Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
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Navegando Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis por Orientador "Alonso, Carlos Egídio"
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- TeseA arquitetura na construção da imagem do Estado Getulista: Rio de Janeiro 1930/1945Manzo, Rafael (2011-02-28)
Arquitetura e Urbanismo
A Europa foi tomada por uma onda de regimes totalitários entre as décadas de 1920 e 1940, motivados por uma descrença na democracia liberal e no liberalismo econômico que, de bases da modernidade impulsionadora do progresso a partir do século XIX, passaram a ser taxados como responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial e pela crise econômica que se seguiu, acentuada pela quebra da bolsa de Valores de Nova York, em 1929. O Fascismo italiano e o Nazismo alemão destacaram-se, respectivamente, como o fundador e a imagem do sucesso do Totalitarismo de direita e influenciaram parte da América Latina, inclusive o Estado Novo de Getúlio Vargas. Esta tese explora a utilização da arquitetura por estes ditadores europeus, como um dos mais eficientes suportes propagandísticos da imagem de força que pretendiam transmitir, interna e externamente. O principal estilo adotado para este propósito foi o Tardo- classicismo, devido às suas possibilidades sígnicas de representar o poder instituído. No Brasil, um aparente predomínio da Arquitetura Moderna como a representação da imagem do Estado Getulista (1930-1945), causado pelo sucesso de arquitetos desta vertente e pela projeção internacional desta arquitetura, não se confirmou pois, através de um inventário de obras executadas e de uma análise semiótica dos edifícios dos principais ministérios getulistas, constatou-se a inexistência de uma linguagem arquitetônica única para este propósito - TeseBI para TRI: as conexões perceptivasRossi, Maria Cristina de Barros (2014-06-02)
Arquitetura e Urbanismo
This work presents a vast investigation on the drawing and composition techniques as regards to their bi-dimensional level and its echo on the tri-dimensional space. By means of a non normalized organization of spaces, it´s purpose is to verify how the composition in the visual plan contributes to the gradual development of the composite experience of tridimensional spaces: it is about a fundamental teaching and learning paradigm on the early stages of architecture and Urbanization studies, time in which the students hold a higher liberty expression taking into consideration that at this time the commitment do constructive techniques and the specific functions of architecture are not yet emphasized. In order to comprehend the questions that surround bi and tri-dimensional spaces, an inquiry about the visual composition itself means, before all, to analyze its co relations according to our new perceptions holding the concepts, the representation techniques and the language of materials used to its purpose. It is about the phenomena that contour other perceptive channels, being them of sensorial character as logics, which determines it s inter disciplinary character: in this sense, there is a need of research and development in the theoretic and scientific areas as well as in the experimental artistic manifestation and in nonverbal thoughts. The purpose that drives us in this study is the singularity of the visual perception directly bonded to the objects and tri-dimensional spaces vision process characteristics and the syntactic possibility of its representations on the bi-dimensional plan, having as a support the graphic design as a basic element of the composite process: in order to achieve these aims, various methodological procedures are verified which can be experimented on their elaboration and their consequent results. Perception and representation, the act of thinking graphically, the sensibility contaminated by the visual qualities, were some of the themes already discusses previously in our Master dissertation in which in this present work will be revised and complemented by means of deeper reflections about the paradigm very specific formal relations of the visual composition that acts in a dialect form when related in both distinct natures, bi-dimensional and tridimensional. It is about an experimental beginning of the speculation of the formal and volumetric qualities, with emphasis on the creative methods and on the management of various language supports that conceives and represents them, as well as to more complexes relations that involve perception, sense and the meaning for the human being on the social, historic, behavioral and emotional scopes. - TeseCondicionantes projetuais e tecnológicos: arquiteturas têxteis e tensoestruturas complexasObata, Sasquia Hizuru (2010-02-22)
Arquitetura e Urbanismo
As arquiteturas têxteis e tensoestruturas, caracterizadas como construções leves representam formas eficientes de construção e geram grande impacto pela forma, pela flexibilidade e pela tecnologia embarcada que já permitem defini-las como equipamento ou pele ativa de edifícios. A difusão ampla dos programas computacionais, o desenvolvimento dos materiais e as novas funções impostas às construções representam um grande impacto sobre os procedimentos de conceber e projetar as arquiteturas têxteis e as tensoestruturas edificadas. Sob este contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar o estudo investigativo das atividades de projeto das arquiteturas têxteis e tensoestruturas buscando como resultado a identificação das condicionantes das atividades de projetos e as condicionantes formais deste tipo de tecnologia construtiva, bem como, a partir das arquiteturas têxteis e tensoestruturas já consolidadas, constatar que a delimitação de condicionantes para as têxteis e tensoestruturas complexas resulta da própria conjuntura de absorção da tecnologia pelos atores do projeto e por condicionantes tecnológicas e projetuais que afastam estas das tendas e arquiteturas têxteis simples e tensoestruturas simples. Apresenta-se também neste trabalho uma proposta de avaliação e reconhecimento entre as complexidades formais das arquiteturas têxteis e tensoestruturas através da aplicação de uma estrutura de indicadores de atendimentos a condicionantes projetuais e tecnológicos - TeseLeituras da imagem fotográfica de objetos arquitetônicos: estudo de caso sobre as imagens do Ministério da Educação e Saúde no “BRAZIL BUILDS”Burgo, Paulo Canguçu Fraga (2015-08-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Cada dia mais somos surpreendidos por uma quantidade de imagens as que consumimos, ainda que pouco analisadas. Os meios de comunicação trazem a nossos olhos centenas de fotografias através de publicações físicas ou de ambientes digitais que revelam inúmeras visões de mundo. Dos espaços concebidos pelo ser humano, a arquitetura se mostra como um dos principais elementos, não apenas aparecendo como “pano de fundo”, mas como objeto marcante na paisagem, produzindo significados junto a seu entorno. Desde a primeira Revolução Industrial, agindo como principal método de divulgação da visualização do espaço, a fotografia traz para o observador a leitura do que é aparentemente real, possibilitando um conteúdo mais coerente com toda a intencionalidade do autor. Um dos grandes marcos da fotografia de arquitetura e para arquitetura latina, o livro Brazil Builds, publicado em 1942, se apresenta como um marco da divulgação da arquitetura moderna brasileira, e, com esta significância, vem influenciando as gerações desde então. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a importância das imagens do livro Brazil Builds, seu contexto histórico e técnico. Tendo em vista a relevância do edifício do Ministério da Educação e Saúde para o contexto da arquitetura moderna brasileira, dentre as obras apresentadas no livro, as fotografias que apresentam seu projeto e se tornam o objeto principal da análise. Com investigações baseadas em conceitos históricos, nas características técnicas das máquinas e dos processos fotográficos da época, e nas análises gráficas que seguem os conceitos da Gestalt, nosso trabalho objetiva destacar a organização visual das imagens, sua manifesta adequação aos objetivos propostos pela publicação. - TeseRepresentações artísticas com os moradores de rua por meio da luz e do movimentoHovnanian, Marco Antonio Dresler (2014-02-05)
Arquitetura e Urbanismo
The objective of this work is the construction of an artistic view on rythms and way of living of the homeless population. In academic point of view, the conception of valid performance from Cloke works as an important element of the textual argumentation here represented on the sense that the homeless stage actions as sleep, eat and share similarly as the population that has fixed residence. However, as the first group is seen as declassed and excluded, the second is as central and included, perceptions discussed on this thesis. This thesis discusses the connotation of stranger, generally assigned to the homeless population throw the sociological discussion bias, based mainly on Zygmunt Bauman and Michel Foucault thoughts about the stranger and the ways of lead and control of this population. The artistic view is at the systematic work of construction of light, time and of the photographic register in sequence using the stop motion technique. The nightly light of the exposures as light that not exist, or, in other words, is built from the fleeting and irregular of cars headlights that were going by. The light of each car headlight is different, the angle which it focus too. The camera setup needs constantly to be readjusted. In this process the time assumes a protagonist role. An important aspect as the way this thesis was conducted focus on the shared experiences conducted as essential manner of the research, both in the speculative role as in the moments it was employed systematically. The rapprochement and the entrance on the habitual of those persons are one of the results of this manner of living, the settlement of empathy, of dynamics compatibility of experiences sometimes based on language, sometimes without it, only by the gestural or the emotional observant presence and intellectually relaxed. The domain of the technique guided some intuitive steps, but conducted, at the end, the construction of this language. - TeseSistemas constritivos leves: e as formas geométricas não euclidianasSant'anna, Silvio Stefanini (2012-12-06)
Arquitetura e Urbanismo
Este estudo propõe a discussão da arquitetura contemporânea e sua correlação com os sistemas construtivos leves dentro de uma abordagem específica, decorrente das novas materialidades e da tectônica, que exercem um papel catalisador das transformações tecnológicas e construtivas arquitetônicas. Para a arquitetura, a materialidade manifestada na sua concretude é expressão física e formal, e contribui para o resultado das espacialidades resultantes do edifício. A forma é resultado da qualificação material e de seu desempenho enquanto matéria. A exploração geométrica ou não geométrica da forma é capacitação conceptiva e inventiva do arquiteto. As condicionantes construtivas do objeto arquitetônico são reflexões de uma tectônica capaz de resolver e levar ao limite as qualidades tecnológicas que o desempenho dos sistemas construtivos deve atender. A verificação dos seguimentos considerados neste estudo por meio de análises de obras características dessas configurações irá permitir a verificação do papel da tecnologia e do desenvolvimento dos sistemas construtivos leves nas configurações da arquitetura contemporânea e, consequentemente, sua relação com as inovações materiais para que essas arquiteturas possam ser realizadas.