Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
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Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Picinato, Eder de Carvalho"
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- TCCCoberturas vacinais e sua relação com autonomia e educaçãoSilva, Denise Martins e (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Mesmo sendo inquestionável a importância e relevância das vacinas para a saúde pública, é possível perceber um decréscimo das coberturas vacinas em nível nacional. Segundo o Ministério da Saúde (2003), para que as coberturas vacinais possam ser alcançadas e mantidas, é imprescindível a participação da população, fato que não vem ocorrendo nos últimos anos o que traz consequências desastrosas para a saúde da população. As vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), são um conjunto de propostas de interesse prioritário disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, sendo de caráter obrigatório e amparado pela lei, no qual todo o cidadão deve tomar as vacinas indicadas na caderneta de vacinação. De acordo com Sato (2018), no entanto, esta obrigatoriedade não é um fator determinante para que as pessoas se vacinem, isto mostra que as coberturas vacinais parecem estar mais relacionadas com uma cultura de imunização do que pela imposição legal. Devido ao decréscimo das coberturas vacinais, a prática de vacinação deve ser pensada como uma responsabilidade individual com as questões de liberdade, valor e autonomia tendo implicações diretas no corpo social. Portanto, o valor e importância acerca das vacinas pode sofrer alterações. De acordo com os gráficos da cobertura vacinal de 2018 disponibilizados pelo Ministério da Saúde para a cobertura vacinal contra o HPV, apenas 41,8% da população de meninas entre 9 e 14 e somente 12,7% dos meninos entre 11 a 14 anos foram vacinados, e apenas 61% da cobertura vacinal contra a febre amarela foi alcançada no país com grande variabilidade entre os diversos estados brasileiros.. A escola é uma das intuições sociais mais adequadas para ajudar nesta problemática das vacinações, ao trabalhar sobre o tema de vacinação como parte dos temas transversais em conjunto com a interdisciplinaridade, o processo de ensino e aprendizagem pode ser realizado de maneira mais contextualizada. Segundo Pupo e Rodrigues (2018), na concepção de Paulo Freire, o indivíduo é um ser inacabado e necessita da educação para auxiliar no seu processo de construção da autonomia e na capacidade de tomar decisões. Segundo Ceccin (2005), as problemáticas relacionadas a saúde devem ser analisadas de maneira contextualizada para que assim seja possível descobrir as complexidades existentes e as intervenções que devem ser realizadas, para que assim possam ser trabalhadas não de forma abstrata, mas sim de forma significativa por meio da educação.