Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis por Orientador "Perrone, Rafael Antonio Cunha"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAeronave de treinamento primário/básico: análise do sistema de instrução de vôo, dos fatores de engenharia e sua implicação nos requisitos de projeto de uma nova aeronaveOliveira, Marcelo Silva (2010-08-25)
Arquitetura e Urbanismo
O presente trabalho é o amadurecimento da pesquisa de requisitos para o projeto de uma aeronave de treinamento primário/básico, para substituir os atuais treinadores de fabricação nacional Neiva T-25C Universal. Estas aeronaves estão no término de suas vidas operacionais e, até o presente momento, não há ainda uma aeronave escolhida para dar continuidade à tarefa de instrução dos cadetes na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). Na busca por requisitos e normas para a definição das características do novo treinador, o autor acabou por utilizar uma metodologia de análise, emprestada da Engenharia de Sistemas, onde, sob uma ótica mais holística e macro, destacou três principais aspectos do sistema de instrução: Homem, Máquina e Método. O trabalho inicia-se com a definição das interfaces entre: engenharia, design e arquitetura, seguindo a uma exposição dos objetivos do trabalho e uma revisão do processo de pilotagem civil e militar neste país, procurando enfatizar os problemas, para a construção das hipóteses e da tese. Foi discutida, após análise e comparação do sistema brasileiro com o processo de instrução da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), a mudança no programa de instrução brasileiro, que passaria a contar com uma fase inicial de instrução utilizando-se aeronaves leves, que além de contribuir para a diminuição do número de atrito desligamentos dos cadetes não adaptados para a tarefa do vôo), economizaria aos cofres públicos uma centena de milhares de reais por ano. Foi realizada uma pesquisa com os instrutores da AFA, visando saber das restrições, problemas e características ideais para o cumprimento da tarefa de instrução na força aérea brasileira. Há ainda uma revisão do processo de engenharia de sistemas e seu emprego na indústria aeronáutica. Na parte final do volume, pode ser encontrada um estudo comparativo entre aeronaves de instrução disponíveis comercialmente no mercado. A comparação se faz com o objetivo de estabelecer um cenário para a mudança no sistema de treinamento e a inclusão do novo vetor de instrução. Foram gerados requisitos gerais com relação à configuração, características e desempenho em voo, que podem servir para embasar o processo de seleção ou projeto de uma nova aeronave de instrução. - TeseO arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade de São Paulo no século XXI (2000-2011)Moraes, Sandra Regina Casagrande de (2013-12-09)
Arquitetura e Urbanismo
A produção dos arquitetos para o mercado imobiliário residencial vertical no século XXI na cidade de São Paulo é o alvo principal da presente pesquisa que ao longo do trabalho pretende discutir e demonstrar a transformação da arquitetura em simples objeto de consumo, em função da forte influência do marketing, com a consequente transformação do papel do arquiteto no processo de produção e definição do produto imobiliário, cujos fatores estão relacionados a questões menos criativas, e mais técnicas, tais como a racionalização das construções, a otimização dos espaços, o melhor aproveitamento dos potenciais construtivos e, em particular, a busca obsessiva pelo resultado financeiro, que, via de regra, não consulta todo o interesse do consumidor final. Na verdade, essa produção constitui grande parte da prática da arquitetura e da construção das cidades, que, afinal, é um importante campo de atuação do arquiteto, comumente pouco explorado no meio acadêmico. Também explora o fazer arquitetônico que, diante desse mercado transformou o projeto em simples produto, ao mesmo tempo em que transformou o lote onde está inserido o edifício em empreendimento imobiliário, que criou a ruptura entre a aparência externa (fachada) com o corpo ou a forma do edifício, e que introduziu o elemento estético-formal na formatação do produto imobiliário, de forma a reproduzir o estilo de vida como consumo diferenciado, ambiente social distinto. Desse modo, tudo se encaminha para a mera profissionalização do arquiteto em um mercado que busca uma arquitetura não só com soluções estéticas e funcionais, mas que envolva soluções, resultados e viabilização tanto tecnológica quanto financeira. A verticalização, por seu turno, também ganha destaque por ser um fenômeno marcante na cidade a partir do início do século XXI e, responsável por alterações drásticas no perfil da cidade. - TeseDomínio da forma: permanências e mutações nas composições arquitetônicasRocha Júnior, Antônio Martins da (2014-04-24)
Arquitetura e Urbanismo
Expõe a discussão acerca da existência, coexistência ou confronto de dois procedimentos no âmbito do fazer arquitetônico contemporâneo: um proveniente da noção de espaço estável, que produz uma arquitetura constituída por elementos perfeitamente localizáveis; e o outro derivado da noção de espaço fluido, que enseja uma arquitetura constituída por uma profusão de efeitos especiais. Dito de outro modo seguindo conceituação expressa pela pesquisa , o embate entre um espaço substancial, homogêneo vinculado à noção de inteiro e regulado pela Geometria Euclidiana e um espaço acidental, heterogêneo ligado à ideia de deformação, modelado e representado por meios topológicos. No estudo dessa dicotomia, buscou-se compreender se o espaço dito substancial oriundo da tradição clássica e que havia prevalecido no curso da História entrou em crise para dar lugar ao espaço dito acidental, resultante, supostamente, da inovação tecnológica, sobretudo a digital. O objetivo é vislumbrar a condição da Arquitetura contemporânea em meio às tecnologias avançadas e sua relação com processos projetuais historicamente enraizados. A pesquisa verifica, portanto, se a noção de todo, que se relaciona e se harmoniza com suas partes, perdeu o seu sentido para dar lugar a um espaço instável, levando ao domínio das superfícies e, por consequência, ao fim de uma tradição. Para se abordar o problema da tradição na Arquitetura, a pesquisa foi buscar as raizes e o desenvolvimento histórico da linguagem clássica, considerando que ela representou, conscientemente, um ideal absoluto para inúmeros movimentos artísticos. Faz referência, também, a movimentos ditos anticlássicos, que se portaram como contraposições a premissas clássicas, dentre elas a ideia de forma como valor permanente. Esse caminho histórico tem como propósito detectar se a confrontação do espaço substancial com o espaço acidental é algo realmente contemporâneo, ou se não passa de mais uma configuração arcaica, percebida desde muito tempo. A conveniência da pesquisa diz respeito às possibilidades projetuais e aos processos a serem utilizados no ensino de Arquitetura. - TeseFavelas em São Paulo (1980-2008): das propostas de desfavelamento aos projetos de urbanização: a experiência do Programa GuarapirangaFrança, Elisabete (2009-12-17)
Arquitetura e Urbanismo
In this study, the urbanization of favelas in the city of São Paulo is examined from two perspectives: the paths taken by public policies for favelas and the experience with the Guarapiranga Basin Environmental Sanitation Program and its contribution to the building of a methodology for urbanization projects, covering the period from 1980 to the present day. The first part of the study seeks to understand the favela phenomenon in the city of São Paulo, its origins, transformations and its consolidation as an integral element of urban morphology. Articles published in the city s principal newspapers serve as reference for understanding society s level of acceptance of the public policies implanted by city hall. This part also includes the study of the contribution of the main international bodies, with a tradition of financing favela urbanization programs, to the building of a body of thought about the urbanization of favelas and their influence on local programs. Finally, a study is made of the programs implanted in the city of São Paulo and the transformations they have been undergoing over the years and under different administrations at the head of city hall. The second part of the study analyses the experience with the Guarapiranga Program and its contribution to the building of a wide-ranging and multisectorial public policy, focusing on its contribution to the building of a methodology for favela urbanization projects, with a view chiefly to their transformation into districts integrated within the formal city. - TeseJoão e Odiléa: a arquitetura das casas do casal ToscanoEcker, Elisabeth Cristina do Amaral (2023-06-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O objeto principal desta tese se constitui a partir da apresentação e da análise dos projetos residenciais elaborados por João Walter Toscano para sua família e o verdadeiro papel de Odiléa Helena Setti Toscano na concretização destes projetos. Para compreender as principais características das casas, julgou-se necessário investigar a formação do casal durante a década dos anos 1950, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, bem como a atuação profissional do casal. Buscou-se, dessa maneira, a possibilidade de comprovar uma das premissas desse trabalho, na qual acreditava-se possuir características particulares que qualificavam a obra de Toscano, embora ele fizesse parte do rol de arquitetos ligados ao Movimento Moderno. O trabalho evidenciou que muito dos conhecimentos adquiridos na sua formação foram aplicados em seus edifícios, entretanto, a presença de Odiléa também apresentou-se marcante, principalmente nos projetos residenciais realizados para a família, nos quais houve a possibilidade dela interferir não apenas como arquiteta, mas principalmente, como mulher que vivenciava as dinâmicas da casa e, mesmo num período que as mulheres eram silenciadas, ela, por meio da domesticidade, ocupou e adaptou essas casas criando uma atmosfera capaz de acomodar a família e transformar a casa em lar. Por fim, procurou-se pelo percurso estudado acerca das casas do casal, apontar as parcerias que existe nos projetos de João Walter Toscano, pela presença da companheira Odiléa. - TeseOs saberes arquitetônicos: contribuição dos estudos de caso para início de um projeto de arquiteturaSilva, Tiago Azzi Collet e (2024-08-15)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta tese debate as relações entre as referências arquitetônicas e o início de projeto, vinculado aos estudantes dos anos iniciais de uma faculdade de arquitetura e urbanismo. Inicialmente houve uma conversa entre autores para retratar o estado da arte do processo de projeto e qual a relevância que o estudo de caso tem para os discentes em um início de raciocínio projetual. Com essa indagação, pôde-se entender que as análises gráficas realizadas sobre projetos desenvolvidos por arquitetos “faróis” poderiam trazer um impulsionamento intelectual aos aprendizes no momento que se depararem com uma folha em branco. Para demonstrar a relevância que um estudo de caso tem em uma disciplina projetual a tese traz cinco exercícios a serem aplicados em um estúdio de projeto arquitetônico idealizado para a temática da habitação unifamiliar. Dos cinco exercícios, um está focado na leitura de exemplares arquitetônicos e os outros quatro nas temáticas específicas que nortearão o início de raciocino projetual, baseados nos debates referentes aos casos estudados. Para que houvesse a compreensão de como realizar estudos de casos de forma “ativa”, foram entendidos conceitos de autores que exemplificam e relatam como desenvolver leituras sobre objetos arquitetônicos. Com isso em vista, o trabalho traz as obras das residências unifamiliares do arquiteto, professor Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, localizadas na cidade de São Paulo, em um recorte temporal que abrange desde 1954, ano de formação do arquiteto, até 2008, ano de falecimento do profissional, com a finalidade de ser instrumento para demonstrar aos discentes como realizar as análises gráficas e o que se pode extrair delas. Com isso, a tese se mostra relevante, pois, tem-se o pressuposto que a compreensão do estudo de caso pode alavancar um início de projeto de arquitetura. - TeseProjeto de arquitetura: um estudo sobre os procedimentos projetuais do arquiteto Joaquim GuedesSchimidt, Rafael Patrick (2016-08-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho investigou o ato de projetar em arquitetura, a partir do estudo dos procedimentos e estratégias projetuais aplicados pelo arquiteto Joaquim Guedes em alguns de seus projetos. Inicialmente, apresentou-se um panorama geral do estado da arte nas pesquisas e autores que se debruçaram sobre a natureza da atividade de projeto em arquitetura, com a intenção de situar dentro desse universo o processo projetual desenvolvido especificamente por Guedes. Para analisar o tema proposto, foram realizados quatro Estudos de Caso. Nesses Estudos, buscou-se descrever os procedimentos para a definição da arquitetura nos projetos desenvolvidos para a Biblioteca de Salvador (1968), para a Sede do IPHAN em Brasília (2006), para o Teatro de Londrina (2007) e na proposta para a Escola de Aplicação (2009), elaborando-se um estudo das estratégias projetuais adotadas. Ao se examinar os diferentes Estudos de Caso, verificou-se como as representações gráficas dos Diagramas Lineares, ao representarem Sistemas e Subsistemas de espaços, revelavam determinadas permanências, peculiaridades e decisões no processo e configuração de projeto.