Engenharia Mecânica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Mecânica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Lasthaus, Alexandre"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAlvo eletrônico: localização de impacto por leituras de ondas sonorasBarcelos, Gabriel Elias; Pinheiro, Guilherme Teixeira; Pires, Vinicius Apacite (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho consiste em um estudo que visou o desenvolvimento de um alvo eletrônico, elaborado com componentes de baixo custo e capaz de fornecer uma mensuração satisfatória da região de impacto de um projétil para utilização pelos praticantes de Tiro Esportivo. Foram considerados o histórico do esporte de tiro ao alvo e a problemática envolvendo os disparos à longas distâncias, com relação à visualização dos pontos de impacto, para guiar o desenvolvimento do estudo. Foram então avaliadas as metodologias e recursos disponíveis no mercado para construção de um protótipo, onde foi utilizado um modelo matemático de localização de posição de pontos no espaço denominado Diferença Horária de Chegada (da sigla em inglês, TDOA), a partir de ondas sonoras. Foram utilizados diferentes microcontroladores juntamente com quatro sensores de som KY-038. A melhor configuração encontrada foi obtida utilizando a placa ESP32 utilizando a técnica Multi-Core aliada a interrupção, mas a acuracidade desejada não foi obtida. - TCCAmbientes colaborativos humano-máquina: análise de acidentes envolvendo sistemas robóticos e mecatrônicos na indústria brasileiraPaula, Bruno Cesar Borges de; Lopes, Victor de Oliveira (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O objetivo do presente trabalho foi estudar a relação entre o número de acidentes na indústria brasileira e o número de robôs industriais instalados no país, no período de 2005 a 2019, desenvolvendo, por conseguinte, uma exposição da situação em meio a pandemia do Covid-19. A contextualização do assunto foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, que foi efetuada uma em diversas fontes levantando percepções de pesquisadores da área a respeito da automação no Brasil, envolvendo questões como desemprego e indústria 4.0. Por conseguinte, uma análise estatística através do coeficiente de correlação de Spearman foi feita, a partir dos dados de acidentes do trabalho na indústria brasileira no período de 15 anos (2005 à 2019), extraídos do Anuário de Proteção de 2021, e dos dados de número de robôs instalados no Brasil no mesmo período, extraídos de documentos publicados da International Federation of Robotics (IFR). A partir do teste de correlação, foi possível chegar à conclusão que existe uma relação mediana entre as variáveis estudadas, o que aponta para a existência de outras variáveis que influenciam nos resultados obtidos. A pesquisa sobre as outras variáveis é importante para pesquisas na área uma vez que possibilita traçar o comportamento das variáveis em relação a outras, agregando valor para as empresas que visam se desenvolver na área de automação, que é uma tendência mundial. - TCCAutomatização do teste de equilíbrio dinâmico: Y balance testSandes, Íris Monalisa Guimarães; Barbara, Isadora dos Santos Menah (2020-12-14)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho consiste na automatização do teste de equilíbrio dinâmico (Y Balance Test) utilizado principalmente na área da fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva para avaliação do desempenho físico musculoesquelético dos indivíduos após cirurgia ortopédica, além de possibilitar a identificação do risco de lesão nos membros inferiores. Primeiramente, foi realizado um estudo teórico sobre a origem e a caracterização do Y Balance Test, assim como, os procedimentos para sua execução, o cálculo do composite score e os princípios de funcionamento dos componentes eletrônicos e assim realizar a automação do processo de execução do teste. Para a construção do protótipo deste projeto foi utilizada uma placa Arduino Uno conectada ao sensor ultrassônico - HC-SR04 - e ao módulo bluetooth - HC-05 – para, respectivamente, coleta e envio dos dados adquiridos durante o procedimento. Os componentes eletrônicos foram dispostos na base de madeira do protótipo possibilitando o cálculo do deslocamento linear máximo, também definido como alcance, realizado pelo paciente nas três posições pré-definidas do Y Balance Test. Os dados coletados pelo sensor são enviados para um aplicativo desenvolvido pelo grupo, utilizando a plataforma MIT App Inventor. Durante o projeto, foi concluído que a automação do teste é uma opção viável de modo a analisar e acompanhar a evolução do desempenho de equilíbrio dinâmico dos pacientes, pois simplificou sua execução, tornou-se acessível devido ao baixo custo de montagem, otimizou a ferramenta de uso complementar, assim como permitiu o acesso ao histórico de pacientes possibilitando estudos epidemiológicos. - TCCProjeto de automação predial em centros comerciaisTitotto, Pedro Martim Pereira; Gondim, Rafael Arouck (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho consiste em uma análise e estudo sobre os sistemas de automação predial, dentre os sistemas de automação utilizados, elaboramos um referencial teórico, projetados para sistemas automatizados, fazendo-se uso das informações adquiridas junto à algumas bibliografias e projetos identificando e descrevendo suas medidas empregadas no projeto. Abrangemos alguns itens abrangidos dentro desse setor, tais como iot, big data, inteligência artificial, edifícios sustentáveis, energias renováveis, impacto ao meio ambiente e a economia obtida com a adoção de sistemas de automação predial e outras medidas tomadas em conjunto. Também foi feito uma abordagem sobre os impactos da automação, sendo eles impactos sociais, ambientais e econômicos, além de um pequeno panorama do que se esperar para automação nos próximos anos. Também foi ressaltada a importância que os edifícios com sistemas de automação têm ou podem vir a ter em relação a outros campos tais como smart cities e smart grids e o papel de destaque dos edifícios inteligentes dentro desse contexto, quais os impactos da automação nesse meio. Foi realizado um estudo do impacto da automação e como houve influências não só na economia de energia como também na sustentabilidade. - TCCTécnicas de visão computacional para classificação de peçasRodrigues, Pedro Henrique Benigno (2021-06-16)
Escola de Engenharia (EE)
Visão Computacional é uma área dentro de inteligência artificial que possui grande impacto em vários setores da sociedade. A capacidade da máquina enxergar objetos de interesse em uma imagem e produzir uma resposta de classificação ou detecção de elementos é de suma importância no contexto de automação. As técnicas de visão computacional permitem, através de etapas de tratamento de imagem e do uso de classificadores, oferecer respostas a diversos problemas que se apresentam. O objetivo deste trabalho é analisar a capacidade de resposta de um classificador em específico, o KNN, para um problema de classificação de um grupo e analisar seu desempenho através de parâmetros de taxa de acerto e precisão. Primeiramente, foram criadas 4 grupos de peças em um software de desenho 3D e cortadas numa máquina de corte a laser, depois foram tiradas fotos de cada uma das peças individualmente. Posteriormente, fazendo uso das bibliotecas OpenCV, que permitiu realizar o processamento das imagens como mudança do padrão RGB para tons de cinza, binarização, correção de ruídos e obtenção de momentos invariantes, e da biblioteca Scikit-learn, onde se fez o treinamento do classificador e os testes, pôde-se concluir que o classificador, nos testes 1 e 2, foi capaz de classificar de forma adequada as classes das peças tendo recall e precisão acima de 65% e 80%, enquanto no teste 3 possui um recall de 42% e precisão de 55%, mostrando que com mais classes analisadas o classificador diminui sua eficiência.