Quimica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Guekezian, Márcia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCContextualizando a química: transformações e fenômenos da matériaBranco, Camila Aparecida Rice; Rondinelli, Rafaela Lombardi; Aires, Vania Viana (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
A ciência química contribui para descobertas essenciais ao cotidiano, o que permitem o desenvolvimento da cidadania e a sobrevivência dos seres vivos, no planeta terra. Está é de vital importância nas áreas de alimentação, indústria farmacêutica, produção de energia e desenvolvimento tecnológico. Contudo as metodologias de ensino aplicadas em salas de aulas, muitas vezes, não aguçam o interesse dos alunos no aprendizado, mantendo-se tradicionais e conteudistas, que resultam em desmotivação e abandono. Em vista disso, há a necessidade de se conhecer o quanto os alunos entendem de como a química está presente em seu dia-a-dia. No estudo está sendo proposto o aprendizado com contextualização, que poderá ilustrar um princípio, sair do abstrato de uma teoria e proporcionar uma visão de situação real, por meio de discussões e desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao cotidiano do aluno. Com a aplicação de experimentos complementares, que permitirá a colaboração em trabalho em grupo e por meio de questionamentos, será abordado a química em contexto social e as transformações da matéria aplicadas no cotidiano, de modo a instigar a reflexão e o debate, e de se ponderar sobre o que os alunos sabem sobre a química no cotidiano. - TCCDesenvolvimento de metodologia alternativa para o ensino de química inorgânica a partir da química envolvida em alimentosZagato Filho, Carlos Eduardo; Maluf, Guilherme; Hunold, Marcela Maria Alfino; Fernandes, Mariana de Abreu (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho consiste na elaboração de um material alternativo para o ensino de química inorgânica através da química dos alimentos, fundamentado na pesquisa sobre a importância da contextualização do ensino, sobretudo para adolescentes do Ensino Médio. A pesquisa contempla diversas frentes pedagógicas quanto às metodologias de abordagem, concepções dos papéis de professor e aluno, de seu processo de ensino e aprendizagem, obstáculos e facilitadores. Considerando as dificuldades que acompanham o ensino da disciplina de química, foram levantados dados sobre o interesse dos alunos nesta, bem como dados referentes à necessidade de atender, no ambiente escolar, às demandas do perfil de aluno atual. Desta forma, desenvolveu-se um material visual que possibilita a interação entre conteúdos científicos – informações sobre os elementos químicos mais presentes nos alimentos da pirâmide alimentar, e suas informações nutricionais – e seu cotidiano (alimentação). O material desenvolvido foi aplicado para alunos do segundo ano de uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo, que responderam aos questionários propostos sobre seu interesse na disciplina de química, suas opiniões referentes ao ensino desta e o feedback desta aplicação. - TCCDeterminação de alumínio dissolvido por espectrometria de absorção molecular durante cozimento de alimentos em panelas de alumínioRosal, Mariana Angelo Abatayguara (2019-12-13)
Escola de Engenharia (EE)
Neste trabalho, utilizando o método da espectrometria de absorção molecular na região do visível, com reagente colorimétrico o violeta de pirocatecol, determinou-se a concentração de alumínio em água aquecida em panelas de alumínio. Sua acessibilidade de preço e por ser o utensílio doméstico essencial em qualquer residência utilizou-se panela de alumínio, para estudo da liberação do metal para água e assim a possível entrada do metal no organismo de seres humanos pela ingestão de alimentos cozidos em panelas de alumínio ou que necessitem da água aquecida em utensílios desse material, como por exemplo, o café. Os resultados obtidos para alumínio em amostras de água de panelas areada e sem arear, para uma média de três determinações, foram de, respectivamente, 0,70 e 0,50 μmol L-1. Obteve-se, também, 3,3 μmol L-1 para café filtrado com água aquecida da panela sem arear, porém, para amostra de café da panela areada não se obteve valor quantitativo e significativo de alumínio. Notou-se uma maior concentração de alumínio nas amostras de café obtidas da panela sem arear em relação às amostras obtidas de água da mesma panela, entretanto no caso da panela areada observou-se que possivelmente o alumínio é absorvido pelo café, evidenciando a necessidade de cuidado com a utilização deste utensílio para a preparação de alimentos.