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- TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e FlexibilidadeCognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAHe o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAH e o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle. - TeseAdaptação transcultural e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção com jogos no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em criançasFerreira, Rodrigo Carlos Toscano (2024-03-26)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A literatura científica tem demonstrado correlações positivas entre o desenvolvimento motor e as habilidades cognitivas, mais especificamente as funções executivas e o desempenho acadêmico. O objetivo geral deste estudo foi adaptar transculturalmente e avaliar os efeitos de um programa de intervenção motora no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em crianças. O estudo foi dividido em duas partes. Primeiramente, foi realizada a adaptação transcultural e a análise dos juízes quanto à carga de demandas cognitivas do programa de jogos e atividades propostos no livro “Melhorando a cognição da criança com jogos de atividade física”, do Dr. Phillip Tomporowski, que apresenta 18 jogos para o aprimoramento da cognição. Após a adaptação transcultural e validação dos juízes, foi aplicada a intervenção em uma amostra da população brasileira, composta por 48 crianças de 7 e 8 anos, divididas em grupo controle e grupo experimental, dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais, de um colégio particular de São Paulo. Foram utilizados os seguintes instrumentos: para a avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças - Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); Para a avaliação das funções executivas foram utilizados o Teste de Trilhas para Escolares (Trilhas), o Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), o Teste de Atenção Visual (Tavis-4) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I); e para avaliar o desempenho acadêmico foram utilizadas as avaliações escolares e notas trimestrais. Na análise de dados, inicialmente utilizou-se o teste t pareado presente em R base para comparar as médias do grupo controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção. Em seguida, calculou-se a diferença entre essas médias, comparando o r de Pearson do grupo controle e do grupo experimental por meio do teste Z de Fisher, para compreender o efeito da proposta de intervenção para promoção do desenvolvimento cognitivo e motor em crianças com base nos jogos do livro do Tomporowski, McCullick e Pesce. Os resultados apresentados neste estudo apontam que não houve diferenças significativas entre as médias do grupo controle e experimental, possivelmente pelo fato do grupo controle ser ativo e obter um programa bem estruturado nas suas aulas regulares de Educação Física. Além disso, ressalta-se que a pesquisa foi realizada em uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo, em alunos com alto poder aquisitivo, diferentemente da maioria das crianças da população brasileira. Mesmo assim, notou-se diferenças qualitativas em relatos de pais e professores, como por exemplo no IFERAI. Novas pesquisas são necessárias para dar continuidade ao efeito de intervenções motoras com demandas cognitivas nas habilidades cognitivas das crianças. - TeseAlfabetização e deficiência intelectual : estudo sobre o desenvolvimento de habilidades fonológicas em crianças com Síndrome de Williams e Síndrome de DownSegin, Miriam (2015-02-10)
Psicologia
O desenvolvimento das competências linguísticas como o vocabulário, a consciência fonológica e o conhecimento das letras são associadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças com desenvolvimento típico. Há poucos estudos sobre o desenvolvimento dessas competências em crianças com distúrbios do desenvolvimento que exibem além de deficiência intelectual (DI) em graus variados, perfis linguísticos específicos como, por exemplo, as crianças com Síndrome de Down (SD) e Síndrome de Williams (SW). Esse estudo teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de intervenção, utilizando o treino de habilidades fonológicas como auxiliar para o processo de alfabetização, para 6 crianças com idades entre 9 e 11 anos, sendo 3 com SD e 3 com SW, matriculadas no ensino regular. Para cumprir os objetivos do trabalho foram selecionados instrumentos para avaliação do potencial intelectual (WISC III, sessões lúdica de observação), do perfil comportamental (CBCL/6-18), do vocabulário receptivo (TVIP) e compreensão de comandos verbais (TOKEN), das habilidades de Consciência Fonológica (PCFO), de Consciência Sintática (PCS) e leitura e escrita (BALE). Além destes instrumentos foram realizadas 32 sessões utilizando-se o software de alfabetização fônica e materiais lúdicos (alfabeto móvel, blocos lógicos e lápis e papel) como auxiliares no procedimento de intervenção. Após isso os participantes foram reavaliados por meio da PCFO. Como resultados dos dois grupos observou-se, no CBCL/6-18, comprometimento na realização de trabalhos e tarefas, na capacidade de brincar e trabalhar sozinha, no desempenho acadêmico, na participação em organizações, problemas de atenção dentre outros. No teste TVIP foi possível observar que o vocabulário receptivo está muito abaixo do esperado para a escolaridade e para a idade. A avaliação da compreensão de comandos verbais medidas pelo TOKEN foi prejudicada porque 4 crianças não apresentaram os conhecimentos para a realização da atividade. Na PCFO (pré e pós-intervenção) e na PCS os resultados apresentados pelos dois grupos mostraram grande comprometimento com desempenho muito abaixo do esperado em função da idade e da escolaridade. Com relação a BALE, as crianças não apresentavam habilidades para a realização das atividades. Foi possível concluir que a estimulação por meio do treino de consciência fonológica promovida nesse estudo com o auxílio do programa Alfabetização Fônica Computadorizada produziu ganhos para a habilidade de reconhecimento do nome das letras do alfabeto por meio dos seguintes subtestes: vogais e consoantes. A evolução apresentada pelos participantes, se considerarmos que estas crianças já frequentaram a escola por mais de 3 a 4 anos e mesmo assim apresentavam prejuízos em habilidades precursoras básicas para o desenvolvimento de leitura e escrita, com apenas 32 sessões em um prazo de aproximadamente dois meses, houve um progresso acentuado. Em suma, o procedimento de intervenção para o desenvolvimento da CF mostra-se um caminho promissor para melhorar os desempenhos nessas habilidades para crianças com DI. - TeseAplicação do Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC) versão de pais em uma amostra de crianças de estados do Nordeste do Brasil para avaliação de dificuldades escolaresBarros, Bruno Gustavo Lins de (2022-05-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Evidências de atrasos cognitivos no desenvolvimento em crianças são um importante indicativo para que pais busquem por avaliação neuropsicológica (ANP) para analisar as dificuldades cognitivas dos seus filhos. A ANP tradicional demanda tempo e custos significativos, o que pode dificultar seu acesso em uma realidade socioeconômica mais difícil como a de muitas cidades da Região Nordeste do Brasil. Diante disso, inventários que avaliam dificuldades cognitivas, baseado nos relatos de pais e professores ajudam a rastrear os principais problemas do desenvolvimento, entretanto há poucos instrumentos validados para esse fim. Um deles é o Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC), desenvolvido por Marino, em sua tese de doutorado, que avalia perfis cognitivos compatíveis com Deficiência Intelectual (leve), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia. O objetivo deste trabalhofoi buscar evidências de validade para o IRDC versão de pais, com base em variáveis externas para uma amostra de crianças do Nordeste do Brasil. Pais de 63 crianças com queixas de dificuldades escolares e de desenvolvimento, que tinham entre 6 e 11 anos, residentes em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, responderam oIRDC, o Inventário de Dificuldades em Funções Executivas (IFERA-I), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e um Roteiro de perguntas sobre desatenção, hiperatividade e impulsividade (TDAH-DSM), para buscar evidências de validade adicionais do IRDC. A aplicação dos questionários aconteceu na modalidade online, com a divulgação nas instituições que atendem as crianças com atrasos no desenvolvimento, secretaria de educação e escolas. Nos resultados, foram realizadas análises descritivas e correlação de Pearson entre os fatores do IRDC e os do IFERA, SDQ e TDAH-DSM. Também foram comparadas as médias dos fatores do IRDC entre os grupos com diferentes condições clínicas relatadas por seus pais, especificamente transtorno do espectro autista (TEA), TDAH e DI. Para isso foi utilizada a análise Kruskal-Wallis e comparação par a par de Dwass-Steel-Critchlow-Fligner com nível de significância de 0,05. Os resultados mostraram que a maioria das correlações foram positivas e de magnitude fraca a moderada, entretanto todos os fatores do IRDC apresentam correlação com os do IFERA. As correlações entre o IRDC e o TDAH DSM foram majoritariamente significativas, positivas e variando entre moderada a forte. As correlações entre IRDC e SDQ foram significativas, positivas e de magnitude fraca, moderada e forte. Sendo assim, pode-se dizer que o IRDC demonstrouevidências de validade adicionais, quando avaliada sua utilização em cidades da Região nordeste do Brasil, sendo um bom instrumento de rastreamento de dificuldades associadas ao desenvolvimento em crianças com sinais de desatenção, dificuldades de leitura e com dificuldades em habilidades intelectuais, podendo discriminar grupos de crianças com indicadores clínicos de dificuldades cognitivas - TeseCaracterização e análise comparativa dos perfis atencionais em adultos com sintomas de TDAH e TEA a partir de uma perspectiva dimensionalSilva, Mayara Miyahara Moraes (2024-11-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são complexos em função de sua variabilidade sintomatológica cujos sintomas se iniciam na infância, e em sua maioria, perduram até a vida adulta. O Transtorno do espectro autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) fazem parte do grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento e por sua vez compartilham alguns déficits, dentre eles estão a falta de atenção, distração, impulsividade e hiperatividade. Esses dois transtornos têm apresentado condições comórbidas altas, sendo, atualmente, o caso de 70% das crianças com TEA também poderem apresentar sintomas relacionados ao quadro de TDAH. É importante que possamos analisar esses transtornos de forma dimensional, justamente por conta da sua complexidade e variabilidade de apresentação sintomatológica. Este trabalho tem como objetivo geral caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença de sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA. Como objetivos específicos serão avaliados os perfis atencionais assim como os tipos de atenção (atenção voluntária, automática e temporal), de modo a estabelecer, não somente as semelhanças e diferenças entre os perfis atencionais, mas compará-los e analisá-los a partir de uma perspectiva dimensional. Caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA, e discutir o espectro atencional em função de uma abordagem dimensional do TDAH e TEA. Esta é uma pesquisa de caráter transversal, exploratória, consistindo na investigação e análise de dados da coleta com uma amostra de conveniência de 120 participantes adultos na faixa etária de (18 – 59) de idade, coletada em São Paulo e em São Luiz, os testes computadorizados foram utilizados para avaliação da orientação voluntária, automática e temporal da atenção, além do Teste de desempenho contínuo de Conners (CPT II) e aplicação de questionários de rastreio nos participantes em função dos sintomas de TEA avaliados pelo Quociente do Espectro do Autismo – Adultos (QA) 16+ anos e o dos sintomas de TDAH pela Adult Self-Report Scale 18 – (ASRS). Para o primeiro objetivo, nós realizamos análises descritivas de todas as variáveis (média, desvio-padrão, valores mínimos e máximos). Para o segundo e terceiros objetivos diversos caminhos foram testados, incluindo análises de cluster e análises de perfis latentes em que a decisão final foi manter a análise de perfis latentes utilizando como indicadores as variáveis do AQ e do ARSR. A análise de classes latentes identificou dois perfis: um associado ao TDAH e outro a habilidades sociais e atenção variável. A análise de clusters, por sua vez, encontrou dois grupos: um com bom desempenho em atenção e funções executivas e outro com dificuldades nesses aspectos. A análise EGA, por fim, revelou dois agrupamentos: um com relação complexa entre TDAH e habilidades sociais e outro com melhora em atenção sustentada e declínio na vigilância. revelou diferentes perfis de atenção, sugerindo uma complexa interação entre TDAH, habilidades sociais e desempenho em tarefas de atenção fornecendo indicadores importantes para compreender a heterogeneidade e dimensionalidade do TDAH e o impacto na vida dos indivíduos. - TeseCriação de jogos nas aulas de Educação Física como estratégia para o desenvolvimento de funções executivas no contexto escolarPaiano, Ronê (2019-02-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Pesquisas têm demonstrado que o desempenho acadêmico dos alunos pode ser influenciado pelas Funções Executivas (FE), que se referem a uma série de processos cognitivos os quais possibilitam ao indivíduo controlar e regular seu comportamento frente às demandas e exigências ambientais. Uma das formas de estimular as FE na escola é por meio de jogos e brincadeiras, porém, para que isso ocorra, eles devem ser planejados a fim de que possam fornecer estímulos cognitivos aos alunos. O objetivo geral desta tese foi implementar e avaliar os efeitos de uma proposta de criação de jogos nas aulas de educação física para estimular o desenvolvimento das FE em alunos do 4.º ano. Participaram deste estudo 83 crianças, entre oito e dez anos de idade, do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo, seus respectivos pais, quatro professores de educação física e quatro professores de sala de aula. Os participantes foram divididos em: Grupo Experimental (GE), onde foi implementado, e Grupo Controle (GC), que continuou com as aulas de educação física regulares, sem intervenções específicas. Os instrumentos utilizados para avaliar as FE foram o Teste de Trilhas para Escolares (TT), Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Inventário de Funcionamento Executivo e Regulação Infantil (IFERA-I). Para avaliar o perfil comportamental, foram utilizados o Inventário de Comportamento Motor (MBC) e o Breve Monitor de Problemas (BPM) e, para se conhecer o nível de atividade física habitual, utilizou-se o Questionário de Atividade Física Habitual. O registro das intervenções ocorreu por intermédio do diário de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. Foram conduzidas análises não paramétricas, utilizando-se o teste de Mann-Whitney para comparar a média do ganho que é obtido com o cálculo da diferença dos resultados pós menos pré. O diário de campo, as entrevistas com os professores e a escuta dos alunos foram analisados de forma descritiva. Encontraram-se nos resultados efeitos significativos da intervenção no ganho do GE em comparação ao GC, tanto no TAC quanto nos itens relacionados à atenção de instrumento preenchido por pais (BPM) e pelos professores de educação física (MBC), o que reforça uma melhora nesse componente percebida (relatada) por diferentes instrumentos e informantes. Os professores de educação física reportaram a experiência como positiva e perceberam que a participação ativa dos alunos aumentou a motivação para a prática e melhorou a relação entre eles e o próprio professor. A percepção dos alunos sobre essa experiência de criar e vivenciar jogos foi relatada como de felicidade e realização. Citam como pontos positivos poder usar a imaginação, jogar um jogo novo e perceber a possibilidade de que seu jogo seja praticado por outras pessoas no mundo. Como dificuldades, mencionaram os ruídos na comunicação e no diálogo para o entendimento do grupo, assim como apresentar para os colegas o jogo e lembrar das regras na hora dele. Foi possível se identificar uma relação da intervenção com as FE ao se analisar cada etapa vivenciada e também nas falas dos alunos. Esta tese apresenta de forma inédita uma relação entre as medidas de funções cognitivas como FE e atenção e a educação física escolar, investigou uma faixa etária menos pesquisada no âmbito das FE e utilizou uma estratégia de aula inovadora na qual o aluno é protagonista de sua aprendizagem e cogestor da aula. Os resultados apresentados neste estudo são promissores e apontam para uma associação positiva entre a intervenção proposta e melhora em indicadores de atenção e FE. Entretanto, mais estudos são necessários para dar continuidade a este trabalho investigando efeitos de intervenções mais extensas e em outras faixas etárias. - TeseDesenvolvimento e avaliação de um guia de atividade física para melhoria das condições de saúde de pessoas com Síndrome de Prader-WilliAmaro, Alexandre Slowetzky (2017-03-23)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Prader-Willi Syndrome (PWS) is a genetic anomaly resulting from the absence of gene expression of parental chromosome 15 (11.2q-13q) in a region controlled by a genomic imprinting. PWS is the genetic syndrome most commonly associated with obesity, because they do not develop the sensation of satiety which leads to the constant search for food (hyperphagic behavior). PWS is also marked by intellectual disability, deficits in executive functions, emotional and behavioral problems. Given the lack of information about PWS in Brazil and informative material that helps parents and professionals in the management of the syndrome, mainly for physical activity practices, the present thesis was composed of two studies: Study 1: it had as objective to conduct a survey about health condition of PWS population in Brazil and Study 2: developed and evaluated a guide and a physical activity program to improve the health conditions of people with PWS. forty people responsible for persons with PWS participated in the study. They were recruited from care associations for people with disabilities in Brazil. For this phase of the research, the following inventories were used: Sociodemographic questionnaire, Brief problem monitor (BPM-P 6/18), World Health Organization Quality of Life Questionnaire (WHOQOL-Brief), Medical History and Exercise [QHME], Nutrition Screen and Intake Form (NSIF) and Parental Survey (PS). In Study 2, two children whose parents received the physical activity program took part with their parents with the supervision of a physical education teacher for four weeks. Before the beginning, the participants answered the aforementioned questionnaires and the children with PWS were evaluated by: Anthropometric measurements, Physical Fitness Assessment Battery (PROESP-BR) and Evaluation of Cardiac Autonomic Activity through Heart Rate Variability (HRV)), 6/18 Child Behavior Check List (CBCL 6/18), and Wechsler Short Intelligence Scale (WASI). As result, it was verified in study 1 that most of the participants were over the weight recommendation and the biggest health problems were the comorbidities obesity associated; fractures and scoliosis prevalence and medicine used were similar in other researches; the behavior problems such as tantrums, excessive crying, angry were typical from syndrome and; few participants were treated with growth hormone. The Study 2 the orientation guide and physical activity program for PWS were assessed as comprehension easily, although the participant A get less adherence that participant B - TeseDesenvolvimento e verificação de propriedades psicométricas de inventário de rastreamento de dificuldades cognitivas (IRDC) em crianças de 6 a 11 anos.Marino, Regina Luísa de Freitas (2020-02-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The most frequent complaints from children referred to health professionals such as the psychologist are related to one of the following problems: academic difficulties, attentional impairments or developmental delay. The aim was to develop an inventory that evaluates cognitive functions of children between 6 to 11 years old to track cognitive profiles compatible with Intellectual Disability (mild), Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Specific Learning Disorder (dyslexia) to assist in differential diagnosis between these three disorders, since symptoms often overlap. The inventory has two versions: one for child's parents and another for teacher, which can be used in screening sessions or as a comprehensive child assessment as another source of information. In study 1 (identification of the relevant constructs, operational definition of the constructs and development of items), data were collected from three sources of information: parents of children diagnosed with one of the three disorders and professionals who serve this population; search on articles from literature on cognitive profiles of the three disorders, verification of screening instruments for the three disorders and identification of cognitive impairments underlying each diagnostic criterion by the DSM-5. In study 2, an analysis of judges with professionals who serve children with the disorders was carried out, as well as a verification of the items' clarity by the target population (parents and teachers); In study 3, we looked for evidence of validity and precision indicators of the inventory; and in study 4, the level of sensitivity and specificity of the inventory scales was verified. For testing the items performed in studies 3 and 4, data collection was performed with 272 parents and 178 teachers of children between 6 and 11 years old. As for the diagnosis, only 72 children were diagnosed with one of the three disorders and 207 had no suspect of neurodevelopmental disorders. Due to the sample size, for the teacher’s version it was not possible to extract factors and no underlying model was converged. For the parent version, the four-factor solution was the most appropriate, with the following Scales: Attention, Executive Functions, Intelligence and Oral Language. The final version for parents was composed of 60 items, with excellent internal consistency indices (coefficients> 0.90). Finally, ROC curves were performed to verify the sensitivity and specificity of the scales for each disorder. For Intellectual Disability, there was a significant difference between the performance of groups for all scales in the inventory, with higher specificity level for intelligence scale and better sensitivity to written language scale. For ADHD, the scores would significantly differ from H0, that is, they differentiated the groups, only for the Executive Functions and Attention scales. Finally, for Dyslexia, H0 was rejected only on the “Written Language” scale and is therefore the only scale that discriminated between children with dyslexia and typically developing children. In the future, it is necessary to expand the sample size of children diagnosed with one of the three disorders so that new analyzes can be performed and the results can be generalizable to the population. - TeseElaboração e validação de um programa de estratégias para estimulação de funções executivas e metacognição (PROEFEM) para crianças de 3º a 5º anos do ensino fundamental I: reflexões a partir da pandemia da Covid-19Campos, Ana Paula Soares de (2021-08-04)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As Funções executivas (FE) formam um conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que possibilitam a expressão de várias ações que permitem ao indivíduo encaminhar suas decisões para atingir propósitos e finalidades, através de controle de estímulos (externos ou internos), organizar e planejar soluções, mantendo informações em sua memória, modificar maneiras, jeitos ou formas de pensar e agir através da autorregulação. Pesquisas descrevem a importância da estimulação destas habilidades no ambiente escolar na promoção do aprendizado e desenvolvimento de habilidades sociais. Objetivo: desenvolver e validar o conteúdo de um programa de estratégias para estimulação das FE e Metacognição (PROEFEM) para ser utilizado pelo professor em sala de aula dos 3º aos 5º anos do Ensino Fundamental I, a partir dos conteúdos acadêmicos contemplados na BNCC e discutir sua aplicação no retorno de atividades presenciais após a pandemia da Covid-19 ou mesmo durante as atividades remotas. Método: a pesquisa foi conduzida em dois estudos. No primeiro estudo foi realizado o pré teste com os alunos de uma escola pública em São Paulo, utilizando instrumentos padronizados para avaliar aspectos do desenvolvimento cognitivo (FE e metacognição) e desempenho acadêmico (leitura, escrita e aritmética) antes da pandemia; com os pais e professores rastrear o perfil dos alunos sobre as FE, comportamento e saúde mental antes da pandemia, e comparar os resultados depois de oito meses da aplicação com as ferramentas de rastreio feita com os pais para a verificação do desenvolvimento dos seus filhos durante o período de pandemia. Resultados: os problemas de FE estão associados com os problemas de saúde mental; durante o período de pandemia houve piora nas FE e saúde mental dos alunos através dos relatos dos pais, corroborando os dados da literatura na área. No segundo estudo foi feita a elaboração de um programa de estratégias para a estimulação de FE e metacognição para alunos de 3º a 5º anos, baseado em referências de programas validados e utilizados no Brasil e no Mundo. E após a elaboração do programa, foi validado por um grupo de vinte juízes para a avaliação das estratégias quanto a estimulação das FE e metacognição como também referente a objetividade e clareza nas propostas. Após o retorno dos juízes, o programa foi aprovado e teve algumas mudanças propostas pelos juízes. Nesta etapa a equipe de professores da mesma escola, passaram por uma formação sobre FE e metacognição, e para conhecer a ferramenta. A partir de dados deste encontro, foi feita uma descrição qualitativa quanto a apreciação das professoras sobre o material. Resultados: o programa de estratégias foi validado pelo grupo de juízes para o uso em sala de aula para 3º a 5º anos da educação básica brasileira durante e após a pandemia do Covid-19. Conclusão: foi possível a elaboração e validação da ferramenta com estratégias para a intervenção em FE e metacognição e novas pesquisas precisam ser feitas para a aplicação do material em sala de aula com os alunos e professores. - TeseElaboração, aplicação e avaliação de um programa sociodramático para suporte emocional e desenvolvimento de papéis sociais em grupo de pais de pessoas com deficiência intelectualMartin, Maria Aparecida Fernandes (2016-05-04)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A família é, em grande parte das vezes, o primeiro grupo social em que, após o nascimento, o bebê é inserido. É nesse cenário que o bebê inicia suas primeiras relações e no contra papel a família experimenta uma série de alterações nas suas interações sociais com a chegada do novo integrante. A criança, inicialmente, estabelece uma relação de dependência no que diz respeito aos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. No caso de crianças com deficiência intelectual, esta relação de dependência tende a ser mais complexa e duradoura, por causa da demanda de tratamentos e cuidados constantes, visando sua saúde e desenvolvimento. Alterações na rotina, além de outras adaptações necessárias a convivência com um filho com deficiência intelectual, podem prejudicar a dinâmica familiar e o desenvolvimento socioemocional de seus integrantes. Este estudo visou elaborar, aplicar e avaliar um programa sociodramático de suporte emocional e desenvolvimento de papéis sociais para pais de pessoas com deficiência intelectual. O trabalho foi dividido em três etapas: (1) avaliação pré-intervenção de indicadores de saúde mental dos pais (ansiedade, depressão e estresse), utilizando respectivamente os instrumentos BAI e BDI das escalas Beck e o inventário de estresse – ISSL, percepção de suporte familiar (IPSF), práticas parentais (IEP), habilidades sociais (IHS) e qualidade de vida (WHOQOL-brief); (2) doze encontros semanais de sociodramas tematizados sobre ansiedade, depressão, estresse, suporte social e familiar e qualidade de vida, e (3) avaliação pós-intervenção com a repetição dos instrumentos da etapa 1. Participaram da primeira etapa 19 mães, dentre as quais oito finalizaram o processo, participando das etapas 2 e 3. Nos resultados da avaliação inicial observamos a presença de indicadores de ansiedade, depressão e estresse em grande parte do grupo, além de uma percepção de suporte familiar preponderando entre médio baixo e baixo. Os estilos parentais revelaram em sua maioria classificações abaixo da média e comportamento de risco, nas habilidades sociais a maior parte das participantes obtiveram resultados que as indicavam para treinamento destas habilidades. Na evolução das sessões grupais, durante os sociodramas tematizados percebeu-se o grupo assumindo um lugar como suporte social das participantes. Além disso, as mães apresentaram-se mais fortalecidas para o enfrentamento das situações conflitivas e notou-se o surgimento de atitudes mais espontâneas e criativas e de relações empáticas. Verificou-se, também, uma evolução no papel de mães, que se apropriaram de seus sentimentos, para o enfrentamento das situações e para o empoderamento deste papel. A avaliação pós-intervenção, com o grupo de mães, demonstrou uma redução de indicadores de dificuldades emocionais (como sinais de ansiedade, depressão e estresse), melhora de indicadores de estilos parentais e da percepção de suporte social e familiar e de sua qualidade de vida. - TeseEspectro atencional e comportamental em adultos com relatos de desatenção e hiperatividade-impulsividadePaes, Izabella Trinta (2022-11-25)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por níveis prejudiciais de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que frequentemente persistem na vida adulta. Pode ser compreendido como um contínuo de diferentes perfis, que em decorrência de múltiplas causas genéticas/ambientais e variadas bases neurais subjacentes, apresenta heterogeneidade em relação aos sintomas, causas, comorbidades e perfil neurocognitivo (incluindo o dos processos atencionais). Devido a isso, pode ser mais bem compreendido por uma abordagem dimensional. As implicações sociais, acadêmicas, ocupacionais e intrapessoais do TDAH justificam ampliar o conhecimento sobre a variabilidade do transtorno. O presente estudo busca caracterizar habilidades atencionais e expressões comportamentais em adultos com relatos de desatenção e hiperatividade-impulsividade por meio de uma abordagem dimensional, de modo a categorizá-las em perfis com níveis baseados em agrupamentos de medidas cognitivas e comportamentais que representam diferentes expressões sintomatológicas. Além disso, busca compreender de que forma as associações entre estas medidas se relacionam com as expressões de perfis, e como estes interagem uns com os outros e com critérios clínicos de TDAH. A amostra contou com 120 participantes, entre 18 e 59 anos, no mínimo com ensino médio, com QI>80, sem prejuízo visual ou auditivo não corrigido, sem diagnóstico de síndromes genéticas, quadros neurológicos ou psiquiátricos não incluídos no estudo. Estes critérios foram verificados por: Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (presencialmente) e ficha de dados pessoais (on-line). Os índices analisados pelo estudo foram verificados por: 1. Participação on-line em avaliação comportamental com Escala de autorrelato de sintomas de TDAH em adultos, Inventário de lateralidade de Edimburgo (dominância manual), Escala de impulsividade de Barratt (impulsividade atencional, motora e por não planejamento), Escala de avaliação de disfunções executivas de Barkley (gerenciamento de tempo, organização/resolução de problemas, autocontrole, motivação, regulação emocional), Inventário de autoavaliação para adultos de 18-59 anos (problemas comportamentais e emocionais), Escala de prejuízos funcionais TDAH (áreas acadêmica, profissional, afetivo, doméstica, social, financeira, saúde, trânsito e risco legal); 2. Participação presencial em avaliação de desempenho com Teste de cores de Ishihara (indicadores de Daltonismo); Teste neuropsicológico de atenção on-line (atenção concentrada, alternada e dividida), Tarefas neuropsicológicas experimentais de orientação da atenção espacial (automática e voluntária), temporal e de sustentação. O plano de análise incluiu: análise descritiva da amostra e resultados dos instrumentos; análise de perfis latentes e análise de rede; análise descritiva de tabelas cruzadas entre perfis, e entre perfis e critério clínico de identificação. A análise descritiva indicou predomínio de queixas de desatenção e heterogeneidade nos resultados dos instrumentos. Entre os perfis latentes foram identificados: três comportamentais; quatro neuropsicológicos atencionais integrando atenção alternada, dividida e concentrada; cinco neuropsicológicos atencionais integrando atenção automática, voluntária, temporal e sustentada. Os resultados da análise de rede contribuíram para compreender variações nos perfis a partir das associações entre indicadores de diferentes dimensões, e apontaram sintomas de desatenção, indicadores de depressão e ansiedade como núcleos sintomatológicos. A análise de interações dos perfis, e destes com a classificações de TDAH (segundo DSM-5), corroborou a relevância da abordagem dimensional para caracterizar o quadro. O estudo acrescentou relevantes achados para a compreensão do TDAH, indicando uma promissora complementaridade entre as avaliações comportamental e neuropsicológica, especialmente envolvendo diferentes dimensões comportamentais e medidas computadorizadas de atenção. - TeseIndicadores eletromiográficos e de neuroimagem funcional associados a processos inibitórios em jovens adultos com sintomas de TDAH a partir de uma perspectiva dimensionalAfonso Junior, Armando dos Santos (2024-08-30)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta crianças e adultos, e que é caracterizado por uma série de alterações neurocognitivas, como os déficits no controle inibitório. O controle inibitório, porém, pode ser subdividido em processos distintos, que precisam ser investigados à parte, por apresentarem características únicas. Além disso, diferentes unidades de análise podem ser implementadas nessa investigação, que vão desde o autorrelato de problemas, até medidas comportamentais avaliadas por paradigmas cognitivos e medidas neurofisiológicas que subjazem os comportamentos deficitários. A atual tese adotou uma abordagem dimensional do TDAH para investigar como diferentes componentes inibitórios (i.e., controle de interferências, inibição de respostas dominantes e interrupção de respostas em andamento) estão relacionados com sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade em uma amostra de jovens adultos. Medidas comportamentais (tarefa Stroop-pareado/stop-signal), de autorrelato de impulsividade (BIS-11, UPPS) e de disfunções executivas (BDEFS) e medidas neurofisiológicas (eletromiografia e espectroscopia funcional por infravermelho-próximos) foram utilizadas. Os resultados obtidos demonstraram a contribuição que diferentes medidas podem ter na análise de componentes inibitórios. Medidas comportamentais e neurofisiológicas apresentaram contribuições únicas para a avaliação de processos inibitórios. A eletromiografia trouxe informações sobre a inibição de respostas motoras que não puderam ser observadas através da análise de performance da tarefa puramente. Já os dados fNIRS demonstraram diferentes ativações corticais, dependendo do tipo de inibição demandada. As diferentes medidas também apresentaram associações distintas com os sintomas de TDAH. Os resultados obtidos nesta tese demonstram uma relação contínua entre capacidades inibitórias e a gravidade de sintomas de TDAH, dando suporte a uma visão dimensional do transtorno. Em conclusão, o atual estudo demonstrou que diferentes níveis de análise de um mesmo constructo (no caso, a inibição) contribuem com informações únicas na investigação de características psicopatológicas. Diferentes formas de inibição parecem estar afetadas em pessoas com sintomas de TDAH e podem ser capturadas através de medidas distintas, o que permite uma análise mais completa do funcionamento de sistemas neurobiológicos - TeseIntervenção em funções executivas em alunos dos três anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com desempenho cognitivo e perfil comportamentalCantiere, Carla Nunes (2018-08-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As principais habilidades associadas às Funções Executivas (FE) são memória de trabalho, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e autorregulação. Alterações nas FE estão presentes em diversos transtornos do neurodesenvolvimento, além de se relacionarem ao sucesso acadêmico e realização profissional. O objetivo geral do trabalho é verificar os efeitos de um programa de intervenção em FE e autorregulação, sobre o perfil comportamental (problemas de comportamento e competências) relatados por pais e professoras e desempenho cognitivo. Os objetivos específicos foram: implementar um programa de intervenção em FE realizado pela professora em sala de aula; investigar a relação entre FE, perfis comportamentais e competências sociais; investigar se um programa de intervenção para promoção de FE, conduzido pelas professoras, é eficaz em produzir ganhos nos desempenhos, nas medidas executivas e nos padrões de funcionamento comportamental e compreender os efeitos da intervenção ao longo das séries escolares iniciais. Participaram 149 crianças, de 6 e 9 anos, meninos e meninas regularmente matriculadas entre 1º e 3º ano do Ensino Fundamental I (EFI) de uma escola da região central de São Paulo, bem como seus pais ou responsáveis e professoras de sala de aula. A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Experimental (GE), que participou do Programa de Intervenção e Grupo Controle (GC), que continuou com as atividades regulares, sem intervenções. Os instrumentos utilizados na coleta de dados na fase pré foram: Teste de TRILHAS; Teste de Atenção por Cancelamento (TAC); WASI (QI estimado); Índice de memória operacional (IMO) do WISC-IV, IFERA-I; CBCL; TRF e Formulário para avaliação de dados demográficos e socioeconômicos da família. Na fase pós intervenção foram utilizados todos os instrumentos da fase pré com exceção da WASI e questionário sociodemográfico. O Programa de Intervenção em Autorregulação e FE (PIAFEx) foi utilizado na intervenção por quatro meses. Foram conduzidas análises de variância do efeito do nível escolar nos testes de desempenho de FE; análises de correlação de Pearson entre os desempenhos em avaliações de FE, para verificar possíveis relações entre diferentes domínios cognitivos; e entre os desempenhos nas medidas de FE; avaliações sobre comportamento das crianças, conforme relato de pais/professoras. Testes t de student foi utilizado para verificar as diferenças entre as situações Pré e Pós intervenção. Foram observados efeitos significativos no aumento do desempenho cognitivo e redução de dificuldades de FE e problemas de comportamento para o GE em relação ao GC. Foram observadas correlações significativas negativas entre o relato de dificuldades em FE e resultados em testes de desempenho para atenção, FE e MO. Obteve-se indicadores positivos frente a implementação do programa, uma vez que as professoras passaram a relatar maior facilidade em conduzir as atividades realizadas em sala de aula por meio de comportamentos proativos de planejamento, organização, autonomia, disciplina. A intervenção promoveu o desenvolvimento de habilidades de FE e redução de indicadores de dificuldades comportamentais e emocionais. Esses efeitos foram diferentes em relação aos anos escolares, especialmente nas séries iniciais, por exemplo no 1º ano houve maior ganho em habilidades básicas, como atenção (visto no TAC) e nos anos mais avançados (como no 2º e 3º anos) melhora em interação social (como visto no CBCL). Quanto aos dados obtidos pela análise do IFERA-I, CBCL e TRF de forma geral, observou-se que quanto maior a pontuação dos indicadores de problemas relatados pelos pais e professoras, menor a pontuação nos testes neuropsicológicos aplicados. O programa de intervenção se mostrou eficaz na redução de dificuldades comportamentais e na melhora do desempenho cognitivo. - TeseManejo comportamental pelo professor em contexto de sala de aula para promoção de comportamentos de aprendizado escolar acadêmico em alunos do 3º ano do ensino fundamentalSiqueira, Alisson Rogério Caetano (2019-01-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Academic school learning is central to human development studies. It is verified that the school enhances a great part of this learning. But it is in the school that one perceives the majority of the difficulties of learning of the child. These difficulties can have their origin in the development of the child. The analysis of the behavior, when approaching the environmental contingencies, allows to know conditions that favor the learning in context of classroom. It is known that the teacher is the main controlling agent for modifications in classroom behavior. Thus, the objective of this work was to develop and implement a behavioral management program, applied by the teacher, in a classroom context, and to analyze its effects in increasing the frequency of behaviors compatible with learning. This program was implemented in a 3rd grade elementary school class, where 14 students, between 7 and 9, of both sexes participated in a full-time public school in Curitiba. The data were collected from the parents' and teacher's information using behavioral inventories answered by parents, Child Behavior Checklist For Ages 6-18 (CBCL / 6-18) and teachers, Teacher's Report Form for Ages 6-18 (TRF 6 -18) and the Inventory of Executive Functions and Infant Regulation (IFERA-I), the latter refers to difficulties in executive functions. The management program was elaborated from observation in the classroom and was implemented by the teacher during 3 months in the period of the school year. The teacher received a training course in Behavior Analysis and in the implementation of classroom management. The teacher received weekly guidance and video tutoring instructions. The implementation of the observed during 15 sessions of 60 min and filmed 6 sessions of 50 min. During the behavioral management implementation period, the teacher completed 16 checklists and 4 observation protocols (PO), two of which were behaviors of the ADHD model (PO1) and two of behaviors compatible with learning (PO2). The results of CBCL / 6-18 and TRF / 6-18 showed a reduction in T scores of behavior problems that directly interfere with learning. On the other hand, CBCL / 6-18 and TRF / 6-18 presented an increase in indicators of school environment and learning. The checklists presented a 98% implementation index by the teacher and PO2 showed a 20% increase in the behaviors compatible with the learning. It is concluded that the implementation of the behavioral management program by the teacher for behaviors compatible with the learning was possible and had a positive impact in providing the teacher with a new possibility to work behaviors that influence the learning. - TeseManejo comportamental pelo professor no contexto de sala de aula de alunos identificados com TDAH: desenvolvimento, implementação e avaliação de guia de intervençãoAraújo, Marcos Vinícius de (2012-02-01)
Psicologia
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito, segundo o DSM-IV TR, como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e grave do que o observado em indivíduos de mesma faixa etária. Tal condição, muitas vezes, pode prejudicar o processo educacional dessas pessoas. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de manejo comportamental no contexto de sala de aula e avaliar seus efeitos em alunos com TDAH. Para isso, foi utilizado o referencial teórico da Análise do Comportamento. Para avaliar o perfil comportamental dos participantes, foram utilizados inventários específicos (CBCL/6-18, para pais e TRF/6-18 e Escala Benczik de TDAH para professores), além de observação em sala de aula, a partir de um protocolo elaborado pelo próprio pesquisador. Participaram do estudo oito crianças do Ensino Fundamental da cidade de São Paulo diagnosticadas com TDAH. Foi elaborado um programa de treinamento com os professores para manejo comportamental em sala de aula, sob a forma de um Guia que foi aplicado em quatro dessas crianças (Grupo Experimental - GE). Os resultados foram posteriormente comparados ao grupo controle (GC), formado pelas outras quatro crianças. O Guia baseou-se na utilização de estratégias de controle de estímulos e de reforçadores. Como resultado, verificou-se que a realização de sessões de observação, somada aos relatos de pais e professores, trouxe grande contribuição para o estabelecimento do perfil comportamental dos participantes deste estudo. Ao se comparar o GE com o GC, verificou-se, na maioria dos alunos do GE, diminuição da frequência de comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, considerados incompatíveis com o processo de aprendizagem na escola; em contrapartida, no GC verificou-se aumento da frequência desses comportamentos. Tais resultados indicam a eficácia do Guia, mediante mudanças simples em procedimentos em sala de aula. Após a implementação desses procedimentos verificou-se, no decorrer das semanas, um aumento gradual na sua utilização pelo professor. Conclui-se que a aplicação do Guia, nos casos descritos neste trabalho, se mostrou viável e eficaz no manejo de diversos comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, assim como de outros problemas de comportamento comumente associados ao TDAH. - TeseMediação materna: análise da experiência de aprendizagem mediada entre mães e suas filhas com Síndrome de WilliamsLee, Lucia Cunha (2014-06-10)
Psicologia
A interação de pais e filhos configura-se como uma importante interface na avaliação psicológica. A Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) descreve um tipo de interação dirigida que influencia o desenvolvimento das capacidades da criança com a qual o adulto interage. Vale destacar a importância da função mediadora que os pais podem estabelecer com seus filhos e como essa pode ser afetada quando o filho apresenta algum transtorno em seu desenvolvimento. A Síndrome de Williams (SW) é ocasionada por uma aneusomia segmentar devido à deleção de múltiplos genes na região cromossômica 7q11.23. Alguns indicadores para o diagnóstico da síndrome são identificados desde o nascimento, como as características faciais típicas a presença de alterações cardíacas e renais. Na dimensão relacionada ao comportamento, observa-se excessiva sociabilidade e um perfil cognitivo com deficiência intelectual e discrepâncias na manifestação de habilidades cognitivas, como prejuízos visoespaciais e preservação de habilidades de linguagem, especialmente as expressivas. Com base nesses pressupostos, o presente estudo analisa as ações mediadoras apresentadas por mães a partir de atividades semidirigidas (montar quebra-cabeças e contar e recontar histórias), realizadas com suas filhas que apresentam SW. Para isso, foi descrito como essas mães manejam as mediações com suas filhas, tendo por base a EAM. Participaram desse estudo três díades mãe-criança, em cinco encontros consecutivos, sendo dois entre a mãe e a criança e três entre a mãe e a pesquisadora. Nos encontros com os pares mãe-criança, foi possível notar que diante de tarefas, as mães apresentaram ações mediadoras diversificadas no que diz respeito à quantidade e qualidade, expondo diferenças de acordo com o tipo de atividade e a complexidade das tarefas (como dar instruções verbais, utilizar modelo para o quebra-cabeça, chamar atenção para partes da história). As categorias da Escala EAM revelaram-se apropriadas para etapas de avaliação, oferecendo um levantamento do repertório de ações do mediador. Verificou-se que a experiência compartilhada entre a mãe e a filha foi um estímulo e um facilitador para as situações de reflexão nas entrevistas individuais com as mães. Assim, a associação da observação - por parte da mãe - da interação com a sua filha, com a entrevista individual, indicou ser um dispositivo importante para a modificação qualitativa das estratégias de mediação e promissora no desenvolvimento de suas crianças com SW. Logo, enfatiza-se a importância das observações das interações parentais, além de reflexões dirigidas sobre elas, como um recurso na avaliação e na intervenção na área de transtornos de desenvolvimento. - DissertaçãoPercepções de pais e professores sobre impactos escolares da pandemia de covid-19 em crianças com transtornos do neurodesenvolvimentoSetti, Bruno Bueno de Castro (2023-02-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este projeto de pesquisa tem como proposta analisar possíveis impactos da pandemia da covid-19 na escolarização de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, em uma escola do Embu das Artes-SP. O local escolhido de pesquisa foi o município de Embu das Artes, o que permitiu dar continuidade a pesquisas já realizadas lá pelo Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (PPG-DD) antes da pandemia, além disso, é possível pensar nas consequências da pandemia neste grupo de crianças e nos atravessamentos que condições de vulnerabilidade social podem trazer, fator adicional de análise. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e exploratória, sendo usado o instrumento de entrevista com pais e professores e análise de conteúdo a fim de elencar indicadores de impacto da pandemia de covid-19, sua relação com dificuldades escolares em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento e analisar pontos de divergência e convergência entre eles. Para participação nas entrevistas foram convidados pais e professores de crianças com indicadores clínicos de Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) , quando elas cursaram o 2º ano em 2019 e no 5º ano em 2022, período de coleta desta pesquisa. A análise das entrevistas utilizou o software Iramuteq, um software livre ligado ao pacote estatístico R para análises de conteúdo, lexicometria e análise do discurso, com o objetivo de realizar mineração de dados em textos, permitindo a obtenção de várias análises quantitativas dos corpus linguísticos: estatísticas textuais clássicas (contagem de palavras), pesquisa de especificidades de grupos, classificação hierárquica descendente, análise de similitudes e nuvem de palavras. Confirma-se a importância do Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais inseridos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), aumentando assim a efetividade da inserção dessas crianças nas escolas por meio do preparo de materiais adequados para seus estudos, além de profissionais devidamente capacitados para lidar com suas necessidades. A pandemia impactou fortemente a aprendizagem de crianças com necessidades especiais na escola Embu das Artes, contexto deste estudo, com pais e professores observando as disparidades resultantes, inclusive relatos mencionando contratempos de aprendizagem. - TesePrograma parental de práticas educativas e seu efeito sobre saúde mental dos pais e perfil cognitivo e comportamental de crianças com TDAHRibeiro, Adriana de Fátima (2020-02-18)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Parenting practices contribute to the affective and cognitive development of children since the first years of life. These relational aspects become even more important when it comes to families of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The behaviors often observed in children with ADHD are related to excessive motor activity, planning difficulties, restlessness, inattention, impulsiveness, irritability and school impairment, making them more dependent on their parents' monitoring to organize their behaviors. Caregivers’ guidance programs have proven to be a successful alternative in treating both parent issues and their children's behavior problems. Thus, the project aims to develop, implement and evaluate the effects of a parental intervention program of educational practices on parental emotional difficulties and the effect on cognitive and behavioral aspects of children with ADHD. The sample consisted of 16 participants, four mothers and two fathers, five children with ADHD, between 8 and 11 years old and their respective teachers. The tools for collecting parental data were: a) Parenting Style Inventory (PSI); b) BAI and BDI of the Beck scales (anxiety and depression); c) stress inventory (ISSL); d) quality of life (WHOQOL-bref); e) self-assessment inventory (ASR / 18-59). The instruments to assess children were: a) behavioral inventory for children and adolescents (CBCL-6/18); b) DSM-5-based questionnaire for inattention and hyperactivity signs; c) Attention Deficit Hyperactivity Disorder Scale (Benczik); d) behavioral inventory for children and adolescents (TRF / 6-18); e) Continuous Performance of Conners (CPT); f) Trails test; g) cancellation attention test (TAC); h) Working Memory Index from Intelligence Scale (WISC-IV); i) Five Digit Test (FDT). The study involved seven steps: (1) database analysis (2) group constitution; (3) pre-intervention assessment; (4) application of the parental program; (5) post-intervention assessment; (6) follow up; (7) post-follow up assessment, feedback evaluation and report delivery for the parents. Data from the evaluation instruments were analyzed quantitatively, according to their manuals and compared with their standardization sample. Descriptive analyzes of the information were conducted using simple frequency tables and graphs and comparisons of data regarding children and their parents between the pre, post-intervention and post-follow up phases. In the results of the initial parental evaluation, the presence of some indicators of anxiety, depression and stress was observed. Parenting styles revealed mostly classification within medium, medium low and risk parenting style. Throughout the parenting program it was possible to notice improvements in emotional and behavioral aspects, as well as an increase in positive parenting styles and a decrease in risky educational practices. The main results indicated that the group of children showed improvements in the emotional, behavioral and cognitive skills. Mothers started adopting parenting practices based on positive monitoring and decreased or extinguished the use of negative parenting practices regarding child management. The study concluded that there are evidences that interventions with parents, to develop educational skills for children with ADHD, have benefits for the whole family. Parents develop skills regarding knowledge and management of the disorder and learn to help their children in different aspects, providing school and social development. - TesePrograma parental de práticas educativas e seu efeito sobre saúde mental dos pais e perfil cognitivo e comportamental de crianças com TDAH.Ribeiro, Adriana de Fátima (2020-02-18)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As práticas educativas parentais contribuem para o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças desde os primeiros anos de vida. Esses aspectos relacionais tornam-se ainda mais importantes ao se tratar de famílias de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade (TDAH). Os comportamentos frequentemente observados em crianças com TDAH, estão relacionados com a atividade motora excessiva, dificuldade de planejamento, inquietude, desatenção, impulsividade, irritabilidade e prejuízo escolar, tornando-os mais dependentes da monitoria de seus pais. Os programas de orientações aos cuidadores têm-se mostrado como uma alternativa de êxito no desenvolvimento de comportamentos mais adequados tanto dos pais como também de seus filhos. Com isso, o projeto tem como objetivo geral, desenvolver, implementar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção parental de práticas educativas sobre dificuldades emocionais dos pais e nos aspectos cognitivos e comportamentais de crianças com TDAH. A amostra constituiu-se de 16 participantes, sendo quatro mães e dois pais, cinco crianças com TDAH, entre 8 e 11 anos, e seus respectivos professores. Os instrumentos para a coleta de dados dos pais foram: a) inventário de estilos parentais (IEP); b) BAI e BDI das escalas Beck (ansiedade e depressão); c) inventário de estresse (ISSL); d) qualidade de vida (WHOQOL-bref); e) inventário de auto avaliação (ASR/18-59). Os instrumentos para avaliar as crianças foram: a) inventário de comportamentos para crianças e adolescentes (CBCL-6/18); b) questionário de sinais de desatenção e hiperatividade baseado no DSM-5; c) escala de transtorno do déficit de atenção hiperatividade (Benczik); d) inventário de comportamentos para crianças e adolescentes (TRF/6-18); e) desempenho contínuo de Conners (CPT); f) teste de TRILHAS; g) atenção por cancelamento (TAC); h) índice de memória operacional (IMO) da escala de inteligência (WISC-IV); i) teste dos Cinco Dígitos (FDT). O estudo envolveu sete etapas: (1) análise do banco de dados (2); constituição do grupo; (3) avaliação pré-intervenção; (4) aplicação do programa parental; (5) avaliação pós-intervenção; (6) follow up; (7) avaliação pós-follow up, devolutiva e entrega dos relatórios aos pais. Os dados provenientes dos instrumentos de avaliação foram analisados de modo quantitativo e de acordo com seus manuais e comparados com a sua amostra de padronização. Foram conduzidas análises descritivas das informações mediante o uso de tabelas e de gráficos de frequência simples e comparações dos dados referentes às crianças e seus pais entre as fases de pré, de pós-intervenção e de pós-follow up. Nos resultados da avaliação inicial dos pais observou-se a presença de alguns indicadores de ansiedade, depressão e estresse. Os estilos parentais revelaram em sua maioria classificação dentro da média, médio baixo e estilo parental de risco. No decorrer do programa parental percebeu-se melhoras nos aspectos emocionais e comportamentais, assim como aumento dos estilos parentais positivos e diminuição de práticas educativas de risco. Os principais resultados apontaram que o grupo de crianças apresentou melhoras nos aspectos emocionais, comportamentais e nas habilidades cognitivas. Os cuidadores passaram a adotar práticas parentais educativas baseadas na monitoria positiva, diminuíram o uso de práticas parentais negativas em relação ao manejo dos filhos. O estudo permitiu concluir que existem evidências de que intervenções parentais para desenvolvimento de habilidades educativas no tratamento da criança com TDAH gera benefícios para a família. Os pais desenvolveram habilidades em relação ao conhecimento e manejo do transtorno e aprenderam a auxiliar os seus filhos em relação a diferentes aspectos, favorecendo o desenvolvimento escolar e social da criança.