Administração para Engenheiros - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração para Engenheiros - Monografia - EE Higienópolis por Orientador "Nunes, Élida Jacomini"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaEstudo sobre o ambiente corporativo, os benefícios da resiliênciaBranco, Edson Jose Machado (2013-09-04)No mundo corporativo de hoje, Gestores com determinadas responsabilidades estão cada vez mais adoentados devido as constantes cobranças e pressões das Organizações para se manterem “ vivas ” no Mundo Globalizado, deixando para o segundo plano um dos principais valores interno , a Gestão de Pessoas, que irá produzir indivíduos sem capacidade e habilidades de suportar determinados climas organizacionais e que irá influenciar negativamente seus subordinados e superiores, não obtendo de suas equipes os resultados esperados pela a Organização. Para se sobressair nesse ambiente , e através da Gestão do Conhecimento, o Gestor deverá buscar mudanças para reagir diante das adversidades, ter a capacidade de absolver positivamente as pressões ,superar obstáculos, ser flexível, confiante, criativo e ter adaptabilidade. Para conseguir essas mudanças os conceitos de Resiliência é amplamente utilizada para que as pessoas se sintam psicologicamente seguras nas tomadas de decisões, administrando suas emoções para um bem estar dentro e fora da Organização.
- MonografiaExcelência na qualidade do atendimento por meio do marketing de relacionamentoDelamuta, Fernanda (2012)Esse trabalho aborda a excelência na qualidade do atendimento por meio de uma ferramenta tecnológica denominada Marketing de Relacionamento. Justifica-a escolha do assunto pelo interesse em investigar e demonstrar a eficiência do Marketing de Relacionamento, bem como deixar explícito como usufruir essa estratégia no intuito de fidelizar clientes por meio da excelência na qualidade do atendimento / relacionamento. O objetivo foi comprovar, por meio das pesquisas, bibliográfica e de campo, a eficiência da ferramenta em pauta para fidelização e retenção de clientes. A conclusão foi a de que os desafios e as oportunidades para a sobrevivência e crescimento das empresas estão justamente na implantação de estratégias tecnológicas. Exemplificou-se essa afirmação citando-se o Marketing de Relacionamento, que proporciona maior proximidade com o cliente, a compreensão de suas necessidades, a flexibilidade para ofertar mais valor de forma individualizada e a custos mais baixos, evidenciado a excelência no atendimento.
- MonografiaGestão de pessoas : a verdadeira importância do líder para uma organização no mercado atual, dinâmico e competitivo, proporcionando uma relação ganha-ganha entre empresa e colaboradorNascimento Neto, Antonio Joaquim do (2012)Hoje, no universo empresarial, as organizações precisam que seus colaboradores estejam paralelamente envolvidos com os objetivos da organização, haja vista que a evolução da sociedade, naturalmente sugere evolução da relação trabalhador/organização pelo comprometimento, um importante quesito para o desenvolvimento tanto da empresa, na medida em que existe um esforço determinado para aperfeiçoar cada vez mais a performance, quanto do funcionário, no que diz respeito ao alcance de seu projeto pessoal. Esse comprometimento parte do líder, aquele que dilui o poder na equipe e a motiva. Nessa direção, esse trabalho focou a importância do líder nas organizações. A justificativa para a escolha do assunto repousa no fato de a liderança organizacional ser um assunto que vem sendo cada vez mais abordado, nos dias atuais diante de competitividade acirrada no universo empresarial. O objetivo foi retratar a importância da liderança nas organizações e qual o papel do líder diante de uma equipe. A conclusão foi a de que o papel do líder está centrado em transmitir a capacidade de liderança por toda sua equipe, tornando as pessoas responsáveis por seu próprio desempenho, ou seja, criando um ambiente em que cada pessoa possa descobrir o que precisa ser feito e fazê-lo bem.
- MonografiaA importância do clima organizacional no ambiente de trabalhoCosta, Ana Carolina Santos (2012)O intuito desse trabalho foi apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema “Clima Organizacional” destacando a relevância da motivação neste assunto. O que motivou esse interesse e justifica o estudo foi o desejo de entender como se descobre a satisfação ou insatisfação existente no ambiente organizacional com base na opinião dos seus colaboradores. O objetivo foi, então, investigar a relevância do clima organizacional como um indicador confiável, assim como, descrever e analisar os principais fatores que interferem na sua dinâmica e que favorecem sua eficácia nas empresas buscando um ambiente de trabalho saudável e principalmente produtivo. A conclusão foi a de que incentivos externos pesam na satisfação dos colaboradores, porém nem sempre são suficientes para reter talentos. As organizações devem estar atentas à valorização do ser humano, levando em consideração não apenas a questão remuneração, mas também a qualidade das relações estabelecidas entre seus colaboradores e como o profissional se sente frente ao papel que exerce no negócio. E para isso faz-se necessário uma pesquisa de clima organizacional, para que líderes e liderados ajam em harmonia e motivados, contribuindo para que todos, na organização, alcancem seus objetivos e metas estabelecidas. Essa pesquisa foi baseada em método teórico bibliográfico voltado à área de conhecimento de gestão de pessoas, teorias motivacionais e modelos de lideranças. Dentre os teóricos pesquisados, os considerados referenciais nessa pesquisa foram: Ricardo Luz, Cecília W Bergamini, Carlos A. F. Bispo e Idalberto Chiavenato.
- MonografiaMarketing de serviços nas organizações e sua importância na construção civilMoretti, Marcos Roberto (2012)Nesse trabalho, apresenta-se Marketing de Serviços, com o objetivo principal de analisar como os conceitos são aplicados nas organizações em especial na construção civil e quais vantagens e benefícios se obtêm com sua correta e adequada aplicação. Apresentar a evolução dos serviços, sua importância no mercado e como o Marketing traz melhorias neste segmento são outros importantes objetivos deste trabalho, realizado por meio de pesquisa descritiva e embasado em literaturas apropriadas. O tema foi direcionado na intenção de, por meio da pesquisa bibliografia, levantar subsídios para um estudo focado nas estratégias do Marketing de Serviços que representa o meio até chegar ao cliente que representa o fim, agregando conceitos dos 4P’s e do Marketing de Relacionamento. Justifica-se a escolha do assunto pela alta complexidade, importância e crescimento da prestação de serviços no mercado global, devido principalmente à terceirização, que é uma das principais tendências no mundo dos negócios, principalmente na construção civil e com grande potencial de crescimento. A satisfação de clientes está ligada a excelência no atendimento e na prestação de serviços e associar os 4P’s ao Marketing de Serviços e de Relacionamento auxilia nesta excelência e consequente satisfação.
- MonografiaMarketing pessoal : como diferencial competitivo no mercado de trabalhoMassari, Dione Vieira Lima (2012)Com a realidade de um mercado globalizado, muitos empregadores e empregados de diversos setores da economia brasileira passaram a reformular suas estratégias com base nas ferramentas de marketing. Tentativa essa, de posicionar melhor os produtos e serviços das pessoas nas empresas, definindo novas estratégias para atingir as metas estipuladas, principalmente às metas pessoais e financeiras. O presente trabalho aborda, por meio de técnicas da pesquisa bibliográfica, o Marketing Pessoal como uma estratégia competitiva no mercado de trabalho dando ênfase na área de engenharia e arquitetura. Justifica-se o interesse pela temática em pauta, no intuito de esclarecer as bases fundamentais do Marketing Pessoal, procurando exaltar o valor do recurso humano dentro de uma conjuntura atual como estratégia de competitividade no mercado de trabalho, sob o seguinte problema de pesquisa. O objetivo foi investigar se o Marketing Pessoal pode ser uma importante ferramenta diferencial no tocante à acirrada competitividade atual do mercado. E, a conclusão foi a de que o Marketing Pessoal fortalece o crescimento pessoal e atualiza sempre o lado profissional de quem procura sucesso no mercado de trabalho.
- MonografiaMercado de luxo : fatores determinantes da escolha de automóveis de luxoSiqueira, Lívia Rosso (2012)Este trabalho objetivou demonstrar que a decisão de compras está ligada às necessidades assim como fatores motivacionais entre outros. O ponto relevante deste estudo foi demonstrar os fatores determinantes que tem influência direta no processo decisório na compra de automóveis no mercado de luxo e identificar seus principais atributos. A questão relativa ao poder aquisitivo também é bastante relevante quando da escolha do automóvel, pois conforme mostrado no decorrer do trabalho, os valores dos diversos modelos de automóveis comercializados no Brasil diferem bastante. O estudo de mercado realizado neste trabalho se apóia totalmente em dados do mercado de luxo, tendo como objetivo específico demonstrar o mercado de automóveis dentro deste segmento. Desta forma os dados todos referenciados foram colocados na integra com os créditos dados aos autores das pesquisas utilizadas neste estudo mercadológico afim de proporcionar maior viabilidade de resultados.