Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
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Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Silva , Milena Colazingari"
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- TCCA importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetizaçãoJesus , Vanessa Martins de (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente estudo aborda a importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetização, tendo em vista o problema dos baixos índices de alfabetização alcançados no Brasil, que ocupa os últimos lugares em provas internacionais de alfabetização. A metodologia usada foi a de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a música contribui de forma significativa no processo de alfabetização, promove o desenvolvimento da consciência fonológica, despertando na criança a possibilidade de segmentação sonora ao se trabalhar com cantigas de roda, levando-a a identificar pedaços de palavras que correspondem a rima. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA potência das metodologias ativas no processo de aprendizagem de crianças com AutismoMiranda , Alexandra Pimentel Martins; Pydd, Gabriela de Souza; Bitencourt, Renata Santos (2023-12-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo investigar se as metodologias ativas têm de fato como permitir ao aluno dos anos iniciais (educação infantil e fundamental I) que as suas habilidades e competências sejam desenvolvidas integralmente já que estudos mostram que crianças com TEA aprendem de forma mais efetiva quando a metodologia de ensino reforça seus gostos e habilidades, despertando interesse e desenvolvimento sua independência e protagonismo. Ele destaca a importância das metodologias ativas no contexto do autismo, enfatizando seu papel como ferramentas essenciais para aprimorar as habilidades únicas de cada aluno. Ele explora a jornada desafiadora de educar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando que superar desafios relacionados a esse transtorno é tão significativo quanto transmitir conhecimentos específicos de disciplinas. As metodologias ativas podem trazer benefícios ao aluno com TEA, pois permite que o processo de aprendizado seja mais envolvente e se adapte às necessidades de cada aluno, além de desenvolver a sua autonomia. O comprometimento contínuo dos educadores, aliado à colaboração com profissionais e à compreensão profunda das necessidades individuais, é essencial para criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e transformador. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Metodologias Ativas, Educação Inclusiva. - TCCA potência das metodologias ativas no processo de aprendizagem de crianças com autismoMiranda , Alexandra Pimentel Martins; Pydd, Gabriela de Souza; Bitencourt , Renata Santos (2023-12-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo investigar se as metodologias ativas têm de fato como permitir ao aluno dos anos iniciais (educação infantil e fundamental I) que as suas habilidades e competências sejam desenvolvidas integralmente já que estudos mostram que crianças com TEA aprendem de forma mais efetiva quando a metodologia de ensino reforça seus gostos e habilidades, despertando interesse e desenvolvimento sua independência e protagonismo. Ele destaca a importância das metodologias ativas no contexto do autismo, enfatizando seu papel como ferramentas essenciais para aprimorar as habilidades únicas de cada aluno. Ele explora a jornada desafiadora de educar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando que superar desafios relacionados a esse transtorno é tão significativo quanto transmitir conhecimentos específicos de disciplinas. As metodologias ativas podem trazer benefícios ao aluno com TEA, pois permite que o processo de aprendizado seja mais envolvente e se adapte às necessidades de cada aluno, além de desenvolver a sua autonomia. O comprometimento contínuo dos educadores, aliado à colaboração com profissionais e à compreensão profunda das necessidades individuais, é essencial para criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e transformador. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Metodologias Ativas, Educação Inclusiva.