Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Jordão, Rosana dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCDiversidade cultural e inclusão: práticas pedagógicas na visão de professores de ciênciasRibeiro, Tamires Gabrielle (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O advento dos atuais processos migratórios tem trazidos novos desafios para a educação. Conflitos, debates educacionais, culturais e políticos nascem desta nova realidade. Um dos principais debates gira em torno de uma educação multicultural, dos quais destacam a importância de integrar a diversidade cultural dos estudantes nas práticas pedagógicas. Com relação às discussões sobre multiculturalismo no ensino de ciências, são levantadas abordagens que articulam ciência e cidadania, valorizando a interlocução entre o conhecimento científico e o conhecimento dos estudantes. Nesse contexto, propusermos este trabalho com o objetivo de investigar a visão de professores de ciências com relação as práticas pedagógicas que inclua a diversidade cultural dos estudantes. Os resultados demonstram que os professores reconhecem a diversidade cultural existente, bem como a história de seus estudantes, porém não há um planejamento de aula que inclua a diversidade cultural no ensino de ciências. Foram relatados apenas episódios isolados em que os estudantes imigrantes tiveram alguma participação. Ademais, não foi possível analisar, pela fala dos professores, se há uma organização estrutural na escola para a recepção desses estudantes. Podemos inferir, portanto, que as discussões com relação à multiculturalidade no ensino se encontram limitadas apenas em cursos de formação inicial e continuada, não se instalando ainda no cotidiano das escolas.