Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Pasquini, Miguel, Lilian Aparecida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCriação de valor por meio da conexão entre os stakeholders da Luna EducaçãoRosa, Taurã Figueiredo (2019-12-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A educação brasileira é considerada uma das mais deficitárias do mundo, e é neste contexto que a Luna Educação está incluída, buscando melhorar a educação pública por meio da criação de valor advinda do uso de tecnologias que conectem os stakeholders da educação pública. Expandindo o entendimento do contexto socioeconômico do aluno, observa-se a oportunidade de conectá-lo ao mercado de trabalho, em um conceito similar a marketplace, onde, novamente, a conexão desses dois stakeholders, gera valor para ambas as partes. No entanto, no conceito de marketplace, é necessário desenvolver tanto a capacidade de ganho de escala em alunos quanto em empresas. Considerando que a Luna Educação já atua próxima aos alunos, porém em menor escala, o foco do trabalho está na transposição do desafio de ganho de escala em alunos. Observando a estrutura atual da Luna Educação e seus produtos, observou-se um desafio para o aproveitamento desta oportunidade, que foi o objetivo deste trabalho. A solução proposta e implantada, ensejou a implementação de mudanças de processo, análise de recursos internos e externos, criação de alianças e inovação tecnológica, para que fosse possível atingir a possibilidade de ganho de escala desejada que permitisse a criação de um novo produto que conectasse jovens alunos de ensino médio de escolas públicas com o mercado de trabalho, criando uma linha de receita para a Luna Educação e mudando a vida de milhares de jovens. A solução proposta e aplicada pode ser replicada, desde que atendidas às condições necessárias para tal, de forma a atingir todo o território nacional com baixo custo unitário, o que se configura em um impacto econômico e social considerável, para a empresa e para a gestão na educação brasileira. Porém, dada a quantidade de alunos no sistema de educação brasileiro, há a necessidade de um investimento significativo de capital. Além disto, esta solução envolve um nível significativo de complexidade, por ser multifacetada, com a necessidade de atuar em iniciativas simultâneas, envolvendo a empresa, os órgãos públicos de educação, os professores e pais de alunos, para a transposição do desafio, incluindo mudança dos processos de desenvolvimento de produto, utilização de impressoras de alta capacidade de escala até softwares de relatórios em tempo real.