Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia) por Orientador "Santos, Valdeci da Silva"
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaA interpretação das narrativas e o aconselhamento bíblicoLima, Filipe Rodrigues (2023-12-15)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a interpretação do gênero literário “narrativas bíblicas” e sua aplicação na prática do aconselhamento bíblico. O intuito é mostrar que os conselheiros bíblicos podem ter acesso aos inúmeros recursos ministeriais, sendo mais eficientes, em seu ministério de aconselhamento, se entenderem a riqueza desse gênero literário e se utilizarem as ferramentas básicas de interpretação das narrativas bíblicas, respeitando seu estilo literário e seus objetivos. Inicialmente, o autor aborda o universo do gênero literário “narrativa bíblica” com definições conceituais. Logo em seguida, o autor examina a importância do aconselhamento bíblico frente a algumas distorções de compreensão das narrativas bíblicas. Por fim, o autor apresenta uma proposta de interpretação e aplicação dos conceitos para a prática de aconselhamento bíblico, ao elaborar uma análise do texto bíblico sobre a história da mulher do fluxo de sangue (Lc. 8.43-47) para demonstrar que todo bom conselheiro deve ser, antes de tudo, um dedicado exegeta. - MonografiaA prática negligenciada pelos pastores : a importância do descanso bíblicoFaria, Murillo Sabatier de (2025-03-14)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O excesso de produtividade e positividade, marcas do mundo contemporâneo, tem tornado o cansaço como um elemento central na sociedade atual, tornando-se presente nas igrejas e na vida dos pastores. Sobrecarregados pelas atividades e desafios envolvidos na prática ministerial, eles têm negligenciado a prática do descanso, gerando consequências devastadoras para eles, suas famílias e membros de sua comunidade. Apesar de sempre ter existido, pesquisas apontam que tem aumentado o número de pastores que tem abandonado suas ocupações ou mesmo que são vítimas de suicídio, tendo como uma das causas o alto desgaste apresentado no seu ofício. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as causas desta negligência, tendo como hipóteses iniciais a falta de compreensão dos ensinos bíblicos pelos pastores de suas funções e do verdadeiro descanso. Para tal, inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as temáticas do trabalho pastoral e do descanso bíblico, com o intuito de se estabelecer definições e categorias de análise. Na sequência, foi elaborado um questionário contendo 36 (trinta e seis) perguntas, abordando aspectos gerais, trabalho e descanso e enviado para 18 (dezoito) pastores de diferentes contextos, que responderam de acordo com suas próprias vivências. Os resultados apontaram, inicialmente, que os pastores estão cansados e que negligenciam a prática do descanso, seja em seus dias de trabalho ou no período de folga. Na análise das diferentes causas, pôde-se perceber concordância parcial com as hipóteses apresentadas, com maior ênfase na compreensão do descanso bíblico e com aquelas apontadas pela literatura, tais como expectativas internalizadas, falta de parcerias, baixa remuneração e pecados envolvidos. As respostas trouxeram causas inéditas, como a ausência de definição da jornada de trabalho, que também contribuem para o cenário apresentado. As informações obtidas podem ser valiosas para que novas pesquisas sejam feitas, com a utilização de outros mecanismos de avaliação do cansaço e que contemplem mais pastores, e para que mais trabalhos sejam produzidos, por exemplo, que abordem as possíveis soluções para essa problemática, aumentado a literatura sobre esse assunto que ainda é escassa, apesar das últimas publicações. - MonografiaAconselhamento bíblico com pessoas que apresentam dependência química: uma proposta!Zanelatto, Wagner (2023-02-08)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Neste trabalho veremos a importância do aconselhamento bíblico como uma proposta consistente frente aos problemas apresentados por pessoas com dependência química. Existem muitos modelos para auxiliar pessoas que sofrem deste mal, mas a grande maioria esta firmado nos fatores internos e o aconselhamento biblico com um modelo eficaz auxilia nas questões essenciais do ser humano trabalhando nos fatores que geram esse comportamento. Desta feita, o aconselhamento bíblico por meio das Escrituras traz uma resposta significativa para este problema. - MonografiaAconselhamento bíblico e versão cristã do coaching: estudo comparativoOliveira, Denilton José Ribeiro de (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este trabalho aborda de forma comparativa a versão cristã do coaching e o aconselhamento bíblico. Analisando parte a parte cada um dos segmentos, vem mostrar as aproximações e distanciamentos deles em relação às Escrituras, visando esclarecer sobre o uso ou não dessas metodologias no meio eclesiástico. - MonografiaUma análise bíblica e teológica sobre a prática do perdãoMagalhães, Sandoval Santos (2023-01-31)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise bíblica e teológica sobre a prática do perdão. Essa análise começa pelo entendimento dos termos bíblicos usados para descrever o perdão. Em segundo lugar, é apresentada a base em que se fundamenta o perdão, ou seja, a obra de Cristo e a misericórdia de Deus. Também é descrito as suas características como: um ato de renúncia e ao mesmo tempo doação, uma promessa que é feita e, por fim, é tanto um evento quanto um processo. Em terceiro, é abordada a questão da condicionalidade e incondicionalidade do perdão, a questão em particular aqui é se o arrependimento é ou não um pré-requisito para a concessão do perdão. Em quarto, é considerada a reconciliação como implicação do ato de perdoar, uma vez que o verdadeiro arrependimento busca o relacionamento e a restauração. Em quinto, são tratados o arrependimento e a confissão no contexto do perdão, pois aquele que quer ser perdoado precisa reconhecer os pecados cometidos e buscar o perdão através de uma humilde confissão, visto que Deus não perdoa as pessoas sem o arrependimento, e, por fim, são apresentados os erros mais comuns em relação ao perdão, como desculpar-se ou tolerar a ofensa da outra pessoa. Achar que quem perdoa esquece e condicionar o perdão ao sentimento. - MonografiaDepressão: um olhar do conselheiro bíblico de acordo com as Escrituras, no auxílio aos cristãos diagnosticados com depressãoBessa, Denise Lucas Moreira Victor (2023-02-24)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Problemas são comuns a toda raça humana, evidentemente também para pessoas cristãs. E o que fazer quando um cristão busca aconselhamento cujo motivo é uma crise depressiva, ou alguma pessoa que não seja cristã procura um conselheiro bíblico? O diagnóstico de depressão é crescente e esse fato pode estar relacionado a diversos fatores, tais como: crescimento da indústria farmacêutica, facilidade de acesso ao assunto ou popularização do mesmo, diagnósticos precipitados e até mesmo errados, entre outros. Este trabalho tem como objetivo apontar maneiras bíblicas de auxiliar pessoas com depressão. Na primeira parte apresenta as principais causas da depressão e seus conceitos, e na segunda parte traz relatos bíblicos de sintomas que hoje descrevem a depressão e um estudo de caso. A conclusão aponta para, como através das Escrituras, o Conselheiro Bíblico pode auxiliar no cuidado de pessoas diagnosticadas com Depressão. - MonografiaEntendendo o ser humano total: aplicando a abordagem bíblica do homem como unidade indivisível ao aconselhamento bíblicoSilva Filho, Máximo Laudelino da (2023-02-03)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Esta pesquisa, de cunho analítico e bibliográfico, tem por objetivo relacionar a compreensão do ser humano como um ser indivisível, assim como é descrito na Bíblia, com a prática de aconselhamento bíblico. O exame cuidadoso das Escrituras ajuda-nos a conceber que o ser humano é composto por duas partes essenciais, que formam uma unidade indivisível: corpo e alma ou espírito. Entender como esses elementos se relacionam e interagem entre si pode ser muito útil para compreender melhor nossa própria identidade e para ajudar outros a alcançarem a plenitude da vida cristã. Como ainda não há um consenso sobre como essa discussão pode ser aplicada ao aconselhamento bíblico, nesta pesquisa, discutiremos como esse princípio bíblico da integralidade deve ser entendido e como pode ser usado nesse campo de atuação. Esperamos contribuir com conhecimento e literatura pertinente, para que conselheiros bíblicos possam exercer o aconselhamento de maneira mais eficaz, orientando pessoas a alcançar melhor qualidade de vida e de sua relação com Deus, mediante o cuidado integrado de seu corpo, suas emoções e sua espiritualidade. - MonografiaO abuso sexual e a soberania de Deus no âmbito do aconselhamento bíblico : como responder às demandas de sobreviventes e de conselheirosCarnevali, Luisa Teixeira Alberti (2024-06-07)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar as implicações teológicas relacionadas à soberania divina diante da realidade do abuso sexual, considerando as perspectivas dos sobreviventes e dos profissionais de aconselhamento atuantes nesta área. Este estudo visa preencher uma lacuna literária específica sobre o tema, fornecendo um recurso prático para sessões de aconselhamento, visando contribuir para a compreensão e abordagem desse tema sensível. Na introdução destacamos a importância do aconselhamento bíblico para os sobreviventes de abuso e consideramos as diferentes formas que tanto conselheiro quanto aconselhando se debruçam sobre o tema. No primeiro capítulo contemplamos as definições de abuso sexual, apresentamos os dados estatísticos dessa cruel realidade e adentramos na cosmovisão cristã sobre o tema. No segundo capítulo adereçamos a grande pergunta que causa angústia em sobreviventes e conselheiros: “como um Deus bom e soberano pode permitir tamanho mal?”. No terceiro capítulo apresentamos a coleta de dados das entrevistas realizadas com sobreviventes e mapeamos as três maiores demandas apresentadas, a saber: medo, sentimento de injustiça e necessidade de autonomia. No quarto capítulo apresentamos respostas bíblico teológicas para cada demanda apresentada anteriormente. No quinto capítulo adentramos à teologia aplicada, fornecemos aparato teológico para o conselheiro no que diz respeito às suas angústias particulares sobre o tema, para que possa ser eficaz na legitimidade da sua vocação; abordamos a ênfase teológica para a resposta que o aconselhado procura, reconhecendo em Cristo a identificação de um homem de dores, tal qual o sobrevivente e concluímos com dicas práticas para sessões de aconselhamento bíblico. - MonografiaO aconselhamento bíblico noutético e o tecnoestresse infantojuvenil : uma análise introdutóriaCoelho, José Roberto Rodrigues (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Esta monografia, trata-se de uma pesquisa introdutória sobre a ação do aconselhamento bíblico noutético no tratamento dos impactos e traumas causados pelo tecnoestresse no âmbito infantojuvenil. A pesquisa apresentará uma análise de como o aconselhamento bíblico, fundamentado na Suficiência das Escrituras e na Centralidade de Cristo, é ferramenta importante para a cura e restauração dos traumas e sequelas provenientes do uso excessivo do ambiente digital e tecnológico. O trabalho pretende provocar o interesse sobre o debate do assunto, sobre a falta de preparo da sociedade diante da problemática e apresentar um caminho no sentido de resolver os efeitos negativos deste mal, o qual tem atingido de forma profunda crianças e adolescentes. Tendo esses elementos em vista, a pesquisa está subdividida em três capítulos. Inicialmente, discorre sobre o Tecnoestresse, abordando a tecnologia e, logo depois, o conceito, surgimento, impactos e quais obras discorrem sobre o assunto. Em seguida, aborda o Tecnoestresse na Infância e Adolescência – causas e as consequências. Finalmente, sob a ótica noutética, o Aconselhamento Bíblico – com sua definição, os termos usados na Bíblia, a atividade noutética, o principal percussor, o integracionismo como oposição, os princípios fundamentais: Suficiência das Escrituras e Centralidade de Cristo e o aconselhamento como ferramenta para ajudar crianças e adolescentes com tecnoestresse. - MonografiaOferecendo ajuda bíblica a pais cujos filhos foram diagnosticados com TDAHCapelari, Alessandro Roberto Azevedo (2023-12-18)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O diagnóstico de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem tido um aumento crescente nos últimos anos. Isso se dá por alguns aspectos, tais como: a flexibilidade nos parâmetros diagnósticos, a popularização do tema, aspectos culturais, influência da indústria farmacêutica e, em muitos casos, precipitação e erro no diagnóstico. Este trabalho tem por objetivo fazer um breve levantamento do que é o TDAH, apresentando algumas definições, qual o método para diagnóstico estabelecido pelo DSM-5, e analisar as causas do crescimento exorbitante do diagnóstico. Em um segundo momento pretende-se apontar algumas inconsistências e subjetividade encontradas no método diagnóstico, além de discutir sobre o próprio conceito de transtorno mental no qual o TDAH está inserido. Feitas essas considerações passaremos a apresentar uma visão bíblica acerca dos sintomas do TDAH e uma possibilidade de tratamento fundamentada num modelo bíblico, considerando os comportamentos apresentados e buscando ajuda nas Escrituras para lidar com cada um deles. Por fim, na conclusão, queremos mostrar como as Escrituras são um caminho seguro e ajuda eficaz para ajudar os pais a lidarem com os comportamentos indesejados dos seus filhos na área de desatenção, hiperatividade e impulsividade. - MonografiaPerdão no casamento : uma atitude cristã, saudável e possívelSouza, Arthur Bernard Moreira de (2025-03-12)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O tema “Perdão no casamento: uma atitude cristã, saudável e possível” propõe uma análise profunda do papel do perdão nas relações conjugais à luz dos ensinamentos cristãos. O trabalho defende que o perdão não é apenas um imperativo moral dentro da fé cristã, mas também uma prática essencial para a manutenção de um casamento saudável e duradouro. Divido em quatro capítulos principais, o estudo aborda tanto o fundamento teológico do perdão quanto as implicações práticas para casais cristãos. Sendo assim, o texto explora o perdão no casamento como reflexo da graça divina, enfatizando que perdoar é um ato contínuo de fé e obediência. Aborda o conceito bíblico do perdão como libertação, atitudes adequadas de quem é perdoado e os desafios de perdoar cumpridos. Conclui que o perdão promove reconciliação e maturidade. - MonografiaUma proposta para o aconselhamento pastoralFreitas, Moacyr Moreira De (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Atrelada ao cuidado pastoral, a prática do aconselhamento é parte constituinte da Teologia Prática. Remontando ao cuidado ofertado pelo próprio Deus, foi exercitado por cristãos ao longo dos séculos como uma forma de lidar com os problemas do cotidiano à luz da Bíblia. A queda gera necessidade de aconselhamento como uma forma de santificação, aproximando os cristãos de Deus e uns com os outros. Assim, a presente pesquisa se propõe a identificar a prática do aconselhamento noutético sob a perspectiva da teórica de Jay Adams, a partir de um levantamento histórico sobre o desenvolvimento do aconselhamento cristão e da identificação e combate aos sistemas de aconselhamento rivais adotados dentro das igrejas. Para além do levantamento bibliográfico, a pesquisa possui um levantamento de dados a partir de um questionário composto por dezoito questões baseadas nas três variáveis do aconselhamento noutético: identificação do problema, confrontação verbal e correção verbal. O questionário, on-line, foi aplicado à ministros cristãos da Igreja Presbiteriana do Brasil pertencentes ao Sínodo Central Espírito-santense, usando a escala do tipo LIKERT. As respostas apontam para uma necessidade que a presente pesquisa se propõe a contribuir: provocar uma reflexão sobre aconselhamento noutético para toda a igreja, instruindo-a sobre o sacerdócio universal dos crentes. - MonografiaA síndrome de Burnout e uma proposta bíblica de aconselhamentoMeira, Shyrley Ferraz (2023-01-24)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Esta pesquisa se concentra na investigação sobre a síndrome de burnout, a perspectiva e a resposta bíblica para o fenômeno e suas implicações para o aconselhamento bíblico. Assim levantou-se o seguinte questionamento: de qual maneira pastores e conselheiros bíblicos devem entender o fenômeno e ajudar aqueles que sofrem com tal diagnóstico à luz das Escrituras? Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, quanto à abordagem é qualitativa, pois busca traduzir aquilo que não pode ser medido, tendo em vista que a realidade e os indivíduos sãos indissociáveis, desse modo ao se tratar do indivíduo, que sejam considerados seus traços subjetivos bem como suas peculiaridades – tais pormenores não podem ser demonstrados em números quantificáveis. Verificou-se que, por se tratar de um diagnóstico multidimensional, também o cuidado bíblico deve ser multidimensional e deve se propor a lidar com cristãos afetados pelo burnout, à luz das Escrituras, com foco na compreensão da teologia bíblica do trabalho e dos mandatos espiritual, social e cultural dados por Deus na Criação, afetados pela queda e redimidos em Cristo Jesus e no socorro que o Evangelho oferece aqueles que sofrem. - MonografiaUma análise da depressão entre pastores e suas implicações ministeriaisCavalcante, Carlos Alberto (2025-03-11)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A pesquisa explora a depressão entre pastores, focando em suas repercussões ministeriais. Com base em uma revisão reflexiva e comparativa de literatura, o estudo contrasta as abordagens humanista, que vê a depressão como transtorno mental tratado por medicamentos e terapias, e bíblico-teológica, que considera a depressão como resultado do distanciamento espiritual, recomendando a restauração da fé para a cura emocional. Observa-se que a depressão afeta severamente a capacidade pastoral de liderar e cuidar da comunidade. O estudo propõe o aconselhamento bíblico, alicerçado na restauração espiritual, suporte comunitário e equilíbrio entre trabalho e autocuidado, como uma resposta eficaz. Academicamente, a pesquisa reitera a relevância das Escrituras para uma teologia prática, e, no contexto pastoral, sugere ações preventivas e terapêuticas, como redes de apoio e renovação espiritual, ressaltando que a saúde mental dos pastores é vital para o bem-estar do ministério e da igreja.