Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Formigoni, Henrique"
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- DissertaçãoArrendamento mercantil operacional: as mudanças propostas pelos organismos internacionais e seus efeitos nas empresas brasileirasBatista, Evaldo Basílio de Oliveira (2013-03-13)
Ciências Contábeis
O arrendamento mercantil é tema de um projeto conjunto do IASB (International Accounting Standards Board), responsável por desenvolver e publicar os pronunciamentos IFRS(International Financia/ Reporting Standards), com o FASB (Financia/ Accozmting Standards Board), entidade responsável por estabelecer os padrões de contabilidade reconhecidos pelo órgão Norte Americano SEC (Securities and Exchange Commission). Por reconhecerem que os padrões de contabilização dos contratos de arrendamento mercantil não atendem as necessidades atuais, o IASB e o FASB publicaram conjuntamente, em agosto de 2010, o Exposure Draft ED/2010/9 Leases, incorporando mudanças importantes nos padrões de reconhecimento, mensuração e divulgação dos contratos de arrendamento mercantil. Este trabalho teve por objetivo confirmar a pertinência dos registros contábeis propostos pela minuta do novo pronunciamento e investigar como as mudanças propostas no ED/2010/9 impactariam as demonstrações contábeis e os indicadores financeiros das companhias abertas brasileiras arrendatárias de operações de arrendamento mercantil operacional. O estudo abrangeu uma população de 665 empresas que publicaram suas demonstrações contábeis em 2010, das quais 119 divulgaram a existência de contratos de arrendamento mercantil operacional, sendo 32 arrendatárias selecionadas para compor a amostra. Os resultados confirmaram a pertinência do reconhecimento do direito de uso do ativo arrendado e de uma obrigação com as parcelas do arrendamento nas empresas arrendatárias do leasing operacional e revelaram que o reconhecimento inicial do ED/2010/9 afetou significativamente os demonstrativos contábeis e os indicadores financeiros das empresas com operações de arrendamento mercantil operacional, aumentando a percepção do endividamento e diminuindo a percepção de liquidez e de rentabilidade das arrendatárias. - DissertaçãoAvaliação do uso de accruals discricionários: uma abordagem qualitativa quanto às práticas de auditoria e seu poder de mitigaçãoLeite, Rodrigo Romanato (2012-08-13)
Ciências Contábeis
The earnings management practices started to be researched more intensely, concerning international terms, after the corporate scandals occurred in the beginning of 2000 years In Brazil, this research topic has mainly focused the quantitative approaches (discretionary accruals evaluation and operational models discussion). The research that resulted the present work has highlighted, according to the statistical tests, that the companies audited by the Big Four have less degree of accruals discretionary regarding to the other companies audited by companies Non Big Four, then, showing that the largest audit companies have a larger capacity to mitigate earnings management. In the presented context, this work aimed to investigate which are the main factors that specify the higher power of the big audit companies (Big Four) in mitigating the earnings management practices. Also, it has being identified the tools used by the independent audit companies for the work performance process, which, among other aspects, could make easier the earnings management practices identification process. The research herein presented was performed using the qualitative method (exploratory by nature), and using as procedure the data collecting, heartfelt interview with eight audit professionals. The data collected were analyzed through content analysis, using the software NVIVO. In this research it was identified the main job differential factors of these companies: company insertion environment and abroad relationship, audit company structure, audit company exposure, audit tools, compliance with the independence rules, work methodology and audit procedures, auditors training and qualification. Also, it was noticed that the audit companies are able or not to use customized tools to perform the jobs, sampling extraction processes and results projection, being its utilization related to the audit company size. - DissertaçãoComo utilizar os mecanismos previstos na legislação paulista para a realização dos créditos acumulados de ICMSFaria, Ligia Ferreira (2020-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do Trabalho: Orientar empresas interessadas na utilização dos mecanismos existentes na legislação paulista para recuperação dos valores de créditos acumulados de ICMS, viabilizando a monetização desses créditos. Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa é documental, exploratória e explicativa, tendo como fonte primária a legislação fiscal paulista vigente, avaliada por meio de variáveis especificas. Resultados: A legislação paulista prevê que a redução dos créditos acumulados de ICMS seja endereçada por meio do pedido de regimes especiais e da transferência eletrônica desses créditos mediante sistema eletrônico especializado (e-CredAc). O presente estudo contém direcionamentos para o emprego de cada um desses institutos. Implicações práticas/Contribuições: No tocante à contribuição acadêmica, o estudo traz a revisão da teoria da regulação atrelada aos institutos legalmente previstos para a redução dos créditos acumulados de ICMS. Para os diversos interessados (empresários, advogados, contadores, administradores, etc.), a pesquisa contribui para elucidar as formas de utilização desses institutos de modo a buscar a realização desses montantes e até mesmo evitar que tais ativos tenham de ser baixados dos balanços face às reduzidas expectativas de que tragam benefícios futuros. Impactos: O trabalho tem como impacto científico e econômico a redução de desigualdades entre os contribuintes buscando que a questão dos créditos acumulados do ICMS seja tratada de forma mais alinhada ao interesse público. Além disso, as orientações contidas nesse estudo, quando postas em prática, contribuem com o crescimento das empresas que deixariam de ter significativos desembolsos de caixa para pagamento do ICMS, podendo melhor aplicar tais recursos em suas atividades. Originalidade: Consiste na análise concomitante de todos os instrumentos previstos na legislação paulista para mitigar ou, ao menos, reduzir o acúmulo de créditos de ICMS, relacionando cada um desses institutos à teoria da regulação. Além disso, o estudo inova por resultar em um material que direciona o manejo de cada uma das ferramentas abordadas (regimes especiais genéricos e específicos e e-CredAc simplificado e custeio) - DissertaçãoA competência do profissional contador e suas associações com seu desempenhoOrlandi, Rosilenia (2015-08-05)
Ciências Contábeis
The competitive scenario in which contemporary organizations are inserted, takes the need for constant development of professional accounting, so that they can follow and provides changes required by the context. As a result of this need, several authors have been studying and modeling to enable the Professional and organizational skills. This study sought to identify limitations and capabilities that can impact the performance of the counters to the challenges and requirements of the accountings profession. In order to investigate the associations between required skills and competence developed professional accounting, applied a questionnaire to a sample of 70 professionals working in an organization, the activities considered in the context of accounting. The results also show that there is little concern with the skills considered managerial or management. The results of the analysis of the professional skills required, compared to self-assessment of the professional will serve as an inducer for discussions and reflections and trainings. - DissertaçãoA competência do profissional contador e suas associações com seu desempenhoOrlandi, Rosilenia (2015-08-05)
Ciências Contábeis
O cenário competitivo no qual as organizações contemporâneas estão inseridas leva a necessidade de desenvolvimento constante dos profissionais da Contabilidade, para que possam acompanhar e mesmo antever e propiciar mudanças exigidas pelo contexto do cenário atual. Como consequência desta necessidade, vários autores têm se dedicado ao estudo e elaboração de modelos que possibilitem o desenvolvimento de competências profissionais e organizacionais. O presente estudo procurou identificar limitações e capacidades que podem impactar o desempenho dos contadores diante dos desafios e exigências da profissão contábil. Com a finalidade de averiguar as associações entre competência requerida e competência desenvolvida do profissional da contabilidade, aplicou-se um questionário a uma amostra de 70 profissionais atuantes de uma organização, nas atividades consideradas no contexto da contabilidade. A análise focalizou o desempenho dos profissionais da Contabilidade no Brasil. Os resultados evidenciaram um nível de auto percepção elevada associada às competências consideradas mais relevantes para o exercício da profissional contábil. Os resultados evidenciam ainda que há pouca preocupação com as competências consideradas gerenciais ou de gestão. Os resultados da análise das competências profissionais requeridas, frente à auto avaliação dos profissionais, servirá como indutor para discussões e reflexões sobre possíveis programas de treinamentos. - DissertaçãoCréditos de contribuições ao PIS/COFINS e influência organizacional: um estudo exploratórioSouza, Anderson Costa de (2015-10-18)
Ciências Contábeis
O presente trabalho objetivou investigar a influência da cultura organizacional nas decisões envolvendo apropriação de créditos tributários das contribuições ao PIS e à COFINS não cumulativos. A pesquisa esteve contextualizada no ambiente corporativo e tributário contemporâneo, onde a cultura tornou-se mais utilizada pelas corporações como instrumento de gestão e controle, apontando para uma tendência a ser seguida pelos indivíduos que a integram. Como há carência de estudos na área tributária e fiscal, e não foram encontrados estudos anteriores sobre o tema, utilizou-se como ferramenta a adaptação dos estudos de Zuber (2007), Zuber e Sanders (2013) e Blanthorne e Kaplan (2008). Os dados para a pesquisa foram obtidos pela aplicação de questionários, respondidos por 116 ex-alunos de cursos de pós-graduação lato sensu e profissionais da área tributária. O tratamento dos dados foi realizado por meio de testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. A hipótese de estudo é que o comportamento atinente às decisões de apropriação de crédito das contribuições estão em consonância com a cultura organizacional, independentemente de ela ser agressiva ou não. Os resultados estatísticos por diferença de grupos indicam que há influência da cultura organizacional no comportamento atinente aos créditos das contribuições ao PIS e à COFINS. Segundo os resultados, a situação financeira (superavitária ou deficitária), assim como questões morais, éticas e de legitimação das decisões, também podem influenciar decisões de crédito tributário. O presente trabalho contribui para que as empresas identifiquem se os colaboradores da área tributária que decidem sobre a apropriação de créditos de PIS/COFINS estão agindo em consonância com as diretrizes corporativas (agressivas ou conservadoras), incluindo o item conhecimento como uma das características ponderadas no estudo. A presente pesquisa contribui também com as discussões sobre fatores que podem motivar a evasão fiscal ao observar a propensão dos respondentes a adotar situações não expressamente previstas na legislação. Adicionalmente, a presente pesquisa contribui com estudos que observam o comportamento do contribuinte e algumas de suas influências, ao verificar qual a reação dos respondentes ao serem submetidos a questões morais e éticas. - DissertaçãoCritérios para formação de provisões para riscos tributários, cíveis e trabalhistasPaoletti, Mauro Rinaldo (2010-02-18)
Ciências Contábeis
O cenário mundial atual vem contribuindo para que todos os segmentos parem e revejam os seus procedimentos. Várias áreas da ciência têm procurado aprimorar os critérios que, por longos anos, foram adotados quase que como dogmas para muitos profissionais, contudo, atualmente muitas barreiras estão sendo quebradas e velhos conceitos reformulados. Na Contabilidade isso não foi diferente. Após longos anos sem grandes alterações em sua estrutura ressalte-se que a Lei nº 6.404 foi editada em 1976 passamos a vivenciar uma odisséia contábil após a publicação da Lei nº 11.638, em 28 de dezembro de 2007. Dentre os diversos dispositivos profundamente alterados, este estudo objetivou verificar se os normativos existentes sobre os critérios de provisões para riscos tributários, cíveis e trabalhistas mantinham coerência com as novas normas internacionais do IFRS. Também objetivou confrontar os normativos existentes com as práticas efetivamente adotadas pelos profissionais relacionados com o tema. O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho é classificado como exploratória. O método de pesquisa foi o qualitativo, utilizando o exame e a reflexão das percepções obtidas em entrevistas com profissionais ligados às empresas, auditorias, advocacias, entidades de classe e universidades. Durante as entrevistas foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo indicam que as práticas adotadas não condizem com a realidade dos normativos brasileiros e estes, por sua vez, também não seguem a linha adotada pela Norma Internacional de Contabilidade. Finalmente, entende-se que os nossos Órgãos Reguladores precisam adotar medidas revogando os normativos contraditórios com a norma internacional, bem como elaborando outros dispositivos que possam regular a matéria de forma clara, objetiva e precisa, norteando os procedimentos que devem ser adotados pelos profissionais e, com isso, atingindo o grande objetivo desejado por todos, que é a equalização dos procedimentos entre as empresas. - DissertaçãoCritérios utilizados pelos escritórios contábeis na adoção inicial do pronunciamento CPC PMESantos, George Magno (2013-01-28)
Ciências Contábeis
Como novo elemento para alinhamento internacional das práticas contábeis, o Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC 1.255/2009, aprovou a NBC T 19.41 que trata especificamente sobre as regras aplicáveis na contabilidade de pequenas e médias empresas, para aplicação nas demonstrações contábeis para fins gerais desta categoria de empresas. No contexto apresentado, este trabalho objetivou investigar quais são os principais fatores que influenciaram os Escritórios Contábeis na preparação, elaboração e divulgação das demonstrações financeiras de seus clientes, em vista da obrigatoriedade de aplicação do CPC PME à partir do exercício findo em 31 de dezembro de 2010. Complementarmente evidenciar os principais fatores internos e externos que influenciaram na adoção do Pronunciamento PME, e verificar o comportamento da sociedade contábil e empresária perante a nova exigência nas Demonstrações Contábeis no formato CPC PME e seu nível de conhecimento sobre o referido pronunciamento PME. A pesquisa realizada foi de natureza exploratória, com o uso do método qualitativo, utilizando como procedimento para a coleta de dados, entrevistas em profundidade com quatro sócios de escritórios de contabilidade. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo com a utilização do software NVIVO. Como principais resultados a análise dos dados apontou que a maioria dos escritórios questionados não está motivada a adotar o pronunciamento, fazendo-o apenas por força de situações especiais. A visão prioritária é a manutenção das práticas e regras fiscais que continuam influenciando os resultados contábeis, uma vez que o usuário interno é quem mais utiliza a informação contábil, e não o externo. Conclui-se que a ausência de penalidades severas tanto para as empresas, quanto para os escritórios e a falta de interesse dos clientes na maioria de PME, bem como a tradição dos escritórios em atender aos aspectos fiscais, justamente por conta das pesadas multas, potencializam a adoção intempestiva. O desconhecimento por parte dos contadores das diferenças entre o CPC PME e o CPC Full ou modelo completo, onde este último possibilita um resultado econômico maior para a empresa, melhorando os seus indicadores de performance econômico-financeira, é um indicativo forte da necessidade de um conhecimento profundo e estudo de ambos os pronunciamentos, para decidir sobre qual pronunciamento adotar. Outro fator preponderante é o da Receita Federal do Brasil não aceitar o novo padrão contábil como base inicial de cálculo dos tributos federais, onde as empresas que adotaram o padrão CPC PME têm que efetuar diversos ajustes como forma de anular todo e qualquer impacto que possa haver com a adoção do novo padrão contábil na base de cálculo dos tributos devidos. - DissertaçãoEfeitos da mensuração e registro dos instrumentos financeiros no resultado e no patrimônio líquido de companhias abertas brasileiras não-financeirasSilva, Alberto Ricardo da (2010-08-08)
Ciências Contábeis
Emitted in 2008 CPC 14 (Deliberation CVM nº 566/08), together with for Instrução CVM nº 475/08, they brought new practices in the that tells respect to the record and measuring of the used financial instruments. The present study has as goal analyze measuring effects and implementation current financial instruments record of Deliberação CVM nº. 566/08 and rule CVM nº. 475/08 in the result and in the patrimony liquidate of the Brazilian opened companies not-financiers. The investigation of the descriptive kind used of technical standardized of data collections concerning the financial not-derivative and derivative instruments, because it sought itself to analyze the relative accounting demonstrations to the exercises ended in 2007, before the new rules, and ended in 2008, year in which the new rules proceeded being demanded. The sample comprehended the 100 larger Brazilian opened companies not-financiers with active larger volume in 31/12/2008, and to ends of analyzes the final sample comprehended 68 companies for own informaction of instruments utilization financial not-derivative and derivative in set. In the data treatment were analyzed the qualitative, relative to the kinds identification of financial and quantitative instruments, relative to the measuring of the instruments effects in the result and in the companies' equity.Of the research results stands out: (i) In the effects in equity liquidate twelve companies evidenced financial instruments in 2008 against just two in 2007, note itself an evolution considerable because measuring in 2008 totalized R$ 121 million won liquidies against R$ 16 million net losses in 2007, however the one of if you stand out that of the final sample fiftysix companies did not evidence any information; (II) in the effects in the result were evidenced the effects of the financial instruments in forty-four companies in 2008 against forty in 2007, despite a minimum evolution in the records note itself a significant evolution in measuring that in spite of having been affected by results excepecionais of the crisis of 2008 were significant, having in 2008 R$ 1,0 billion loss and against 196 corns in 2007. It noticed in the effects analysis, of the records and measuring with base in the new rules, important effects in the patrimony liquidate and in the result of searched companies what demonstrates a partial evolution, since fifty-six companies did not announce any information in patrimony liquidate and twenty-four in the result. - DissertaçãoOs efeitos da mudança na forma de contabilização dos incentivos fiscais, decorrente da Lei 11.638/2007 no processo de análise, segundo a percepção dos analistas de crédito das instituições financeirasMargarido, Vagner (2010-03-03)
Ciências Contábeis
O objetivo deste estudo é identificar se a nova forma de registro e divulgação dos incentivos fiscais, determinada pela Lei 11.638/2007, provocou alguma alteração no processo de análise das demonstrações contábeis das companhias abertas brasileiras beneficiadas, segundo a percepção dos analistas de crédito das instituições financeiras. A população foi composta pelos analistas de crédito das instituições financeiras e a amostra foi composta por 7 (sete) profissionais, da região da Capital do Estado de São Paulo, que analisaram demonstrações contábeis de companhias abertas brasileiras contempladas com incentivos fiscais, antes e após a vigência da Lei 11.638/2007. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas, com roteiro previamente preparado, que serviu de eixo orientador, para assegurar que os entrevistados respondessem às mesmas questões. O total do patrimônio líquido das instituições financeiras dos entrevistados corresponde a 75,03% do patrimônio líquido total das 50 (cinqüenta) maiores instituições financeiras do Brasil, segundo a revista Exame Melhores e Maiores de 2009. Os resultados indicam que a nova forma de registro e divulgação dos incentivos fiscais alterou o processo de análise das demonstrações contábeis das companhias abertas brasileiras beneficiadas com tais incentivos, reduzindo a quantidade de ajustes. Esses resultados sugerem uma melhora na qualidade da informação contábil quanto a sua confiabilidade. - DissertaçãoEstudo do impacto da adoção da ICPC 01 nas decisões gerenciais considerando as Normas Societárias e Regulatórias nas empresas de transmissão de energia elétrica do BrasilGomes, Maria Eveline Rodrigues (2013-01-30)
Ciências Contábeis
After the changes in corporate law with the Law 11.638/2007, the electric power sector, specifically the Power Transmission, had significant changes in the accounting records with respect to both revenue and infrastructure business and as the presentation of the Financial Statements and Corporate Regulatory. This study aimed to examine whether there were changes in the information used as a basis for management decisions by corporate managers Transmission of Electricity after the adoption of the ICPC-01 - Concession, which emerged after the changes in the accounting environment established by Law 11,638 / 2007. The method used was qualitative, about the objectives, the research was exploratory. The sample was composed of 15 transmitters in operation Alupar Investment Group S / A. The analysis of the object of research was conducted through the content of the answers in the questionnaire with 12 questions sent to managers Alupar Investment Group, who work directly with the transmission activity. These questions addressed the issue of managerial decision from the corporate or regulatory accounting information after adoption of ICPC-01-Concession. Therefore, responses were collected from five (05) holding managers and analyzed the contents, which were summarized factors for better understanding of the research object. It turned out that the accounting information requested most frequently for internal decision making are the regulatory and virtually no management decision is taken from corporate information. It was concluded that the adoption of ICPC-01-Concession brought no changes to the Information of the decision making of corporate managers Transmission of Electricity in Brazil, considering that there was no change in the use of information for internal analysis and business decisions and the information used for management decisions continue as before the adoption of the standard, ie, are based on regulatory statements. - DissertaçãoEstudo sobre a alteração do conteúdo dos pareceres de auditoria independente após a adoção da lei 11.638/2007Sena, Sandra Regina Siqueira de (2011-11-04)
Ciências Contábeis
O presente estudo teve como objetivo principal verificar se houve alteração nos pareceres emitidos pelas auditorias independentes após adoção da Lei 11.638/2007. A amostra foi composta por companhias abertas, não financeiras, com ações negociadas na Bovespa, as quais apresentaram Demonstrações Contábeis no período de 2006 a 2009, totalizando 449 empresas geradoras de 1.796 observações, cujos dados foram extraídos do banco de dados da CVM Comissão de Valores Mobiliários. Foi realizada uma análise de conteúdo nos pareceres de auditoria, segregados entre firmas de auditoria Big Four, ou seja, Deloitte Touche Tohmatsu; Ernst & Young; PricewaterhouseCoopers e KPMG, e Non Big Four, que representaram as outras empresas de auditoria. Constatou-se que o conteúdo dos pareceres de auditoria manteve o mesmo padrão ao longo dos quatro exercícios analisados, considerando os tipos de pareceres: sem ressalvas; com ressalvas; com abstenção de opinião e com parecer adverso. Observou-se vasta utilização dos parágrafos de ênfase, que podem constar em pareceres com, ou sem ressalvas, destacando que as observações neles contidas se referiam muitas vezes a incertezas que não trariam impacto nas demonstrações contábeis. Identificouse,também, que a maioria das companhias abertas optou pela contratação das Big Four durante o período analisado, e, ainda, que as firmas de auditoria Non Big Four se mostraram mais conservadoras, pois apresentaram um nível de observações em seus pareceres, significativamente, superior as das Big Four. Os dados sugerem que as Non Big Four têm mais independência na realização do trabalho de auditoria, pois expressaram sua opinião de forma mais contundente ainda que desfavorável à companhia auditada. No entanto,vale questionar se as Big Four emitem quase a totalidade de seus pareceres sem ressalva,porque as companhias que as contratam são grandes corporações e, consequentemente,possuem um regime de governança mais rigoroso através da existência de comitê de auditoria com os devidos controles internos, ou se as Big Four têm, aparentemente, maior dependência das companhias que as contratam e sofrem pressão para que seus pareceres sejam emitidos sem ressalvas devido ao conflito de agência, já que a companhia contratante é responsável pelos honorários das firmas de auditoria. - DissertaçãoGovernança tributária: a importância dos sistemas de informação gerencial na identificação de riscos tributáriosOliveira Neto, Arnaldo Marques de (2014-08-11)
Ciências Contábeis
O objetivo desta pesquisa foi verificar como as empresas do Grupo ABC utilizam o sistema de informações gerenciais (SIG) para identificar riscos tributários . Foram adotadas as pesquisas exploratória , bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados e informações coletados. Após revisar e criticar o referencial teórico e constatar a existência de lacuna relacionada com a inexistência de um modelo de gestão de riscos tributários (GRTrib), o pesquisador, baseado no referencial teórico do modelo de gestão de riscos corporativos (GRCorp), elaborou uma estrutura de implantação, gerenciamento e monitoramento de um GRCorp e de um GRTrib e a testou nas empresas do Grupo ABC . Tal estrutura poderá ser testada, criticada, validada e aperfeiçoada em outras empresas. Com base nas respostas dos entrevistados às perguntas elaboradas com respaldo na referida estrutura o pesquisador pôde constatar que as empresas do Grupo ABC utilizam o (SIG) para identificar riscos tributários, através de recursos e procedimentos independentes adequados. Entretanto, constatou a ausência de mapa específico de gestão de riscos tributários (MEGRT) e de mapa de gestão de riscos corporativos (MGRC), elaborados por escrito e de maneira estruturada. O MEGRT deve estar contido no GRTrib, que deve estar contido no GRCorp, nos moldes da referida estrutura. Dessa forma, as empresas que não possuem os referidos MEGRT e MGRC podem estudar, desenvolver e implementar a mencionada estrutura para que passem a dispor de SIG mais consistente, estruturado e completo, para fins de identificação, classificação, avaliação, mensuração, tratamento, gerenciamento, informação e comunicação de riscos tributários. Essas recomendações derivam da necessidade de identificação de riscos tributários, sob o ponto de vista das boas práticas de governança corporativa. - DissertaçãoO impacto da implantação do sistema público de escrituração digital - SPED nas empresas do setor têxtil e de confecção, segundo a percepção dos gestores das empresasAlberti, Mauri José (2016-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste estudo consiste em analisar os impactos da implantação do SPED na estrutura administrativa das empresas do setor têxtil e de confecção filiadas à ABIT, segundo a percepção dos seus gestores; identificar as principais alterações nos recursos (humanos, financeiros e tecnológicos) utilizados pela empresa, originados pela implantação do SPED, segundo a percepção dos seus gestores; identificar, segundo a percepção dos gestores das empresas, se ocorreu melhorias nos processos de gestão empresarial e confrontar as propostas de benefícios do projeto SPED com a realidade das empresas percebida pelos seus gestores. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionário constituído de questões abertas e fechadas aplicadas a seis empresas selecionadas pela ABIT, a seleção de três artigos relacionados ao tema em estudo, bem como entrevista junto ao presidente da ABIT. Os dados foram tratados de forma livre. Os principais resultados evidenciam que o SPED está: i) sendo um fator de maior burocratização para os processos das empresas;, ii) gerando custos adicionais, principalmente para a área administrativa;, iii) afetando os resultados das empresas,; e iv) gerando também preocupação quanto à elevação do risco de penalidades em função da sua complexidade e por facilitar o processo de fiscalização. Positivamente, o SPED contribuiu para: i) a inibição de atos ilícitos, como a sonegação de impostos,; ii) a simplificação dos processos junto aos órgãos públicos,; iii) a melhoria da tecnologia da informação. Diante das respostas obtidas através do questionário, da pesquisa em literatura, e a opinião do presidente da ABIT, pode-se concluir que, segundo a percepção dos gestores, o projeto SPED foi e está sendo um fator de transformação das empresas, seja em seus processos e sua rentabilidade. As conclusões apontadas durante o desenvolvimento deste estudo se restringiram a apenas seis empresas do setor têxtil e de confecção que não permitem a uma generalização dos achados. Por fim, sugere-se para as pesquisas que venham a ser desenvolvidas a ampliação do escopo e a aplicação em outros setores da economia. - DissertaçãoImpacto das características específicas das companhias abertas brasileiras no nível de evidenciação contábil durante o processo de convergência às normas internacionais de contabilidadeMaia, Henrique Araujo (2011-02-16)
Ciências Contábeis
Esta dissertação tem como objetivo avaliar os impactos das características específicas das companhias abertas brasileiras em seus respectivos níveis de evidenciação obrigatórios durante o período de convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil. Sob o aspecto metodológico, este estudo pode ser classificado como método qualitativoquantitativo,do tipo descritivo. A população-alvo do estudo foram as companhias abertas brasileiras não financeiras que compõem o índice IBRX da Bovespa, totalizando uma amostra final de 83 empresas, nos períodos de 2008 e 2009. Os dados foram obtidos por meio das demonstrações financeiras e notas explicativas das companhias e colhidos do banco de dados da Economática. A partir da utilização de um índice de evidenciação obrigatório, composto por 72 itens relativos a pronunciamentos e orientações técnicas emanados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com o intuito de promover a convergência da contabilidade societária brasileira às normas internacionais de contabilidade, foi determinado o nível de evidenciação obrigatório para cada empresa da amostra. O tratamento dos dados foi realizado por meio de regressão linear múltipla e análise de variância de um fator. Os principais resultados sugerem que as características específicas relativas à emissão de ADRs,à empresa de auditoria externa e ao grau de endividamento têm significância estatística positiva com relação ao nível de evidenciação obrigatório das empresas. Verificou-se,também, que o nível de evidenciação obrigatório pode ser influenciado pelo tipo de setor no qual a companhia está inserida. - DissertaçãoLean Tax Management: modelo aplicado de gestão de conformidade tributária de processo de conformidade tributáriaSegatelli, Alessandra (2017-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Actually in Brazil 95% from Companies are not able to fullfill the taxes payments and reports with necessary accuracy to Brazilian Government (main and ancillary), driven by tax environment complexity. Taxes penalties represents 3% from total Brazil´s GDP (R$ 5.5 Trillion in 2014). The objective of this study is to present on Applied Management Model for Tax Compliance where the main purpose is to mitigate taxes risks to the searched Company, specifically on main and ancillary obligations (Indirect and Direct Taxes), inspired on Lean Thinking framework. This case study presents a technological approach and was applied on a multinational company with operations in Brazil, and this partnership with University was driven by the challenges the company was facing in managing Tax Compliance area. The contribution for the area of professional practice is based on the innovation in adapting Lean Thinking framework on Tax Compliance area, and this methodology was applied with focus on reducing penalties and interests on obligations delivery, as a result of failures in filling out the templates as well as reducing rework through complete process review, creating the concept of “efficient tax production line”. It is also helpful to the scientific community driven by the fact that critical topics are addressed on this study regarding tax management in Brazil, based on expert´s interviews. As a result, one Applied Management Model for Tax Compliance is presented, focused on covering main activities and professional´s profile study and despite the fact it was developed and tested for one specific company, it was also developed one adaptable model, based on the similarities of Tax obligations in Brazil (main and ancillary one), that follows a standard model established by Tax Authorities, through SPED platform (Digital bookkeeping reports and payment processes). - DissertaçãoProposta de modelo de gestão de riscos tributários em Instituição FinanceiraRossi, Marcia Cristiane (2017-02-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste estudo foi identificar, segundo a percepção dos colaboradores da Instituição Financeira Pesquisada, quais os fatores mais importantes e aqueles mais sujeitos a riscos na atividade fiscal. Assim, realizou-se um estudo de caso, em uma Instituição Financeira que está presente em 18 países, além do Brasil, com atividades de banco comercial e operações de clientes institucionais, banco de investimentos, atacado e private banking. A pesquisa, do tipo exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada com uma pesquisa survey em duas etapas: na primeira etapa foi realizado um levantamento dos riscos fiscais, através de uma pergunta aberta, dirigida aos colaboradores envolvidos diretamente no processo fiscal; na segunda etapa foram elaboradas perguntas específicas, utilizando a escala Likert, para medir os fatores apontados na primeira etapa. Foram consultados 159 colaboradores, dos quais 105 (66%) contribuíram com a pesquisa, permitindo produção de conhecimento e possibilidade de identificação dos fatores de risco em que a Instituição Financeira pode estar exposta. Os principais resultados revelaram que a aderência à legislação, domínio e conhecimento da contabilidade, tributos e processos fiscais, além da disponibilidade das informações contábeis, dados de apoio e gerenciais são os fatores mais expostos a riscos. Estes riscos são representados pelo prejuízo na qualidade da informação fiscal desde a sua origem e podem representar perdas financeiras e operacionais. O estudo permitiu a criação de modelo aplicado de gestão de riscos tributários, com foco em Controle e Gestão, Estratégia Fiscal, Informações, Pessoas, Processos e Tecnologia. - DissertaçãoProposta de um modelo para mensuração de resultado dos trabalhos de auditoria internaGuedes, Vlademir Viana (2018-08-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objective of the Work: There is a great challenge in view of the complexity involved in evidencing the benefits of the internal audit function, among which is the diversity of operational processes that are part of the scope of its work. Researchers and professionals in the area of internal audit seek a way to evidence the value creation of this activity, the studies do not reach a consensus of which parameters should be used for an adequate measurement. This applied work aims to develop an empirical model of measurement that shows how much the work of internal audit adds of value to the companies. Design / Methodology / Approach: The case study was used in depth and within its real-life context. Data were collected on electronically filed documents and comprised 121 audit work. Interviews and meetings with management and auditors were carried out to establish the parameters, types, tools and main characteristics of the measurement indicators. Results: There were 187 opportunities for improvements in the operational and IT processes - IT, with values in the order of R $ 15.5 million. The corrections and improvements implemented contributed to the adequacy of internal controls, prevention of operational losses, customer complaints and possible fines / sanctions by the Regulatory Body. Practical Implications: The model allows a consolidated view of the maturity of the controls when diagnosing the processes with irregularities, which were exposed to operational losses. Creates historical basis by type of nonconformities which can be used to subsidize future audit work decisions. Originality and Contributions: This applied study developed a measurement model, which after the end of the study was implemented in the audit area of the company studied. With respect to theory, it has been shown that value creation by internal auditing can also be measured based on the results of its work. - DissertaçãoTratamento contábil e tributário de receitas em empresas do setor musicalSegura, Leni Regina (2018-08-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Scope of the Study: The purpose of this applied research is to examine the earnings obtained by small and mid-size companies in the musical industry, formed by established musicians who are the members thereof, in order to identify: (i) if such earnings are being duly posted in their accounting records and taxed accordingly, (ii) if it is possible to apply the "CPC 47' [Accounting Regulation] to such earnings; and, (iii) if such earnings obtained by the musical companies are, in whole or in part, contemplated by the tax immunity provided in Art. 150, VI, item “e” of the Brazilian Constitution. Design/Method/Approach: This research has an exploratory character with a qualitative approach. The accounting and tax data have been obtained from four (4) small and mid-size companies of the musical industry, selected among the clients of the author's accounting firm. Results: The main results indicate that the companies of the musical industry do not record their earnings taking into consideration the essence of the contracts entered into with third parties, do not segregate their earnings by the particularities of each object developed and apply the immunity provided in Art. 150, VI, item “e” to the earnings not contemplated by such constitutional immunity. Practical Implications: The correct record keeping of such earnings implies: i) reliable financial statements; and ii) reduction of tax risks. Originality and Contributions: The originality of this applied research consists in studying companies in the music industry in order to properly classify their earnings based on the "CPC 47", and thus apply thereto the correct accounting and tax treatment. - DissertaçãoUtilização pelas empresas do incentivo fiscal da inovação tecnológicaKuroki, Andreos Henrique (2011-02-10)
Ciências Contábeis
Desde a criação do Incentivo Fiscal da Inovação Tecnológica pela Lei do Bem, em 2005 até o ano de 2009, apenas 1432 empresas foram beneficiadas pelo referido incentivo, um volume muito baixo quando comparado com a quantidade de empresas consideradas inovadoras. Estima-se que apenas 14,5% do total das empresas que realizam atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no país estejam usufruindo dos benefícios da Lei do Bem. Este estudo objetivou identificar os fatores mais relevantes que motivam e dificultam as empresas a utilizarem o incentivo fiscal da inovação tecnológica, segundo a percepção dos gestores das empresas. Quanto ao tipo, este estudo é classificado como exploratório e descritivo. Quanto ao método, esta pesquisa é classificada como qualitativa. No córpus analisado, a população foi composta por 11 empresas que atuam em diversos segmentos e a amostra foi representada por dois grupos de empresas: aquelas que investiram em inovação e pesquisa tecnológica e que usufruíram do incentivo fiscal da inovação tecnológica e aquelas que investiram em inovação e pesquisa tecnológica, mas que não utilizaram o referido incentivo fiscal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com executivos dessas empresas e os resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A partir dos principais resultados do estudo, verifica-se que as empresas brasileiras investem em inovação tecnológica para: obter vantagens competitivas em relação a seus concorrentes, manter os produtos atualizados e competitivos no mercado nacional e internacional, reduzir o número de reclamações de seus clientes, manter sua posição no mercado, reduzir custos e sobreviver no mercado competitivo. Por outro lado, as empresas deixam de investir em inovação tecnológica devido: às incertezas quanto ao cenário econômico e às crises mundiais, ao orçamento disponível para investir em inovação tecnológica, à falta de uma legislação para proteção das empresas que investem em inovação tecnológica, à ausência de mão-de-obra especializada, à rigidez da estrutura organizacional das empresas, à redução da lucratividade em virtude dos investimentos em inovação e de burocracias e restrições de sua matriz. Os principais fatores que impedem as empresas de utilizar o Incentivo Fiscal da Inovação Tecnológica são: a exigência de regularidade fiscal, a obrigatoriedade de apurar o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido com base no Lucro Real, a necessidade da implementação de controles para contenção dos gastos com inovação tecnológica, o desconhecimento dos benefícios da Lei do Bem, a falta de clareza na definição dos projetos que podem ser incluídos no incentivo e a exigência de que os investimentos em inovação sejam realizados no país.