Administração - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Gomes, Carlos Eduardo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA contribuição das estratégias de employer branding para a atração e retenção de talentosCarvalho, Erick Alves; Tambellini, Leticia Morales; Oliveira , Vinicius Silva (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com a crescente visibilidade das empresas após o crescimento comercial advindo da Segunda Guerra Mundial, essas empresas passaram a se preocupar com a importância de possuírem mão de obra qualificada. Iniciou-se, portanto, um movimento que buscava atrair esta mão de obra cada vez mais competente e qualificada. Juntando estratégias de gestão de pessoas e marketing, o Employer Branding busca desenvolver métodos para valorizar a imagem das empresas diante dos atuais funcionários e daqueles que estão em processo de recrutamento, buscando oferecer uma boa experiência aos mesmos. O estudo apresentado neste trabalho teve como objetivo principal entender as contribuições das estratégias de Employer Branding para atração e retenção de talentos adotadas pelas empresas. Foi realizado por meio do método qualitativo e pesquisa exploratória, os dados foram coletados através de entrevistas com roteiros semiestruturadas para dois grupos, um formado por profissionais de RH e Marketing envolvidos no desenvolvimento de Employer Branding e outro por jovens ingressantes no mercado. A partir da análise de dados foi possível notar muitas semelhanças nas falas e opiniões entre os entrevistados e os autores citados no decorrer do referencial teórico. Nota-se uma mesma concepção entre os jovens talentos, novos ingressantes do mercado de trabalho, sobre uma boa empresa para trabalhar nos dias atuais, todos citando pontos em comum. Com isso, observa-se que as estratégias de Employer Branding contribuem com a retenção e atração de jovens. O estudo colabora para as organizações entenderem quais são as principais ações de Employer Branding e como isso auxilia para atrair e reter talentos. - TCCA influência da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho sobre o desempenho das equipesFonseca, Henrique da Silva; Rizzolo, Rafael Corte (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
As empresas precisam aprimorar a maneira de liderar pessoas, gerenciar clima organizacional e fatores relacionados com motivação e bem-estar. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar a influência da qualidade de vida no trabalho sobre o desempenho das equipes, assunto que atualmente é um objeto de estudo bastante abrangente e levado a sério por organizações que não só desejam obter melhores resultados, mas que também priorizam as melhores condições oferecidas aos seus funcionários para a realização de suas tarefas. Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde, segurança física, mental, social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. Promover o bem-estar e segurança dos trabalhadores são de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal. Esse estudo é definido como pesquisa exploratória e descritiva, realizado com 5 colaboradores de diferentes áreas, utilizando o método de entrevistas semiestruturadas. O estudo também colabora na importância que os programas de QVT possuem para a organização, sendo indicadores importantes que diminuem ou promovem a satisfação dos colaboradores. - TCCImpactos da gig economy sobre a flexibilização e precarização do trabalho: um estudo sobre entregadores de produtos que operam por aplicativosIzzo, Diego Gomes Teixeira; Cezar, Luigi Gomes; Melo, Matheus Gomes Vieira de; Barbosa, Luis Filipe de Almeida (2023-12-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Neste trabalho acadêmico foi tratado o assunto da gig economy, que se refere a economia compartilhada, onde empresas delegam atividades para a população que assume este contrato de trabalho esporádico, ou seja, sem vínculos empregatícios com a empresa em que o prestador realiza o trabalho. Como é o caso de aplicativos de delivery de comidas, que foi o foco principal de nossa pesquisa. O objetivo foi identificar como a gig economy afeta a qualidade de vida no trabalho, as vantagens e desvantagens dos entregadores que operam por meio de aplicativos. Para comprovar as teses discutidas no referencial, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os entregadores. Com base nisso foi concluído que os entregadores de aplicativo enfrentam desafios complexos na gig economy, impactando diretamente a qualidade de vida no trabalho (QVT), a flexibilidade de horários e autonomia são vantagens apreciadas, mas a lacuna entre flexibilidade e compensação financeira adequada é evidente, por outro lado, desvantagens como exaustão, periculosidade e remuneração insatisfatória destacam a necessidade urgente de revisão nas práticas das empresas.