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Navegando Teses por Orientador "Paula, Cristiane Silvestre de"
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- TeseAutismo: fatores relacionados a idade de diagnósticoMadaschi, Vanessa (2021-02-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The objective of this study was to investigate the factors related to the age of diagnosis of autism spectrum disorder (ASD) and to carry out a survey of the guarantees of rights achieved by this population in Brazil. With this, we sought, through a scope review, to investigate the age of the first signs and the diagnosis of children with ASD and to map the associated factors directly related to children, families and environmental factors. Twenty-eight studies were selected. The results showed that the age of the first concerns was between 17 and 29.7 months and the age of diagnosis varied between 12 and 103 months of age. The studies also revealed a wide variation in the interval, from two to four years between the first concerns until the moment of diagnosis. At the same time, through a dissertation review, sought to identify the main factors associated with age at diagnosis of ASD to survey the guarantees of the rights of this population in Brazil, seeking to understand that only from the end of the 1980s, relevant actions were launched in relation to the rights of people with disabilities, ensuring the exercise of individual and social rights. According to studies from different regions of the world, the main barriers to an earlier diagnosis of ASD are: i) less severe symptoms (that is, milder cases are detected later); ii) low family socioeconomic status; iii) delay in the parents' concern with the initial symptoms; iv) place of residence of the family (rural area); v) lack / limitation of community resources and organization of public policies, and vi) relationship problems or lack of trust / access of family members to health and education systems. In addition, it was found the importance of facing barriers related to diagnosis, ensuring that it is performed early and the understanding that historically, people with ASD face discrimination and barriers that hinder access to health and their social rights. - TeseAutoestigma de mães de estudantes com transtorno do espectro autista do município de Niterói – Rio de JaneiroLima, Claudete Veiga De (2022-08-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pelo comprometimento do desenvolvimento das habilidades de comunicação social e por padrões de comportamentos restritivos, repetitivos e estereotipados. O estigma e o preconceito impactam negativamente a vida de indivíduos com TEA, assim como a de seus familiares. Denomina-se estigma associado ou de cortesia a experiência de estigmatização social por associação a uma pessoa estigmatizada. O objetivo deste estudo foi descrever os níveis de autoestigma entre mães/cuidadores de crianças com TEA e correlacionar com sua saúde mental, apoio social recebido e qualidade de vida. Para o estudo foram entrevistadas 122 mães/cuidadores de crianças matriculadas na rede municipal de educação do município de Niterói, que responderam aos seguintes questionários: 1) questionário sociodemográfico familiar, 2) Questionário de saúde mental das mães/cuidadores (SQR-20), 3) Escala de Autoestigma entre Cuidadores, 4) Grau de desafio e estresse no cuidado do filho com TEA, e 5) Qualidade de vida e nível de apoio social de mães/cuidadores. A análise de dados envolveu análises descritivas e correlacionais (Teste t independente, Correlação de Pearson e de Spearman). Os resultados apontaram que os maiores desafios em relação ao cuidado dos seus filhos são: muito esforço para controlar os sintomas do filho, e a melhora ou a piora da sintomatologia TEA ser determinada por suas próprias ações. Em relação ao estresse no cuidado, as mães/cuidadores relataram preocupação com segurança e os comportamentos desafiadores dos filhos. Os achados das análises correlacionais revelaram que maiores índices de autoestigma das mães/cuidadores foi maior entre aquelas com: (1) mais problemas de saúde mental, (2) mais estresse relacionado aos desafios de habilidades de vida diária dos filhos, (3) menor compreensão em ter filho/filha com TEA (pior qualidade de vida), e (4) menos bem-estar (pior qualidade de vida). Conclui-se que são diversos os desafios cotidianos enfrentados pelas mães/cuidadores de indivíduos com TEA, e que sua autoestigma está associada a fatores pessoais e de sua experiência no cuidado com os filhos, indicando que para além da assistência as pessoas com TEA, programas e intervenções devem abarcar também apoio aos familiares. - TeseCapacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primáriaLowenthal, Rosane (2012-06-14)
Psicologia
Cerca de 7 a 12% das crianças e adolescentes brasileiros apresentam problemas de saúde mental e necessitam de algum tipo de tratamento. O profissional da Atenção Primária deve ter a capacidade de atender o indivíduo integralmente incluindo o atendimento destas crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. Assim os objetivos deste trabalho são desenvolver, implementar e avaliar um modelo educacional por meio de teleducação interativa sobre saúde mental na infância e adolescência para capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária. Esta capacitação foi estruturada em dois módulos com ambientes de aprendizagem a distância e presencial. Vinte e cinco profissionais, médicos e enfermeiros, do programa Estratégia de Saúde da Família, de cinco Unidades Básicas de Saúde da micro-região Butantã/Jaguaré da cidade de São Paulo foram capacitados. Para o módulo a distancia foram desenvolvidos Unidades de Conhecimento e utilizadas ferramentas interativas. O módulo presencial foi baseado no treinamento de Técnicas de comunicação para lidar com a saúde mental de criança e adolescentes na atenção primária . Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários de conhecimentos específicos e questionários sobre Conhecimento, Atitude e Prática (KAP), além de investigada sua opinião quanto a qualidade e a utilidade prática da capacitação. Foi construído um ambiente interativo de aprendizagem que tinha oito unidades de conhecimento, sendo cinco vídeos-mosaicos sobre depressão, ansiedade, transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos globais do desenvolvimento; dois vídeos-entrevista sobre a estrutura do sistema de saúde mental na infância e adolescência no Brasil; um tutorial animado sobre o Questionário de Capacidades e Dificuldades para rastreamento de problemas de saúde mental. Os resultados do estudo apontaram que de forma geral, houve aquisição do conhecimento estatisticamente significante após a capacitação (p<0,01). Esta aquisição de conhecimento ocorreu tanto entre os médicos quanto entre os enfermeiros. Quando utilizado o questionário KAP, por áreas especificas, observou-se que todos os três domínios, conhecimento (p<0,01), atitude (p<0,01) e prática (p,0,05), foram aprimorados após a capacitação. Os resultados deste estudo indicam que o uso de teleducação interativa para capacitação de profissionais da Atenção Primária é factível e efetiva. Novos estudos, com amostras mais robustas devem ser implementados para confirmar estes resultados. - TeseEvidencias de validade do instrumento de motivação (Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire – TEOSQ) para para-atletas brasileirosHirota, Vinicius Barroso (2017-02-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Nowadays, the universe of adapted sport has emerged for athletes seeking a constant overcoming in the sporting context, but they must be motivated for sports practice, for competitions and above all for overcoming defeats or maintaining victory. In this perspective, the present study had as main objective validate the Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ) for the Brazilian population of paraathletes, physically disabled, testing the psychometric properties (validity, reliability and reproducibility), Establishing a score related to the instrument studied, thus enabling a description of the level of motivation (task orientation and ego). Through a descriptive quantitative approach we evaluated a sample of 771 para-athletes over 18 years of age (mean of 29.51 years [± 9.65]) of both genders, randomly selected. After the approval of the Research Ethics Committee, the contact with para-athletes was initiated via the Brazilian Paralympic Committee and personally in regional, national and international competitions. Subsequently, the pilot study was carried out with 47 para-athletes with a mean age of 29.42 (± 9.00), which positive results of TEOSQ were identified in relation to internal consistency and correlation with POSQp. From these results, we proceeded to the complete study that counted on the participation of 771 para-athletes from different Brazilian States, following the same steps of the pilot study. The results pointed to the high consistency of TEOSQ in relation to task orientation and to ego (task alpha of 0.82 and ego of 0.77). The only exception was in relation to question 6 (The others mess up and I do not), specifically in ego orientation, since the statistical modeling of internal consistency and exploratory factorial analysis (AFE) revealed that this question was dissociated from the ego factor, revealing A third factor. In the test-retest test, the results confirmed the internal stability of the instrument, and the explored factors were associated with latent values in the guidelines, except for question 6, where the AFE model suggested a latent third factor. The results pointed to the high consistency of TEOSQ in relation to task orientation and to ego (task alpha of 0.82 and ego of 0.77). The only exception was in relation to question 6 (The others mess up and I do not), specifically in ego orientation, since the statistical modeling of internal consistency and exploratory factorial analysis (AFE) revealed that this question was dissociated from the ego factor, revealing A third factor. In the test-retest test, the results confirmed the internal stability of the instrument, and the explored factors were associated with latent values in the guidelines, except for question 6, where the AFE model suggested a latent third factor. The results of this research allow us to conclude that TEOSQ has adequate psychometric properties to evaluate motivation among Brazilian para-athletes, according to different validation strategies. At the same time, the analytical models performed in the research indicate the withdrawal of the issue of number 6, since it would lead to the improvement of the instrument. Another finding of the study was that para-athletes have motivational tendencies of the task-oriented type, revealing their concern to learn, develop, and cooperate with team partners, believing that their success results from their effort/ training and personal achievement, not randomness. - TeseFatores educacionais e psicossociais associados a indicadores de deficiências de crianças/adolescentes de quatro municípios brasileirosZaqueu, Livia da Conceição Costa (2015-09-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
This thesis aimed to: (1) To estimate the risk indicators of rate of disability and according to four types (intellectual, visual, motor and auditory) in a sample of school children 6 to 16 years in four cities from four regions of Brazil; (2) Know educational and psychosocial factors of the same sample of children and adolescents associated with the four types of disability risk indicators. The method consists of cross-sectional study. The following instruments were used: Ten Questions Questionnaire consisting of 10 questions to detect disability indicators; sociodemographic questionnaire; Academic Performance Test; Kiddie-Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia-Present and Lifetime (K-SADS) for psychiatric diagnosis. Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III) to assess the intellectual capacity of children. The prevalence of disability indicators was 41.4% (N=694). The highest percentage was of intellectual disabilities (24.8%), followed by visual (15.1%). Logistic regression revealed statistically significant associations between: (1) visual disability and depression (p=0.006) and academic performance (p=0.030); (2) hearing disability and physical punishment (p = 0.003); (3) intellectual disability and anxiety (p = 0.002), depression (p = 0.007), attention deficit disorder and hyperactivity (p<0.001), repetition (p<0.001) and academic performance (p<0.001); (4) motor and academic performance (p=0.032). We concluded that different psychosocial and educational factors were associated with different indicators of disabilities, thus requiring specific interventions and specialized educational care for the specific needs presented by children/adolescents, both in educational and mental health spheres. - TeseMotivação materna na escolha de tratamento para seu filho com transtorno do espectro autistaSilva, Luciana Coltri e (2022-02-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento, que compromete diferentes áreas do desenvolvimento global do indivíduo. Como não existe uma diretriz clara porque há muitos tipos de intervenção, é um desafio para as famílias fazerem escolhas. Os objetivos do estudo foram: (1) caracterizar o uso de serviços das crianças com TEA, entre 6 e 12 anos; (2) verificar se o conhecimento sobre os TEA, a percepção sobre o transtorno e as condições sociodemográficas familiares afetam a tomada de decisão das mães na escolha de diferentes tratamentos; (3) explorar fatores contextuais associados às trajetórias e às escolhas de tratamento por mães de crianças com TEA. Foram realizados dois estudos, tendo o primeiro uma abordagem quantitativa para responder os objetivos um e dois. Já o segundo estudo utilizou uma metodologia qualitativa visando responder o objetivo três. O estudo um contou com uma amostra de conveniência de 151 mães. Para as análises quantitativas utilizou-se os seguintes instrumentos padronizados: (1) Questionário sócio-demográfico e de escolha de tratamentos (Intervenção Comportamental, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmacologia, Tratamentos Biomédicos e Abordagem Relacional); (2) Revised Illness-Perception Questionnaire modified for autismo - IPQ – RA (3) Maternal Autism Knowledge. A análise dos dados (regressão logística) foi realizada nos Programa SPSS versão 20.0 e JAMOVI e para todos os testes estatísticos foram adotados um nível de significância de 5%. |Para a análise dos dados qualitativos derivados de entrevistas semiestruturadas com 10 mães foi utilizado o software ALCESTE. Como parte dos resultados do estudo um, tivemos que dentre as abordagens terapêuticas, a com maior escolha foi a Intervenção Comportamental, com 86,8%, sendo que a variável Controlabilidade do Transtorno tornou-se estatisticamente significante como possível preditor (P = 0,05) somente quando ajustado com a variável Imprevisibilidade do Transtorno (P = 0,15). Já para a escolha da intervenção Fonoaudiológica, a idade da criança apresentou correlação negativa estatisticamente relevante (P = 0,01). Em relação aos dados qualitativos, verificou-se que há diversas barreiras encontradas na trajetória para de obtenção do diagnóstico e posteriormente na busca por tratamento, como o tempo longo de avaliação para o diagnóstico e dificuldades financeiras para avaliação e para manter as intervenções, além da dificuldade de encontrar profissionais especializados.