Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Martins, Valéria Bussola"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCMateriais autênticos digitais nas aulas de língua inglesa dos anos finais do Ensino FundamentalPratavieira, Isabela França (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
As mídias sociais estão presentes na vida da maioria das pessoas. É a partir dessa realidade que surge este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esta pesquisa teve como objetivo discutir o impacto da tecnologia digital na educação contemporânea e compreender como os conteúdos produzidos e por jovens podem ser incorporados na escola. Para tanto, traçou-se um percurso teórico acerca da Cultura Digital e Aprendizagens e sobre o perfil dos jovens da geração Z. O olhar da pesquisa detevese sobre objetos de conhecimento específicos trabalhados nas disciplinas escolares na área de Língua Inglesa. Sendo o problema de pesquisa deste TCC: quais são os caminhos metodológicos para que os conteúdos publicados nas mídias sociais possam ser trabalhados nas aulas de Língua Inglesa do 6º ao 9º ano do Fundamental? Na busca pela solução do problema apresentado, foi realizada uma pesquisa com professores da etapa escolhida para a concretização deste trabalho. Buscou identificar e sugerir como as mídias digitais e os conteúdos publicados poderiam ser utilizados como ferramentas dos professores no ensino formal. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o conteúdo/material produzido pelos influenciadores é significativo, pois, muitas vezes, além de evidenciar a língua em uso, dialoga com as disciplinas e seus conteúdos, podendo ser utilizado como ferramenta de apoio ao docente na sala de aula. Dentre as possibilidades, identificou-se o uso como um material didático pré-aula ou pós-aula, a partir da intencionalidade do educador, ou ainda como um material complementar caso os alunos queiram aprofundar mais a temática estudada. Compreendeu-se que o uso desses recursos vai ao encontro de demandas atuais e podem mudar a dinâmica das aulas, possibilitando o acesso à prática de construção de conhecimentos.