Quimica - TCC – EE Higienópolis
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Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Rossi, Maura Vincenza"
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- TCCAvaliação do desempenho do plástico biodegradável com óxido de grafenoSantos, Barbara Luiza Souza; Sasso, Marjory de Oliveira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um bioplástico flexível, à base de um material natural de fontes renovável (amido). Inicialmente, foi realizada a caracterização visual de biofilmes à base de amido elaborados pela técnica de solução (casting), visando a escolha das melhores formulações para serem utilizadas na produção. Foi adicionado óxido de grafeno a fim de verificar o desempenho do mesmo e se há melhora de propriedades. As soluções de amido de milho foram preparadas com incrementos de óxido de grafeno nas concentrações de 0,0%, 0,06% e 0,5% e plastificados com glicerina. Os biofilmes de amido puro tiveram a coloração transparente enquanto os que continham óxido de grafeno ficaram com a coloração marrom. A partir da análise de resistividade elétrica volumétrica não evidenciou aumento significativo na condutividade. Através da espectroscopia no infravermelho, FTIR, foi possível verificar todos os picos característicos tanto do amido quanto do GO. O gráfico de calorimetria exploratória diferencial (DSC) não apresentou nenhum evento térmico característico. Na análise do gráfico de termogravimetria (TGA) foi possível verificar a perda de massa entre as temperaturas de entre 24 a 142ºC, 250 a 390ºC e 24 a 800ºC para todas as amostras. Na análise de resistência mecânica por tração verificou-se a deformação de cada amostra até sua ruptura total. As amostras, também, sofreram um aumento em suas massas e comprimentos, apresentaram, também, de mudança na coloração, além do surgimento de fissuras quando ficaram submersas em água durante 48h. - TCCQuímica e educação patrimonial: uma abordagem interdisciplinarSantos, Bruna de Pinho (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O conhecimento químico é utilizado na preservação do patrimônio cultural material, por meio das atividades de conservação e restauro, onde a constituição, propriedades e transformação dos materiais constituintes dos bens são indispensáveis. A compreensão do que é patrimônio e a sensibilização para sua preservação são questões ligadas a formação integral do indivíduo, e são fomentadas pela educação patrimonial, que se configura como um processo educacional interdisciplinar. No presente trabalho foi apresentado o que é a educação patrimonial, os conhecimentos químicos utilizados na preservação dos bens materiais e um relato de experiencia de uma palestra aplicada numa turma do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública, onde o tema central foi o patrimônio cultural. O uso do patrimônio cultural no ensino médio possui grandes potencialidades, e faz com que o ensino da química seja voltado para formação do cidadão, não prezando apenas pela informação química, mas a colocando num contexto social.