Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Delorenzi, Liliane Barros Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCO ensino da gramática por meio da poesiaSantos, Caroline Silva dos (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O trabalho apresenta um método de ensino de gramática baseado no ensino clássico: por meio da poesia. A gramática e a literatura sempre caminharam juntas, no entanto, ao dividi-las em disciplinas distintas, a gramática perdeu sua finalidade, pois ela é um meio e não um fim em si mesmo no processo de aprendizagem, ou seja, ela é um instrumento para que se adquira a capacidade de acessar todos os níveis de significação das palavras (que são seus aspectos formais e não formais); e isso só é possível por meio de textos literários que exploram esses níveis. Baseando-se em pesquisadores como Neves (2022) e Benedetti (2020), o trabalho traz argumentos que afirmam os equívocos do ensino da gramática nas escolas atualmente, o qual tem sido pautado em memorização de regras, mostrando como isso se reflete nos baixíssimos índices educacionais do Brasil no INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional) e no PISA (programa internacional de avaliação de estudantes); além de propor uma sequência didática com poemas do autor parnasiano Olavo Bilac.