Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
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Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Orientador "Almeida, Jane Mary Pereira de"
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- DissertaçãoArte e matemática em MondrianZaleski Filho, Dirceu (2009-08-07)
Educação, Arte e História
Esta dissertação pesquisou a aproximação da Arte e da Matemática na obra do Pintor Piet Mondrian (1872-1944) e como a obra desse artista contribui para o ensino-aprendizagem em Matemática e para a criação da Matemática Visual. O trabalho foi desenvolvido buscando, ao longo da história, razões para aproximações e afastamentos entre essas áreas do conhecimento e sobre o reconhecimento da importância sociocultural dessas áreas. Pesquisou-se a influência desses fatores sobre o processo de ensino-aprendizagem da Arte em Matemática e vice-versa. Em seguida, foi realizado um estudo sobre a trajetória do artista mostrando como e por que aconteceu essa aproximação em sua obra. Na seqüência, foram feitos estudos relativos ao Brasil sobre o processo de industrialização e o desenvolvimento da educação; a história da Matemática; a Matemática escolar; o ensino de Arte. É também apresentado um relato das experiências vividas pelo autor desta dissertação como professor de Matemática e Desenho Geométrico - embasadas nos estudos anteriores, que identificam razões para que o ensino da Matemática e da Arte na escola fossem tão comprometidos no decorrer da história da educação brasileira. Esses fatos também ocasionaram a manutenção desse afastamento. Foi realizada uma reflexão sobre a importância da aproximação da Arte e da Matemática, em particular da Arte e Matemática em Mondrian. Essa aproximação aliada à informática, pode ser considerada uma das primeiras contribuições à criação da Matemática Visual que é hoje um poderoso instrumento de auxílio na resolução de problemas. - DissertaçãoDigitalização de obras de arte: da reprodução à visualizaçãoAraujo, Fernanda Maria Oliveira (2015-06-22)
Educação, Arte e História
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a digitalização de acervos de obras de artes visuais, entendidos como coleções de objetos tradicionais da arte tais como pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. A trajetória de digitalização desde a decisão da reprodução da obra de arte em um objeto digital à visualização dele em um ambiente virtual como a internet. Ao longo dos estudos observa-se que a digitalização de um acervo, independente de sua natureza, é mais que um processo técnico de conversão digital pois representa um processo estruturado e estratégico que impacta sistemicamente, funcionalmente e organizacionalmente a instituição que decide aderir às tecnologias digitais, ou seja, a digitalização de obras de artes visuais extrapola as questões inerentes à digitalização de documentos textuais praticados em bibliotecas, os objetos visuais (as obras de arte) com seus potenciais estéticos, devem ser pensados a partir de processos de reprodução e de visualização que considerem estes elementos, como através de interfaces esteticamente elaboradas que envolvam os usuários. Constata-se, ao final, que a transposição do papel da instituição museológica de cuidadora do patrimônio cultural da sociedade na qual está inserida para o de canal de democratização da informação e difusão do conhecimento mostra-se uma realidade, um caminho sem volta. - TeseDo broadcasting ao streaming: variações audiovisuais do concerto sinfônicoOliveira, Leandro Vasconcellos de (2019-08-14)
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The aim of this thesis is to investigate the live telecasting of symphonic concerts in its history, grammar and aesthetics. The methodology is organized in three distinct and consequent axes: bibliographical survey and historical study of the broadcastings from its origins to the present day; a case study of one of these performances, in its qualitative and quantitative aspects; an alternative proposal for the audiovisual solutions to an event of this kind, based on the technical parameters in the former case study analysis. As a result, the thesis updates the theoretical apparatus of reference on the subject; inaugurates the studies of the field in Portuguese language; critically analyzes the methodology of Berlin Philharmonic's Digital Concert Hall app, evaluating its aesthetic effectiveness, as well as the experimental and technical feasibility of some alternatives to it - DissertaçãoO filme nas aulas de história: desafios e propostas análise do catálogo videoteca pedagógica da FDEMello, Regina Santos de Oliveira (2007-01-23)
Educação, Arte e História
O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, analisar o catálogo intitulado Videoteca Pedagógica desenvolvido pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) no período de 1990 a 1994. O Catálogo é destinado aos professores da rede pública estadual no qual está inserida a Série Apontamentos que traz sugestões de filmes que se destinavam às salas de cinema e que foram disponibilizados em VHS. Em segundo lugar, apresentar uma nova proposta de catálogo, levando em consideração as especificidades do ensino de história e desafios do trabalho em sala de aula. - TeseFilosofia analítica e a produção artística contemporânea: a teoria do conceito agregativo como proposta de superação do desafio da escalabilidade à teoria estéticaSiqueira, Jean Rodrigues (2017-02-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present work proposes an interdisciplinary investigation concerning the logic of the concept ART, that is, about the circumstances that justify the categorization of something through the predicative expression “is art”. Its fundamental historical premise is that in the final decades of the nineteenth century artistic production underwent structural changes whose radicalization in the following centuries unmistakably evidenced the limitations of aesthetic theories oriented by the classical model of definition. As the processes of categorization in the most diverse theoretical fields were understood in the light of this model until the midtwentieth century, it is possible to say that the aesthetic theory was confronted with the necessity of a new vision on the nature of these processes. Based on this premise, the guiding problem of this work was thought as an analog of the demands for scalability involving information systems: how to account for an exponential expansion and diversification of data without compromising the operational effectiveness of the support responsible for its processing? Hence the idea of a “scalability challenge” to the aesthetic theory and the problem of its overcoming, mainly in face of the unfolding of contemporary art. Taking the discussions produced in the context of contemporary philosophy as its bibliographic horizon, more specifically in the tradition known as “analytical philosophy”, this work defends the thesis that the cluster concept theory elaborated by the English philosopher Berys Gaut offers elements for an understanding of the logic of the concept ART capable of overcome the scalability challenge in a satisfactory way. - DissertaçãoFotografia documental (conceitual): repensando fronteirasLopes, Amanda Areias Silveira (2018-09-12)
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Este trabalho apresenta o memorial descritivo de um percurso prático de pesquisa em arte que elege a fotografia como meio para investigar o tema "deslocamentos" e suas possíveis metáforas visuais. O percurso resultou em dois trabalhos imagéticos, as séries fotográficas Linha. e Is there a "there" there?. O primeiro, Linha. (lê-se linha, ponto), é um trabalho fotográfico de caráter documental-conceitual desenvolvido na região binacional entre México e Estados Unidos e aborda o tema das fronteiras e seus derivados simbólicos. Is there a "there" there? é uma video instalação elaborada a partir da experimentação visual com possíveis perspectivas e senso de direção do sujeito em trânsito. A pesquisa adotou a metodologia para uma fotografia documental conceitual de Corinne Noordenbs que sugere a Teoria Fundamentada em Dados como guia para a investigação e escolhas estéticas dentro de um percurso cíclico de pesquisa interdisciplinar. Durante o estudo que está localizado dentro da linha de pesquisa de Linguagens e Tecnologia foram levantadas ainda questões acerca do uso do termo "conceitual" no contexto da fotografia documental. A dualidade entre o caráter documental e o caráter conceitual das imagens fotográficas é abordada através de uma revisão histórica que sugere condições interpretativas para uma fotografia documental contemporânea híbrida e diversa. Ao final a pesquisa, incluindo produção visual e reflexão teórica, revelou-se um processo vivo e dinâmico que abre caminho para repensar fronteiras entre a ação acadêmica de pesquisa e o ato de fotografar. - TeseFotojornalismo em Campina Grande – PB: mapeamento de relatos e imagens de 1960 a 2012Figueiredo Júnior, Paulo Matias de (206-08-03)
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La recherche ci-présente est un schéma des photojournalistes qui ont travaillé dans la ville de Campina Grande – PB pendant la période de 1960-2012, ayant comme éléments de soutien des images et des rapports produits par ces professionnels. Le choix de l'objet d'étude est dû essentiellement au fait qu'il n'existe dans région aucun travail de cette ampleur, restant là jusqu'à maintenant un vide qui serait de plus en plus difficile à remplir en raison de la disparition naturelle de photojournalistes et de la façon débraillée dont la plupart des collections publiques et privées sur le sujet a été traitée dans cette ville. La méthodologie utilisée dans la recherche a eu comme point de départ le concept d'iconographie, de nature technique et descriptive, et a exploré quatre types de sources: a) écrites; b) iconographiques; c) orales; d) sources-objets (KOSSOY, 2001). En utilisant l'entretien semi-directif avec l'accent sur l'histoire de vie topique, nous avons récolté le témoignage de 27 personnes, ce qui a généré environ 45 heures d'audio et vidéo, et plus de 60.000 images ont été réunies. Ce cadre, conformément à la méthodologie ci-dessus décrite, nous a aidé à mener une investigation fondée sur l'approche qualitative de caractère descriptif, qui a demandé, par la nature même du sujet, une recherche de terrain. Au delà de cette thèse, tout le matériel recueilli nous fournira des conditions de mener des travaux de recherche ultérieurs, qui seront utiles à d'autres chercheurs dans ce domaine qui puissent s'intéresser à ce sujet. - TeseHistória, arte, cinema e educação! Museu polimorfo e futuro possível para os Museus da Imagem e do Som: o caso do MIS de CampinasCarvalho, Alexandre Sonego de (2021-02-04)
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A partir do estudo de caso do Museu da Imagem e do Som de Campinas, a presente pesquisa consiste em traçar um breve perfil do percurso histórico das instituições museais para compreender o contexto do surgimento dos museus da imagem e do som, mais especificamente o MIS de Campinas. Apontam-se elementos que configuram esta instituição como espaço híbrido e abre-se a discussão sobre o futuro destes espaços, compreendendo a potência da polimorfia no campo museológico. São resgatadas e analisadas as características basilares do MIS de Campinas, no campo do cineclubismo, e o seu papel nas ações educativas, a partir da formação para alunos e profissionais da Rede Municipal de Educação de Campinas. Reflete-se sobre a importância do posicionamento dos museus na atualidade, propondo ações dentro e fora deles, por intermédio de parcerias. Expõe-se também a relevância da sua aproximação com a comunidade, na construção da sua memória e na sua comunicação de maneira efetiva, estabelecendo um diálogo em todas as instâncias da sociedade. Ademais, debate-se o papel de suas expografias, delineando uma análise comparativa com o National Science And Media Museum, de Bradford, Reino Unido. Por fim, abre-se para debate e apontam-se caminhos possíveis para o futuro das instituições que possuem acervos audiovisuais, percebendo a dimensão da construção de expografias interativas, multimídias, democratizando o seu acesso a partir da ampliação deste espaço de difusão, tornando-o um ambiente digital, estendendo a sua atuação nas redes sociais, site e internet. Postula-se também que essas instituições museais precisam ser compreendidas como território de mediação cultural e, assim, constituir-se como um novo museu: polimórfico e híbrido, composto por acervos acessíveis e exposições dialógicas e interativas. - DissertaçãoInglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer PressurePrado, Clara Vianna (2009-08-14)
Educação, Arte e História
A exigência mundial em relação à língua inglesa confere também às escolas brasileiras o encargo de preparar os alunos para se comunicarem com o mundo. Surge então a necessidade de diferentes formas de se apresentar o conteúdo, buscando sempre o melhor aproveitamento do aluno. Este trabalho visa a ser uma contribuição ao ensino de inglês como segunda língua para o público adolescente, buscando inicialmente elencar aspectos que possam dificultar o aprendizado, destacando o peer pressure, analisando os seus efeitos em sala de aula e apresentando possíveis soluções para o problema. O jogo aparece como uma possível solução por seu caráter lúdico e habilidade de motivar e apresentar o conteúdo de forma diferente. Porém, o jogo ou qualquer outro material utilizado em sala de aula, até mesmo a lousa, se não houver uma reflexão por parte do professor sobre a ligação daquele material com o conteúdo que se quer passar, não apresenta nenhum beneficio para o ensino e aprendizado do aluno. Assim, o jogo é uma atividade que apesar de ter um tempo e um espaço limitados, pode extrapolá-los com conceitos. O produto desta dissertação se dá na construção de um jogo em que serão aplicados alguns dos conceitos de como minimizar os efeitos do peer pressure. Esse jogo foi pensado para ser utilizado em uma sala de aula de inglês como segunda língua para o público adolescente e tem como objetivo primordial contribuir com o aprendizado destes. - TeseA internacionalização da arte concreta brasileiraMoreno, Ana Paula Silva (2021-12-17)
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Esta tese investiga a internacionalização da arte concreta brasileira no período entre 1959 e 2018. Três diferentes fatores colaboraram para esse processo de internacionalização: pessoas, exposições e mercado de arte, que compõem uma tríade. A hipótese é que essa internacionalização dependeu dessa tríade. A questão central da pesquisa é compreender como esses fatores colaboraram positivamente para a internacionalização dessa arte. A internacionalização é entendida principalmente com base em presença de obras de artistas concretos em coleções internacionais, sua participação em exposições e sua inserção em mercados de arte centrais. Trata-se de pesquisa explicativa, assim, o objetivo é identificar os fatores determinantes desse processo de internacionalização. Foi realizado um levantamento bibliográfico dos acontecimentos relacionados ao processo de internacionalização no período de 1959 a 2018. Além disso, foram realizadas entrevistas abertas com oito pessoas — principalmente, curadores e galeristas — envolvidas com a arte concreta brasileira. Na introdução, apresentam-se os principais aspectos do processo estudado, um breve histórico da arte concreta no Brasil e um panorama político e cultural em âmbitos nacional e internacional entre as décadas de 1950 e 2010. No primeiro capítulo, estudam-se os protagonistas desse processo, ou seja, curadores e colecionadores, brasileiros e estrangeiros, principalmente no que se refere à suas ações relativas a esse processo. Nesse capítulo, se destacam os aportes das entrevistas realizadas pela autora para a investigação da participação desses protagonistas nesse processo que se iniciou após o ápice do movimento concretista enquanto grupo. No segundo capítulo, apresenta-se uma análise a partir de um levantamento das principais exposições, individuais e coletivas, que, ocorridas entre 1959 e 2018, colaboraram com o processo investigado. No terceiro capítulo, considerando-se o viés mercadológico da inserção dessa arte, focaliza-se no mercado de arte, em especial em resultados de casas de leilões, que são confrontados com entrevistas com galeristas que representavam esses artistas. Na conclusão, apresentam-se uma análise da tese, em que se percorrem as inter-relações entre colecionadores, curadores, instituições culturais e mercado, e sugestões de novos caminhos para a pesquisa do tema. As fontes são textos de jornais, artigos acadêmicos, dissertações, teses, entre outros, e entrevistas realizadas pela autora. - DissertaçãoMapas na arte brasileira contemporânea: produções e perspectivas no século XXISetton, Debora (2021-08-25)
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O entendimento de que o mapa é uma expressão do pensamento de sua época sobre um território e não uma representação realista de um segmento de terra é cada vez mais claro em vários campos do conhecimento, inclusive nas artes. Esse entendimento não é novo e vários autores já observaram a relação do discurso do mapa nas representações artísticas, no Brasil e no exterior. No entanto, desde a segunda metade do século XX e, especialmente a partir de 1990, é possível constatar um aumento na produção de obras cartográficas em trabalhos de artistas consolidados, em exposições e em bienais ao redor do mundo. Esta dissertação aborda o tema do mapa na arte brasileira contemporânea do século XXI com o intuito de pensar sobre as perspectivas e abordagens dos artistas, em contexto de globalização. Para refletir sobre o tema, foi selecionada uma amostra de vinte obras de cinco artistas brasileiros que trabalham o mapa de forma contínua e consistente: Jaime Lauriano, Fabio Morais, Marcius Galan e a dupla Angela Detanico e Rafael Lain. Este estudo teve como suporte teorias da cultura da visualização, compondo esquemas visuais inspirados em leituras de obras para compreender as questões levantadas por essa geração de artistas sobre o território e a cartografia. Entende-se que a dissertação promove um estudo histórico e analítico que tem o objetivo de contribuir com a produção intelectual artística contemporânea com foco na linguagem cartográfica. Abarcando o caráter interdisciplinar do curso de Educação, Arte e História da Cultura, a pesquisa reflete sobre o impacto da história da cultura no campo da arte. - TeseMulheres blogam: a construção de comunidades imaginadas virtuaisCorreia, Ingrid Baquit (2020-04-24)
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The work in question investigates the relationship between women and their blogs, articulating the concept of “new domesticity” and the production of an online writing published through the digital tool. It is considered that this practice can provide women with a return home, in the home office format and, together with it, the creation of a special type of imagined virtual communities through the blog. The research investigates whether women return “home” by choice, being able to balance domestic life with professional life. To understand the creation of this imagined community, we analyzed the content, personalization and interactivity of eight blogs written by women in areas such as organization, gastronomy, conscious consumption, travel, architecture and decoration. The interviews and data collected in the analysis show that language is a Strong connecting elemento, as well as shared interests. Bloggers also use other social networks, such as Instagram and Facebook to strengthen the dissemination of their work and the sense of community. - DissertaçãoMúsica do espaço exteriorAvilla, Wilson Roberto (2016-02-12)
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Instrumentos de alta tecnologia em naves espaciais tornaram-se nas últimas décadas uma espécie de “ouvido cósmico”, captando o material sonoro originado nas vibrações dos astros, que vem sendo processado, estudado cientificamente, e resignificado artisticamente. Não foram poucos os observadores que ao longo da história buscaram inspiração e conhecimento contemplando fenômenos celestes. Essa motivação não se restringiu à arte e tampouco foi suficiente para evitar que muitos questionamentos e hipóteses fossem formulados sobre o fenômeno que hoje é conhecido como música do espaço exterio. O universo é musical? É possível ouvir sons do espaço exterior? Podemos transformá-los em algum tipo de música compreensível pelos parâmetros conhecidos de estruturação musical? Estamos no limiar de uma nova compreensão da “harmonia das esferas”? A partir do século XX essas perguntas ganharam respostas com contornos bem definidos, e alguns pesquisadores estão respondendo a elas de forma afirmativa e entusiástica, com equipamentos e procedimentos, dentres os quais merece destaque a sonificação. Este estudo, de caráter preambular, tem por objetivo reunir alguns elementos históricos e de linguagem que estão evidenciados no que já se conhece da Música do Espaço. - DissertaçãoNetflix e a estética do banco de dadosPrates, Helena Zanella (2017-12-08)
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The convergence of the Internet with television brings about a “new media”, which has been called “Internet TV” (HUNT, URIBE, 2015) or “Connected TV” (BRENNAN, 2013), the present research intends to evaluate if such convergence would also occur in relation to the languages of these media. After a debate on the convergence of media, this dissertation reflects on the language of Databases from authors such as Lev Manovich, Victoria Vesna, Christiane Paul, Sharon Daniel, among others, to analyze the film production of the service streaming video Netflix, the main representative of this “new media”. From this content, the current research tries to observe the convergence of languages demonstrating the recent changes of the film and series provider in relation to the degree of convergence between the films and series and the technical and aesthetic possibilities coming from the format of databases. - TeseO olhar curatorial de Pietro Maria Bardi nas exposições de design no MASPBuonano, Débora Gigli (2016-02-05)
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This doctoral research project is a study of the critical texts of Pietro Maria Bardi on design exhibitions that took place at MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, the period in which he was director. The study was conducted from exhibition files and they have served as a source : newspapers, magazines, books and catalogs. The research has sought to understand the importance of Bardi and his avant-garde conception of design in Brazil. The work also intends to review, through the speeches of Bardi, questions about art, craft and design and how these connections have been articulated by him in museum shows and their rehearsals. - TeseOuvir o cinema contemporâneo: particularidades sonoras no filme-ensaioVasconcelos, André Luiz Olzon (2017-08-04)
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Essa tese discute e analisa particularidades e nuances sonoras presentes em filmes-ensaio, demonstrando a singularidade estética desse tipo de produção audiovisual contemporânea. Percebe-se que o debate sobre o filme-ensaio tem se aprofundado nas questões referentes à imagem, assim, o trabalho buscou organizar a bibliografia internacional e nacional a respeito do assunto, evidenciando a ausência de abordagens no campo sônico e trazendo um questionamento que dialoga e contribui com as discussões sobre o som no cinema. Trata-se de um trabalho interdisciplinar que envolve a linguagem sonora no âmbito audiovisual e as tecnologias que a produzem. - DissertaçãoPráticas contemporâneas na casa encendida e centros culturais de São PauloRotta, Juliana (2012-03-08)
Educação, Arte e História
Acompanhando a crescente tendência entre os estudos acadêmicos de promover um debate sobre disciplina de arte contemporânea, como por exemplo, Hal Foster (2003), Terry Smith (2006), David Kuspid (2005), este trabalho visa resgatar as experiências da Casa Encendida, espaço sociocultural da cidade de Madrid e os centros culturais Banco do Brasil, Itaú Cultural e SESC, instituições que convergem nas práticas artísticas contemporâneas, contribuindo com a composição de um quadro analítico sobre os espaços da arte na contemporaneidade. Este estudo teórico focaliza, no âmbito das redes que operam a arte atualmente, as ações levadas a cabo por estes centros culturais. Para tanto, realizou-se, em especial, a leitura de teóricos importantes no debate sobre o que é arte contemporânea e seus desdobramentos. Com isso, buscamos eleger tendências e práticas mais frequentes para construir um quadro demonstrativo que facilite a análise e reflexão sobre a organização das instituições de arte na contemporaneidade, no contexto de espaços dedicados à comunicação, criação e interpretação da complexa mostra de manifestações culturais atuais. - DissertaçãoProdução intelectual nas mídias digitais: expressões do pensamento contemporâneoMarigliani, Tatiana (2009-04-17)
Educação, Arte e História
The purpose of this work is research the intellectual production that occurs in digital media, based on the analysis of a sample of websites, trying to understand the possibilities that were open to intellectuals with Internet and new technologies. In addition to new space for the publication of their productions, there is a new place for public debate and construction of ideas. The digital media offer a different territory for production and expression of contemporary thought. - DissertaçãoProjeção de luz como intervenção artística urbanaSalgado, Ricardo Botini (2011-08-12)
Educação, Arte e História
A proposta deste trabalho de pesquisa é investigar a utilização de projeção de luz e de imagens como intervenção artística urbana. Inicialmente é realizado um roteiro da evolução de dispositivos e técnicas projetivas. Como o foco da pesquisa está nas projeções no ambiente urbano, são apontadas propostas estéticas que exploram os espaços não-institucionais como locais de ação artística. Uma seleção de obras de artistas reconhecidos é apresentada para ilustrar os resultados obtidos pelo uso de projeção de luz e de imagens em ambiente urbano. Por fim, são colocadas experiências práticas obtidas com ações de intervenção com projetores digitais na cidade de São Paulo - DissertaçãoProjeto dislexclub: ativismo digital na dislexia. uma análise das narrativas digitaisPouce, Felipe Affonso Llatas (2020-08-21)
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Esta pesquisa analisa o Projeto DislexClub, uma iniciativa digital focada em produzir e disseminar conteúdo sobre dislexia através da internet, sob a ótica do ativismo digital. Partindo do pressuposto de que o ativismo digital permite difundir causas, fazer reivindicações, organizar mobilizações ao engajar pessoas em prol de um objetivo comum, a dissertação objetiva investigar se as interações do blog podem representar a formação comunidades ou redes digitais, além de compreender se o Projeto DislexClub pode ser caracterizado como ativismo digital efetivo. Além disso, a dissertação apresenta alguns elementos sobre a dislexia, bem como os desafios educacionais enfrentados por quem a tem, contextualizando o público no qual o conteúdo do DislexClub é direcionado. Argumentando sobre a diferença entre a formação de comunidades e redes digitais, os resultados obtidos assinalam que o Projeto DislexClub exerce certa influência na mobilização em torno de questões importantes em prol dos disléxicos, confirmando os pressupostos do referencial teórico sobre a durabilidade das comunidades e a imprevisibilidade das redes.