Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Alvarez, Aurora Gedra Ruiz"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAuto dos anfitriões e O homem duplicado: diferentemente iguaisSouza, Eli Fernandes de (2009-02-06)
Letras
Este trabalho consiste na análise de o Auto dos Anfitriões, de Luís Vaz de Camões, escrito em 1587, e de O homem duplicado, de José Saramago, romance editado em 2002. As referidas obras abordam a temática do duplo, assunto recorrente na literatura desde tempos primordiais, e nelas se encontram diferentes formas de constituição da duplicidade. No corpus sob análise, o diálogo estabelece-se, em primeira instância, com o mito de Anfitrião, e com menor intensidade, com outros mitos da cultura ocidental. A análise das referidas obras tem, como apoio teórico, os estudos concebidos por Bakhtin sobre o dialogismo, visto como princípio constitutivo da linguagem, e as pesquisas de Sigmund Freud a respeito do duplo em seu artigo O estranho . Amparados por esses estudos seminais e por contribuições de outros especialistas nesses assuntos, perseguem-se, nesta dissertação, os escopos de: investigar como o tema do duplo é tratado em cada obra e para que direcionamentos a crise identitária aponta; analisar o discurso dos personagens, para observar como o eu atua face ao outro; e, por fim, examinar de que mecanismos a narrativa dispõe na confrontação desses sujeitos discursivos. Do estudo das obras, será possível apreender que, na literatura antiga, o conflito da perda da individualidade, fator intrínseco ao tema do duplo, não assume, em sua predominância, dimensões dramáticas, como ocorre na literatura moderna que, com freqüência, atinge desfechos trágicos. Por obra dos deuses do Olimpo, o conflito instala-se e finda-se no auto camoniano e a crise identitária não se agrava, por diluir-se diante do chiste, do tom jocoso, enquanto que, por força da solidão humana, do individualismo e da desreferencialização do homem moderno, a crise ontológica em O homem duplicado abriga-se na existência do protagonista, minando suas defesas, a ponto de destruí-lo. - DissertaçãoOs brancos do desassossego: a doutrina das cores segundo José SaramagoDiógenes, Nivaldo Medeiros (2008-06-19)
Letras
This dissertation presents a study concerning the use of the colors in the Literature. For so much, it is been worth of the analyses of the Portuguese writer's two romances José Saramago: Rehearsal on the Blindness and Rehearsal on the lucidity with the objective of evidencing how the senses are built starting from the new signification of the symbolism of the colors. Based in the theoretical conceptions on the color, a first proposal is had as for the invariable use of the colors in the literature. Finally, it stands out, also, the road to reach the existent speeches inside you crome them. - DissertaçãoUma criatura dócil, de Dostoiévski: a leitura de Lasar SegallCardoso, Juliana Vilar Rodrigues (2012-08-15)
Letras
A relação entre a literatura e as artes visuais é muito antiga e pode ser observada em recriações como as imagens feitas por Delacroix para Fausto, de Goethe, e por Flaxman para A divina comédia, de Dante. As litografias de Lasar Segall, inspiradas na novela Uma criatura dócil, de Fiódor Dostoiévski, demonstram que essa relação continua de forma marcante no século XX. O objetivo desta pesquisa é, a partir da análise dialógica entre a referida novela de Dostoiévski e as litografias de Segall, observar a linguagem que cada um desses artistas utilizou para criar personagens que expressassem seu próprio mundo interior. Nesse processo investigativo, será examinado como ocorre a passagem de uma linguagem para outra, tendo, como fundamentação teórica, os estudos da Intermidialidade. Partindo do conceito de autoconsciência elaborado por Mikhail Bakhtin, observaremos a construção da personagem principal da novela, que é um homem que se encontra no limiar, bem como sua trajetória, que passa pela confissão e pelo arrependimento, para, finalmente, chegar à verdade sobre si mesmo. Discutiremos, ainda, a maneira como Lasar Segall, que nesta época fazia parte do movimento Expressionista alemão, utiliza o texto-fonte de Dostoiévski para produzir suas litografias, ou mais especificamente, iremos analisar os elementos gráficos por ele utilizados para transmitir, imageticamente, o mundo interior das personagens e o caráter trágico encontrados na novela. - DissertaçãoA (des)contrução pela ironia: vozes veladas e desveladas nas narrativas curtas de Moacyr ScliarBitazi, Fernanda Isabel (2008-02-26)
Letras
Visto a ironia ser uma estratégia lingüístico-discursiva que tem por fim desvelar a contradição dos seres e das situações por elas vividas e, por conseguinte, revelar uma argumentação indireta do enunciador frente a essas contradições, o presente trabalho tem por objetivo verificar o funcionamento e a função dessa estratégia em algumas das narrativas curtas de Moacyr Scliar, ou mais precisamente, o modo como o enunciador de cada um de seus textos irônicos estrutura peculiarmente os aspectos constitutivos da ironia a fim de questionar tacitamente a reificação das relações humanas levada a cabo pela sociedade capitalista contemporânea. Nessa organização estrutural, ressaltamos a importância desse questionamento indireto que o enunciador nos sinaliza a partir do embate que ele promove entre o seu ponto de vista ideológico e a visão de mundo das personagens e do narrador. Tal importância reside em que desse confronto é que inferimos os valores que são desvelados e, por extensão, destronados sorrateiramente por esse enunciador, fato este que acaba por fazer os enunciatários refletirem mais sobre o porquê tais valores estão sendo postos em xeque. - DissertaçãoDevaneio x Realidade: uma leitura intersemiótica de Candido Portinari e de Carlos Drummond de Andrade sobre Dom Quixote de La ManchaMotta, Katya Maia (2008-02-13)
Letras
Analisar-se-á dialogicamente um recorte da obra D. Quixote, Cervantes, Portinari, Drummond com intuito de contribuir para os estudos intersemióticos. Trata-se da releitura em forma de desenho e poema de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, realizada por Candido Portinari e Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, tomar-se-ão como instrumental teórico as reflexões a respeito do dialogismo de Mikhail Bakhtin, bem como os estudos de teoria e crítica literária e das artes plásticas para se estabelecer esse diálogo inter-artes . - DissertaçãoDiscurso da publicidade: argumentação e retóricaAnholeto, Ester (2011-08-02)
Letras
A partir del principio de que todo discurso tiene algo de argumentativo y que no existe neutralidad en ningún texto, principalmente si el texto pertenece a un género marcadamente persuasivo, el objetivo de este estudio es averiguar las estrategias de la retórica de la persuasión en dos anuncios publicitarios en video que circularon en el medio televisivo. Uno es de la empresa Casas Bahia y otro, del Shopping Pátio Higienópolis. Trataremos de demostrar que tanto el lenguaje verbal como el uso de otros lenguajes, como el visual y el sonoro, contribuyen a que se logre la persuasión: en primer lugar porque el carácter del lenguaje ya es el de una manifestación impregnada de intencionalidad y, en segundo, porque es propio del género elegido ser persuasivo, dado que su objetivo principal es llevar al espectador a comprar el producto. - DissertaçãoA emoção e a crise identitária na trajetória das personagens femininas nos contos de Clarice LispectorMendes, Luciana de Ávila (2011-08-04)
Letras
Este trabalho analisa a relevância da manifestação emocional na trajetória de personagens femininas de dois contos de Clarice Lispector. Além disso, observa os desdobramentos das experiências permeadas pelas emoções no modo de cada personagem conceber a realidade circundante e como ela lida com esse novo olhar. Conclui que a emoção pode ser um fator desencadeante tanto de um processo de alienação quando não questionado, quanto de emancipação quando não reprimido, mas aceito. Também se pronuncia quanto à relevância da angústia em relação aos demais sentimentos. - DissertaçãoFigurações do romance de formação e recursos discursivos em uma aprendizagem ou o livro dos prazeresJeronimo, Thiago Cavalcante (2016-08-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A importância da renovação narrativa trazida por Clarice Lispector é inegável, não obstante a dificuldade que se interpõe, desde sua estreia, em enquadrá-la nos protótipos da literatura nacional. Busca-se nesta pesquisa uma intervenção valorativa acerca do romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, um texto em simbiose com todo o processo escritural da autora. Examina-se a trajetória da protagonista Loreley na sua busca de ser e estar no mundo, sua construção identitária desencadeada numa consciência de liberdade íntima e social. As análises interpretativas alcançam a fortuna crítica de Clarice Lispector; as epígrafes desse romance; a reformulação do romance de formação alemão – Bildungsroman – à realidade do corpus; as contribuições de Mikhail Bakhtin acerca dos recursos discursivos inscritos na narrativa e as variantes do diálogo socrático; a junção do corpo da protagonista em interação com a natureza. - DissertaçãoGod of war – do game ao livro: um mito para duas narrativasAlmeida, Luciano Aparecido Borges (2017-02-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O game God of war (parte 1), corpus desta pesquisa, é o ponto de partida desta investigação, cujo objetivo é examinar a jornada do herói, o monomito proposto por Campbell, e a sua aplicação como padrão narrativo estruturante do enredo também para o romance homônimo, sem perder de vista o diálogo que os textos estabelecem com a Mitologia Grega. A importância de realizar este estudo está na contribuição que se pretende dar para o entendimento dos elementos narrativos míticos que se configuram em mídias, como a digital e a impressa, que compartilham uma mesma história, que encontra formas distintas de expressão, uma vez que os elementos narrativos do game (a interatividade, a não linearidade, resultado da ação do jogador e a imersão), em alguma medida, diferem dos tradicionais (personagens, narrador, tempo e espaço) que caracterizam o romance. A perspectiva deste trabalho é a da intertextualidade, em que se analisa a presença efetiva de um texto em outro. Para realizar esta tarefa, os estudos de Gérard Genette, Joseph Campbell e Junito de Souza Brandão oferecem a fundamentação teórica necessária para o exame dos textos, que privilegiará tanto a análise de textos verbais quanto os textos audiovisuais. - DissertaçãoA Hora da Estrela: o eu e o outro um estudo da dêixis e da alteridadeSilva, Márcia Breguês Marques da (2006-09-13)
Letras
O presente trabalho tem por objetivo analisar, através de uma leitura lingüístico-discursiva, o tema da identidade na obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. A questão identitária é apresentada, no romance, como uma das faces do mundo contemporâneo, composta por uma amálgama de fatores distintos, mas, ao mesmo tempo, inter-relacionados, através de fenômenos como a desreferencialização e a fragmentação do homem. Nesse estudo, será examinado como a linguagem poética opera com as formações ideológicas cristalizadas na sociedade capitalista, reproduzindo, nos discursos, o processo de dessubstancialização do homem. Sendo inúmeros os expedientes narrativos criados para expressar essa imagem humana, serão privilegiados os dêiticos, que investigaremos com o intento de compreender de que maneira eles atuam, na narrativa, marginalizando os indivíduos, vincando-lhes o sentimento de auto-anulação. Examinar-se-á o emprego da dêixis como marcador da posição ideológica do locutor, constituído na enunciação, em relação ao outro, evidenciando a segregação social na narrativa. Neste esforço interpretativo, observar-se-á que os dêiticos permeiam as falas representativas do meio, que apontam para protagonista da obra, Macabéa, como um ser marginalizado e inconsciente, dificultando, assim, a formação da sua identidade. Entrelaçando a análise dêitica e o conceito de alteridade, desponta o narrador-personagem, Rodrigo S.M. e a sua percepção a respeito do outro (Macabéa), reconstruindo, desta forma, os principais episódios deste jogo de identidades intercambiáveis. Serão observados que a identidade do narrador constituir-se-á do adiamento e da recusa, embora inúteis, de se reconhecer na alteridade, manifestada, sobretudo, por um discurso pautado na circularidade do emprego dos dêiticos. - DissertaçãoManifestações do insólito nos contos de mistério de Lygia Fagundes TellesBueno, Danielle Ojima da Silva (2016-08-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho analisa o tema do mistério nos contos de Lygia Fagundes Telles, sob a perspectiva dos diferentes modos de inscrição do insólito na narrativa. Como questão central, sustenta o desvelamento dos caminhos singulares do mistério nos contos escolhidos e investiga como este fenômeno se manifesta nas narrativas. Adotaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: leitura das coletâneas Mistérios e Contos de mistério, seleção de quatro contos destas antologias, pesquisa da fortuna crítica da escritora com o intuito de conhecer a recepção da obra da autora pelos especialistas, estudo das teorias que colaboraram para a compreensão de alguns dos gêneros portadores do insólito e tributários dos contos de mistério, especialmente de Tzvetan Todorov, David Roas e Filipe Furtado para o tratamento das manifestações do insólito, e particularmente Edgar Allan Poe para o estudo do mistério, elaboração da análise do corpus, de forma dedutiva, com base nos eixos teóricos privilegiados partindo do estudo das narrativas sob o viés do insólito e suas vertentes. O trabalho é delineado pela temática do mistério e percorre pelo caminho aberto do insólito, porém apresenta também outras perspectivas de análise como a interioridade das personagens e a simbologia, marcas que se fazem presentes nos contos de Lygia, eleitos para esta dissertação. - DissertaçãoNas tramas do insólito: um estudo dos contos El almohadón de pluma , de Horacio Quiroga, e ¿Una mariposa? , de Leopoldo LugonesSerrano, Sonia Maria Ernandes (2014-02-06)
Letras
Este trabalho propõe o estudo do insólito em dois contos de autores hispano-americanos: El almohadón de pluma (1907), do escritor Horacio Quiroga, e ¿Una mariposa? (1906), de Leopoldo Lugones. Examinamos a trajetória das protagonistas e suas relações amorosas, o percurso do insólito como traço de desequilíbrio nos textos e o conflito entre o natural e o sobrenatural, afrouxando as barreiras entre o real e o irreal, chegando ao limite com o estranho. Baseando-nos nas teorias de renomados autores, como Todorov e Filipe Furtado, estudamos de que maneira eles definem o aspecto insólito e analisamos de que forma ele se institui nas narrativas. Estabelecemos uma comparação entre os contos, refletimos e tentamos encontrar explicações para esses eventos. Desta forma acreditamos colaborar para o esclarecimento do insólito como um traço estético presente no corpus de análise. - DissertaçãoPersépolis: identidade e diásporaSantos, Vanderson Fernandes dos (2018-02-01)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente dissertação tem por finalidade debater as questões identitárias presentes na graphic novel Persépolis, escrita e ilustrada pela autora de origem iraniana Marjane Satrapi. Partindo de tal reflexão, o estudo problematiza o potencial das graphic novels, segmento oriundo das histórias em quadrinhos, em tratar temas de relevância social, como é o caso da formação da identidade e da diáspora, assuntos intrínsecos ao contexto da modernidade tardia. Tendo como referências Stuart Hall e Anthony Giddens, a pesquisa levanta conceitos sobre identidade e modernidade e analisa como essas concepções estão presentes na narrativa de Persépolis. Já a problematização concernente ao potencial das graphic novels como meio para a reflexão de conteúdos complexos partirá dos estudos realizados por Will Eisner, Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos. Corpus escolhido para a investigação, Persépolis narra a adolescência e a juventude da personagem Marji durante os anos da Revolução Cultural ocorrida no Irã, a partir do ano de 1979. Inserida num contexto conflituoso, onde os valores da família – progressista e aberta aos costumes ocidentais – não condiziam com aqueles defendidos pelo regime islâmico – conservador e recluso –, Marji inicia uma jornada de autodescoberta, onde questões políticas, religiosas e culturais entrarão em choque conforme a personagem se desenvolve como indivíduo. Originalmente publicada em quatro volumes, no idioma francês, a graphic novel Persépolis foi bem recebida pela crítica e pelo público e ganhou uma versão cinematográfica em 2007. - DissertaçãoPersonagem e inconsciente em contos de Virginia Woolf e Lygia Fagundes TellesSchirato, Marina Nobre de Moraes (2011-02-16)
Letras
A literatura do século XX trouxe consigo um estilo de narrar diferente do anterior. Observa-se uma preocupação maior em expressar os questionamentos e devaneios das personagens, enfatizando o que se passa no interior de cada uma delas. Influenciada pela Psicanálise, pode-se dizer que a literatura também sentiu necessidade de compreender o que acontecia na mente humana. A partir disso, surgem personagens nos textos do Brasil e do mundo cada vez mais complexas e que, ao longo de sua trajetória nos contos e romances, demonstram como tomam consciência de si mesmas. Fruto do interesse pelas relações dialógicas entre os textos, esse trabalho pretende analisar a construção das personagens sob a perspectiva da autoconsciência bakhtiniana, evidenciando como o monólogo interior e o fluxo de consciência contribuem para a construção do sujeito em meio ao embate das vozes presentes na narrativa. Alicerçada nas teorias acerca da construção da personagem, em especial no conceito de autoconsciência elaborado por Mikhail Bakhtin, essa pesquisa deseja observar de que formas o monólogo interior explicita e influencia a tomada de consciência das personagens, viabilizando descobertas importantes que estão intimamente ligadas àquilo que se passa no inconsciente das mesmas. Serão utilizados contos "Felicidade" e "Antepassados", de Virginia Woolf e "O Espartilho" e "A Sauna", de Lygia Fagundes Telles, grandes referências da literatura contemporânea e que apresentam diversos pontos em comum no tocante ao questionamento das personagens acerca do seu verdadeiro eu. Por meio de uma análise contemplando estudos sobre dialogismo, polifonia e psicanálise, pretende-se apontar que as personagens, como afirma Bakhtin em capítulo de Problemas da poética de Dostoievski, não se apresentam de forma acabada, definida; pelo contrário, são os monólogos interiores e a interação com as vozes de outras personagens que as conduzem ao longo do enredo rumo a uma espécie de (re)construção, na qual o importante é sua forma de ver o mundo e os valores que adquire e se desprende durante sua jornada. - DissertaçãoAs práticas discursivas intertextuais do lyric video: uma (re)leitura audiovisual performáticaAkamine, William Takenobu (2019-05-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Even though well defined, the music market looks for new strategic resources to find a segment of the publicity and best choice to the public. We live in a society supported in technology, that adore the agility of the information and the versatility of content production, the segment of the entertainment became disputed. Currently, the music shows the dialogue with other languages. In the context of the combination of media, we see several contents mixed of sounds and images, which makes audiovisual products to travel on the internet, has purpose of getting more views and likes in social networks. Technology has advanced, new methods have emerged that place another component in front of sound and music: the lyrics of composition. This is a way to visualize the content synchronized with the music. The techniques of conversation applied in the digital media are the same used in impressions, television, or even in writing. The function of convincing the public to consume video lyric, object of this text, carries hidden techniques and speech, that was built for the information device. We speak in this dissertation the ways of constitution of lyric video, the best resources to build a rhetoric of persuasion and what effects of meaning these strategies produce. The theoretical bases of this dissertation are: the studies of Bakhtin Circle dialogism, the fundamentals of Aristotle's Rhetoric and Gestalt theory, under the eye of Donis A. Dondis. - DissertaçãoRelações diálogicas entre Alberto Caeiro e Manoel de BarrosMarques, Luis Paulo Fiúza (2014-12-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This dissertation aims at analyzing the convergence and divergence between Alberto Caeiro’s poetry, through the book O guardador de rebanhos, and Manoel de Barros’s poetry, through the book O livro das ignorãças, and through the lens of some concepts belonging to the philosophy of language, specially dialogism, comparative literature, and literary theory. We seek to comprehend how these areas of knowledge contribute to the analysis and interpretation of the aforementioned works, and also to the understanding of the dialog between these poetic texts. The adopted methodology consisted of a thorough and critical reading of Manoel de Barros’s Poesia completa, from which we have selected O livro das ignorãças, published in 1993. We strongly believe that this work establishes a relevant dialog with the poetry of Alberto Caeiro, and that the comparative study between both texts not only contributes but also enlarges the knowledge on how O guardador de rebanhos defines itself as interdiscourse in the Brazilian writer’s poetry. Having chosen the books, the next step was to define our objectives according to each poem, taking into consideration the topics of philosophy of visible, negation of thinking, and the nature and perception of God or religiosity. Alberto Caeiro’s poem V and poem XLVI, and the poem Uma didática da invenção have been selected as key but not exclusive texts in their close intertextual relation with the idea of world experience presented by the poets. Regarding the theoretical basis guiding this dissertation, we have selected the theories proposed by Mikhail Bakhtin, Leyla Perrone-Moisés, Wolfgang Kayser, Antonio Candido and Sandra Nitrini. The results obtained by this research show possible influences of Alberto Caeiro’s positioning towards existence in Manoel de Barros’s poerty. - DissertaçãoRelações dialógicas entre o texto verbal e a obra pictóricaGaldino, Marcelino Donizeti de Oliveira (2009-08-13)
Letras
Este trabalho tem como propósito analisar e relacionar entre si textos verbais e não verbais. Observamos os recursos propiciadores de leituras, assim como os elementos constitutivos de sentido encontrados na construção dos contos Leite empedrado , de Fabrício Carpinejar, e Apenas eco , de Flávio Izhaki, publicados na obra Contos sobre tela, de Marcelo Moutinho. Também estudamos as pinturas As gêmeas , de Alberto da Veiga Guignard, e Moças , de Di Cavalcanti, presentes na obra supracitada como referência de intertextualidade e interdiscursividade. Dessa forma, analisamos as intenções, os pressupostos e os implícitos inscritos nos discursos dos textos verbais e visuais, com base nos fundamentos teóricos da filosofia da linguagem de Bakhtin e da semiótica francesa de Greimas. No exame dos textos, pretendemos ainda discutir a questão relativa à materialidade da linguagem utilizada nos contos, bem como os efeitos de sentido que essa escolha textual produz de um campo novo de descrição e de análise do não verbal. Em primeira instância, não pressupomos o repasse do não verbal pelo verbal, mas apresentamos um instrumental de interpretação das imagens. Por meio deste estudo, acreditamos encontrar uma forma de analisar, construir significados e mostrar as relações da leitura do signo verbal e do texto plástico-pictórico. - DissertaçãoRevisitando os contos maravilhosos: um estudo das novas tensões do gêneroAveiro, Valéria da Rocha (2007-02-07)
Letras
O estudo que aqui se apresenta realiza a análise dos contos O jovem rei (The young king), de Oscar Wilde, e A bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector, por meio de uma abordagem que considera tais textos como sendo diálogos com os contos maravilhosos. Destaque-se o conto de fada tradicional A bela e a fera, que é tomado como ponto de partida e chegada quanto à estrutura e conteúdo dos mencionados textos, devido às analogias que podem ser estabelecidas entre si. Focada a temática existencialista relativa às questões de aparência e essência, parte-se para uma reflexão sobre a linguagem da arte dialogando com a cultura. Lêem-se os textos estabelecendo-se uma ponte com os mitos de Narciso e Adônis, constituída por uma relação intersemiótica com pinturas que tratam de releituras destes mitos. As personagens dos contos são re-significadas, mais uma vez, com o olhar que se estende para as telas Vênus e Adônis, de Peter Paul Rubens e Narciso, de Caravaggio instaurando outros cotejos. Para atingir as estruturas profundas dos textos, verbais e não-verbais, e examinar os mecanismos intertextuais, foram utilizadas teorias relacionadas à filosofia da linguagem, aos conceitos estéticos que norteiam as leituras dos contos maravilhosos e dos elementos míticos. - DissertaçãoSimbolismo, surrealismo e fantástico: homologias e divergências em suas expressões artístico-literáriasArgenta, Marinice (2007-02-02)
Letras
Esta dissertação analisa três estéticas literárias: simbolismo, surrealismo e fantástico, com a intenção de mostrar o diálogo que elas estabelecem entre si, quer mediante a retomada de certas temáticas, quer em virtude da presença de recursos que são (re)elaborados e (re)significados. Ambos os expedientes são portadores privilegiados de expressão de novas perspectivas de olhar e de interpretar o mundo. Para observar como os traços estético-filosóficos podem ser facilmente depreendidos dos textos literários, examina-se, ao final de cada capítulo, um poema relativo à estética estudada, momento em que se oferece a oportunidade de observar os efeitos de sentido que os aludidos recursos criam nas malhas do texto. Do cotejo entre as três manifestações literárias, descobrem-se não apenas maneiras diferentes de criação do objeto artístico e, por extensão, de novos direcionamentos do pensamento humano, como também se lêem pontos de contato entre as estéticas apresentadas.