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- TeseManejo comportamental pelo professor no contexto de sala de aula de alunos identificados com TDAH: desenvolvimento, implementação e avaliação de guia de intervençãoAraújo, Marcos Vinícius de (2012-02-01)
Psicologia
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito, segundo o DSM-IV TR, como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e grave do que o observado em indivíduos de mesma faixa etária. Tal condição, muitas vezes, pode prejudicar o processo educacional dessas pessoas. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de manejo comportamental no contexto de sala de aula e avaliar seus efeitos em alunos com TDAH. Para isso, foi utilizado o referencial teórico da Análise do Comportamento. Para avaliar o perfil comportamental dos participantes, foram utilizados inventários específicos (CBCL/6-18, para pais e TRF/6-18 e Escala Benczik de TDAH para professores), além de observação em sala de aula, a partir de um protocolo elaborado pelo próprio pesquisador. Participaram do estudo oito crianças do Ensino Fundamental da cidade de São Paulo diagnosticadas com TDAH. Foi elaborado um programa de treinamento com os professores para manejo comportamental em sala de aula, sob a forma de um Guia que foi aplicado em quatro dessas crianças (Grupo Experimental - GE). Os resultados foram posteriormente comparados ao grupo controle (GC), formado pelas outras quatro crianças. O Guia baseou-se na utilização de estratégias de controle de estímulos e de reforçadores. Como resultado, verificou-se que a realização de sessões de observação, somada aos relatos de pais e professores, trouxe grande contribuição para o estabelecimento do perfil comportamental dos participantes deste estudo. Ao se comparar o GE com o GC, verificou-se, na maioria dos alunos do GE, diminuição da frequência de comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, considerados incompatíveis com o processo de aprendizagem na escola; em contrapartida, no GC verificou-se aumento da frequência desses comportamentos. Tais resultados indicam a eficácia do Guia, mediante mudanças simples em procedimentos em sala de aula. Após a implementação desses procedimentos verificou-se, no decorrer das semanas, um aumento gradual na sua utilização pelo professor. Conclui-se que a aplicação do Guia, nos casos descritos neste trabalho, se mostrou viável e eficaz no manejo de diversos comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, assim como de outros problemas de comportamento comumente associados ao TDAH. - TeseAvaliação de linguagem e de teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo com a aplicação do teste strange stories traduzido e adaptado para a língua portuguesaVelloso, Renata de Lima (2012-02-02)
Psicologia
Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) se caracterizam por prejuízos significativos na interação social, na comunicação verbal e não verbal e pela ausên-cia de atividades imaginativas, substituídas por comportamentos repetitivos e este-reotipados. Os pesquisadores vêm há muitos anos propondo teorias explicativas do prejuízo primário nos TEA, prevalecendo atualmente duas vertentes teóricas: a teo-ria desenvolvimentista e a teoria cognitivista. O objetivo deste estudo foi a avaliação de habilidades de linguagem e de Teoria da Mente em indivíduos com TEA e indiví-duos-controle, com a aplicação do teste Strange Stories, traduzido e adaptado para a Língua portuguesa. Participaram do estudo 28 crianças com TEA e 56 crianças-controle, todas do sexo masculino e na faixa etária entre seis e 12 anos. A versão brasileira do teste Strange Stories foi aplicada, seguindo os mesmos procedimentos, tanto ao grupo experimental quanto ao grupo-controle. Os resultados indicaram dife-renças significativas entre os escores médios dos grupos experimental e controle em cada uma das 12 histórias do teste e na soma dos escores de todas as histórias. Os escores médios registrados para todas as histórias foram significativamente maiores no grupo-controle do que no grupo experimental (crianças com TEA). Observou-se correlação positiva entre quociente de inteligência e soma dos escores médios para o grupo experimental, e correlação positiva entre idade e soma dos escores médios para o grupo-controle. Observou-se ótima consistência interna do protocolo. Os re-sultados foram discutidos sob a perspectiva cognitivista e desenvolvimentista. Con-cluiu-se que as habilidades de linguagem e de Teoria da Mente avaliadas pelo teste Strange Stories se mostraram alteradas no grupo de crianças com TEA quando comparadas às crianças do grupo-controle. - TeseEstudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autistaVinic, Alessandra Aronovich (2012-02-09)
Psicologia
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA. - TeseCapacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primáriaLowenthal, Rosane (2012-06-14)
Psicologia
Cerca de 7 a 12% das crianças e adolescentes brasileiros apresentam problemas de saúde mental e necessitam de algum tipo de tratamento. O profissional da Atenção Primária deve ter a capacidade de atender o indivíduo integralmente incluindo o atendimento destas crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. Assim os objetivos deste trabalho são desenvolver, implementar e avaliar um modelo educacional por meio de teleducação interativa sobre saúde mental na infância e adolescência para capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária. Esta capacitação foi estruturada em dois módulos com ambientes de aprendizagem a distância e presencial. Vinte e cinco profissionais, médicos e enfermeiros, do programa Estratégia de Saúde da Família, de cinco Unidades Básicas de Saúde da micro-região Butantã/Jaguaré da cidade de São Paulo foram capacitados. Para o módulo a distancia foram desenvolvidos Unidades de Conhecimento e utilizadas ferramentas interativas. O módulo presencial foi baseado no treinamento de Técnicas de comunicação para lidar com a saúde mental de criança e adolescentes na atenção primária . Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários de conhecimentos específicos e questionários sobre Conhecimento, Atitude e Prática (KAP), além de investigada sua opinião quanto a qualidade e a utilidade prática da capacitação. Foi construído um ambiente interativo de aprendizagem que tinha oito unidades de conhecimento, sendo cinco vídeos-mosaicos sobre depressão, ansiedade, transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos globais do desenvolvimento; dois vídeos-entrevista sobre a estrutura do sistema de saúde mental na infância e adolescência no Brasil; um tutorial animado sobre o Questionário de Capacidades e Dificuldades para rastreamento de problemas de saúde mental. Os resultados do estudo apontaram que de forma geral, houve aquisição do conhecimento estatisticamente significante após a capacitação (p<0,01). Esta aquisição de conhecimento ocorreu tanto entre os médicos quanto entre os enfermeiros. Quando utilizado o questionário KAP, por áreas especificas, observou-se que todos os três domínios, conhecimento (p<0,01), atitude (p<0,01) e prática (p,0,05), foram aprimorados após a capacitação. Os resultados deste estudo indicam que o uso de teleducação interativa para capacitação de profissionais da Atenção Primária é factível e efetiva. Novos estudos, com amostras mais robustas devem ser implementados para confirmar estes resultados. - TeseAvaliação de funções executivas e não-executivas em adolescentes e sua relação com a inteligênciaSousa, Silvia Godoy de (2012-08-09)
Psicologia
As funções executivas referem-se, de forma geral, à capacidade do sujeito de engajar-se em comportamentos orientados a objetivos, ou seja, à realização de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto-organizadas e orientadas para metas específicas. Habilidades relacionadas às funções executivas sobrepõem-se ao conceito psicológico de comportamento inteligente, porém alguns estudos têm revelado inconsistências na relação entre tais funções e inteligência. Nesse sentido, o presente estudo investigou a relação das funções executivas e não-executivas com a inteligência. Especificamente, foram analisadas as diferenças entre grupos com inteligência média, inteligência superior e inteligência muito superior nas funções executivas e não-executivas; possíveis efeitos de gênero sobre o desempenho em funções executivas, não-executivas e inteligência; a relação entre funções executivas, não-executivas e inteligência; e se a relação entre inteligência e funções executivas é mais evidente do que entre inteligência e funções não-executivas conforme aumenta o nível de inteligência. Participaram 120 adolescentes de 15 e 16 anos, alunos do Ensino Médio, de ambos os sexos, de uma escola pública e três particulares do Estado de São Paulo, divididos em três grupos, quais sejam, inteligência média, inteligência superior e inteligência muito superior. O material utilizado para a coleta de dados se constituiu das Matrizes Progressivas de Raven Escala Geral, da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III), do Teste de Stroop Computadorizado, do Teste de Fluência Verbal, do Teste de Trilhas B, do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, do Teste de Repetição de Palavras e Pseudopalavras e do Teste Figuras Complexas de Rey. Análises de Variância e de comparação de pares de Tukey revelaram diferenças significativas de desempenho entre os grupos nas medidas de QI verbal e de execução do WISC-III, fluência verbal, flexibilidade cognitiva, vocabulário e processamento visoespacial. Test t de Student evidenciou que o desempenho das meninas foi superior em relação ao desempenho dos meninos no subteste Vocabulário do WISC-III, enquanto os meninos apresentaram desempenho superior nos subtestes Informação e Cubos do WISC-III e na medida atenção seletiva avaliada pelo Stroop quando comparados com as meninas. Análises de Correlação de Pearson evidenciaram correlações entre os testes de inteligência, funções executivas e funções não-executivas, a maioria delas de baixas a moderadas, corroborando a literatura no que tange à multidimensionalidade das funções executivas e à necessidade de diferenciar tal construto em relação à inteligência. Não houve evidências de que a relação entre inteligência e funções executivas aumenta em função do nível de inteligência. Desta forma, essa investigação tentou auxiliar na compreensão da relação entre funções executivas, não-executivas e inteligência. - TeseNascimento gemelares no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo entre os anos de 1978 a 2009 : prevalência e fatores associadosRosário, Horácio Bernardo (2012-08-20)
Psicologia
As taxas de prevalência em gêmeos nativivos e natimortos têm merecido muitos estudos, inclusive no Brasil. No entanto, mudanças no estilo reprodutivo das populações e melhorias na assistência ao parto e ao recém-nascido mostram que o conhecimento sobre as concepções gemelares devem ser atualizadas ao longo do tempo. Para melhor avaliar estas mudanças, séries históricas registradas em hospitais com atendimentos regulares \ representam importante referência. Neste trabalho foram levantados os registros dos nascimentos no Centro Obstétrico do Serviço de Ginecologia e de Obstetrícia do Hospital Servidor Público Estadual, São Paulo, Brasil, no período de 1978 a 2009, isto é, 32 anos. Num total de 65.258 partos, entre nativivos e natimortos, 64.560 referem-se a partos de recém-nascidos únicos e 1.396 a nascimentos duplos. Entre estes, 257 eram do gênero MM; 270 FF e 171 MF. A estimativa da zigosidade pelo método de Weinberg definiu que 342 eram Dizigóticos (DZ) e 356 Monozigóticos (MZ). As informações coletadas neste trabalho foram armazenadas em um banco de dados de um microcomputador para posterior análise. Os dados foram analisados pelo do programa estatístico SPSS V 11,5 utilizando-se módulos estatísticos, tais como: análise de correlação e de regressão, ajuste de curvas e comparações entre dois grupos. Foi utilizado também, o programa Curve Expert V 1,4 para o ajuste de curvas. O estudo da prevalência, da idade materna, do peso e do Boletim Apgar permitiu as seguintes conclusões: 1. a prevalência variou de 0,71 a 1,47% nos 32 anos considerados. A tendência das taxas de prevalência para o total dos nascimentos gemelares mostrou declínio entre 1979 e 1993 e logo após aumentando até 2005. Esta distribuição está de acordo com a de outras amostras brasileiras e pode ser explicada pela variação da idade materna e utilização de tratamentos contra infertilidade. No último quadriênio houve diminuição no nascimento de gêmeos, mas essa tendência não se manteve nos anos de 2010 e 2011; 2. a prevalência não se distribuiu uniformemente entre DZ e MZ. Entre os primeiros, a distribuição foi similar ao total dos nascimentos gemelares. Entre os MZ houve incremento entre 1986 a 2002 de maneira a ser maior do que a de DZ. Na amostra total o número de Mz foi maior. No entanto, esta diferença não foi estatisticamente significante, neste resultado. 3. a média da idade materna de gemelares foi maior do que dos únicos (29,71 anos e 28,44 anos, respectivamente). Esta diferença é estatisticamente significante e de acordo com os dados da literatura. A tendência da distribuição da idade materna entre gêmeos e únicos não é uniforme, entre os primeiros há queda consistente variando em torno de 29 anos nos primeiros períodos a 28 nos últimos. Entretanto, a variação da idade materna dos gêmeos tem padrão heterogêneo; 4. a média do peso dos recém-nascidos gemelares foi de 2 335 g com tendência a diminuição ao longo do período. A mesma tendência foi observada para os nascimentos únicos. Observou-se também diminuição da idade gestacional entre gêmeos e únicos, o que poderia explicar o declínio do peso. A tendência decrescente da idade gestacional não parece estar relacionada ao tipo de parto, uma vez que a proporção destes não se modificou; 5. as médias do Boletim Apgar para únicos e gêmeos foram elevadas. A média do Apgar 1 entre os recém-nascidos únicos foi de 7,97 e dos gêmeos foi de 7,00. Com relação ao Apgar 5, a média entre os únicos foi de 9,04 e dos gêmeos foi de 8,33. Entre os primeiros foram maiores e estáveis e entre os segundos demonstram. incremento consistente; 6. a natimortalidade entre únicos foi menor do que 1% com tendência a queda nos últimos anos e bem menor do que a média brasileira. Entre os gêmeos a prevalência fica acima de 3% com tendência crescente. Estudos posteriores serão necessários para compreender melhor alguns dos resultados alcançados. - TeseAvaliação de habilidades matemáticas de alunos com Transtornos do Espectro do AutismoFonteles, Daniel Sá Roriz (2012-10-03)
Psicologia
Currently, there are studies which advocate higher mathematical abilities in individuals with Autism Spectrum Disorders (ASD), namely Asperger Syndrome/High Functioning Autism, sometimes even declaring that these individuals do have an above average performance when compared to neurotypicals. When Hans Asperger first described the syndrome that takes his name, he observed that some of his patients exhibited some difficulties concerning the ability to perform arithmetic operations. The present research aims to better understand mathematic abilities of people with ASD, mainly because this area is still open and yet little explored, especially in Brazil. In order to do that, mathematical abilities of 20 ASD students, aging from 7 to 23 years, were investigated using an Arithmetic Test validated for children from 1st to 4th grade of the Brazilian school system (SEABRA et al., 2009). An exploratory study of qualitative and quantitative nature was performed, with detailed written record of each Arithmetic Test session, and the use of non-parametric statistics to verify possible interactions between variables. Comparison between Autism, Asperger and Normal Students groups were made, besides other variables taken from students files considered during this research. Results suggest that ASD students had similar performance to 1st graders of a public school in the State of São Paulo; and that ASD students who have had inclusive experiences in regular schools tend to get higher scores in the Arithmetic Test. Other considerations indicate that further research is needed to accomplish better ways to Mathematics teaching. - TeseInclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física escolar em escolas públicas municipais de Fortaleza (CE)Gomes, Ana Elizabeth Gondim (2012-12-13)
Psicologia
A Educação Física Escolar é disciplina de fundamental importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A política educacional brasileira se norteia pelo princípio da inclusão escolar ou educação inclusiva, abrangendo toda a diversidade de alunos, especialmente na escola pública. Nesse alunado, estão também os que têm alguma deficiência e apresentam necessidades educacionais especiais. Com esta investigação, procurou-se analisar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física sob o ponto de vista dos professores, bem como identificar as principais necessidades docentes para o desenvolvimento de um trabalho satisfatório em relação à inclusão de alunos com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla. Para tanto, foi realizada pesquisa em quatro das seis Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza (CE), envolvendo 88 professores de Educação Física que tinham algum aluno com alguma dessas deficiências. Adotaram-se abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário, contendo questões abertas e fechadas, respondido por todos, bem como entrevista semi estruturada com 10% dos participantes. Os resultados apontaram importantes fatores relacionados ao processo de inclusão dos alunos com deficiência, tais como: o maior número de professores, o percentual de 33% dos professores apresentou conhecimento moderado sobre a deficiência do seu aluno; 40,9% consideram moderada a participação de pais ou responsáveis no cotidiano escolar do aluno com deficiência; 42% recebem muito apoio da escola no desempenho de suas atividades didáticas e se preocupam completamente com as peculiaridades do seu aluno com deficiência; 39,8% respeitam os seus limites e dificuldades e avaliam como moderada a participação dos alunos em suas aulas. Conclui-se que o tipo de deficiência e o grau de limitação do aluno está diretamente proporcional ao nível de participação nas aulas e que o interesse e a criatividade do professor, grau de instrução e conhecimento, a estrutura da escola e o apoio dos pais ou responsáveis são significativos para a inclusão escolar proveitosa. Acredita-se que os resultados obtidos poderão subsidiar importantes decisões relativas a Educação Física Escolar, tanto de gestores educacionais e escolares, quanto dos professores, pais, familiares e alunos. - TeseDesenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de treinamento parental para manejo de comportamentos de crianças e adolescentes com Síndrome de Prader-WilliMesquita, Maria Luiza Guedes de (2012-12-14)
Psicologia
A Síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma doença genética cuja causa decorre da falta de expressão de genes da região cromossômica 15q11-13 paterna que sofrem o fenômeno de imprinting genômico. Os sintomas cardinais da doença são hipotonia neonatal e hiporreflexia nos primeiros seis meses de vida e posteriormente o desenvolvimento progressivo de hiperfagia, obesidade, problemas de comportamento e deficiência intelectual em níveis variados. Estudos apontam que, apesar do evidente envolvimento neurobiológico no padrão de hiperfagia e nas alterações comportamentais, continua sendo considerado prioritário o treinamento parental como uma das opções de intervenção mais adequadas para crianças e adolescentes com a síndrome. Práticas parentais adaptadas às principais demandas de cuidado da pessoa podem resultar não só em melhoras de problemas de comportamento desta, mas também na melhora de indicadores de relacionamento familiar e redução de problemas de saúde mental dos pais. O estudo teve como objetivo geral desenvolver, aplicar e avaliar a eficácia de um programa de treinamento parental para manejo de comportamentos de crianças e adolescentes com SPW. A amostra foi composta por cinco crianças/adolescentes com diagnóstico genético de SPW, na faixa etária de 6 a 16 anos e suas mães. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram: a) Questionário para verificação de conhecimentos das mães sobre a síndrome, b) Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6-18); c) Inventário de Auto-avaliação para Adultos de 18 a 59 anos (ASR/18-59), d) Inventário de Estilos Parentais (IEP) - Práticas educativas maternas e paternas, e) Exame antropométrico de indicadores de peso corporal, f) Escala de Inteligência Wechsler para crianças WISC-III. O estudo foi realizado em quatro fases: avaliação pré-intervenção, intervenção, avaliação pós-intervenção e seguimento. Paralelamente à fase de intervenção do estudo foi conduzido um programa de intervenção nutricional tema de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Os dados provenientes da aplicação dos instrumentos de avaliação comportamental foram analisados por meio das padronizações específicas destes. Foram conduzidas análises descritivas dos dados mediante uso de tabelas e gráficos de frequência simples e comparação dos dados referentes às crianças, adolescentes e mães participantes entre as fases de pré-intervenção, pós-intervenção e seguimento. Os principais resultados apontaram que o grupo de crianças/adolescentes apresentou melhoras expressivas em todos os aspectos emocionais e comportamentais e indicadores de peso corporal (esses últimos associados predominantemente à intervenção nutricional). Indicadores de socialização não apresentaram na amostra a mesma melhora devido à obtenção inadequada de comida nesses ambientes de socialização. As mães passaram a adotar práticas parentais educativas baseadas na monitoria positiva, diminuíram ou extinguiram o uso de práticas de risco e reconheceram os efeitos prejudiciais do uso de práticas parentais negativas em relação ao manejo do filho. O estudo permitiu concluir que o grupo de mães apreendeu a identificar e manejar diversos fatores que prejudicavam a saúde física, o comportamento e a aprendizagem escolar dos filhos e a necessidade do envolvimento de pais, avós e irmãos no cuidado e manejo comportamental adequado do filho acometido pela síndrome. - TeseAnálise de medidas fisiológicas e comportamentais durante a leitura de textos por disléxicos e bons leitoresBarbosa, Anna Carolina Cassiano (2013-01-22)
Psicologia
A dislexia do desenvolvimento é um distúrbio de aprendizagem que abrange alterações comportamentais e cognitivas tais como leitura lenta e com erros de inversões de letras e sílabas. A análise de medidas fisiológicas durante a leitura pode auxiliar na compreensão dos déficits apresentados por disléxicos. Dentre as principais medidas fisiológicas relacionadas com a análise visual dos itens lidos destacam-se padrões de movimentos oculares e variações do diâmetro pupilar. O presente trabalho tem como objetivo analisar medidas comportamentais e fisiológicas de disléxicos e bons leitores durante a leitura de textos. Participaram do estudo 16 crianças, sendo 8 disléxicos e 8 bons leitores, com idade média de 10,71 anos (dp=1,799) e 10,57 anos (dp= 1,761) respectivamente. Os sujeitos leram 4 textos diferentes na tela de um computador com equipamento de análise dos movimentos oculares. Os resultados revelaram que disléxicos apresentaram desempenho inferior aos bons leitores nas provas de leitura, escrita e consciência fonológica. Assim, disléxicos apresentam dificuldades na identificação rápida de palavras, cometeram confusões por semelhança visual e auditiva, e demonstram prejuízos em consciência fonológica. Além disso, levaram mais tempo para executar as tarefas. Análises das medidas fisiológicas revelam que a duração média das fixações foi maior para os disléxicos. Análise da variação pupilométrica indica que bons leitores não apresentaram variação no diâmetro da pupila nos 4 textos, mas os disléxicos apresentaram contração pupilar no Texto 1. - TeseDesenvolvimento e avaliação de um programa interventivo para promoção de funções executivas em criançasDias, Natália Martins (2013-01-28)
Psicologia
Executive functions (EF) are a set of cognitive and metacognitive processes fundamental to the control and regulation of behavior, emotion and cognition. International studies have emphasized the importance of these functions to learning and self-regulated behavior and designed intervention programs to promote the development of these skills. However, the same emphasis has not occurred nationally. This project aims to (1) develop the Early Intervention Program on Executive Functioning (PIAFEx) and (2) to test its efficacy in a sample of children. In the first part of the study, we developed the program activities and the same was submitted to the judges. A subsequent review led to the final version of the PIAFEx, which has 42 activities divided into 10 basic modules and a supplement. Their activities provide opportunity in which children can practice adaptive and self-regulated behaviors in a variety of situations and contexts. In the second part of the study, the final sample consisted of 138 children of preschool and 1st year of elementary school, with an average age of 5.5 years, enrolled in two public schools in the state of SP. Besides children, 10 teachers participated, five of preschool classes and five of 1st grade. Of these, four classes (two from each grade level) constituted the experimental group (EG) and six classes (three from each grade level), the Control Group (CG). The PIAFEx was implemented and evaluated over three stages: pretest, intervention and posttest. In the pretest, all children were assessed at Simon Task, Semantic Stroop Test, Trail Making Test for preschoolers, Columbia Mental Maturity Scale (CMMS) and Peabody Picture Vocabulary Test. Parents and teachers responded to the Children Executive Functioning Inventory (CHEXI) and questionnaires (QPA for parents and QPR for teachers) about child and teacher s basic informations. In the intervention stage, the teachers of GE were instructed and supervised in the implementation of the activities of the PIAFEx. The teachers conducted the activities daily in the classroom. The GC remained with the regular activities. At posttest, the same procedure of the pretest was repeated, except for the EMMC and questionnaires QPR and QPA, and an interview was performed with the EG teachers. ANCOVAs were conducted, with each performance index of each instrument in the posttest as the dependent variable and the same performance in the pretest as covariate, separately for each grade level. The analyzes showed gains of the intervention on performance in attention and inhibition, measured by performance tests, for preschool children and on attention, inhibition and cognitive flexibility, measured by performance tests, and planning and working memory, as measured by CHEXI for children from 1st grade. There were gains in vocabulary skill only to EG from 1st grade and no gain on the naming speed, as expected since the intervention did not aim to develop such skill. Regression analyzes showed that socioeconomic, family and school / teacher variables contribute to the development of cognitive flexibility skills, even only individual variables figured as predictors of measures of inhibition. These analyzes also suggest that participation in the intervention may outweigh the effects of socioeconomic, family and school / teacher variables, confirming the effects of the intervention evidenced from ANCOVAs. A content analysis of the interviews with the teachers of the EG showed their perceptions of gains in organizational skills, planning, discipline, interaction and conflict resolution among children. The study enabled the development and contributes to providing an unprecedented intervention procedure in Brazil. Furthermore, the research showed its applicability in different grade levels and its effectiveness in promoting the development of EF in preschoolers and children in early elementary school, promoting fruitful contributions to the dialogue between neuropsychology and education, from a preventive view. - TeseAdaptação e implementação do programa de intervenção precoce sobre o funcionamento executivo para crianças e adolescentes com TDAHAndrade, Amanda Menezes (2013-02-05)
Psicologia
Many studies have investigated the association between deficits in executive functioning and the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), having been found frequent relationship between both. As a result of these findings, it is increasingly necessary that interventions can be developed in an attempt to improve the impact of symptoms generated by this association in people's lives. Thus, this research had three phases. First, a cognitive assessment was conducted with the subjects, in order to characterize the sample, consisting of 38 children and adolescents from 7 to 17 years old, with diagnosis of ADHD. The instruments were a battery of assessment of executive functions and WISC III Cubes and Vocabulary's subtests. Additionally, parents and teachers responded tests about the behaviors of the participants and, complementary, parents filled out an interview of anamnesis. Second, it was conducted an adaptation of the intervention procedure called "Intervention's Program on Self-Regulation and Executive Functions" (PIA FEx) for the sample of this study. In the third stage, there was the implementation of the intervention's program, with 8 children, with the goal to establish whether the activities would be effective in reducing the impact of executive deficits in tests and scales. In parallel, there was a control group consisting of 10 members that were not inserted in any kind of activity conducted by the researcher. At the end of the intervention was carried out an evaluation post-test with participants of the experimental and control groups, following the same principles of the pre-test, but without the WISC III. The results present some aspects of adaptation of the intervention and show that all the training was conducted in groups, being stimulated mutual collaboration among peers, so that all activities were mediated by this author. To obtain quantitative results were conducted descriptive analyses of the performances in the pre and post-test, and analyses of covariance of group effect on the performances in each measure in the post-test, using the covariants estimated IQ, age and performance in equal measure in the pre-test. The data showed that, in general, the average of the performances of the experimental group in the pre-test were larger than those of the control group. In relation to the effect of the intervention, the proposed procedure was effective in stimulation of selective attention, inhibitory control and auditory component of working memory in GE participants. Although they have been found few significant data for the effect of the intervention, for all tests the GE showed tendency to play better than GC. In this way, it is possible to observe indications of effectiveness of the proposed intervention, although further studies are needed using the same intervention program on samples with ADHD. - TeseDesempenho funcional na síndrome de Down: relações com o suporte social e qualidade de vida de seus cuidadoresRezende, Luciana Krauss (2013-08-06)
Psicologia
Crianças com síndrome de Down (SD) apresentam disfunções neuro-sensório-motoras que limitam sua funcionalidade e participação social. O objetivo do estudo foi investigar as relações entre o desempenho funcional de crianças com SD e a percepção do suporte social, qualidade de vida e nível socioeconômico de seus cuidadores. Cinquenta cuidadores de ambos os gêneros, cuidadores de crianças com SD, com idade entre seis meses e sete anos e meio, foram divididos em dois subgrupos homogêneos pelas idades de 6 meses a 4 anos (n=24) e maiores de 4 anos a 7 anos e meio (n=26), frequentadores regulares de instituições especializadas. Os instrumentos utilizados foram WHOQOL Bref, Escala de suporte social, Inventário de avaliação PEDI, Questionário de nível socioeconômico (ABEP) e Questionário de identificação do participante. Os resultados demonstraram que o desempenho funcional de crianças com SD referentes às habilidades funcionais e assistência do cuidador foram diferentes para as diferentes faixas(grupos) etários. Existe correlação de fraca a moderada entre os escores de qualidade de vida e suporte social. É possível visualizar uma leve tendência de maiores valores do escore de qualidade de vida para maiores valores de suporte social. Para identificar a existência de suporte social entre os cuidadores de crianças com SD, fizemos uma análise da relação entre o número de pessoas suportivas e suporte social percebido e notamos que existe uma correlação entre fraca e moderada entre as duas variáveis. Com relação ao número de pessoas tidas como suportivas, para o grupo estudado os cuidadores em sua maioria não percebem as pessoas tidas como suportivas. Observamos que em relação ao nível de satisfação com o suporte social, os cuidadores em sua maioria estão insatisfeitos com o suporte social recebido. Para os indicadores dos domínios que compõem o índice de qualidade de vida, a correlação mais elevada encontrada foi entre o domínio social e o psicológico do indicador de qualidade de vida. Observou-se correlação negativa entre a maioria dos indicadores de qualidade de vida e o nível socioeconômico e grau de instrução, ou seja, pode ser dito que foi notada uma qualidade de vida inferior para piores níveis socioeconômicos principalmente considerando-se o domínio ambiental. Observou-se que nos níveis socioeconômicos piores o grau de instrução é menor. Conclui-se que trabalhos que identifiquem formas de intervenção que favoreçam o suporte social para as famílias que tenham filhos com SD devem ser alvo de investigações futuras partindo da premissa que o suporte social, integra as políticas públicas referentes à educação inclusiva. - TeseVerificação das propriedades psicométricas da bateria de visualização e raciocínio da Leiter-R em crianças dos 2 aos 8 anos e nos distúrbios do desenvolvimentoMecca, Tatiana Pontrelli (2013-12-10)
Psicologia
Uma das possibilidades de avaliar a inteligência de pessoas com distúrbios do desenvolvimento é por meio de testes não-verbais como Escala Internacional de Inteligência Leiter-R. Os objetivos do presente deste estudo foram verificar evidências de validade e fidedignidade da Leiter-R para crianças dos 2 aos 8 anos de idade, pertencentes a escolas públicas e privadas, bem como em indivíduos com Síndrome de Down (SD) e Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Foram avaliadas 695 crianças de escolas regulares da cidade de São Paulo. Os coeficientes de Kuder-Richardson e Método das Metades com correção de Spearman-Brown mostram-se adequados para a amostra geral. Mas a precisão variou entre os subtestes de acordo com cada faixa etária. Foram verificadas correlações, em geral, de magnitude moderada entre teste-reteste. Análise Fatorial exploratória indicou 2 fatores na Leiter-R, corroborando o modelo de estrutura interna do teste. Análises de variância foram conduzidas e revelaram diferenças estatisticamente significativas entre as idades, com aumento progressivo dos escores. Diferenças significativas também foram observadas entre crianças de escolas públicas e particulares. Entretanto, não foram verificadas diferenças de gênero para o escore total e para os subtestes. Foram realizadas Correlações de Pearson entre a Leiter-R e outros instrumentos que avaliam inteligência, bem como outros construtos. Os resultados indicaram correlações com testes que avaliam inteligência, sendo maiores valores observados com o teste SON-R 2½-7[a]. O desempenho na Leiter-R também se correlacionou com memória de trabalho, escrita em pré-escolares, e com nomeação rápida de objetos. Análise de Regressão Linear verificou a capacidade preditiva da Leiter-R em habilidades acadêmicas de leitura de palavras e aritmética. O segundo estudo verificou o perfil na Leiter-R de crianças com SD e com TEA. Participaram 30 crianças com SD e 40 com TEA pareados com grupo controle por sexo, idade (em meses) e tipo de escola. Os resultados apontaram para diferenças estatisticamente significativas entre SD e controle, indicando que a Leiter-R é capaz de discriminar grupos com diferentes níveis de funcionamento intelectual. Nos TEA diferenças foram observadas para o grupo controle em tarefas de raciocínio indutivo e sequencial, discriminação e síntese visual. Mas não foram observadas diferenças em tarefas com demandas visuo-espaciais. Análises intra-grupo mostraram perfis diferentes dos grupos clínicos em relação ao perfil dos controles, indicando possíveis áreas de forças e fraquezas. Nos TEA também foi verificada heterogeneidade de perfis a partir de análise de clusters e comparação entre eles. Observaram-se correlações entre a Leiter-R, funcionamento adaptativo e sintomas relatados pelos cuidadores. Por fim, análise de funcionamento diferencial do itemapontou DIF para alguns itens, em sua maioria a favor do grupo com SD. Desta forma, os resultados do presente estudo mostraram adequação das propriedades psicométricas da Leiter-R e da sua utilização em indivíduos com distúrbios do desenvolvimento. - TeseAvaliação neuropsicológica, comportamental e neurológica de irmãos de indivíduos com transtornos do espectro do autismoDuarte, Cintia Perez (2014-01-30)
Psicologia
Autism Spectrum Disorders (ASD) are characterized by impairments in social interaction, behavior and language. Despite the fact that there are no specific biological markers in ASD, there are evidences that its manifestation is due to biological alterations. This hypothesis is endorsed by the fact that, when compared with the general population, some family members of people with ASD - despite not fitting the diagnosis present some cognitive and social impairments as well. The aim of this study was to compare the performance of siblings of individuals diagnosed with ASD (ASDS) (N=29) with a control group composed of siblings of individuals with typical development (TDS) (N=25) on behavioral scales, neuropsychological tests and neurological assessment. Assessment of individuals diagnosed with SDA was carried out for subsequent analysis of the ASDS regrouped in relation to the compromise of their diagnosed siblings. The ASDS group presented higher impairment in the ASQ and in the level of adaptive behavior relating to socialization. When it comes to behavior impairment, they differed in the activity and social competence scales and in the anxiety/depression syndrome scales and in the socialization problems as well as in the internalization and total of problems scales. When compared based on the classifications normal, borderline or clinical, they had poorer performance for activities (competence), isolation and depression, somatic complaint, problems of socialization and in the internalization scale. In the neuropsychological tests, they differed in relation to processing speed in the execution of a picture naming task, time for visual search of stimuli presented in a piece of paper, in the copy and memory reproduction of the model of complex figure and in the evocation of words by the phonological principle in a verbal fluency test. Differences related to cephalic perimeter were described. In the intragroup (ASDS) analysis there was a difference when it was considered the level of adaptive behavior of their diagnosed siblings. Those who have siblings with deeper impairment also presented more alterations related to the everyday activities and to socialization when compared to the ones who have siblings with moderate impairment. In such case, siblings of individuals with the diagnosis of Autism Spectrum Disorders presented more alterations than the control group in neuropsychological tests, adaptive behavior assessment scales and behavior problems. - TeseA família como modelo: concepções e expectativas parentais sobre aprendizagem infantilNogueira, Carmen Silvia de Souza (2014-02-11)
Psicologia
This qualitative study analyzes the modality of learning among the families who received complaints from the school. This is done by identifying the modality of learning of the parents in order to understand their subjective position as teachers in nurturing the bond established with their children in relation to education. We assume that learning does not begin in school, but in the environment in which the child is born and raised, and many of children s attitudes outside the family environment reproduce their parents learning patterns, which in turn reveal the models they had in their relationships with their own parents. To that end, the theoretical axis focuses on authors who consider learning to be a result of not only cognitive potentiality, but also of the relationships established with a significant other, in this case with the parents as teaching figures. Our conception of learning, therefore, is that it is a binding process, shaped by the family legacy that underlies the construction of subjectivity, with each member having peculiarities in their development, albeit belonging to the same biological universe. The instruments for data collection were semi-structured interviews and graphic production of Peer Teaching and Family Teaching projection drawings from Visca (2009), amplified to measure the overlap between the current family and the parental family, thereby creating a joint assessment for the household. The data revealed the similarities and differences of parents in relation to their own and their child s learning, as well as the models brought from their own family backgrounds. The customized analysis of each family, the understanding of the place given to learning in these nuclei, the parental roles and functions associated with the children s needs, as well as the projections of the previous generation on the children, all converged with the identification of a learning model. The knowledge of family models shed light on the scope available to parents as they assist the child s achievements. By identifying parents concepts and modes of learning and the way they contribute to how children meet the challenge of school, we enable a future collaborative intervention process which takes into account points of ease and difficulty to guide the child through its education. - TeseMediação materna: análise da experiência de aprendizagem mediada entre mães e suas filhas com Síndrome de WilliamsLee, Lucia Cunha (2014-06-10)
Psicologia
A interação de pais e filhos configura-se como uma importante interface na avaliação psicológica. A Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) descreve um tipo de interação dirigida que influencia o desenvolvimento das capacidades da criança com a qual o adulto interage. Vale destacar a importância da função mediadora que os pais podem estabelecer com seus filhos e como essa pode ser afetada quando o filho apresenta algum transtorno em seu desenvolvimento. A Síndrome de Williams (SW) é ocasionada por uma aneusomia segmentar devido à deleção de múltiplos genes na região cromossômica 7q11.23. Alguns indicadores para o diagnóstico da síndrome são identificados desde o nascimento, como as características faciais típicas a presença de alterações cardíacas e renais. Na dimensão relacionada ao comportamento, observa-se excessiva sociabilidade e um perfil cognitivo com deficiência intelectual e discrepâncias na manifestação de habilidades cognitivas, como prejuízos visoespaciais e preservação de habilidades de linguagem, especialmente as expressivas. Com base nesses pressupostos, o presente estudo analisa as ações mediadoras apresentadas por mães a partir de atividades semidirigidas (montar quebra-cabeças e contar e recontar histórias), realizadas com suas filhas que apresentam SW. Para isso, foi descrito como essas mães manejam as mediações com suas filhas, tendo por base a EAM. Participaram desse estudo três díades mãe-criança, em cinco encontros consecutivos, sendo dois entre a mãe e a criança e três entre a mãe e a pesquisadora. Nos encontros com os pares mãe-criança, foi possível notar que diante de tarefas, as mães apresentaram ações mediadoras diversificadas no que diz respeito à quantidade e qualidade, expondo diferenças de acordo com o tipo de atividade e a complexidade das tarefas (como dar instruções verbais, utilizar modelo para o quebra-cabeça, chamar atenção para partes da história). As categorias da Escala EAM revelaram-se apropriadas para etapas de avaliação, oferecendo um levantamento do repertório de ações do mediador. Verificou-se que a experiência compartilhada entre a mãe e a filha foi um estímulo e um facilitador para as situações de reflexão nas entrevistas individuais com as mães. Assim, a associação da observação - por parte da mãe - da interação com a sua filha, com a entrevista individual, indicou ser um dispositivo importante para a modificação qualitativa das estratégias de mediação e promissora no desenvolvimento de suas crianças com SW. Logo, enfatiza-se a importância das observações das interações parentais, além de reflexões dirigidas sobre elas, como um recurso na avaliação e na intervenção na área de transtornos de desenvolvimento. - TeseGênero e empatia como moduladores dos processos de decisão social no Ultimatum Game: um estudo comportamental e eletrofisiológicoCampanhã, Camila (2014-06-16)
Psicologia
Because we live in society, constantly choices are relate not only our personal interest. Recent study (CAMPANHÃ et a, 2011) was verify that he participants realize your friends as more fair than an unknown, showing a unreleased information in the social decision making studies. Preview studies demonstrated the relation between an event-related potential, the Medial Frontal Negativity (MFN), in the unfair offers to unknown proposers, however not by friends. Beside this, the sLORETA analysis revealed a significant difference in the medial prefrontal cortex region - related to empathy and metallization - in the unknown condition when compared the unfair offers with the fair offers, however, not in the friend condition. The difference in the unfair perception related to the proposer introduces a new question about the widely accept altruistic punishment concept. Therefore, the present study aimed (i) to investigate the empathy and gender impact as modulators factors in the Ultimatum Game (UG) when the interaction is with a trustworthy person (friend) and an unknown; (ii) to investigate the behavior characterized as altruistic punishment in the adapted UG in two different interaction context. Thus, was realized two experiments. The first one, similar the anterior one, the participants played the UG with a friend and an unknown. Therefore, we controlled the empathy level (low and high) and gender. In the second experiment, beside the gender and empathy level control, the participants had to decide whether accept or reject the share proposals the R$120,00 reias between three persons: the proposer, the participant and a third person ( dummy ), that was a friend and a unknown in the first part of the game. In the second part of the game, the participants only decide whether accept or reject in the place of the friend and an unknown and don´t had any earnings and any loss involved. As results, was observed large rate of rejection the unfair offers proposed by an unknown than by the friend. The friend was judged as more fair. Also, was observed that the men reject more offers made by an unknown. The participants with high level of empathy rejected more unfair offers that was made by an unknown and presented the MFN amplitude more negative for unknown proposer and more positive for friend proposer. The men with high level of empathy presented the MFN amplitude more negative for the unknown. In the second experiment, the participants rejected more unfair proposals for both kind of third part. The MFN amplitude was more negative when the proposals were unfair for both (the participant and the third part). As well as women and for high empathy level participants. In the second part of the experiment two, the participants benefited more the friend. The MFN amplitude was more negative for the men in the interaction unknown proposing to the friend. The women presented more large P3 amplitude in the interaction unknown proposing to the friend. Taken together, the results suggest that the empathy and gender impact when a friend is involved. Beside this, the personal gains and losses involvement also was an important factor in the fairness perception. The present study corroborates with preview studies that showed the fairness perception modulated the trust and that he empathy and gender are factors with more or less impact in different context. - TeseEstudo comportamental e eletrofisiológico de crianças e adultos com dislexia do desenvolvimento em uma tarefa de decisão lexicalOliveira, Darlene Godoy de (2014-07-31)
Psicologia
Developmental Dyslexia has a main deficit the effective word recognition, which is a complex cognitive processing due perceptual skills, language and later stages of syntactic and semantic integration. Among the wide range neurobiological evidence related this disorder in childhood and across life-span, event-related potential measures indicates differentiated pattern in amplitudes, latencies and hemispheric processing in different stages of sensory/perceptual, orthographic, phonologic and semantic processing. These electrophysiological evidences are related to behavioral deficits and to reading compensatory mechanisms in Dyslexia. The present thesis aimed to verify and compare the behavioral and electrophysiological pattern of adults (Study 1) and children and adolescents (Study 2) with and without Dyslexia during a Lexical Decision task. The sample of Study 1 comprised by 20 dyslexics and 23 normal readers with college degree. In Study 2, twenty dyslexic children and adolescents and twenty normal readers were included. All participants were matched for gender, age and educational level and performed a battery of intelligence, reading, writing and phonological awareness tasks. The lexical decision task was composed by regular high frequency words in Brazilian Portuguese, quasi-words derived from real words and pseudowords not derived from real words. Behavioral results in both studies revealed that dyslexics had worse accuracy and increased reaction times in all lexical categories. ERPs analysis of Study 1 indicated greater amplitudes in right P100 for both groups. The N170, N400 and LPC were reduces on the left hemisphere for dyslexics. N400 and LPC were higher for words and quasi-words, stimuli that are represented on orthographic and phonological lexicon. Correlations data in all sample verified reduced N170 and LPC left amplitudes associated with good performance in behavioral reading, writing and phonological awareness tests. GD with slow behavioral performance exhibited higher N170 and N400 on left hemisphere. Study 2 results indicated greater P100 on right hemisphere for all lexical categories in all sample, and reduced for DG. N170 were higher at left side and for quasi-words. N400 were higher for words and quasi-words, as well reduced in left hemisphere for DG. LPC were higher in left hemisphere for pseudowords and reduced in dyslexics. Correlational results revealed reduced left N170, N400 and LPC in dyslexics with slow behavioral performance. Controls with slow performance exibithed higher P100 amplitudes, as well higher left N400 if they had higher reading skills. Generally, ERP analysis indicated lacks of hemispheric specialization in dyslexics. The absence of ERP group differences on Study 2 can be related to developmental reading fluency processes, although we verified positive correlations between higher linguistic ERP amplitudes and better behavioral performances for both children and adults. We conclude that dyslexic children and adults present differenciated ERP amplitudes and hemispheric distribution during reading in Brazilian Portuguese. - TeseRelações entre variáveis psicossocioambientais e competência em leitura de crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma rede públicaMendes, Eva Cristina de Carvalho Souza (2014-08-07)
Psicologia
Introdução: resultados insatisfatórios no desempenho escolar tem motivado uma série de investigações para pesquisar possíveis variáveis associadas a este desfecho. Como cada rede escolar apresenta características peculiaridades é recomendado que tais pesquisas se multipliquem em cada contexto escolar. Objetivos: avaliar o desenvolvimento de leitura de crianças do 3º ano do ensino fundamental matriculadas em Unidades Municipais de Educação de Santos-SP, verificar a relação entre os resultados nos testes de leitura, a pontuação obtida na Provinha Brasil-Leitura e variáveis relacionadas à criança e à família. Participantes e Método: participaram do estudo 142 crianças, com idades entre 8 e 11 anos, do 3º ano do ensino fundamental de quatro escolas municipais, escolhidas por sorteio, de quatro regiões da cidade de Santos São Paulo. A amostra é homogênea entre as escolas no que diz respeito ao número, idade e gênero dos participantes. A coleta de dados foi realizada no ano de 2013. O resultado da Provinha Brasil computado foi a do semestre imediatamente anterior (Provinha Brasil Leitura 2012-2). Os instrumentos para avaliar as variáveis possivelmente preditoras do desempenho escolar foram: a) Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; b) Questionário do Nível Socioeconômico e Recursos do Ambiente Familiar; c) Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras; d) Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura com os Subtestes de Compressão de Sentenças Escritas e Faladas e Teste de Nomeação Automática Rápida. Resultados e Discussão: o desempenho na Provinha Brasil foi de nível 4, não diferindo das demais escolas da rede. O resultado de todos os testes mostrou pequenas flutuações entre os alunos das 4 escolas demonstrando homogeneidade entre eles. Como esperado, houve correlação positiva e significativa entre as variáveis de aprendizagem de leitura, bem como houve correlação significativa entre variáveis de aprendizagem e inteligência não-verbal. A nomeação automática rápida apresentou correlação significativa negativa com as variáveis de aprendizagem de leitura, indicando que quanto maior o tempo de nomeação menor domínio nas habilidades de leitura. Em relação às variáveis socioambientais não houve correlação significativa com as variáveis de aprendizagem de leitura. Além disso, as variáveis de leitura correlacionaram-se com a variável preditora de aprendizagem de leitura brinquedos. Os resultados deste estudo sugerem que a presença de brinquedos no ambiente familiar possam ser um preditor para a competência leitora. A análise de regressão linear mostrou que 42,9% da variância no desempenho da Provinha Brasil-Leitura é explicado pelas variáveis socioambientais, variáveis de aprendizagem de leitura e variáveis preditoras de aprendizagem de leitura. Escolaridade parental era uma variável que se esperava preditora positiva mas isso não ocorreu. Este e outros detalhes deverão ser melhor explorados em análises mais detalhadas. Os resultados deste estudo demonstram desempenho médio satisfatório dos alunos desta amostra. Métodos visando detectar dificuldades específicas dos alunos e das famílias são recomendados para ampliar o número de alunos com bom desempenho.