Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 175
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAbordagem da UEP em uma empresa de extração mineral: um estudo de casoMoscatello, Newton (2015-07-29)
Ciências Contábeis
This research studied the behavior of production of a mineral extraction company, comparing the absorption costing method and the method of funding through the use of the UEP-stress production Unit to verify that this method showed a generation of more detailed data and information management to the administration. To this end, we used the model script troubleshooting Business Project (Business Problem Solving) of AKEN; Berends (2012) and VANDENBOSCH (2003). We used the data of the expenses incurred to calculate the costing method of the UEP-production Effort unit. The results, as the calculation of the unit cost of production per tonne, pointed to a similarity of monetary value, however it was found that among the methods analyzed, the costing method of the UEP-production Effort Unit presented more detailed cost management information with regard to the production process and with higher quality for analysis, allowing a enabling a more analytical knowledge of manufacturing capacity and the possible idleness. Its simplicity of use and ease of adoption of this method becomes attractive. - DissertaçãoAdesão pelas cooperativas de crédito do Estado de São Paulo à circular CMN 3.467/2009Krening, Jorge da Silva (2014-02-19)
Ciências Contábeis
Desde sua criação no início do século dezenove que o cooperativismo de crédito vem desempenhando papel fundamental na economia mundial. Apoiado em ações voltadas para uma classe menos favorecida no passado, o cooperativismo sempre empunhou a bandeira da solidariedade e união, algo enraizado de forma profunda em seus princípios. Durante sua trajetória, houve a necessidade de aprimoramento, amadurecimento e evolução da sua forma de gestão e administração, muito em função do grande crescimento do segmento, que ocorreu principalmente a partir de meados dos anos noventa. Tendo como foco principal a intermediação financeira, as cooperativas de crédito continuam exercendo um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil, muito em função da sua capacidade de financiar o consumo e a produção. Alguns problemas como a voraz dependência do spread para cobrir custos operacionais, e ainda, fragilidades inerentes, contribuem para que as cooperativas se tornem menos competitivas, comparado as demais instituições. Particularidades envolvendo sua estrutura e culturas acabam por gerar alguns conflitos de interesse, principalmente entre os cooperados (proprietários) e gestores. Para descrever o arcabouço legal que rege as cooperativas de crédito no Brasil no que tange à determinação do modelo de controles internos, recorre-se a Resolução CMN 2.554/98 e Circular CMN 3.467/09. Ambas são tidas como exemplos claros e formais da adoção da estrutura conceitual COSO como framework de controles internos. Ficam evidentes as ações do Banco Central do Brasil em acompanhar as tendências internacionais que envolvem padronização, através das recomendações internacionais, implicando seu cumprimento e observância. Esse estudo objetivou investigar a adoção pelas cooperativas de crédito do estado de São Paulo à Circular CMN 3.467/09. Buscaram-se respostas quanto à indagação: As cooperativas do estado de São Paulo estão observando os aspectos relevantes contidos na Circular CMN 3.467/09? Adotando-se um enfoque quantitativo e qualitativo, foram realizadas entrevistas e coleta de dados por meio de formulário eletrônico via web. De forma qualitativa foram entrevistados agentes e responsáveis pelos controles internos em oito das cento e cinquenta e nove cooperativas de crédito, filiadas a Sicoob Central Cecresp, por serem consideradas de grande porte, por critérios estabelecidos por esta Central. Com base nas análises efetuadas conclui-se que as cooperativas pesquisadas estão adotando os aspectos relevantes e intrínsecos contidos na Circular CMN 3.467/09. Através da análise, quantitativamente, foi possível estabelecer a aderência dos componentes de controle. Finalmente, dos aspectos qualitativos, percebe-se a necessidade de um maior envolvimento da administração, principalmente no quesito cultura de controle e formalização de políticas e procedimentos. - DissertaçãoAdoção e implementação de centro de serviços compartilhados sob a óptica da teoria institucional: o caso de um grupo de serviços de tecnologia da informaçãoRodrigues, Sergio Ricardo (2016-03-24)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The present study investigated the stage of institutionalization and legitimacy in the adoption and implementation of a Shared Services Center (SSC) in a technology services business group, from the perspective of the institutional theory. The theoretical basis regarding the implementation was based on Tolbert and Zucker (1999) and Burns and Scapens (2000). The adoption study was based on the legitimation mechanisms observed by Scott (1987). The data was based on interviews conducted with eight executives responsible for decision-making of four companies of the group. The analyze of data was based on Bardin (2007) with the support of NVivo software. The analyze of results demonstrated that the implementation of SSC currently belongs to the stage of institutionalization of objectification, based on Tolbert and Zucker (1999), and the codification stage, based on Burns and Scapens (2000). The complete institutionalization did not happen due to a high degree of resistance to the new structure that certain groups demonstrated to higher administration, leading to the decentralization of the processes of accounts payable, accounts receivable and bank collection. Two mechanisms were identified for the adoption process: authorization and acquisition, which confirm the search of company for the legitimation. The main theoretical and empirical contributions of this research related to the understanding of the gaps between the processes of adoption and implementation, through of the identification of resistance key factors and possible reasons to direct actions to the full institutionalization of the SSC, and additionally, of the identification of elements for decision-making, with the purpose of achievement of strategic objectives. - DissertaçãoAlocação de custos indiretos de uma estrutura de vendas compartilhada: um caso aplicadoYarussi, Fernando Modesto (2013-08-15)
Ciências Contábeis
The objective of this study is to verify, by means of action research, how to establish criteria to ensure the correct and proper allocation of selling costs, providing transparency in the technical aspects of the distribution of costs. Additionally aims to meet the expectations of internal users, featured by controller of business areas. This research was developed in a multinational company, from electric and electronic sector, which makes use of a shared organizational structure Sales. The data collection was performed using semi-structured interviews in order to identify the necessary elements to input for a framework that would meet the requirements of internal users. Based on the literature and information of these users, the results provided the elaboration of a method of cost allocation aiming to supply an immediate demand of the studied company. - DissertaçãoO ambiente de controles internos em uma entidade de ensino sob a influência de programas governamentaisNamour, Zaki (2016-02-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Brazil has witnessed a significant increase of government programs in the last years. They aimed to transform Brazil into a country without poverty, trying to enhance social inclusion and reduce inequality.The National Program for Technical Access Education and Employment (Pronatec), it is the subject of this research. It aims to expand and democratize courses offers for Vocational and Technological Education (EPT) to the Brazilian population, especially to promote the training of young people based on the foregoing throughout a series of programs , projects , technical and financial assistance measures. The courses have been funded by the Federal Government and have been offered free of charge by Institutions of the Federal Vocational Education , Science and Technology ‘s Network, likewise from the State , District and Municipal ‘s networks, vocational and technological education. It is also offer by S Institutions from the S System, including Senac São Paulo, object of this study. Throughout a scholarship “ Bolsa-Formação” Senac São Paulo has received transfers from the National Department due to the execution of hours which requires an internal control in compliance with a proper management, accounting and financial transfers. The aim of this study was to determine whether there were impacts on the management of the internal control at Senac São Paulo for the offer of the Scholarship Exchange Training “ Bolsa-Formacao under the Pronatec and accordingly a case study was conducted. Data collection was done through interviews with managers involved in the operation of Pronatec , reading documents such as management and audit reports. For data analysis, we used the technique of content analysis. The results of this research permitted to make some inferences about the Pronatec offer at Senac São Paulo. There have been changes regarding the internal control practices. The “FIC” and technical courses offers in Senac São Paulo demanded differentiation of internal controls involving mainly the cost of student assistance, inputs required for participation in the courses of the Scholarship Exchange Training and performed hourly load control. - DissertaçãoAnálise da divulgação de sustentabilidade das principais empresas do setor químico e petroquímico segundo as diretrizes da global reporting initiativeMargiota, Viviane (2017-06-19)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The present study concentrates on an analysis of the sustainability disclosure of the main companies of the chemical and petrochemical sector according to GRI’s sustainability reporting guidelines. The survey was based on 34 companies of the chemical and petrochemical sector, published in the 2016 Maiores & Melhores (biggest & best) ranking by Brazilian magazine Revista Exame. It intended to verify if those companies adequately disclose environmental, social and economic events in their annual reports and/or sustainability reports. In order to carry out the analysis, a documental research was performed, using the aforementioned reports published by the targeted companies on their websites for the years 2013, 2014 and 2015. Qualitative research and the literature review method were used. As a basis, the following subjects, among others, were studied: the theory of voluntary disclosure, sustainability, GRI, chemical and petrochemical sector. The information disclosed on the sustainability reports by the analyzed companies was compared to the guidelines proposed by the GRI referring to economic, environmental and social categories of the G4 standard, applicable in 2016. A Checklist was designed to establish a baseline for assigning an adequacy concept based on the number of guidelines to which there were answers on the reports, to verify how the disclosure of sustainability information is carried out by the companies. Also, the companies were financially analyzed according to Ebitda. This indicator was used because it represents the cash generation potential of a business in a given period of time. This was done to verify if the increase or decrease of the annual disclosures of each company has any relation with the growth or decrease of Ebitda. In general, it was not possible to infer a relationship between Ebitda and the increase or decrease in the adequacy of the responses to the GRI guidelines given by the companies during the years in question, nor may it be said that companies individually had increased their sustainability disclosure during the analyzed period. What may be concluded is that in general there was an increase in answering the items of GRI guidelines in the three years, thus showing that the companies achieved an increase in sustainability disclosure during that period, and that they are adequately disclosing environmental, social and economic events on their sustainability reports. - DissertaçãoAnálise da inadimplência no mercado de financiamento de automóveis no Brasil: uma proposta de adaptação do modelo KMVPaula, Daniela Rezende de (2010-03-01)
Ciências Contábeis
Sales of new cars in Brazil have increased significantly in the last decade, with average growth of 10% per year. Government incentives, such as tax reduction, were used as a forcing agent for the segment during the crisis period between 2008 and 2009. With the continuation of strong market, funding also increase . The objective of this research is to test, based on a study Securato (2003), who adapted the KMV model to study the probability of default for private companies, which is the default risk associated with the financing of vehicles, using as variables the relationship between debt and payment to the contractor for the good and the devaluation of the prices of passenger cars and light commercial market. The adaptation of the KMV model, however, showed no predictive ability for the market of auto finance. - DissertaçãoAnálise da preferência do consumidor de baixa renda para a expansão da rede de supermercados dia% nas regiões periféricas de São Paulo e São José dos campos (SP): mercado de vizinhança e atacarejoBozzo, Andréa Luisa (2016-06-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Os supermercados e a distribuição alimentar fazem parte de um setor de relevo na economia brasileira. Representam cerca de 5,6% do PIB, dão emprego a um milhão de pessoas, e estima-se que todos os dias, 25 milhões de brasileiros desloquem-se a um estabelecimento desses, para satisfação da sua necessidade de consumo. Este estudo tem por objetivo identificar quais são os determinantes que alicerçam a preferência do consumidor de baixa renda nas regiões periféricas de São Paulo (Itaquera, Sapopemba e São Miguel) e São José dos Campos (Campos dos Alemães, Morumbi e Paranangaba), considerando os modelos de mercado de vizinhança (Rede Dia%) e atacarejo (principal concorrente) de modo a balizar a decisão de investimento e expansão da Rede Dia%. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa exploratória utilizando-se um survey junto a frequentadores de lojas de diferentes modelos nas cidades citadas. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com questões fechadas, com escalas nominais ou ordinais. Os dados foram tratados com técnicas básicas de estatística descritiva e multivariada. O setor insere-se num ambiente concorrencial intenso, em que cada companhia tenta ganhar posição e quota de mercado. Hoje as tecnologias de informação permitem a análise dos hábitos de consumo de forma quantitativa, o que permite a rápida identificação de padrões e alterações. A vantagem competitiva duma companhia está na correta interpretação e implementação de processos, que permitam em tempo útil, oferecer ao cliente o que ele procura. Um dado relevante e identificado pelas cadeias de distribuição é o consumidor, mesmo em contextos econômicos desfavoráveis, pretender manter o mesmo nível de consumo. Esta mudança foi identificada através de uma transferência de consumidores do hipermercado para o atacarejo. Perante a questão problema do trabalho: Quais são os determinantes da preferência do consumidor de baixa renda nas regiões periféricas de São Paulo (Itaquera, São Miguel e Sapopemba) e São José dos Campos (Campos dos Alemães, Morumbi e Paranangaba), considerando os modelos de mercado de vizinhança (rede Dia%) e atacarejo (principal concorrente) de modo a balizar a decisão de investimento e expansão da rede Dia% conclui-se que o setor opta por um modelo de feedback, ou seja, atuar com base nos indicadores dados pelos padrões de consumo dos clientes e não antecipando-se a esses. O survey apresenta como principais fatores na escolha do modelo de loja por parte dos consumidores: o preço e a rapidez de atendimento, seguido da variedade e qualidade do produto e do ambiente agradável da loja. É a satisfação destes fatores que fideliza o consumidor. A maioria dos consumidores não restringe as suas compras a apenas um dos modelos. A escolha é efetuada mediante o tipo de compras que pretende fazer. O mercado de vizinhança da marca Dia % e o atacarejo da marca Atacadão destacaram-se nas preferências dos consumidores que responderam ao questionário. - DissertaçãoUma análise das relações entre os indicadores do sistema de mensuração de desempenho do segmento de refino da PetrobrasSantos, Thiago Henrique Viana (2013-02-04)
Ciências Contábeis
Os sistemas de mensuração de desempenho foram vistos sob uma nova perspectiva após a criação do balanced scorecard (BSC) introduzido por Kaplan e Norton no início dos anos 1990, apresentando uma metodologia muito mais ampla de gestão e desempenho empresarial comparando-se com os controles baseados em indicadores contábeis e financeiros. Desde a sua introdução, o BSC evoluiu e ganhou um elevado grau de reconhecimento como uma das ferramentas mais amplamente utilizadas dentre as recentes inovações no contexto do controle gerencial. Uma das abordagens mais discutidas pelos autores atuais é a relação de causa e efeito entre os scorecards . Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise sobre a relação entre os indicadores do sistema de mensuração de desempenho do segmento refino da Petrobras, criando subsídios para o incremento do sistema e contribuindo assim com o processo de gestão estratégica da companhia. A pesquisa inclui entrevista com os gestores da companhia para desenvolvimento de um modelo hipotético de relação de causa e efeito entre os indicadores, e para testar a significância estatística do modelo utilizou-se o teste de causalidade de Granger. Após a realização dos testes os resultados foram apresentados para os gestores para validação do modelo. A análise indica que de maneira geral os dados das séries temporais forneceram apoio para o entendimento das relações de causa e efeito do sistema de mensuração de desempenho do segmento refino da Petrobras. Testando várias defasagens foi possível constatar que na maioria das relações a capacidade preditiva é estabelecida de forma significativa. Assim, o presente estudo contribuiu para o entendimento das relações entre os indicadores do segmento refino da Petrobras, através da identificação das defasagens, oportunidades de revisão no peso, identidade e fórmula de indicadores, e, desta forma, fornecendo insumos fundamentais para o aprimoramento do sistema de mensuração de desempenho da companhia. - DissertaçãoAnálise de crédito com segmentação da carteira, modelos de análise discriminante, regressão logística e classification and regression trees (CART)Santos, Ernani Possato dos (2015-08-14)
Ciências Contábeis
O crédito se configura em uma das mais importantes ferramentas para alavancar negócios e girar a roda da economia. Se bem utilizado, trará benefícios em larga escala à sociedade, porém, se utilizado sem equilíbrio, poderá trazer prejuízos, também em larga escala, a bancos, a empresas, aos governos e aos cidadãos. Em função deste contexto, é precípuo avaliar modelos de crédito capazes de prever, com grau adequado de acurácia, processos de default, a fim de se evitar ou, pelo menos, reduzir o risco de crédito. Este estudo tem como finalidade avaliar três modelos de análise do risco de crédito, sendo dois modelos paramétricos, análise discriminante e regressão logística, e um não-paramétrico, árvore de decisão, em que se avaliou a acurácia destes modelos, antes e após a segmentação da amostra desta pesquisa por meio do critério de porte dos clientes. Esta pesquisa se refere a um estudo aplicado sobre a Indústria BASE. - DissertaçãoAnálise do custo benefício resultante da lei Sarbanes-Oxley sob a ótica de executivos e auditores em empresas que atuam no BrasilCarvalhaes, Marcelo de Carvalho (2016-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Como resultado de informações falsas prestadas através de Demonstrações Financeiras, houve pressão para a emissão de legislação que trouxesse novamente a confiança em informações divulgadas por empresas públicas Norte Americanas. Neste contexto, foi promulgada a lei Sarbanes-Oxley, pela qual nova dinâmica na relação auditores, executivos e órgãos reguladores foi estabelecida. No entanto, desde a promulgação da lei, a relação custo benefício resultante do cumprimento da mesma tem sido questionada, principalmente pela dificuldade de tal medição, sendo os custos de manutenção imediatos e de fácil percepção, mas impactos e eventuais melhorias, quando percebidas, são intangíveis, de difícil mensuração e tendem a ocorrer em período de longo prazo. Esta pesquisa tratou da percepção dos agentes envolvidos no cumprimento desta lei em empresas que atuam no Brasil, no que diz respeito aos elementos de controles internos, aos custos incorridos e aos impactos observados até o presente momento. Tal inquietude decorre de anos de experiência do autor, atuando nos papeis de auditor e executivo em controladoria de empresa multinacional americana, sendo assim responsável pela certificação do cumprimento da lei e posteriormente, pelo cumprimento da mesma. Foi tratada também, expectativa futura em um horizonte de cinco anos (2016-2020), no que diz respeito à expectativa de custos bem como, impactos e benefícios futuros. Observou-se diferença significativa para itens de custos e impactos já incorridos. Notou-se ainda diferença significativa para expectativas futuras decorrentes da aplicação da lei, em relação à análise de riscos, ambientes de controles e atividades de controles. - DissertaçãoAnálise do processo de tomada de decisão orçamentária no setor de saúdePucci, Marcos (2013-02-04)
Ciências Contábeis
Um dos desafios das empresas contemporâneas é valorizar e potencializar o recurso humano, um dos mais importantes no atual cenário competitivo, uma vez que sua potencialização pode se reverter em sucesso para as empresas. Ainda que a busca de maximização do desempenho das organizações (e das pessoas com elas envolvidas, com relação aos seus processos de tomada de decisão) não seja uma preocupação nova nas disciplinas relacionadas à gestão e à produção, ainda há lacunas a serem preenchidas. Uma dessas lacunas está relacionada à compreensão do processo de tomada de decisão de médicos ou de outros profissionais que atuam como gestores em ambientes hospitalares cada vez mais competitivos. Para compreender esse processo decisório teve-se como questão de pesquisa: Qual é o modelo adotado pelo gestor do Setor de Saúde, que atua em organizações hospitalares, ao tomar decisões relacionadas às metas orçamentárias?Com enfoque no processo de tomada de decisão orçamentária, o referencial teórico deste estudo abordou as modelos econômicas clássicos para decisão bem como modelos oriundos da psicologia cognitiva. Em termos metodológicos, o enfoque do estudo foi quantitativo. Os dados foram colhidos utilizando-se questionários eletrônicos, que foram enviados a centenas de gestores hospitalares envolvidos no processo de tomada de decisão orçamentária, obtendo-se uma amostra de 76 respondentes (70 com a segunda parte do questionário totalmente preenchida). Os dados foram analisados com estatística descritiva e multivariada, com ênfase na Modelagem de Equações Estruturais para avaliação das correlações entre os constructos sugeridos pelo referencial teórico, via método Partial Least Squares (PLS). Dentre os resultados encontrados destaca-se a pronunciada influência dos aspectos socioafetivos sobre a decisão, mostrando a influência social na decisão e o medo relacionado às decisões em si ou ao resultado obtido com a decisão. Como desdobramento prático apresenta-se a proposição de um estudo a ser realizado em parceria com desenvolvedores de softwares especializados em gestão hospitalar, especialmente no tocante à análise dos efeitos em médio e longo prazo de decisões ancoradas em aspectos sócio-afetivos, propondo-se a inclusão de indicadores do custo de oportunidade sócio afetivo . Com o controle desse tipo de custo espera-se ampliar a racionalidade no processo de estimativa de metas do gestor hospitalar, contribuindo para melhor alocação de recursos sempre tão escassos para o setor. - DissertaçãoAnálise empírica sobre a gestão e a avaliação de marcas em empresas brasileirasAlves, Ricardo Cavalcanti (2012-03-26)
Ciências Contábeis
Nas últimas décadas o mundo tem assistido à grande proliferação de marcas poderosas, local e mundialmente conhecidas, avaliadas não raramente em bilhões de dólares, levando a vendas em massa de produtos e serviços a elas associadas. E nesse contexto é notório o impacto do valor intrínseco do ativo intangível marca no valor das empresas em movimentos de fusões e aquisições. Hoje sabe-se que um valuation conta com parte relevante de seu montante relacionado a ativos intangíveis e, entre tais, as marcas possuem significativo destaque. Este trabalho objetivou investigar qual é a percepção geral, o método de controle e a avaliação das marcas em companhias em operação no Brasil, a partir de levantamento de informações sobre as empresas em que trabalhavam estudantes e recém egressos de cursos de pós-graduação profissional em áreas ligadas à administração de negócios. Assim, da amostra pesquisada de 134 companhias atuantes no país, foram extraídos detalhes de cinco dimensões da marca:percepção sobre sua importância, avaliação financeira, reconhecimento contábil de seu valor,gestão desse ativo intangível e de seu uso como indicador de performance tática e estratégica. A metodologia utilizada foi um levantamento (ou survey) que, a partir de testes estatísticos qui-quadrado de Pearson , permitiu a constatação de que não há relacionamento significativo entre o fato das empresas comercializarem produtos e serviços e aspectos ligados a cada uma das cinco dimensões estudadas. Outras variáveis comparadas estatisticamente pelo teste de qui-quadrado resultaram para as companhias da amostra, entre outras constatações, a significativa correlação entre as empresas de grande porte e o fato das empresas avaliarem marcas ou as negociarem. O estudo também levou em conta o critério de escores de atitudes dos respondentes baseado na escala Likert. Os dados resultantes revelam que as marcas carecem ainda de maior atenção por parte das empresas. É minoritária na amostra estudada a incidência de avaliação financeira da marca, assim como o devido enfoque em relatórios contábeis e gerenciais. Os controles internos de gestão da marca e o sistema de remuneração variável baseado em indicadores da marca, embora existam, mostraram-se itens pouco observados nas companhias da amostra. - DissertaçãoAplicabilidade das práticas de compliance e controle interno no combate às fraudes corporativas no BrasilMazzola, Caio Marcelo Suplicy (2015-02-04)
Ciências Contábeis
O presente estudo tem como objetivo avaliar a aplicabilidade das atividades de controles internos e compliance no combate a fraudes corporativas, conforme a percepção dos profissionais que atuam nas áreas de monitoramento. A amostra pesquisada foi selecionada tendo como base a população de profissionais das áreas de controle interno, auditoria e controladoria, acessados através da rede social profissional Linkedin (grupos específicos de profissionais da área) e redes de relacionamentos; logo a amostra foi de conveniência. O instrumento usado para coletar as 102 respostas foi o SurveyMonkey. A metodologia de análise foi qualitativa e quantitativa, baseada em observações definidas a partir da estrutura teórica que respaldou os fundamentos do trabalho. Entre as principais considerações pode-se destacar que as atividades resultantes da implantação de um código de conduta ética e do canal de denúncias, por meio das ferramentas de controles internos e posteriormente monitorados pelas áreas de compliance e de auditoria interna, possuem condições para minimizar as ocorrências de fraudes corporativas. Evidenciando a percepção dos pesquisados, apesar da tendência crescente dessas ocorrências, é irrefragável que o conhecimento, a comunicação, o monitoramento continuo, o estar em compliance, bem como a revisão perene dos normativos e controles internos são alicerces funcionais no combate às fraudes corporativas no Brasil. - DissertaçãoAplicação de um modelo cognitivo para análise de tomada de decisão em ambiente de desenvolvimento orçamentárioMarin, Rodrigo de Souza (2010-02-03)
Ciências Contábeis
The models usually used by the companies to monitor and to foresee the decision making process, searching for the ideal level of success in decisions, in many cases they are not appropriate. This happens because many of these decisions involve aspects that could not be foreseen in the rational models of the decision making process, like the intuition of the decision maker, that is shown by the use of heuristics or inclinations of decision, because of the preference of the decision maker in using certain alternatives instead of others, because of affectionate aspects (emotional and motivational). In the areas of Economy and Marketing there are several interdisciplinary studies relating themes of those areas, such as Neuroscience and Cognitive Psychology, seeking to better understand those aspects denominated Intuition and that are considered "the black box" of the economical models of decision. In Accounting that approach is still incipient. Thus, this study tries to understand the decision making process in accounting atmospheres, having a model of decision anchored in the Cognitive Psychology as a base. Therefore, its goals are: identifying the form of processing the information in the decision making process, when it involves the establishment of levels of budgetary goals, considering aspects that stray from rationality. The research was developed with quantitative focus, in the company Natura Cosméticos S.A., using a theoretical model proposed by researchers that study the theme of Neuroaccounting. Modelling of structural equations was used with the methodology PLS (Partial Least Squares). The results show that in Natura the theoretical model used as a base is strong, there are convergence points with the model of decision estimated by other researchers in other companies, but there are three aspects that are different in the decision making process of Natura with a model used for comparison: 1) information has significant weight to decision making, although it is to sustain decisions taken based in expertise; 2) there is social influence in the decision making process, in the moment of selecting incentives for decision, or in the analysis of the consequences of the decision; 3) the fear of making decisions is smaller, suggesting larger daring when estimating the budgetary goals. The results are coherent with the atmosphere of innovation of Natura and with its culture that focuses relationships. Future studies in the area of Behavioral Accounting will analyze if those characteristics can be widespread to other innovation atmospheres. - DissertaçãoAplicação do balanced scorecard em empresa familiar do setor de serviços: um estudo de casoBarbosa, Clovis (2013-12-10)
Ciências Contábeis
O balanced scorecard (BSC) tem possibilitado resultados positivos às organizações, pois se revela uma ferramenta que auxilia no gerenciamento das estratégias e identifica os indicadores de desempenho que medem o alcance das metas. Em busca de ampliar o conhecimento sobre o assunto, foi elaborada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos do BSC. Na sequência, foi desenvolvido um estudo de caso que objetivou analisar os resultados obtidos na implantação do BSC em uma empresa familiar do setor de serviços aqui denominada empresa ALFA. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um roteiro de entrevistas semiestruturado, sendo que os dados coletados foram analisados com a técnica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos com o estudo de caso revelam que o BSC trouxe benefícios para a gestão da empresa como: melhorias nos processos internos, investimento em capital humano e uma visão clara e abrangente dos objetivos estratégicos com a definição de metas focadas na estratégia. Com a análise de conteúdo foram identificadas sete categorias principais, que são: Fatores Determinantes para a Implantação do BSC na ALFA; Cultura Familiar da ALFA Influenciando a Implantação do BSC; O BSC e a Implementação da Estratégia na ALFA; BSC Alterando e Melhorando a Gestão na ALFA; Problemas de Implantação do BSC na ALFA; Aprendendo com a Implantação do BSC na ALFA e Certezas e Indagações Sobre a Implantação do BSC na ALFA, que ilustram os resultados da pesquisa. As principais constatações da pesquisa foram: a empresa está de fato obtendo benefícios tangíveis com a implantação do BSC e, seus gestores ganharam uma excelente ferramenta para auxiliá-los na gestão da empresa de natureza familiar. Entende-se que os resultados da pesquisa podem ser de aplicação direta a outras empresas de natureza familiar como a ALFA, ou mesmo, para empresas de pequeno ou médio porte que estejam planejando implantar o BSC. - DissertaçãoArrendamento mercantil operacional: as mudanças propostas pelos organismos internacionais e seus efeitos nas empresas brasileirasBatista, Evaldo Basílio de Oliveira (2013-03-13)
Ciências Contábeis
O arrendamento mercantil é tema de um projeto conjunto do IASB (International Accounting Standards Board), responsável por desenvolver e publicar os pronunciamentos IFRS(International Financia/ Reporting Standards), com o FASB (Financia/ Accozmting Standards Board), entidade responsável por estabelecer os padrões de contabilidade reconhecidos pelo órgão Norte Americano SEC (Securities and Exchange Commission). Por reconhecerem que os padrões de contabilização dos contratos de arrendamento mercantil não atendem as necessidades atuais, o IASB e o FASB publicaram conjuntamente, em agosto de 2010, o Exposure Draft ED/2010/9 Leases, incorporando mudanças importantes nos padrões de reconhecimento, mensuração e divulgação dos contratos de arrendamento mercantil. Este trabalho teve por objetivo confirmar a pertinência dos registros contábeis propostos pela minuta do novo pronunciamento e investigar como as mudanças propostas no ED/2010/9 impactariam as demonstrações contábeis e os indicadores financeiros das companhias abertas brasileiras arrendatárias de operações de arrendamento mercantil operacional. O estudo abrangeu uma população de 665 empresas que publicaram suas demonstrações contábeis em 2010, das quais 119 divulgaram a existência de contratos de arrendamento mercantil operacional, sendo 32 arrendatárias selecionadas para compor a amostra. Os resultados confirmaram a pertinência do reconhecimento do direito de uso do ativo arrendado e de uma obrigação com as parcelas do arrendamento nas empresas arrendatárias do leasing operacional e revelaram que o reconhecimento inicial do ED/2010/9 afetou significativamente os demonstrativos contábeis e os indicadores financeiros das empresas com operações de arrendamento mercantil operacional, aumentando a percepção do endividamento e diminuindo a percepção de liquidez e de rentabilidade das arrendatárias. - DissertaçãoAspectos que influenciam a tomada de decisão relacionada a metas orçamentárias em organizações do primeiro e terceiro setores: aplicação de um modelo oriundo da neurociênciaLima, Fabrício Ribeiro Gonçalves (2011-02-02)
Ciências Contábeis
Este estudo foi desenvolvido utilizando a aplicação de um modelo de tomada de decisão oriundo de uma linha de pesquisa denominada Neuroaccounting, em desenvolvimento no Núcleo de Estudos em Controladoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo como problema de pesquisa: Como ocorre o comportamento no processo de tomada decisão de profissionais de organizações do primeiro e do terceiro setores?O referencial teórico foi dividido em três partes: análise de teorias em contabilidade relacionadas ao processo orçamentário, foco de estudo da decisão nesta dissertação; análise do referencial teórico sobre organizações do primeiro e do terceiro setor e do processo orçamentário, para caracterização da população alvo deste trabalho. Em termos metodológicos esta dissertação se enquadra dentro do enfoque quantitativo; os dados foram colhidos em duas etapas: survey aplicado junto a profissionais que atuam no primeiro e no terceiro setor, com os questionários enviados por e-mail para cerca de 3.450 endereços eletrônicos, acompanhados de carta convite, obtendo-se um retorno de 5,8% na segunda etapa os dados foram colhidos diretamento junto aos respondentes numa feira voltada para o público alvo de estudo.Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e multivariada, aplicando-se análise fatorial e modelagem de equações estruturais, usando-se a metodologia PLS(Partial Least Squares). Os resultados mostraram que, conforme encontrado em estudos anteriores, os sujeitos buscam informações para tomada de decisão, ou seja, ela racional(processo controlado) ou por instituição/expertise(processo automático); todavia a influência da informação tem maior peso nas decisões racionais. Os aspectos também exercem influência sobre ambos os tipos de decisão, mas o peso maior está nos processos de decisão por instituição/expertise. Esses resultados vão em direção contrária aos estudos sobre racionalidade na decisão e são coerentes com achados em Neurociência que mostram que a decisão é um fenômeno complexo envolvendo diversos circuitos neurais além daqueles envolvidos chamados "executivos". Os resultados deste estudo trazem como contribuição uma proposta para desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão que levem em consideração aspectos relacionados à decisão social, ous eja, a influência do grupo sobre o decisor, um dos aspectos considerados relevantes para a população estudada. - DissertaçãoAssociações entre perfis de orientação de valor social e práticas de gestão de capital de giroRotta, Clayton José (2020-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This research focused on the relationships between the individual's social value orientation profile and the decision-making of this employee regarding a request to expand the supplier average payment period, which is in financial difficulties, and how this request would directly influence the supplier’s financial management. The working capital management in companies is a widely studied theme, and this research brought a social variable, where the decision-making has a directly impact, and the individual who conducts the negotiation has the social value orientation which do not entirely matches with the company’s directives. Regarding the social value orientation, individual difference measure, the individual is classified in: pro-social, the person that maximizes the team work and who cares about the measure, the individual is classified in: pro-social, the person that maximizes the team work and who cares about the other; individualists, who maximize their self-interest; and, competitors, who maximize the relative advantage between themselves and the other. One hundred and fourteen undergraduate students from different courses and semesters were interviewed in this academic experiment, to set the type of social value orientation and confront it with the decision-making of requesting an expansion in the supplier average payment period, in order to verify whether the social value orientation takes part in the decision-making or not. As a result, the study, through measuring the rates differences, could not validate the research hypotheses. The results should be observed considering the study limitations, which considered the undergraduate student’s perception, many of them young and with little professional experience, and other variables that may influence the relationships analyzed - DissertaçãoAssociações entre remuneração, motivação e desempenho individualOliveira Junior, Pedro Joaquim de (2020-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O propósito desta pesquisa foi o de avaliar o impacto que a remuneração variável possui sobre a construção de motivação (tanto intrínseca quanto extrínseca) e também o efeito conjunto que estas produzem sobre o desempenho individual de funcionário. O estudo foi classificado como descritivo e, quanto à abordagem, enquadrado como hipotético-dedutivo, cujas hipóteses foram construídas através da literatura. Por meio de um survey aplicado a profissionais que trabalham em departamentos norteados por metas, temos um estudo quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio do envio do questionário por e-mail aos potenciais respondentes, retornando uma amostra possível de utilização com 122 respondentes. Para análise dos dados, foi construída uma equação estrutural e aplicado os testes no SmartPLS. Os resultados obtidos mostraram que o desempenho individual do funcionário é afetado positivamente por remuneração variável e motivação intrínseca. A motivação extrínseca, por sua vez, possui uma influência menor sobre o desempenho, tendendo a diminui-lo. Quando testadas as influências de remuneração sobre ambos os tipos de motivação, verificou-se um aspecto negativo na motivação intrínseca e positivo na motivação extrínseca. Procura contribuir com a construção de metas nas organizações e o controle de desempenho por meio de remuneração variável, a fim de clarear os aspectos relevantes sobre os fatores que influenciam a execução das atividades dos funcionários e a construção de motivação, tanto intrínseca, quanto extrínseca.