Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAisthesis: vestígios sobre produção e ativação da estesiaCarvalho, Leonardo Birche de (2024-06-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A palavra grega aisthesis, que pode ser traduzida como percepção sensível, recebeu desde a Era Antiga o olhar de diversos teóricos, principalmente da filosofia, que nela viam as bases para a construção do conhecimento, ou da interação do indivíduo com o mundo, ou ainda sobre a reação do sujeito frente a uma experiência. A partir do iluminismo, aisthesis dá origem a uma ciência específica pelas mãos de Alexander Baumgarten (1993), que define a nova ciência como estética, uma ciência da percepção sensível, entendendo-a em sua totalidade e autonomia. Desde então, a aisthesis é retomada por pensadores interessados nas formas de interação e experiência dos indivíduos com as obras de arte, como podese observar em Immanuel Kant (2016, 2020), Liev Vigotski (2001, 2003, 2005), Hans Robert Jauss (1994, 2002a, 2002b) e Jacques Rancière (1996, 2009a, 2009b, 2011, 2012, 2021). Esta pesquisa é iniciada pelo acercamento da conceituação dada para aisthesis no percurso histórico por esses teóricos, que fundaram as discussões sobre a percepção sensível ou revolucionaram os pensamentos até então correntes. Após o acercamento conceitual, a pesquisa percorre duas obras artísticas, a instalação Através, de Cildo Meireles, e a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, objetivando responder à pergunta: estaria a estesia, como perturbadora do repouso dos sentidos, integrada ao processo de criação de artistas e produtores culturais contemporâneos? As obras são apresentadas e estudadas a partir de depoimentos de seus criadores registrados em literatura e audiovisual, bem como a partir da fortuna crítica, de depoimentos de espectadores e de demais pesquisadores, construindo cenário que possibilita afirmar sobre a intencionalidade de criadores na ativação da estesia para o público e na proposição de vivência estética em suas obras e a relação do campo da produção nessa ação. - TeseAteliê efêmero: uma expedição poética com encáustica, arte, saúdeNogueira, Ana Carmen (2022-05-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa tem como foco os processos artísticos vividos no Ateliê Efêmero – um ateliê circulante e remoto com a pintura encáustica, buscando verificar se ela possui a capaci dade de impulsionar a experiência do fazer artístico, além de ter valor terapêutico e regenera dor. A ideia de um ateliê que se desloca no tempo e no espaço surgiu em função da pandemia de COVID-19. A pesquisa tem como base a artografia (IRWIN, 2013), fundamentada na me todologia de pesquisa baseada em arte (PBA) com especial olhar sobre a Arteterapia (McNI FF, 1998), possibilitando as expressões artísticas dos participantes-pesquisadores como forma de investigação em conformidade com processos cartográficos. Para o tratamento e análise de dados coletados durante os quatro encontros individuais com os 27 participantes-pesqui sadores, por meio de diários de bordo, foi utilizado o software livre Iramuteq, desenvolvido na França, que desde 2013 vem sendo utilizado no Brasil. Assim, são mobilizadas diferentes formas de pensar o uso criativo e rigoroso da arte em todo o processo da pesquisa como uma experiência imersiva e reflexiva a partir das vivências e experiências de cada participante em um processo colaborativo em combinação com métodos de pesquisa qualitativos e artísticos. Identificamos, documentamos e descrevemos os complexos fenômenos que testemunharam os processos transformadores que ocorreram na união da expressão, reflexão, aprendizagens e compartilhamentos baseados na arte em busca da qualidade de vida e bem viver - TeseCriação e contação de histórias: um jogo de dados com ação poética e sua contribuição na formação inicial docenteFerreira, Simônica da Costa (2020-09-03)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present research started in the valorization of storytelling in the initial teacher education in the Pedagogy course and it unfolded in the creation of stories with the production of a dice game entitled Dados Poéticos. Its three versions show the methodological approach based on teaching-research (PENTEADO, 2010) and a / r / tographic (DIAS; IRWIN, 2013). Understanding storytelling as a “symphony orchestrated by words” (SISTO, 2012) and by images of works of art, the research embarked on the studies of Machado (2004), Huizinga (2000); Vigotski (2014), among others. The field research with the game Dados Poéticos was developed with three distinct groups in two private universities. For each of these groups, a session was held in four stages: a) game; b) creating stories; c) staging; d) response to the evaluation questionnaire. The analysis of the stories created and their narrations with different languages and the responses to the questionnaire points out the reading of works of art, the production of texts, teamwork, interaction, the use of the imaginary, narration through different languages � theater, dance, music, short story production, poems, fables � and the collaborative process, among others. All these aspects provoked by the game showed its potency as a significant poetic action with effective contributions in the initial teacher education, as it enables learning to learn by taking the student in training to believe in its potential and to value the creative and interdisciplinary practices that the game provides. - TeseFormação cultural e artística de estudantes de pedagogia: constelações potenciaisBonci, Estela Maria Oliveira (2018-02-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As a map of the night sky, a celestial chart was drawn for the journey through the constellations present in the universe of the cultural and artistic formation of the Pedagogy students of the Mackenzie Presbyterian University. Ethnographic research sought to formulate hypotheses, concepts and theories, describing and transcribing lived experiences (not its testing or tabulation) to understand and understand the development of communicative processes in their different languages, in order to try to apprehend the reality in the own interaction with the environment and with the research subjects. Its main objective was to unveil the marks in the cultural and artistic formation of the students of the Pedagogy course, with a specific look at the disciplines that focus art and culture on the undergraduate curriculum and to map how these brands contribute as a foundation for the practice of teaching as a practice sensitive, creative and interdisciplinary. In order to do this, the cultural and artistic references that the students bring to the Pedagogy, the cultural and artistic formation that they learn during the course and what they take of this formation upon leaving the graduation were investigated. We talk with authors such as Certeau (1995), Canclini (1998), Paulo Freire (1996 and 1980), Nogueira (2008 and 2010), among others on concepts of culture, art and cultural and artistic formation. We used Dewey (2011), Larrosa (2002 and 2004), Barbosa (2008), Martins (1998, 2007, 2014), Eisner (2008), Hernández (2000), Irwin (2013 and 2014), Tardif (2014), Sacristan (2002), Gatti; Barretto and André (2011), Santomé (1995) to reflect on teaching art and teaching, in addition to the contributions of GPAP / Research Group Art in Pedagogy (2015). Data were collected over a period of three years (2015, 2016 and 2017), from classroom observation, specific questionnaires, practical interventions, interviews, documents and productions of the students participating in the research. It was possible to understand cultural and artistic formation as an articulating thread for the exercise of a sensitive and creative teaching, mediated by art and by the awareness and intentionality of a pedagogical practice that is a carrier and creator of culture, plural and transformative. The marks of aesthetic experiences in contact with art and culture are presented as potentials for teaching, both in the sense of valuing the experiences made aware and the mediators that made them possible, as well as the perception of the challenges to be overcome in the process of cultural and artistic formation of students of Pedagogy. In this journey, perceptions about art, culture, knowledge and the potentiality of the curriculum are revealed and expanded as propositions inviting reflection on the pedagogical practices developed in the classrooms of Pedagogy courses. - TeseImprovisação, composição e arranjo : produção musical no ensino médio com o uso de tecnologias digitaisSardo, Fabio (2024-02-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa investiga processos de criação musical no Ensino Médio envolvendo a improvisação, a composição e o arranjo musical com a utilização de tecnológica digital. O referencial teórico é constituído por autores dos campos da cultura digital como Pierre Levy (2001) e da sociedade contemporânea como Zygmunt Bauman (2001), além daqueles que analisam e discutem questões sobre ensino musical como Emile Jacques-Dalcroze (2005), Carl Orff (2005), Teca Alencar de Brito (2001, 2004), Hans-Joachim Koellreutter (2001), Keith Swanwick (2003), John Kratus (1991), Violeta Gainza (1983, 1988), Pierre Schaeffer (1993), John Paynter (1970), e Murray Schafer (1991, 2001) e outros que refletem sobre o Ensino de Arte como Ana Mae Barbosa (1978, 2001, 2002, 2005), Mirian Celeste Martins (1998, 2005). Para o desenvolvimento da investigação, a escolha da artografia como metodologia foi essencial, por se tratar de um tipo de pesquisa produzida por um pesquisador que exerce também função de professor e artista concomitantemente e como fundamentação da pesquisa de campo. Assim, foram realizadas intervenções em duas escolas públicas de Ensino Médio na cidade de Santo André que faz parte da Região Metropolitana de São Paulo, iniciadas com a pesquisa sobre as referências musicais dos estudantes das escolas envolvidas. Foram realizadas proposições de produção musical por meio de tecnologia digital com a utilização de aplicativos gratuitos. A tese aponta a necessidade de criar espaço para que os estudantes desenvolvam um trabalho autoral por meio da experimentação, da seleção, organização, execução, além da apreciação sensível de diversos elementos musicais. E indica que os processos de criação musical e a tecnologia digital são grandes aliados na educação musical e na cultura contemporânea, especialmente no Ensino Médio. - TeseA leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docenteSantos, Rodrigo Barboza dos (2019-04-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture. - TeseMetodologias artísticas de pesquisa em educação e deslocamento na formação docente: a fotografia como construção do pensamento visualEgas, Olga Maria Botelho (2017-02-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
What can we teach / learn about education with photography? This was the starting point for investigating how photographic images make visible problems related to teaching and learning. From the experience as a trainer of future teachers in the Pedagogy and graduation in Visual Arts course at the Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais and in the Masters in Visual Arts and Education: a constructivist approach of the University of Granada, Spain, are explored Aspects of teaching through images. In this field, The photographs produced by the author during the period from 2013 to 2016 - main study material - point to thoughts, worries and restlessness that occurred during the lessons and in the field research. Thus, the present study is based mainly on the Artistic Methodologies of Research in Education, proposed by Ricardo Marin Viadel and Joaquín Roldán (2012), which has in the photograph its essence and object, its theoretical field and methodological procedure. The visual knowledge produced in this research made it possible to reflect on new ways of contemplating educational phenomena and to extend the interdisciplinary boundaries between Art, Cultures and Education. Above all, the research focused on interactions between teaching and research with the knowledge inherent in the place of the teacher-artist in teacher training. - TesePoema tridimensional: proposições a partir da coleção de Theon SpanudisBatistin, Fabíola (2014-03-17)
Educação, Arte e História
O presente trabalho partiu da investigação da coleção do crítico de arte, poeta, psicanalista, professor e colecionador Theon Spanudis e de sua salvaguarda acolhida sobre duas instituições: Museu de Arte contemporânea MAC/USP e o Instituto de Estudos Brasileiros IEB/USP. A coleção, composta de 453 quadros, foi doada parcialmente no MAC/USP em 1979 e somente concluída após a morte de Spanudis em 1986. O Fundo de Acervo Theon Spanudis no IEB/USP, foi criado com o intuito de catalogação do material literário doado (livros de poesia, manuscritos, textos, catálogos de exposição) para posterior consulta pública. A riqueza do material, um corpus documental inédito e pouco explorado em seu estudo deram origem a uma separação didática em três eixos de investigação (a transcendência da arte, as marcas poéticas do artistas e o viés didático da coleção) com a finalidade de melhor compreender a Coleção Theon Spanudis. A educação museal impulsionou a composição e a proposta de um projeto curatorial unindo as muitas ações de Theon como crítico, mecenas, poeta, colecionador. Assim, foram selecionados artistas dentro da coleção, poemas, trechos de cartas e de textos manuscritos, com o intuito de pensar o uso de parte da coleção como material de base para ações educativas dentro e fora dos museus de arte: um Poema Tridimensional lança um horizonte amplo a tantas outras coleções que possam incorrer num mesmo caminho poético. - TeseVeladuras do viver pedagógico: percursos poéticos, estésicos e educativos na formação de professores que atuam no ensino de arteFerrari, Solange dos Santos Utuari (2021-08-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O ensino de Arte na escola vem sofrendo muitas revisões e proposições desde a década de 1980, gerando pesquisas, documentos oficiais, aumento nas publicações e ações destinadas a discuti-lo na escola e na formação de professores. Nessa trajetória, propostas curriculares, teorias e abordagens metodológicas são apresentadas aos professores que, diante de demandas contemporâneas, são solicitados a reflexões e reformulações de suas práticas pedagógicas. A presente pesquisa investiga como professores que atuam no ensino de Arte se percebem nesse contexto e seguem trabalhando em meio às suas competências (RIOS, 2001) e veladuras de um viver pedagógico. Estuda processos de criação, poéticas pessoais e encontros com a Arte ao acompanhar professores que contam suas histórias e expõem suas veladuras ao viver experiências no “grupo-pesquisador”. O termo “veladuras” tem sua raiz no vocabulário artístico enquanto processo técnico e poético e está presente nesta pesquisa como metáfora na investigação de “camadas” de experiências significativas no viver e no vir a ser do professor de Arte. O analisa ações e proposições para a formação continuada do professor de Arte por meio de percursos poéticos, estésicos e educativos (UTUARI, 2012) considerando o conceito de “grupo-pesquisador” que tem por base teórica e metodológica a sociopoética (GAUTHIER, 1999 e 2014) e o círculo de cultura (FREIRE, 2000, 2002, 2009, 2011 e 2014) e prima por valorizar o protagonismo dos participantes, o corpo, a Arte como produção de conhecimento, o encontro enquanto espaço e oportunidade para a escuta, fala e ações tendo por reflexões as trajetórias da “pessoa” criadora e poética. No ato pesquisador trazemos a A/r/tografia (IRWIN, 2008) e (DIAS e IRWIN, 2013), como concepção de pesquisa ação/pesquisa viva. Considerando a natureza humana em buscar oportunidades para o encontro, mesmo em tempos de distanciamento, a pesquisa fez convites, conjugando o verbo “esperançar” (FREIRE, 1992), a vinte e sete professoras para participarem do grupo-pesquisador em espaço virtual com a criação de ambiências criadoras e educadoras (HARDAGH, 2017; MELLO, 2015) a partir da proposição da “caixa convite: ateliê viajante”. Objetos e materialidades propositoras (MARTINS e PICOSQUE, 2012) dentro da caixa animaram conversas, nutrições estéticas e práticas artísticas como forma de viver o sensível, o poético, no estado de fronteira e perceber as dimensões artística, pesquisadora e educadora. Nesse percurso foi possível compreender que é preciso construir espaços que permitam a criação e expressão, que possam ser mais expansivas, percebendo que só por “dentro é possível conhecer” realidades, desejos e sonhos de quem tinge com suas cores o suporte, “chão” da escola pública: os professores e as professoras.