Administração - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Hanashiro, Darcy Mitiko Mori"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEnvelhecimento no contexto organizacional: visão de uma década (2012-2021) a partir das revistas de negóciosGomes, Nicole Grazielle Faria da Costa; Okuyama, Danielly Kaori (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A presente pesquisa se propôs analisar de que forma o envelhecimento no contexto organizacional tem sido tratado dentro das revistas de negócios: Exame e Você S/A. O envelhecimento populacional no Brasil é um processo que acontece de forma acelerada. O índice de envelhecimento é medido pela relação entre a porcentagem de idosos e de jovens e deve aumentar cada vez mais (IBGE, 2019). Na fase de levantamento da literatura observou-se poucos estudos empíricos brasileiro e a ausência de material abordando o que se tem discutido na mídia em geral sobre a temática do envelhecimento no contexto organizacional. No entanto, considera-se importante conhecer o conteúdo das revistas de negócio, visto que elas refletem temas atuais em discussão no meio empresarial, de forma geral. Além disso, parte dos leitores é constituída por gestores e executivos, ou seja, formadores de opinião e, conscientizá-los sobre a realidade em que as organizações inserem os trabalhadores mais velhos pode gerar curiosidade de recorrer a outros tipos de conteúdo científicos sobre o tema, e contribuir para uma melhor gestão etária. Diante dessa lacuna, definimos como problema de pesquisa: Como o tema envelhecimento tem sido abordado nessas revistas de negócio? O objetivo geral é: analisar de que forma o envelhecimento tem sido tratado nas revistas de negócios Exame e Você S/A na última década. A análise das reportagens selecionadas (corpus) foi realizada mediante a aplicação da técnica de análise de conteúdo, apoiada na abordagem de Bardin (2010), que abrange três fases: 1. Pré-análise, envolve o estabelecimento do contato com os documentos da coleta de dados, a escolha dos documentos, formulação dos objetivos e preparação do material feito por meio do escaneamento do material; 2. Exploração do material feito pela codificação e a classificação das informações em categorias; e 3. Tratamento dos resultados e interpretação. A pesquisa adotada neste projeto é a descritiva e obteve como resultado as seguintes categorias: longevidade em números, desafios e oportunidades da longevidade, redução e desemprego dos jovens, aposentadoria e tempo laboral prolongado, mercado de trabalho para os profissionais mais velhos, vantagens e desvantagens de contratar trabalhadores mais velhos, práticas de contratação de trabalhadores mais velhos e etarismo. - TCCEnvelhecimento populacional e a gestão etária: uma revisão da literatura científica nacional e internacionalFrança, Juliana Fusco; Serafim, Mariana Silva; Rino, Sophia Giacobbe; Campos, Vitoria Domingos Guimaraes de (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Tendo em vista a ascensão do envelhecimento populacional, a preocupação para com os trabalhadores mais velhos é algo que cresce na sociedade. O corpo laboral das empresas passa a ser mais diverso em questão de idade e a relação intergeracional é inevitável. Com esse novo cenário, este estudo ressalta e destaca a necessidade de dar notoriedade ao tema e tem como objetivo geral mapear a literatura brasileira e internacional sobre gestão etária, visando responder de que forma a gestão etária é abordada na literatura científica brasileira e internacional, por meio dos objetivos específicos: 1) realizar uma análise bibliométrica 2) levantar o conceito da gestão etária utilizado nos artigos; 3) identificar as práticas de gestão etária; 4) comparar a perspectiva da gestão etária na literatura internacional e brasileira. Para que esses objetivos sejam alcançados e cumpridos e o problema de pesquisa respondido, foi realizada uma análise bibliométrica de 70 artigos, por meio do programa Biblioshiny. Como resultado, obtemos o primeiro artigo publicado sobre o tema, a evolução ao longo dos anos da gestão etária, o autor mais citado, as afiliações institucionais dos autores entre outras informações quantitativas. Em seguida, foi procedida a revisão sistemática da literatura, a partir da leitura integral de 19 artigos, com o objetivo de analisar aspectos qualitativos destes artigos, como o tipo de pesquisa, os conceitos de gestão da idade mencionados e práticas de RH direcionadas aos trabalhadores mais velhos. O artigo sintetiza e esquematiza a literatura, contribuído para futuros estudos sobre o tema. Como conclusão, a partir das análises realizadas, é nítida a escassez de artigos sobre o assunto, apesar da grande importância e impacto do fenômeno do envelhecimento no mundo corporativo e na sociedade em geral.