Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Imoniana, Joshua Onome"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAdesão pelas cooperativas de crédito do Estado de São Paulo à circular CMN 3.467/2009Krening, Jorge da Silva (2014-02-19)
Ciências Contábeis
Desde sua criação no início do século dezenove que o cooperativismo de crédito vem desempenhando papel fundamental na economia mundial. Apoiado em ações voltadas para uma classe menos favorecida no passado, o cooperativismo sempre empunhou a bandeira da solidariedade e união, algo enraizado de forma profunda em seus princípios. Durante sua trajetória, houve a necessidade de aprimoramento, amadurecimento e evolução da sua forma de gestão e administração, muito em função do grande crescimento do segmento, que ocorreu principalmente a partir de meados dos anos noventa. Tendo como foco principal a intermediação financeira, as cooperativas de crédito continuam exercendo um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil, muito em função da sua capacidade de financiar o consumo e a produção. Alguns problemas como a voraz dependência do spread para cobrir custos operacionais, e ainda, fragilidades inerentes, contribuem para que as cooperativas se tornem menos competitivas, comparado as demais instituições. Particularidades envolvendo sua estrutura e culturas acabam por gerar alguns conflitos de interesse, principalmente entre os cooperados (proprietários) e gestores. Para descrever o arcabouço legal que rege as cooperativas de crédito no Brasil no que tange à determinação do modelo de controles internos, recorre-se a Resolução CMN 2.554/98 e Circular CMN 3.467/09. Ambas são tidas como exemplos claros e formais da adoção da estrutura conceitual COSO como framework de controles internos. Ficam evidentes as ações do Banco Central do Brasil em acompanhar as tendências internacionais que envolvem padronização, através das recomendações internacionais, implicando seu cumprimento e observância. Esse estudo objetivou investigar a adoção pelas cooperativas de crédito do estado de São Paulo à Circular CMN 3.467/09. Buscaram-se respostas quanto à indagação: As cooperativas do estado de São Paulo estão observando os aspectos relevantes contidos na Circular CMN 3.467/09? Adotando-se um enfoque quantitativo e qualitativo, foram realizadas entrevistas e coleta de dados por meio de formulário eletrônico via web. De forma qualitativa foram entrevistados agentes e responsáveis pelos controles internos em oito das cento e cinquenta e nove cooperativas de crédito, filiadas a Sicoob Central Cecresp, por serem consideradas de grande porte, por critérios estabelecidos por esta Central. Com base nas análises efetuadas conclui-se que as cooperativas pesquisadas estão adotando os aspectos relevantes e intrínsecos contidos na Circular CMN 3.467/09. Através da análise, quantitativamente, foi possível estabelecer a aderência dos componentes de controle. Finalmente, dos aspectos qualitativos, percebe-se a necessidade de um maior envolvimento da administração, principalmente no quesito cultura de controle e formalização de políticas e procedimentos. - DissertaçãoContabilidade forense no Brasil: uma proposição de metodologiaSilva, Robson Maciel da (2012-02-01)
Ciências Contábeis
Accounting has become in recent years, a fundamental instrument for trade relations and commerce, a provider of relevant information to its users in making strategic decisions. In this interval Forensic Accounting surges and bone with the responsible for collection, preservation, restoration and analysis of evidence of financial information, presenting the facts and evidence that can be accepted in courts in triggering litigation involving corporate fraud. However, research study relating to aforementioned subject is largely unexplored and there is recognition by the academic, this fact is evidenced by the absence of reasonable amount of scientific articles, laws or professional orientation. Given this scenario, the study seeks to contribute to the elucidation and exploitation of Forensic Accounting in Brazil,identifying which are the basic procedures to perform a forensic accounting. Based on this concern, we performed a literature review on the concepts of Accounting Science, Forensic Science, Fraud, Forensic Accounting, and Criminology in the Law and Investigative Audit.Therefore, to guide this study we sought to answer the following research question: what are the basic procedures to perform a forensic accounting? Identifying the differences between the activity of expertise and forensic investigation, the relation between the formalization of forensics and procedures for joint research, and model for basic forensic accounting. The methodology applied in the study is based largely qualitative, exploratory approach. The sample was selected in a non-probabilistic, by limiting the reach of the group being studied and the small number of practitioners available to participate in the study. For this purpose, we used the "Snowball sampling" technique (snowball or reference current), where a respondent indicates another possible respondents. Finally, based on the results, Forensic Accounting could be conceptualized as a tool to support litigation in providing technical support to the judicial authorities. The study also observed that it bared a resemblance with the activities of an expert accounting, however, differing only in applicants services research, and expertise demanded by justice and forensic investigation by the executives of corporations seeking redress. Finally, the proposed forensic investigation procedures are: financial analysis, contract analysis, analysis of the relationship of payments, DuPont analysis, compliance, statistical analysis, CAAT, profiling access, electronic data recovery,investigative interview, notarial minutes, analysis of public data and physical inspection (on site). - DissertaçãoContribuição de compliance da Sarbanes-Oxley (SOX) como inovação em instituições financeiras: um estudo de casoHerold, Anderson (2013-03-06)
Ciências Contábeis
A proposta desta dissertação foi estudar a contribuição de compliance da Sarbanes-Oxley Act (SOX) como inovação em instituições financeiras, onde são identificados os principais fatores que afetam o processo de adoção da inovação (SOX). Existe um material vasto de pesquisas sobre eficiência, sobre Tecnologia da Informação (TI) e também sobre inovação. Todos os trabalhos preocupados em apresentar esses temas como possível fonte de vantagem competitiva. Antes de qualquer coisa deve-se garantir o uso adequado da inovação, seja ela de TI ou de outra área, pois assim será possível trazer melhorias aos usuários e para a organização. Neste estudo optou-se o setor financeiro, pois e um dos setores mais auditados e controlados e ao mesmo tempo um dos setores mais inovadores que constantemente disponibilizam novos tipos de serviços e facilidades aos seus clientes. Para o desenvolvimento da pesquisa empregou-se técnicas de natureza Qualitativa e Quantitativa. A análise qualitativa foi efetuada por intermédio da analise de conteúdo para poder identificar de que forma a adoção de uma inovação pode afetar o desempenho da organização. Na parte quantitativa, caracterizada como descritiva, foram aplicados questionários fechados junto a usuários da SOX, com o propósito de verificar de que maneira os usuários percebem as características de uso em uma inovação de compliance e como ela impacta na realização dos serviços e processos. Na analise quantitativa empregou-se técnicas estatísticas multivariadas como a Analise Fatorial. Os resultados do estudo indicaram que o processo de adoção de inovações de compliance no setor financeiro depende de um conjunto de fatores entre os quais se destacam a demonstração do resultado do uso da inovação, vantagem relativa que se obtém com a adoção da inovação, a imagem, a visibilidade que a inovação proporciona aos indivíduos e a instituição, a usabilidade, a experimentação da inovação no processo de decisão e o uso voluntario pelos usuários da inovação. Estes fatores interligados podem contribuir efetivamente na adoção de inovações no setor financeiro e consequentemente desencadear melhorias nos processos e controles em toda a organização. - DissertaçãoUm estudo sobre controles internos em pequenas e médias empresas de TIPoltronieri, Carlos Cristiano (2012-08-15)
Ciências Contábeis
O estudo objetivou investigar os controles internos nas pequenas e médias empresas de tecnologia da informação. Buscaram-se respostas quanto à indagação: Quão aderente é a estrutura conceitual proposta por COSO às pequenas e médias empresas de TI? Partiu-se de pressupostos presentes em pesquisas realizadas em outros países, as quais estudaram qualidade e efetividade dos controles internos. Adotando-se um enfoque qualitativo foram realizadas entrevistas com responsáveis pelas áreas financeiras de sete pequenas e médias empresas de tecnologia da informação, sendo que dessas, seis possuem auditoria externa independente. A metodologia da pesquisa utilizada é a análise de conteúdo, sendo operacionalizada através do NVIVO, versão 9. Os resultados apresentam onze categorias, dentre as oitenta e seis unidades de significado. A pesquisa sugere que a percepção dos responsáveis pelos controles internos em pequenas e médias empresas de TI como instrumentos ou processos operacionais, sendo que, em muitas situações o ambiente de controle, entre outros aspectos são deixados de lado. As empresas pesquisadas buscam conhecimento sobre o assunto em consultorias e na literatura. Dois dos aspectos apontam que uma estratégia prospectiva influenciam positivamente os controles internos, uma situação aplicável as empresa de TI tendo em vista a instabilidade de suas operações e os crescimentos existentes em curto espaço de tempo. Dentre os aspectos propostos por COSO, os aspectos relacionados com a atuação do conselho de administração, qualidades dos sistemas de informação, existência de auditoria interna, ainda estão em fase de aprimoramento ou mesmo, ainda inexistentes. - DissertaçãoA interferência da cultura organizacional na atividade do auditor interno: um estudo com auditores internos de instituições financeirasDias, Sergio Ricardo Leandro (2013-08-21)
Ciências Contábeis
O objetivo principal do presente trabalho é investigar a interferência da cultura organizacional no trabalho do auditor interno de instituições financeiras em São Paulo. A pesquisa se insere no ambiente de negócios atual em que a cultura tem-se tornado cada vez mais importante como instrumento de gestão e de controle, que direciona o comportamento dos indivíduos. Neste mesmo contexto, a auditoria interna se fortalece na medida em que sociedade demanda das organizações mais transparência e práticas mais robustas de governança corporativa, o que é particularmente relevante em relação às instituições financeiras, dado o impacto social e econômico que a deficiência de controles na atividade bancária pode trazer. Ocorre que o auditor interno deve realizar seu trabalho de forma objetiva e independente, mas por estar dentro da organização pode ser influenciado pela cultura organizacional. Deste fato emerge a questão que norteia este estudo: como a cultura organizacional interfere no trabalho do auditor interno? Assim, partiu-se do pressuposto de que o auditor interno, sendo parte da organização, partilha da cultura organizacional, com seus valores e crenças, de modo que em seu trabalho sofre a interferência dessa cultura. Para subsidiar o estudo, realizou-se uma pesquisa na literatura sobre o conceito de cultura organizacional e sobre auditoria interna. Utilizou-se o quadro teórico Competing Values Framework e sua tipologia cultural. A metodologia aplicada foi mista, de modo que foram coletados dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi selecionada pelo critério de acessibilidade e o tratamento dos dados foi feito com o auxílio de planilhas eletrônicas e do aplicativo NVivo. O resultado da pesquisa foi a proposição de um modelo que descreve a interferência da cultura organizacional no trabalho do auditor interno principalmente através do estabelecimento de uma imagem da auditoria, a qual carrega em si os valores e as expectativas da organização sobre como o auditor deve atuar. As principais imagens mencionadas dizem respeito a adicionar valor e a ser parceira e colaboradora , as quais de certo modo correspondem às características dos dois tipos culturais predominantes na amostra analisada, à cultura de mercado e à cultura de clã, respectivamente. Por fim, o trabalho do auditor é afetado principalmente no que diz respeito ao planejamento, ou seja, a definição do que será avaliado pela auditoria, e à efetividade, que é a implantação das medidas recomendadas como resultado das avaliações. - DissertaçãoMedição de desempenho de auditoria interna: um estudo empíricoMatheus, Claudinei Portilho (2012-08-15)
Ciências Contábeis
A presente pesquisa visou investigar como os departamentos de auditoria interna no Brasil realizam medição de desempenho. Como ponto de partida se indaga como os auditores internos medem seu desempenho. O estudo teve como hipóteses: 1) Os departamentos de Auditoria Interna medem as contribuições financeiras alcançadas com o próprio trabalho. 2) Os departamentos de Auditoria Interna avaliam a satisfação dos seus clientes internos. 3) Os departamentos de Auditoria Interna executam o follow up das soluções recomendadas para os processos internos e medem o seu desempenho na implantação destas medidas. 4) Os departamentos de Auditoria Interna avaliam as necessidades de aprendizagem para os auditores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário estruturado, aplicado a trinta gestores de auditoria interna, sendo que para o análise dos resultados foi utilizado método estatístico da análise fatorial. A aplicação empírica revela que a execução de controle sobre a medição de resultados nos departamentos de Auditoria Interna é um conjunto de procedimento, que necessita de parâmetros relativos a Controle dos processos internos de auditoria, Controle de valores investidos e recuperados e a Qualidade interna e externa do trabalho executado. Demonstra ainda, que de um modo geral, uma parcela significativa dos gestores consultados executam controles referentes a valores que envolvem o departamento de auditoria (economias geradas, gastos realizados), também aponta para a existência de controles nas recomendações de melhorias, feedback vindo da gestão, planejamentos internos e execução dos trabalhos, entretanto, a pesquisa não revela a forma como são feitos esses controles. No que diz respeito à parte teórica, ficou evidenciado a existência de assimetria da informação entre o departamento de auditoria e a alta gestão (comitê de auditoria, conselho de administração etc...), pois, uma grande parcela dos consultados não sofre avaliação periódica dos seus trabalhos por um órgão independente. - DissertaçãoA responsabilidade ética do auditor: um estudo exploratório sobre a percepção dos auditores independentesFelipe, Gustavo Melcher (2011-02-11)
Ciências Contábeis
O presente trabalho tem o objetivo de verificar por meio da percepção dos auditores independentes e dos profissionais de ensino que atuam ou atuaram como auditores independentes, quais os principais fatores que afetam a responsabilidade ética do auditor, com base nos códigos de conduta nacionais e internacionais da profissão. Em virtude dos fatores que contribuíram para os recentes escândalos contábeis/financeiros e até mesmo fraudes no mundo dos negócios, é essencial que as atividades profissionais do auditor independente sejam executadas de maneira adequada. Desta forma, o auditor deve observar e manter a postura ética e em concordância com os códigos de conduta da profissão, mitigando assim, os riscos da entidade auditada e protegendo sua imagem. Esse posicionamento também visa evitar que as empresas de auditoria tenham impactos negativos em sua credibilidade e venham a sofrer litígios, inclusive encerrando suas atividades como ocorreu com uma das maiores empresas de auditoria do mundo, a Arthur Andersen. Portanto, para guiar este estudo, o trabalho tem como questão de pesquisa: quais são os principais fatores que impactam a responsabilidade ética do auditor na percepção dos auditores independentes e dos profissionais de ensino? A população estudada foi dos auditores independentes encarregados (semi-sênior/ sênior/supervisor) nas empresas de auditoria intituladas Big Four (PricewaterhouseCoopers, Deloitte Touche Tohmatsu, Ernst & Young Terco e KPMG) localizadas em São Paulo e os profissionais de ensino de faculdades/universidades brasileiras que atuam ou atuaram como auditores independentes. Dentro deste contexto, realizou-se uma pesquisa qualitativa buscando identificar características que contribuíssem para validar o problema e os objetivos da pesquisa. A pesquisa revelou que existem treze fatores que poderiam impactar a responsabilidade ética do auditor, relacionados à: integridade, independência, competência técnica/zelo profissional e confidencialidade. Destes fatores identificados, sete são inerentes à percepção dos auditores independentes, dois são inerentes à percepção dos profissionais de ensino e os outros quatro são comuns em ambas percepções. Neste contexto, sugere-se para futuras pesquisas um aprofundamento no estudo destes fatores,incluindo a elaboração de estudos quantitativos com objetivo de identificar a correlação entre eles. Além disso, torna-se importante verificar o ponto de tangência entre a questão ética e a competência técnica do auditor, uma vez que nas percepções dos auditores independentes e profissionais de ensino alguns fatores não impactam a sua responsabilidade ética. Entretanto, evidências sugerem que poderiam ter correlação com a não identificação de alguns problemas contábeis/financeiros ocorridos no mundo dos negócios. São fatores envolvendo, por exemplo, a adequabilidade da metodologia de auditoria, qualidade dos treinamentos para aprimoramento e manutenção das competências profissionais e efetividade da educação continuada, que nem sempre são de responsabilidade direta de um auditor independente trainee/assistente. - DissertaçãoSustentabilidade e controladoria: um estudo em uma empresa de varejo de moda e eletroeletrônicosLima, Eriko Kimura (2014-05-21)
Ciências Contábeis
The main objective of this study was to investigate the perception and contribution of the managers of Controller s Department to sustainability in a retail, fashion and consumer electronics industry. The research fits into the business environment in which sustainability is increasingly present in the strategic agenda of corporate executives due to greater stakeholder engagement regarding socially responsible organizations attitude as a theme. In this intent, we posed the following research question: how is the adoption of sustainability based on the triple bottom line model influencing the practices of the Controller s Department of the company? Thus, for conducting this research, it has been assumed that the economic view is the prevailing one in the functions of the Controller s Department and managers are still unclear about the contribution of the management in the social and environmental aspects. Therefore, to achieve the research objectives, we proceeded with analysis of the literature on the topic of sustainability and Controllership. The typology of this research is exploratory with qualitative approach because it aimed to investigate how sustainability is influencing the Controller s Department and the contribution of managers by adopting the theme. The method used was case study. The sample was selected by the criterion of accessibility and processing of data was done through content analysis. The research findings indicate that sustainability issue still needs further understanding of the managers of Controller s Department in their conceptual, procedural and organizational aspects; which is the economic view that prevails in the functions and activities of managers.