. O trabalho, juntamente com afeto e moradia, apareceu como importante elemento de reintegração social. A pesquisa está limitada a contratantes de egressos do sistema prisional e sugere-se futuros estudos com diferentes abordagens do tema confiança envolvendo o próprio egresso do sistema prisional. - Dissertação"Sinto que nossa geração precisa repensar o trabalho": processo de significação do trabalho para a geração Z no BrasilSilva, Paulo Duque Pereira da (2020-02-14)
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Although it has been assuming new formulations and undergoing transformations in contemporary society, working is conceived as a fundamental category of the human condition, admitting it as central and constitutive of subject's life. It is expressive to understand how working is perceived and experienced by different groups. Therefore, the main objective is composed of two cores: 1) to identify and analyze the meanings of working and meaningfulness at working for Brazilian Generation Z workers, besides 2) propose a definition for "Working Significance Process" as an alternative to meaning and meaningfulness at work, such as contained in the literature. The study is characterized as applied and descriptive-exploratory, using the incorporated mixed methodology, in which the qualitative approach is integrated into a broader quantitative project, with the implementation in a single phase. Data were collected through a survey, with a structured questionnaire and incorporation of open questions to improve data analysis. The Inventory of the Meaning of Work and Meaningful Work Scale instruments were used to ascertain the meanings of working and meaningfulness at working for the Brazilian Generation Z members, as well as to evaluate the models present in the contemporary literature. A total of 210 young people between 18 and 25 years old from several Brazilian states participated in the survey, with greater predominance for participants of São Paulo. The results pointed greater convergence between the approaches of the meanings of working and a smaller for the meaningfulness at working. Among the meanings of working, young people associate working with learning, financial return, and independence. Regarding the meaningfulness at working, the quantitative method indicated greater appreciation and positive evaluation in the quality of working relationships, development, learning, and work utility, while qualitative analyses pointed to the interesting character of working, the social functions and beneficial actions to the society and others that it is allowed to undertake, as well as the identification with daily and professional practices, and the results arising from the work activity. A critique of the instruments as found in the literature was also performed, proposing the perspective of Socio-Historical Psychology as a theoretical-methodological alternative for a better understanding of the working significance process. - DissertaçãoTirania em contexto de trabalho: Estudo sobre a relação entre tirania, bases de poder e estilo de liderança segundo empregados e ex-empregados de bancos no estado de São PauloSacramento, Silvio José do (2021-02-19)
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Tyranny can occur from the use of arbitrary power by the leadership that adopts a leadership style focused on the task, that is, employees are subjected to increase production according to the demands of the leadership. Studies on bullying and corporate psychopathy addressed the tyranny construct, however, only one study was found that brought the definition for the tyranny construct in the workplace. Based on the concept of petty tyranny, the tendency to use arbitrary power, which is perceived by the leadership style of the leadership, tyranny in the work context was studied from the power bases and leadership styles of the leadership. The general objective was to identify the relationship between tyranny in the work context, power bases and leadership style, and a guiding hypothesis and seven directional hypotheses were defined. The adopted approach was quantitative with the use of two scales: EBPS, by Raven and French (1959), and EAEG, by Melo (2004), including open questions to identify the definition of tyranny and tyrannical behaviors, according to employees and former employees of banks located in the State of São Paulo. The instrument was published on social networking sites (Linkedln, Facebook and Instagram), and in the groups on Linkedln and Facebook sites, due to the pandemic COVID-19, and the sample was 233 respondents. From the analysis of the quantitative data, (Descriptive Analysis and Average Equality Tests for the EBSP and EAEG scales for the groups - subordinates and heads, and female and male, and the Structural Model), it is possible to answer that the relationship is significant between tyranny, power bases and leadership style. This dissertation contributed to bring out that according to the respondents, power has been used arbitrarily and the focus of leadership, in the context studied, has been on the task - producing more and more. It can be said that employees perceive tyranny and the reasons that make them accept are: the fear of punishment (being fired, for example); the understanding that "who can command"; the concern with payment slips; and employees can minimize the actions of the boss because they understand that they are also being charged. The sample is not probabilistic, so the results cannot be generalized, and one of the limitations was that respondents were users of social networking sites and most are employed. - DissertaçãoUso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) por advogados 50+ na cidade de SÃO PAULO: custo humano do trabalho e percepções de bem-estar e mal-estarOliveira, Carlos Alberto de (2023-05-02)
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Esta pesquisa versa sobre o tema “Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) por advogados 50+ na cidade de São Paulo: custo humano do trabalho e percepções de bem-estar e mal-estar”. A pesquisa estabeleceu como objetivo geral avaliar o impacto, decorrente do uso das novas TICs, nas atividades laborais dos advogados 50+ na cidade de São Paulo. Para atingir o objetivo geral acima foram buscados os 2 seguintes objetivos específicos: avaliar o custo humano do trabalho dos advogados 50+ na cidade de São Paulo, quando do uso das TICs; e identificar percepções de bem-estar e de mal-estar, por advogados 50+ na cidade de São Paulo, quando do uso das TICs. Foram utilizadas duas abordagens metodológicas para a obtenção dos resultados e análise dos mesmos. A 1ª se constituiu em uma análise quantitativa baseada em estatística descritiva através do aplicativo Jamovi®. A 2ª tratou de uma análise qualitativa lexicométrica utilizando o aplicativo IRaMuTeQ©. Foram obtidos resultados interessantes como o de que, caso queiramos reduzir o custo humano cognitivo do trabalho dos advogados 50+ em São Paulo, se agirmos sobre o custo humano afetivo, produziremos um efeito maior do que se buscarmos agir sobre os custos físicos do trabalho destes profissionais, quando do uso das novas tecnologias. O trabalho conclui apontando melhorias que, atualmente, podem ser implementadas no sentido de proporcionar bem-estar aos advogados 50+ no desenvolvimento de suas atividades na cidade de São Paulo.