Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
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Navegando Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis por Orientador "Florio, Wilson"
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- TeseAnálise paramétrica das abóbadas gaussianas de Eladio DiesteMelachos, Felipe Corres (2020-02-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This research has as its object of study the discontinuous gaussian vaults, the dominant variation of the gaussian vault structural typology, designed and built by the Uruguayan engineer Eladio Dieste. The gaussian vaults are doubly-curved rigid structural surfaces resulting from Dieste’s constructive explorations with reinforced brickwork. Furthermore, the geographical and chronological scope of this academic endeavor matches the construction time and location of Dieste’s gaussian vaults: between 1955 and 2000 in the territories of Uruguay, Brazil, Argentina and Spain. The research framework arises from the ostracism of Eladio Dieste’s legacy in academic publications in a historical and a constructive perspective, which is highly contrasting with his contributions in the fields of architectural and engineering structural design through extensive reinforced-brick shells explorations. However, this ostracism is a collateral damage of the Eurocentric approach present in Modern Architecture bibliography during the twentieth century, and paradoxical to the resurgence of academic and constructive explorations of doubly curved rigid structural surfaces in the first decades of the 21st century. The main objective within this research is to verify and identify the existence of underlying geometrical relationships within the body of Dieste`s work designed and structured as discontinuous gaussian vaults. However, the analysis of the geometry itself was initially conducted by means of redrawing and the parametric modelling of Dieste’s Gaussian Vaults from the original drawings. The implementation of the aforementioned methodological procedures was fostered by the year spent in the Università degli Studi di Ferrara for the PDSE-CAPES scholarship grant. When it comes to the expected contributions from this investigation, it is important to mention a deepening of the understanding of the relationship amongst Dieste`s shell form and constructive processes, as well as insights regarding his gaussian vaults` design process. - DissertaçãoCognição do modelo paramétrico de projeto de arquiteturaWills, José Ernesto Bueno (2022-10-26)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Arquitetura e Urbanismo é uma área de conhecimentos multidisciplinar, de profissionais generalistas, que precisam integrar conhecimento de outras áreas. Esta característica sempre fez parte da sua natureza e dificuldade; porém, a partir da Quarta Revolução Industrial, a demanda por integração é maior. Aqueles que se dedicam às tarefas projetuais em etapas iniciais de projeto devem abordar a modelagem paramétrica (MP). A atual MP é um tipo de programação. Isto adiciona demandas de conhecimento sobre computação, geometria analítica e diferencial, dentre outras. Os objetivos deste trabalho são caracterizar os fatores da dificuldade cognitiva dos modelos paramétricos para estudantes concluintes e arquitetos recém-formados e, para isto, desenvolver uma métrica para a dificuldade cognitiva, que seja útil para o planejamento e avaliação do treinamento em MP. Existem precedentes sobre cognição em projeto paramétrico, relacionadas à: aplicação de conhecimentos, problemas de criatividade, complexidade e flexibilidade de uso dos modelos paramétricos. Porém, há uma lacuna sobre a abstração procedural. Aplica-se o conceito de abstração no sentido de encapsulamento de operações e conhecimento, que se esconde em níveis para agilizar processos mentais, podendo focar em operações de alto nível, no contexto dos conceitos de projeto, em vez de investir esforços em operações com dados primitivos. Partiu-se da hipótese de que a dificuldade cognitiva do modelo paramétrico deva ser influenciada pela complexidade do modelo e pela abstração procedural. Para a definição das métricas de abstração, se acessou a informação de conjunto de biblioteca e classe de objeto à que pertencem os componentes, classificando-os em níveis de abstração, com valores normalizados. Implementou-se um meta-algoritmo que acessou coleções de modelos, mediu as variáveis e calculou a complexidade, abstração e dificuldade cognitiva de cada um. Demonstrou-se que a dificuldade cognitiva é influenciada, não só pela complexidade do modelo, mas também pela abstração procedural; mas que a influência desta última é menor do que a da complexidade. Os resultados indicam que, no planejamento de cursos de treinamento em MP, os instrutores podem mensurar e administrar quantitativamente a dificuldade dos modelos usados como tutoriais ou exercícios, de maneira a garantir uma progressão e se adaptar as particularidades de uma turma. Contribui-se com a formulação de duas métricas para análises quantitativas de algoritmos: uma de abstração procedural, e a outra de índice de dificuldade cognitiva; assim como os algoritmos para a medição destas. Estas métricas também podem ser aplicadas em outras áreas do conhecimento, onde a prática também evolui para o uso da programação visual. - TeseKönigsberger Vannucchi arquitetos associados: simulações paramétricas e análises de desempenho lumínico de edifícios residenciais produzidos entre 1992 e 2017 na cidade de São Paulo.Boscardin, Luiz (2021-04-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This Tesis presents an investigation on the effectiveness of prescriptive methodologies, dedicated to ensuring luminous environmental comfort in residential buildings designed and built in the capital city of São Paulo during the term of the São Paulo City Building and Construction Code (COESP), promulgated in 1992 and revoked in 2017. By means of digital modeling and parametric simulation processes, the total daily hours of direct sunlight incidence as well as the lighting patterns associated with natural lighting recorded in residential units will be analyzed, using the parameters determined by NBR 15575 - Performance of Residential Buildings as the basis for obtaining the results. The prescriptive guidelines, aimed at ensuring satisfactory minimum lighting and aeration conditions, imposed by the legislation in force during the period of design and execution of the architectural production analyzed, had a great impact on the volumetric solutions, on the strategies of building implantation and, consequently, on the configuration of extensive urban areas of the city of São Paulo. The analysis of the effectiveness of these legal devices, through the use of digital technologies dedicated to the simulation and analysis of the lighting performance of vertical residential buildings, aims to provide a set of systematized information that may help in the proposition of future investigations on themes related to architectural design methodologies, environmental comfort, energy efficiency and the configuration of urban contexts - TeseO processo de investigação do edifício escolar com interesse na reabilitação: escolas públicas do estado de São Paulo, na cidade de JundiaíLazzareschi, Paola (2019-05-20)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Concebidas para atender a demanda ao longo das várias políticas educacionais, as escolas públicas no Brasil foram inseridas na trajetória das cidades e contribuíram de forma significativa para a evolução social, cultural e econômica do país. No entanto, as condições de degradação dos edifícios escolares, revelam os sintomas de um país defasado, atrasado e na eminência de um colapso cultural. A escola vem perdendo seu significado em todos os seus sentidos, em uma crise de amplo ajustamento e inúmeros problemas conceituais. Nesse contexto é necessária especial atenção para a melhoria das condições dos espaços e dos ambientes dos edifícios existentes, seja pela péssima condição de manutenção, seja pela inadequação funcional ou aparência visual. Desse modo, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar sobre as condições dos espaços e ambientes das escolas públicas destinadas ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, localizadas na cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram fundamentados na revisão bibliográfica e envolveu o estudo de oito casos, com a consulta documental dos projetos, complementado pela visita de inspeção visual para levantamento dos dados referentes as inadequações. Os dados foram coletados e sistematizados e os resultados demostraram diversas inadequações quanto ao espaço e ambiente, impactando diretamente nas condições de aparência visual do edifício e não atendendo as condições mínimas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Também se concluiu que, para os estudos de reabilitação de um edifício, a fase mais importante é a fase de inspeção visual, que pode ser simplificada ou incorporar diversos indicadores e variáveis a fim de verificar e estabelecer soluções para a correção das inadequações, com especial interesse na reabilitação da edificação escolar. - TeseProjeto em equipe: reflexões sobre colaboração e conflito no processo de concepção arquitetônicaMateus, Rafael Peres (2019-02-08)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
In the last decades, collaboration in architecture design has been object of study due to being part of the designers’ routine. These investigations have intensified nowadays, with the advent of technological tools that enable high-speed data transmission and distance communication. In parallel, there is a consolidated theoretical consensus that points to the fact that conflicts are inevitably inserted within the context of human relations. Therefore, it becomes evident that there is a need to discuss strategies for a better understanding of collaboration and conflict management in architecture design teamwork, which would allow us to identify means that would facilitate collective performance in design. On the other hand, the domain of design cognition has revealed, especially since the 1990s, that the role of cognitive actions performed during design contributed to the understanding of processes related to the elaboration of ideas and acquisition of knowledge. Furthermore, this thesis questions the way in which designers interact socio-cognitively, from hypothesis on the impact caused by recognition of problem, individual or collective, in design teams. Through methodological procedures made up mainly of protocol analysis, it was possible to reflect on interactions between individuals, ways of dealing with conflicts and ideas conceived in the team’s design process. For this purpose, there were carried out observational studies with eighteen students of the last year of bachelor’s course in Architecture and Urban Design, forming six teams composed of three members each. These teams designed architecture designs according to pre-established constraints. The teams were arranged in two scenarios: first, there was an individual stage and then the participants were rearranged as a team; secondly, students designed only as a team. The design processes were monitored in laboratory through audio and video recordings and the results obtained reveal evidence of five interfering factors in the team design process: i. design problem; ii. social-cognitive interaction; iii. procedure adopted; iv. conflict management; v. ideas and thoughts. Based on this scientific investigation, the research contributes to contemporary debate about the teaching and practice of design teams on the Architecture field. - TeseProjetos em concursos de Roberto Loeb: “entre a realidade e a utopia”Hajli, Sandra Maalouli (2024-04-18)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O objeto desta tese, inserida na área de Projeto de Arquitetura com o apoio da FAU Mackenzie, são sete projetos de concurso não construídos de Roberto Loeb entre os anos de 1966 e 1992, preservados no acervo pessoal do arquiteto, muitos inéditos e não analisados no campo acadêmico. O objetivo consiste em analisar individual e comparativa esse conjunto de projetos com foco no sistema de circulação e identificar as características dos espaços de passagem, contribuindo para a leitura da obra de Roberto Loeb. A hipótese parte do pressuposto que o sistema de circulação é o elemento estruturador e gerador do partido arquitetônico de Loeb. A compreensão de como o arquiteto planeja e organiza os movimentos e trajetórias dentro de um espaço arquitetônico pode revelar aspectos funcionais, formais, espaciais e perceptivos, mas também a poética da sua arquitetura. A metodologia adotada envolveu a elaboração de modelagem 3D, animação e realidade virtual, proporcionando uma simulação imersiva do movimento no espaço-tempo, fundamental para o estudo e entendimento de projetos não construídos. Os resultados obtidos, após as análises e as sínteses realizadas, permitem afirmar que a partir da apreciação do sistema de circulação é possível identificar qualidades espaciais, formais e perceptivas decorrentes da valorização dos percursos, tanto nos espaços internos das edificações, como nos espaço entre as construções e na interação com o ambiente urbano circundante, proporcionando uma experiência sensível que integra elementos materiais e imateriais, realidade e utopia, promovendo o convívio e a liberdade das pessoas.