Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Mattos, Cristine Fickelscherer de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA música cristã à luz da estilística e da retórica: uma análise da canção “Mais” de Os ArraisSilva, Valentina Sommerlatte (2023-12-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho, movido pela grande influência da música dentro da sociedade e do meio cristão, mais especificamente, tem como objetivo não apenas compreender a música como elemento fundamental e indissociável da mensagem cristã, mas de forma conectada ao componente poético, sem o foco apenas no texto como literatura, mas compreendendo-a como um todo de sentido, através das teorias da Estilística, que por definição, é a área dos estudos da linguagem que se volta para o estilo, explicada e embasada por Nilce Sant’Anna Martins; da Retórica, que ainda que não pertença a um domínio determinado, é a ciência que sistematizou a persuasão dentro do discurso, com Aristóteles; e os conhecimentos acerca da música popular por Luiz Tatit. Para cumprir esse propósito, foi utilizada a canção “Mais” de Os Arrais, grupo com destaque no meio religioso. Dessa forma, é possível contribuir para os estudos culturais-musicais-cristãos e literários, considerando principalmente a falta de trabalhos semelhantes. Ao final da pesquisa, pode-se afirmar que a música possui potencial persuasivo e não apenas pelo que está descrito em sua mensagem literária, mas considerando toda a sua estrutura e os seus recursos expressivos. - TCCMúsica, poesia e suas formas de distribuição e consumo na sociedadeNeri, Henrique Ribeiro (2022-07-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Ao longo do tempo, pudemos observar que a poesia e a música carregam características, não somente de seus autores, mas também da sociedade e do tempo nos quais foram criadas. Dessa forma, fica claro que as trajetórias dessas duas formas de arte foram (e ainda são) moldadas pelo contexto no qual estão presentes: desde uma perspectiva comercial (que visa o que é mais consumido), pautada pela ideia da transformação da cultura em uma indústria, até uma perspectiva sócio-cultural, em tempos de pouca mobilidade social, liberdade de expressão, ou uma perspectiva pessoal, na qual o indivíduo expressa sua subjetividade a respeito da realidade em que se insere ao conceber sua criação. Esta pesquisa visa ponderar justamente sobre essa influência dos fatores que afetaram a criação e a distribuição da música e da poesia ao longo do tempo, analisando como esses fatores alteraram a relação entre elas, propiciando a prevalência, ora de uma sobre a outra, ora o inverso. Entre esses fatores, consideramos em especial o papel dos meios de comunicação, fundamentais para as possibilidades de criação e comunicação da música e da poesia em todos os tempos. - TCCRepresentação do autismo no cinema: análise do filme Please Stand BySantos, Cristinara Meirelles dos (2023-12-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar o filme Please, Stand by (Tudo que Quero, em português) como um estudo significativo no contexto da representatividade do autismo no cinema. Dirigido por Ben Lewin e lançado em 2017, o filme apresenta uma narrativa centrada em uma jovem autista chamada Wendy, que embarca em uma jornada única e tocante para alcançar seu sonho de participar de um concurso de roteiros para provar sua independência. Nossa análise toma como base estudos sobre o autismo, elementos de linguagem audiovisual e conceitos da Análise do Discurso de linha francesa. Através da exploração deste filme, examinaremos as possibilidades e dificuldades em representar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), questionando como a construção da narrativa, os estereótipos nela presentes, questionando como essa representação pode impactar a percepção pública do autismo.